O cavaleiro do dragão

O cavaleiro do dragão Cornelia Maria Funke

Resenhas - O cavaleiro do dragão

Gabi 10/12/2023

O Cavaleiro do Dragão
É um livro muito bom, apesar de ser para leitores mais jovens. Gostei bastante da leitura, muito fluída e envolvente.

Zoi puxado 03/06/2023

Do começo ao fim é uma leitura bem legal e so n li mais rápido pq tava sem tempo, geralmente eu n curto mt literatura infantil mas a Cornélia Frankie sempre surpreende e pretendo ler mt mais dela

Luiza 30/08/2022

???
Meu primeiro livro, o comprei apenas pela capa e o deixei pegando poeira na estante por cerca de dois anos até decidir realmente le-lo em meados de 2018. Um livro de fantasia maravilhoso que conta com uma bela construção de mundo ainda que simples, alguns podem pensar que é mais uma leitura infantil mas eu admito que me entreteu por muito tempo de forma genuína.

No início ficamos curiosos para entender sobre o mundo dos dragões e criaturas místicas, com o decorrer do livro e a apresentação do vilão principal eu fiquei mais presa na história e praticamente devorei cada página até que chegasse ao final que me comoveu pela conclusão extraordinária e adorável onde o personagem principal deixa de ser um garoto abandonado e se torna O cavaleiro do Dragão prateado.

Ele ganha 4 estrelas por me prender e ser uma história adorável e agradável, mas não diria que é meu livro favorito ou melhor que alguns outros.. por isso: ????

Ps: a adaptação a desenho deixou a desejar mas eu entendo que é uma obra simples feita para crianças.

Sabriss 24/05/2022

Que livro bom,nada como uma boa aventura pra curar ressaca literária,uma obra pra criança mas que pode ser lida independente da idade.

ReaderInTheDark.7 26/03/2022

O Cavaleiro do Dragão! Uma fantasia épica para criancas ??
PARTE SEM SPOILERS:
"O Cavaleiro do Dragão" é um livro escrito pela Cornelia Funke (Conhecida mundialmente por CORAÇÃO DE TINTA & O SENHOR DOS LADRÕES), que mistura fantasia com a nossa realidade. Uma história sobre um dragão chamado Lung, que quer tentar achar um lugar místico chamado de BORDA DO CÉU, para tentar proteger sua vila de dragões, que está sendo invadida por humanos. Juntos com sua amiga Sulfrônia e um garoto chamado Ben, eles tentarão descobrir se este lugar místico seria fato ou lenda, enquanto eles são perseguidos por Ur Tig, o Dourado.
Uma obra que me deixou preso nela por 2 meses (não que isso tenha sido ruim. Tá bom, foi péssimo), mas que ainda sim me deixou encantadérrimo com a história. A mitologia presente é muito boa, e cada personagem que eles encontram deixa o livro ainda melhor. Recomendo para os pais lerem nas noites para seus filhos. Porque este é um livro para todas as idades. Leiam é muito bom.

PARTE LOTADA DE SPOILERS:
Se você ainda não leu esse livro, acho melhor tu não arriscar, porque além de pegar spoilers, você poderá acabar entrando em uma jornada chata, com um dragão mal-humorado e um kobold irritante (não é o caso desse livro). E juro, não vai ser bom para ti. ???

Então, essa leitura foi muito massa, e todos os personagens que eles encontraram (menção honrosa para Pernafina, Burr Burr Tchan, Barnabás Wiesengrund e Lola Rabocinza) são muuuuuuito legais! Cada coisa que eles tiveram que fazer, enfrentar e conhecer foi muito bem pensado, e cada personagem aqui tem sua parte boa (exceto Gilberto Rabocinza, aquele chato) e eles são muito carismáticos! Todas as criaturas que eles viram foi muito legal, e o final, o jeito de como derrotaram Ur Tig me deixou arrepiado por inteiro! Honestamente, foi muito, mas muito legal essa experiência. Esperava que ia causar uma emoção grande no final, mas isso não aconteceu. Apesar desse ponto, a história é incrível, o desenvolvimento é muito bom, e é espetacular acompanhar Lung, Sulfrônia e Ben nesta jornada!

