Solitária

Solitária Alexander Gordon Smith

Resenhas - Solitária

gabs.0 07/12/2023

Solitária
Muito bom esse livro tbm, mto agonizante, me peguei em diversos momentos me colocando no lugar do Alex e pensando oq eu iria fazer se fosse eu que estivesse ali

Stefania Matinha 26/04/2023

Seguindo o plano, nada era como eles esperavam. Foram parar em lugares sinistros com seres estranhos, na maior escuridão, sem saber pra onde ir. Machucados e sozinhos, tateando em busca de uma saída, foram pegos e levados à solitária, uma cela com a qual ninguém jamais imaginou. Com ajuda, conseguiram empreender nova tentativa de fuga.
Começando o livro 3 urgentemente...

meowjess 31/07/2022

Um melhor que o outro ?
Sinceramente? Esse livro me deixou aterrorizada!!! O suspense de estar na pele do protagonista quando o mundo todo insiste em fazer dar tudo errado. Já estou lendo o terceiro e pensando no próximo pois sinceramente leitura maravilhosa do ano

Taiza.Souza 13/04/2022

Se o primeiro livro, esse é melhor ainda
Que história!!! Amei o nível de detalhes, as reviravoltas, os personagens diferentes, tudo? leiam!! Tô curiosa para ler o próximo livro

Nicole 13/04/2022

Simplesmente. Um dos. Melhores. Livros. Que eu. Já li.
Não pensei que eu fosse gostar tanto desse livro. O titulo já diz muito sobre como vai ser: a estadia do Alex no famoso "buraco" de Furnace, a solitária que é literalmente um buraco no chão, sem nada além de uma abertura que serve de banheiro. Essa premissa me deixou apreensiva, porque tecnicamente o livro se passaria com o Alex dentro da solitária, e que graça tem isso?

Mas esse livro acabou me surpreendendo, a carga de desespero e tristeza sendo muito maior que no primeiro livro. Em vários momentos ficou difícil de ler, tanto pela dor que praticamente irradia do livro, tanto pelo medo do que aconteceria em seguida.

Se você tiver experiência ou habilidade o suficiente pra conseguir se aprofundar na história de um livro a ponto de ver os cenários nitidamente, quase sentir os cheiros, as texturas, enxergar as cores, Solitária vai te dar uma sensação de desesperança e claustrofobia indescritíveis. Se imaginar no lugar de cada um dos personagens é como dar um passo pra dentro da solitária de Alex e Zê.

Quer um livro pra te chocar, deixar desconfortável, triste e desesperançoso, mas ainda assim não conseguir parar de ler? Pode apostar no segundo volume de Fuga de Furnace.

(A PROPAGANDA QUE EU FIZ DESSE LIVRO EIN MAS EU AMEI DEMAIS)

Lucy 12/11/2021

"[...]soube que a morte não viria para mim ali, não naquele momento. Ela não se atreveria. Porque o verdadeiro horror de Furnace só estava começando."

Li recentemente o primeiro livro sem muita empolgação, mas ainda era uma trama fácil de ler, com capítulos curtos e personagens e ambientação interessantes. O final de Encarcerados é eletrizante e nos deixa curiosos, mesmo sabendo que ainda haverá muitos livros adiante. Porém, Solitária é outro caso.

Não foi uma leitura animadora após a ida de Alex e Zê para a solitária do título. Os capítulos, mesmo curtos, se estendiam muito e me entediavam. Eram muitas divagações, já que o personagem está só, sem fazer nada além de pensar na vida e bater a grade cheia de fezes na parede. A partir dos 39%, eu não me importava mais com a história e com o bem-estar do protagonista. Depois de muita relutância, pulei para os dois últimos capítulos. O penúltimo teve a finalização de algo que ocorreu no livro anterior, envolvendo meu personagem favorito, e que havia me sensibilizado. Aqui também conseguiu me deixar um pouco triste. Porém, ao não me importar com essa história, essa cena que era para ser muito emocionante só foi... "ah, que pena." E o capítulo final não me fez querer ver o resto.

Esta série tem 5 livros. E os dois primeiros terminam da mesma forma. Eu sei que todos os planos do Alex não darão certo, a não ser no último livro (talvez). Então não vejo vantagem em ler um livro que depende dos personagens em Furnace para que eles planejem sair de Furnace. Eu já sabia disso antes de ler, mas antes havia expectativa. Por mais que o próximo livro soe promissor, Solitária também soava e foi apenas isso, promissor e nada mais.

Duda 30/09/2021

Eu nunca vou conseguir superar esse livro, vou panfletar em todo lugar. É um dos meus favoritos com certeza. Mais pessoas deveriam saber sobre a série de Furnace. Um dos melhores que eu já li.

