Uma aventura inusitada

Uma aventura inusitada M. Olivieri

Resenhas - O PORTAL DE CAPRICÓRNIO

Dynion Golau 29/11/2012

O portal de Capricórnio
O livro é uma aventura que nos leva para dentro de um mundo mágico e que nos faz parar no tempo e questionarmos nossas próprias buscas de um portal que nos leve a uma redescoberta do nosso verdadeiro eu.

A chave que procuramos a nossa vida inteira está dentro de cada um de nós ou na desconhecida mão do destino ou de um desconhecido?

Portal de Capricórnio é um livro para refletir até onde podemos ir pela amizade e o que somos capazes de fazer por ela. Dru Ruver é a personagem que demonstra uma sabedoria além da sua idade e só enraíza a máxima de que tudo pela amizade é possível e ainda mais é claro pela aventura para quem está sempre em busca de informações e conhecimento sobre sua própria existência.

Após descobrir uma chave que a levará para um universo mágico e inimaginável, ela descobrirá com seus amigos que viver uma aventura em um mundo desconhecido é a melhor férias que alguém pode querer, e ainda por cima descobrir que tudo isso pode salvar a humanidade.
Apaixonante e mágico! O livro é na verdade um portal que nos transporta da primeira a ultima página para uma nova descoberta. É um presente, uma verdadeira afirmação de amizade.

Ler O portal de Capricórnio foi descobrir um novo portal. Parabéns a autora a quem tive o imenso prazer de conhecer e ter o exemplar é claro autografado.

Mi Cherubim 19/02/2013

Conheci a autora no Fantasticon de 2012. Ela me adicionou nas redes sociais e me ofereceu o livro para análise. Aceitei o desafio e consegui ler ainda em 2012. Bom, comecemos analisando a capa. Para quem me conhece a capa é uma parte muito importante para mim. É através dela que me apego ou não ao livro.
De cara falo que não gostei da capa. Meio rosa, meio amarela, com rabiscos e nem me remete a nada. Isso a priori depois que você lê, acaba percebendo que é um mapa. Mesmo assim eu acho que deveria mudar essa cor da capa!
A diagramação está muito boa, a tipografia só pecou na hora das lembranças. Itálico fica muito cansativo de ler. As mudanças de capítulos são páginas brancas, ou melhor, amarelas, o que dá uma quebra nos acontecimentos e relaxa para o próximo capítulo.
Já no enredo o que você pode esperar é um mundo totalmente diferente. Gostei da trama, achei convincente tirando um ponto que explicarei mais adiante e acredito que poderia ser mais explorado alguns pontos.
Dru Ruver é uma garota que perdeu os pais em uma catástrofe náutica e vive entre colégio interno e a casa de veraneio na Encosta de Capricórnio. Uma menina muito esperta, decidida e claro, meiga. Com apenas 17 anos ela encontra a maior descoberta de todos os tempos.
Em um simples dia de férias Dru estava na varanda de sua casa quando de repente aparece um homem estranho. A primeira coisa que lhe passa pela cabeça é ‘medo’, contudo o homem lhe disse que era um velho conhecido. Dru o convidou para entrar, posso falar que quase enfartei? Eu achei que ele era um vampiro por que ele ficou muito instigando a menina a aceitá-lo em sua casa. Mas não, ele era apenas um humano. Hans era seu nome. Ele era o filho de uma senhorinha que Dru ia visitar quando criança.

Veja mais em http://memoriesoftheangel.blogspot.com.br/2013/01/o-portal-de-capricornio.html

Allison Feitosa 02/06/2014

O portal de capricórnio - M. R. Olivieri
Recebi da autora há algum tempo, e resolvi ler agora o ''O Portal de Capricórnio'', um livro de fantasia com um pouco de ficção científica, que já está ganhando notoriedade lá fora com direito a traduções para alguns idiomas e prêmios!

Conhecemos Dru Ruver, uma garota aparentemente comum que está em um período de grandes mudanças. Logo em que ela chega em sua nova casa, recebe a visita de um homem misterioso, mal sabendo ela que a visita lhe trará mudanças de proporções gigantescas para sua vida futura.

Pesquisando artefatos ''encontrados'' por Dru, ela se depara com algo que pertence a uma civilização antiga e junto com uma equipe de cientistas, tradutores, professores, historiadores que pretendem ir mais além das pesquisas, entram em uma situação sem volta e é então que a trama começa a ficar política e misteriosa.

O título do livro já dá a entender um ponto chave da transição de fantasia para ficção científica, mas se você não fizer uso da imaginação, é legal descobrir durante a leitura junto com as personagens o rumo que a autora trilhou.

Eu não sei se é devido a eu já ter lido muita fantasia nacional que eu sempre consigo enxergar uma fórmula ou um esqueleto nesse gênero, e apesar da autora ter sim um diferencial (tramas políticas, distópicas) em algumas partes eu senti o ''mais do mesmo'' tão temido. Mas é exatamente esse diferencial que faz a leitura valer a pena. Eu me sentia dentro do livro, e as injustiças que vão acontecendo no decorrer da narrativa, te faz sentir o que a personagem sente: revolta.

''O Portal de Capricórnio'' é o primeiro livro de uma trilogia, e o modo como ele acabou nos mostra um gancho para a autora começar o segundo e que se ela seguir por essa linha, vai ser um livro muito bom, melhor que o iniciante.

Descartando essas ressalvas, eu recomendo sim a leitura do livro, principalmente devido ao segundo que - querendo ou não - a autora nos mostra uma pontinha dele no final do primeiro e promete um clima mais distópico de ''salvamos o planeta, mas somos o governo''.

site: http://cemiteriodospostsesquecidos.blogspot.com.br/