Alejandro.Jonathas 13/02/2021

História infantil, porém não-compacta.
O livro é infantil. Então se espera uma história cheia de fantasia, uma trama simples e com um final feliz. Tem tudo isso no livro e um pouco mais. As ilustrações te fazem entender um pouco mais os personagens e a história é longa.. Sim. É longa.

O livro é focado mais nos lugares.
É incrível como a ação dos personagens é descrita de maneira fluida e divertida, mas o que encanta no livro é a ambientação. A autora usou palavras que te fazem ter uma visão poética dos lugares e paisagens.

Tem bons diálogos.
Acho que uma coisa que eu não esperava nesse livro era ver tantos personagens. Acontece que até o final do livro tem vários personagens com personalidades diferentes. A forma de tratamento muda de acordo com quem eles falam o que é bastante dinâmico.

O livro é longo.
Quando acabei o livro fui olhar as primeiras páginas e percebi o tanto que a história evoluiu. O livro começa com explicações lentas e posso até dizer monótono. Mas ao decorrer do livro ele muda bastante é vai ficando bastante divertido.

Fê Criativos e Divertidos 11/01/2021

Um amor por essa escritora!
O que dizer da escrita talentosa de Cornelia Funke?
Para mim ela é a rainha da fantasia!
Os dragões encontram-se escondidos no Vale dos Dragões pois há muito migraram da Borda do Céu fugindo da ameaça do Dourado.
Porém agora era o Vale dos Dragões que estava ameaçado por uma espécie muito perigosa: humanos!
"Não existe nada que os humanos não queiram. Nada que não desejam ter."
Com isto eles precisavam retornar para a Borda do Céu, porém fazia tanto tempo que saíram de lá que apenas o mais velho deles se lembrava vagamente onde ficava. "Tinha vivido mais do que sua memória era capaz de se lembrar".
Muitos dos Dragões não quiseram arriscar, porém Lung sentiu que não poderiam mais ficar ali e mesmo com as vagas lembranças do velho Barbafina ele decidiu partir à procura do que todos os demais achavam ser apenas lenda.
"Cuspe de kobold e fogo de dragão. Vai saber no que isso vai dar..."
Ele foi acompanhado pela sua amiga Kobold Sulfrônia e pelo caminho conheceu Ben, que apesar de ser um garoto humano, ganhou a confiança de Lung e seguiu com eles na longa jornada.
"Verdade que é só metade de um homem, mas não deixa de ser humano."
"É um amigo. Por isso, para mim tanto faz que seja humano, kobold ou rato."
Então lá foram eles, em busca de um lugar que não aparecia em nenhum mapa e ficava escondido entre as grandes montanhas no Oriente. Porém o perigo os perseguia e eles precisaram ser corajosos, inteligentes e unidos para não deixar que o Dourado também encontrasse a Borda do Céu nem os outros dragões.
Novos personagens aparecem nessa viagem: ratos, humanos, homúnculos, doendes da montanha, basilisco e águia gigante. Mas entre os que são confiáveis e tornam-se amigos, ao meu ver possuem uma característica comum entre eles que é o altruísmo.
"Juntos, pode ser que a gente consiga. Era o que eu sempre dizia aos outros: juntos somos mais fortes do que ele. Mas todos tinham muito medo."

Stefani 22/06/2020

Uma boa leitura antes de dormir
O cavaleiro do dragão é uma aventura deliciosa. Leve, fácil, divertida e com personagens cativantes. É uma ótima história para uma versão animada, com direito a algumas lágrimas no final, caso vc seja emocionado.

Paola66 31/01/2019

Meio fraco, a escritora podia ter encurtado um pouco a história kk
Se trata de uma aventura divertida sem muitas pretensões, ótima para passar o tempo num fim de semana sem nada para fazer

Lung é um dragão prateado que, ao ter sua casa ameaçada pela invasão humana, parte junto com Sulfrônia (sua amiga kobold) em uma aventura em busca de um lugar chamado "Borda do Céu". No caminho ele conhece um garoto, Ben, que se junta eles em busca do lugar de origem dos dragões.
Durante a viajem desse grupo inusitado, eles viverão aventuras e farão novos amigos, que os ajudarão a enfrentar um monstro que quer acabar com todos os dragões.

