A Ciência Médica de House Andrew Holtz

Resenhas - A Ciência Médica de House

Tama 03/02/2024

Arte imita a vida
Interessante...
No melhor estilo "a arte imita a vida".
Livro interessante, deveria ser lido por todos, sejam médicos ou pacientes

Giu 16/10/2023

House é House
Para quem é fã, ou ao menos acompanha a série sabe qe a essência do House é o que eleva a série aos caminhos mais tortuosos da medicina.
Nesse livro temos uma coletânea de casos reais, ou não tão reais, de relatos médicos sobre o dia a dia ou até marcos da ciência médica dentro de ocnsultórios e hospitais.
Gosto desse tipo de livro pois traz a nossa relaidade séries de casos que não imaginamos poder acontecer, ou achamos que só aconteça em séries de televisão.
Me anima ver que o livro tem continuação e que não perderemos o House por um bom tempo.

Bianca 06/09/2023

A Ciência Médica de House - Volume 1
Bastante interessante, o livro versa sobre as discrepâncias entre TV e realidade de questões médicas retratadas em séries, com enfoque em House MD.

Leitura com linguagem simples e de fácil compreensão é, realmente, bem proveitoso e relevante p/ os amantes de séries médicas!

LaAs183 27/08/2022

Um bom livro pra quem é da área da saúde, revisar alguns conceitos e aprender outros. Pra quem é apenas um curioso sobre o assunto, não sei se será uma leitura muito satisfatória.

Laritza 26/05/2022

Informativo.
A impressão que tive a maior parte do tempo é que o autor, e muitos dos entrevistados, estão tentando te convencer a não assistir a série. Devo dizer que não sou uma grande fã da série HOUSE, mas é indiscutível o sucesso e o fato de que a série é boa. Claro que nenhum de nós espera 100% de realismo na maioria das séries, então porque com HOUSE seria diferente?
Além disso, me pareceu que os médico abordados pelo jornalista estavam mais incomodados com a imagem que se passou na série de como o hospital (ou a Cuddy pra ser mais exata) "passava pano" pro Dr. House ao invés de penalizá-lo ou demiti-lo.
Ignorando isso, o livro é muito informativo sobre a medicina diagnóstica, se você é um leigo curioso da medicina então é uma ótima leitura, muito interessante e nem sempre tem a ver com House, só com a medicina mesmo.
Entendo que a ideia é deixar a medicina mais acessível pro público geral, mas alguns capítulos são desnecessariamente exaustivos e prolixos.

Aninha.Perez 24/04/2021

Leitura boa e necessária
Nesse livro, o autor aborda termos, doenças e outras assuntos que fazem parte da rotina dos profissionais da saúde e usa alguns episódios da série " House" como exemplo.

Dentre os assuntos, a postura do Dr House e a forma como lida com os pacientes é o que mais chama a atenção pois na série, Dra Cuddy acaba passando muito " pano" , enquanto na vida real, não seria assim e ainda com uma boa chance de ser afastado.

Aborda também a " arte da medicina" e nos convida a refletir como a tecnologia disponível, pode atrapalhar mais que ajudar no momento de diagnosticar.

Um livro que apesar de abordar os assuntos que os profissionais da saúde tem mais familiaridade, é acessível ao público leigo e super recomendo a leitura!!!

Mand 07/04/2020

Técnico
Leitura bem técnica, conta detalhes de doenças e procedimentos

belzinha 03/10/2015

Este livro...
Se você acha que o livro é sobre o House e tudo mais, é está mais ou menos certo, todo o assunto gira em como realmente funciona um hospital, para quem tem curiosidades peculiares quanto ao âmbito hospitalar esse livro é um ótimo guia! Eu amei totalmente.

vivi.barioni 29/12/2014

Um livro simples, mas que explica bem como funciona a vida dentro de um hospital e como os médicos fazem para descobri um diagnostico. Para os fãs de serie, o livro usa somente os episódios como base para explicar como é feitos os diagnósticos mais complexos na medicina, então se for ler esperando encontrar novas aventuras de House vai se decepcionar

Alexsander.Camargos 01/11/2014

House despreza a humanidade e repele qualquer possibilidade de envolvimento, por mais superficial que seja. Apesar de seu jeito rabugento e de sua indisfarçável frieza, que muitas vezes resvala na crueldade, o protagonista cativa o telespectador pela perspicácia com que analisa os sintomas mais incomuns e produz os diagnósticos mais precisos e inesperados.