Bruna Cândido 29/06/2021

Lendo esse livro eu adquiri claustrofobia
Tem um ritmo e desenvolvimento bem parecido com o primeiro. Achei tão bom quanto e super divertido!
Pra quem gosta de games, a vibe da penitenciária lembra MUITO um estilo Outlast, bem medonho e sinistro.
Pra mim é um livro infantojuvenil INDISPENSÁVEL! Queria muito ter lido esse livro nos meus 12/13 anos.
Recomendo! Ansiosa para ler o próximo.

Jenifer Tertuliano 14/11/2020

Agoniante
Que livro agoniante e desesperador.
Imagine que a cada momento em que os garotos acham que vão conseguir escapar do inferno que é Furnace alguma coisa da errado e eles acabam numa situação ainda pior do que poderiam imaginar.
E apareceu um novo personagem que é ainda pior do tudo que que já apareceu na história, só consigo pensar em pegar o terceiro volume!

Jemilly 31/10/2020

Dá tudo, tudo, tudo errado! 5 estrelas :)
"Eu tenho que confessar uma coisa. Eu não sou uma boa pessoa."

Segundo livro da aclamada (por mim) série Fuga de Furnace, Solitária vem provar que Alex não estava no inferno nas celas de Furnace, lá era, no máximo, o purgatório, o inferno ele vai viver agora, abaixo das instalações principais do presídio.

"Ah sim, sob o céu está o inferno, e sob ele, está Furnace. Mas os horrores que rastejam por baixo dela ? agora sim é uma punição apropriada para alguém como eu."

Vocês têm que saber uma coisa antes de começar esse livro: dá tudo, tudo, tudo errado a todo momento. Você respira aliviado um segundo e se sufoca no próprio alívio depois que em um parágrafo posterior a coisa dá errado (risos).

"Havia apenas Furnace. Ela era nosso mundo, nosso túmulo, nosso inferno."

Depois da fuga das celas, Alex e seus companheiros se veem mais encurralados do que nunca nas profundezas de Furnace, os perigos que antes enfrentavam nada se comparam ao que eles estão vivenciando agora. Além de novas criaturas estranhas, bizarras, difíceis de escrever, ou mesmo imaginar o quanto quando está lendo, a luta também é com o seu psicológico, a luta para não sucumbir à loucura desse verdadeiro inferno.

"Porque sozinho, no silêncio da escuridão impenetrável, sabia que meus pensamentos me enlouqueceriam. Minha própria mente me mataria."

Lendo esse livro, as sensações que Alex sentia de claustrofobia, pânico, depressão eram bem mais assustadoras do que os monstros físicos que ele tinha que lidar. Uma coisa que gostei muito desse protagonista é que apesar de ser inteligente, esperto, não é daqueles personagens ?fodões?, ele sentia medo, chorava, aparentava fragilidade e dúvidas e, às vezes, só querendo fugir daquela realidade da pior forma possível, ou seja, achei ele bem mais realista, mais humano até.

"Mas você tem que acreditar em mim quando digo que aqui embaixo aquela lâmina era a coisa mais próxima que eu tinha da liberdade e, mais cedo ou mais tarde, eu a teria usado."

Outro ponto positivo do livro são os secundários e a relação deles com Alex, não tem como não se apegar e sofrer por eles também, principalmente Zê e Donovan, e os novos companheiros que ele encontrou bem nas entranhas do inferno.

"Você não precisa me libertar para me salvar."

Apesar de acontecimentos pesados, a leitura é bem fácil. O autor tem uma escrita que nos prende na história e sabe passar as sensações, sem se tornar aquilo algo maçante. Mas nem tudo é agonia e sofrimento, o humor colocado no livro é de uma dose certa. Alex com seu humor sarcástico, mesmo nas piores situações, e a amizade dele com Zê, dando uma leveza no nosso coração, meus meninos são incríveis.

"... depois se inclinou para a frente e me deu um abraço. Foi inesperado, mas a sensação de contato depois de todo esse tempo foi de euforia."

Estou muito empolgada com essa série e o final desse livro me deixou com vontade de correr para o terceiro na hora, mas vim primeiro aqui tentar convencer vocês a lerem (risos). Tenho certeza que não vão se decepcionar! Agora vamos de Sentença de Morte.

"Porque o verdadeiro horror de Furnace só estava começando."

Nine 05/08/2020

bom...
eu li a muito tempo o primeiro livro e nem sei de pretendo ler os demais apesar de ter curiosidade sobre o final, acho essa história muito arrastada.

Lavínia 08/07/2020

Legal, mas um pouco cansativo
Como o primeiro da série, segue sendo um bom entretenimento. Entretanto, esse livro tem poucos diálogos e é repleto de narração, o início até o meio acaba sendo repetitivo e a cansar um pouco. Mas o livro acaba fluindo bem e se se esforçar um pouquinho, acaba sendo uma boa leitura.

Jis Rocha 06/07/2020

Estava muito ansiosa para ler esse livro, demorei muito para encontrar. E que leitura agoniante, e ao mesmo tempo nos explica muitas coisas, conhecemos a fundo o inferno de Furnace,lugar onde quem vai não sai com vida. Agora é continuar a jornada no livro 3.