A escritora poderia ter se aprofundado um pouco mais em alguns dos conflitos, diminuindo a quantidade e dificultando a resolução, mas em geral é uma boa história

Livros e Citações 21/02/2016

Cornelia Funke nasceu para escrever fantasia de primeira
Autora: Cornelia Funke
Editora: Cia das Letras (Seguinte)
Páginas: 432
Classificação: 4/5 estrelas

Lung, um jovem dragão prateado, parte em busca de um lugar mítico situado nos altos montes do Himalaia, junto com uma Kobold, Sulfrônia e um garoto humano, Ben. Tudo Isso porque os humanos estão chegando pra invadir o vale dos dragões, e eles precisam de um novo lugar seguro longe do mundo moderno.

O mais interessante desse livro, juntamente com a magia da Funke de mesclar fantasia ao mundo real — depois de ler esse livro você realmente começa a questionar se não existem mesmo esses seres encantados soltos por aí, tamanha naturalidade da escrita – é a maneira como a autora nos mostra a força da amizade e da vontade e de acreditar no propósito. Sulfrônia e Pernafina são os personagens mais incríveis que já li! E o Ben, doce Ben….

O Cavaleiro do Dragão é mais um livro infantil da autora, sem uma trama muito complexa, e até mesmo o “vilão” se mostra algo fraco, então no geral o que encontrei foi um livro muito divertido, e todas essas mais de quatrocentas páginas parecem um exagero pra uma história tão simples e talvez esse número só aconteça por Funke estar pouco acostumada com histórias pequenas. E como já é comum da autora também, é possível encontrar suas sempre perfeitas ilustrações nesse livro também, são lindas e dão um charme único a história.

Sem ter muito o que adicionar, só preciso citar que apesar do tamanho, a narrativa é rápida, sem muitos floreios, afinal é um infantil, e O Cavaleiro do Dragão pode até não entrar como favorito do ano mas recomendo para jovens e adultos, é o presente ideal para iniciar alguém na leitura mas interessante o suficiente para conquistar os mais velhos também.

Com uma diagramação perfeita, como de praxe com a Companhia das Letras, O Cavaleiro do Dragão é mais um que demonstra como Cornelia Funke nasceu para escrever fantasia de primeira. Se você ainda não leu nada da autora, recomendo que pare de perder tempo!

Resenha por: Gabrielle

site: http://www.livrosecitacoes.com/

naniedias 10/07/2013

O Cavaleiro do Dragão, de Cornelia Funke
Companhia das Letras - 424 páginas
Uma deliciosa fábula sobre acreditar nos sonhos, correr atrás do que se quer, fazer amizades e ir em busca de uma segunda chance.

Título: O Cavaleiro do Dragão
Ano da Edição: 2009
Ano Original de Lançamento: 1997
Nº de Páginas: 424

Sinopse:
Há muitos anos os dragões precisam se esconder dos humanos para viverem em paz. Por muito tempo moraram nesse reduto isolado, mas de repente chega a notícia que nem mesmo ali estariam seguros, pois toda a área seria alagada por uma nova represa feita pelos humanos.

Lung é um dragão mais jovem, vigoroso e que ainda acredita em uma história contada pelo dragão mais ancião do grupo. Ele fala de um lugar, conhecido como Borda do Céu, onde os dragões podem viver em paz. Tal lugar ficaria na montanha mais alta do mundo, um dos últimos redutos livres de humanos, onde os dragões poderiam viver em liberdade e paz.

Lung acredita na história, ao contrário de outros dragões que pensam que aquilo tudo não passa de uma lenda, e resolve partir em busca de tal lugar. Para a viagem ele terá a kobold Sulfrônia (uma espécie de gato mágico extremamente inteligente que mal consegue pensar em outra coisa além de comida, ainda mais se forem cogumelos frescos) e de Ben, um garoto de rua muito esperto e bondoso que eles encontram no meio do caminho e que rapidamente se junta ao grupo!