Augusto Jr. 16/09/2013

Uma consulta médica!
Deixo claro que não sou fã da série House, pra ser sincero, só vi alguns episódios - dois, no máximo. Esse também não é o tipo de livro que costumo procurar ler, mas toda leitura é válida. E, de fato o conteúdo de "A Ciência Médica de House" conseguiu ser além das minhas expectativas, de modo simples mas técnico, me prendeu a ler o livro em dois dias.

O livro não trata especificamente da série, um dos motivos que me levou a continuar lendo, mas os casos acontecidos na série são mencionados, mas de modo técnico, explicativo, comprovando que há verdade sobre o que fora diagnosticado por Dr. House.

Descobri algumas coisas interessantes, tais como remédios a serem usados em algumas situações (convulsões epilépticas, usa-se Ativan), o que pode ser (dor no peito, no estômago, tontura e por aí vai) e até tive uma consulta "médica-literária-free" sobre minha tosse.
Infelizmente descobri que tenho tosse crônica. A minha pode ser "nervosa", pois só ataca quando estou ansioso pra fazer algo muito rápido. Não sei explicar, mas é quase isso.

Segue o que está no livro: "Uma tosse é considerada crônica se durar mais de três semanas. As variedades incluem gotejamento pós-nasal, sintomas semelhantes aos da asma, tosse relacionada a azia ou problemas relacionados a outras causas."

Saber o que é Sexsomnia e Síndrome de Munchausen também foi algo interessante. Nunca ouvi falar, mas foi legal saber que tais coisas existiam. Acho até que já conheci uma garota com Síndrome de Munchausen.

Portanto, creio que esse livro seja indicado pra quem curte a série (óbvio) pra desmistificar se há verdade nos casos em que o Dr. House descobre em seus pacientes, mas acho que é um livro muito bom pra estudantes de medicina - também não é o meu caso. No meu caso, li por curiosidade e pela leitura simples e interessante apresentada.

Jéssica Bonfá 06/03/2013

A Ciência Médica de House
O livro fala sobre a verdade por trás dos diagnósticos e atitudes das equipes no seriado "House". Mas, foi decepcionante, achei que falaria mais do House, do jeito dele, mas fala pouco, pelo menos com relação ao que eu esperava. Sou estudante da área da saúde e ainda assim foi cansativo ler, porque o livro fala mais sobre doenças, exames e etc do que qualquer outra coisa. É até difícil avaliar com as estrelas do Skoob, porque o livro é bom, só não é exatamente sobre o que se esperava.

Clayton Amorim 02/12/2012

A verdade por trás dos diagnósticos da série de TV
A leitura é extremamente chata, mas através dela aprendemos como realmente funciona um hospital e que as doenças que aparecem na série não são tão raras assim.

Paulo Henrique 16/11/2012

A Ciência Médica de House
Livro muito bom para os céticos em relação a veracidade dos casos médicos do seriado. Pena que só conta casos até a 3a temporada. Linguagem simplificada para facilitar o entendimento dos leigos na medicina já que o livro é totalmente cientifico. Gostei muito.

Elaine P. 21/07/2012

Não cumpre o que promete
O livro é marqueteado como se desvendasse os diagnósticos do seriado "House", mas não chega nem perto disso, o objetivo é bem outro.

Minha vídeo-resenha: http://youtu.be/SDdapxuaYHA