Eles irão enfrentar muitas dificuldades pelo caminho e não será nada fácil chegar à Borda do Céu.
Não bastasse a dificuldade para encontrar tão místico e escondido lugar, ainda terão que fugir do Dourado, um perigoso caçador de dragões que mal pode esperar para encontrar o refúgio dessa espécie e encher sua barriga.

O que eu achei do livro:
Excelente!

Cornélia Funke está entre os meus autores favoritos não é à toa!
A autora é fantástica e suas histórias são fascinantes. A cada história dela que eu leio, tenho certeza absoluta que preciso ler tudo o que ela escrever!

Para começar, o livro tem muitas páginas, mas a narrativa é tão gostosa que elas passam rapidamente.
Sabe aquele tipo de livro para ler um capítulo por dia para as crianças antes de dormir? É exatamente esse o tipo de aventura que encontramos em O Cavaleiro do Dragão! E se você não tem um filho para ler para ele antes de dormir, bom... eu também não tenho e garanto que a leitura é super prazerosa, só não sei se você irá conseguir se segurar e ler apenas um capítulo por dia (eu não consegui!).

O livro se passa no nosso mundo, mas ao mesmo tempo é um universo completamente distinto! Porque é o nosso mundo recheado de seres fantásticos, que na mitologia de Cornélia existem de fato mas se escondem dos olhos dos traiçoeiros humanos.
Achei incrível a maneira que a autora misturou a realidade com sua ficção! Aposto que todas as crianças (ou adultos com alma de criança, como é o meu caso) terminarão a leitura acreditando um pouco mais em magia e em seres fantásticos.
Agora olho com mais atenção para cada canto e fresta, quem sabe o que pode estar escondido por ali?!

A narrativa é ótima, o universo criado por Cornélia é uma graça, a trama recheada de aventuras é deliciosa. Mas a verdadeira alma do livro está nos personagens super cativantes que povoam o livro!
Não só os protagonistas são uma graça e ganham de cara o leitor, mas os personagens secundários também são super fofos!
Uma coisa que me chamou muita atenção foi a forma que o livro deixou claro que todos podemos cometer erros, mas podemos nos redimir! Aliás, Pernafina se tornou o meu personagem queridinho dessa história!
Ele e Sulfrônia são pura diversão!

A edição da Companhia das Letras é impecável!
Essa editora tem muito cuidado com seus livros e não foi diferente com esse. A tradução/revisão está ótima e o trabalho gráfico do livro também ficou lindo!
A capa é maravilhosa, com uma belíssima ilustração da própria autora mostrando os protagonistas. E o livro inteiro é recheado com os lindos desenhos de Cornélia que conseguem dar um brilho a mais a essa já tão cativantes história!
Aliás, parabéns para a edição brasileira que manteve a capa original! As edições americanas colocaram uma outra capa e perderam esse desenho da Cornelia, que na minha opinião tem muito mais a ver com a história (além de ter sido feito pela própria autora).

Um livro recheado de aventuras, uma leitura mais do que gostosa. É Funke mostrando mais uma vez por que é tão querida por esta blogueira!
Nunca leu nada da autora? Leia logo, não irá se arrepender!

P.S.: O livro que eu tenho aqui em casa veio com uma bolota vermelha na capa (clique aqui para ver como ficou). Eu acho essas bolotas muito feias! Essa não é impressa na capa, é apenas colada, mas sei que se eu tirar irá ficar uma mancha, então a deixarei aqui.

P.P.S.: Sulfrônia! Sério, que nome é esse?!

Nota: 10

Leia mais resenhas no blog Nanie's World!

site: http://www.naniesworld.com/2013/07/o-cavaleiro-do-dragao-de-cornelia-funke.html

Lu 06/02/2013

Depois de ter lido a trilogia Mundo de Tinta, estava muito curiosa para ler outro livro da Cornelia Funke, conhecer a escrita da autora além dessa trilogia famosa. E depois da doçura que foi O Cavalheiro do Dragão, mal posso esperar para mais livros dela.

Da mesma forma que Coração de Tinta, esse livro é encantador. Ele tem uma magia que falta em muitos livros, que faz o leitor realmente acreditar (ou pelo menos se questionar) sobre a existência de seres mágicos como fadas, elfos, dragões e tantas outras criaturas que a gente sempre desejou que existissem e que fizessem parte do nosso dia-a-dia.

Ao contrário de Coração de Tinta, que tem uma escrita bastante descritiva e cansativa, O Cavalheiro do Dragão é um tanto mais leve e mais rápido de se ler também. Acredito que isso ocorra por se tratar de um livro infanto-juvenil, mas tende mais para o lado infantil. Sei que tem muitas pessoas que não gostam do livro quando ele é assim, mas esse livro não é um livro para qualquer pessoa, são para os amantes de fantasia e as eternas crianças, como eu.

O livro não é tão descritivo, mas as imagens no inicio de cada capitulo e as que aparecem em meio ao texto, que tem relação com a cena que está ou que irá acontecer, completam o que pode ter ficado esquecido, isso se deve principalmente ao fato de as imagens terem sido ilustradas pela própria Cornelia. Como vocês podem ver, as imagens são belíssimas, o que torna impossível não se encantar com o livro logo numa primeira folheada.

A história do livro é encantadora, e os personagens dela mais ainda, eles vão conquistando-nos aos poucos, sem que nem percebamos, e quando paramos para refletir sobre a história estamos em cima de do dragão prateado Lung em busca para um lugar mais seguro para os dragões.

Se você é amante de fantasia e gosta de conhecer seres fabulosos, essa é uma leitura obrigatória para você, pois você quando terminar essa leitura vai estar com nada menos que um sorriso no rosto.

Resenha publicada em: http://lendoaoluar.blogspot.com.br/2013/02/resenha-o-cavalheiro-do-dragao.html

Obs.: As imagens citadas estão no link!

Roberta Barbosa 09/01/2012

Bom. E nada mais que isso.
O cavaleiro do dragão é o meu primeiro livro do ano. Como sou (com certeza) uma daquelas pessoas que adoram realizar metas, listas e etc., comecei com um livro que eu já havia tentado ler, mas nunca tinha engatado. Como eu só tinha lido uns dois capítulos, não sabia muito sobre a história.

Cornelia Funke é uma das minhas autoras favoritas, desde que li sua série Mundo de Tinta. Na série, ela mistura o “mundo real” e elementos da época medieval, com um bônus: a série inteira é uma celebração a todos os livros, clássicos ou não. Não tem como não gostar não é? Enfim, não é sobre o Mundo de Tinta que eu vou falar aqui e sim sobre seu outro livro, lançado aqui no Brasil em 2009.

A história começa com o aviso de uma querida rata aos dragões: os humanos estão chegando. A época é atual, entretanto, os dragões ainda existem. Alguns deles estão escondidos dos humanos, vivendo na parte mais fria da Europa. Contudo, com a expansão dos homens até a área deles, é óbvio que eles têm que se mudar para outro lugar. É aí que um dragão prateado chamado Lung e uma kobold atrevida chamada Sulfrônia se juntam para procurar a Borda do Céu, uma espécie de vale dos dragões. O problema é que nenhum deles sabe onde ela está localizada, e então começa sua aventura.

Junte tudo isso e um garoto que vive nas ruas, mas é muito corajoso e gentil, chamado Ben e outros personagens carismáticos (e outros que não são) que vão surgindo ao longo da trama e temos um livro que pode ser comparado com uma das obras de Diana Wynne Jones. Não por ser igualmente bom (particularmente, eu prefiro a Diana), mas pela quantidade de criaturas mágicas que contém. Elas aparecem ainda mais que os humanos.

Esse livro é infantil, apesar de eu achar que ele é muito grande para uma criança. Bom, para a maioria. Ele é divertido, mas se torna um pouco monótono (talvez por ser grande demais e ao mesmo tempo não ter trama suficiente para o número de páginas). Você, que leu Coração de Tinta vai identificar facilmente muitos pontos que as duas histórias têm em comum. Como, por exemplo, as ilustrações que estão em todos os capítulos e que são muito bem feitas (pela própria autora). Talvez eu esperasse demais desse livro e por isso tenha me decepcionado um pouco. Coloco minhas esperanças, agora, em O Senhor dos Ladrões.

EuSouRose 28/09/2011

Adoro aventuras fantásticas e histórias de grandes amizades e esse livro junta os dois. É uma história fascinante!