Sobre o Behaviorismo

Sobre o Behaviorismo B. F. Skinner

Resenhas - Sobre o Behaviorismo

Avyla 13/01/2024

Difícil
Demorei 4 meses e meio para terminar esse livro e foi uma obra muito cansativa de ser lida principalmente por que eu não me sinto atraída pela perspectiva behaviorista, então é complicado ler uma obra densa e que vc não gosta do conteúdo.

Mas eu super indico a leitura para quem quer compreender a filosofia behaviorista e como ela dá os fundamentos da Análise do Comportamento.

É uma boa obra de fato, pois Skinner começa o livro explicando que pretende defender o Behaviorismo de 20 críticas que sofre de outros autores e o autor cumpre esse objetivo. No fim do livro ele faz uma retomada e explica por que cada uma das críticas não se mantém.

Além disso, ela destrincha durante todo o livro os conceitos mais fundamentais dessa filosofia e mostra sempre o contraponto com o mentalismo.

Uasalsk 04/12/2023

Hehrhrjrjrjrjdjdjrjrjrjrjkfkkrkrkrlrlrlrlrlroorfotofofofolltotkthcxrcv4j4k4848o99oititb4x3elfo3prpfoo4

Estante da Leonina 26/08/2023

Gosto de como esse livro é escrito e como todas as informações nos sao passadas de forma lenta e sem termos tao técnicos

Igao, apenas 04/07/2023

Conceitos básicos e filosofia por de trás do behaviorismo.
Sobre Behaviorismo é um livro seminal escrito por B.F. Skinner, um dos principais expoentes do behaviorismo, uma corrente da psicologia que enfatiza o estudo do comportamento observável e mensurável dos indivíduos.

Na obra, Skinner explora as bases teóricas do behaviorismo radical, rejeitando concepções mentalistas da psicologia (não por completo) e argumentando que o comportamento humano pode ser compreendido por meio da análise de contingências ambientais. Ele destaca a importância das consequências das ações na modelagem do comportamento, enfatizando a noção de reforço como um mecanismo fundamental na aprendizagem e na modificação do comportamento.

Ao longo do livro, Skinner analisa diversas questões relacionadas ao comportamento humano, abordando tópicos como linguagem, emoção, criatividade, liberdade e determinismo. Ele propõe que as respostas comportamentais são determinadas por uma complexa interação entre o ambiente e o organismo, negando a existência de uma vontade livre independente das influências externas.
Bianca @Aprendizdelivros 04/07/2023minha estante
simplesmente o maior leitor de psicanálise de todos os tempos

Igao, apenas 04/07/2023minha estante
KKKKKKK queria eu

_vivics 26/04/2023

Mesmo com tantos avanços na área de análise do comportamento, esse livro continua sendo de extrema relevância, ainda mais quando consideramos que estamos em um mundo que continua a se deixar levar por explicações pseudocientíficas sobre tudo.

Sobre o Behaviorismo trata de um manifesto sobre a filosofia da ciência do comportamento, conhecida como behaviorismo radical. Skinner inicia o livro listando 20 afirmações frequentemente feitas sobre o behaviorismo enquanto ciência comportalmental, que são diretamente respondidas pelo autor ao final do livro. Mas o livro todo trabalha os posicionamentos do behaviorismo, geralmente julgado como reducionista e mecanicista, em relação a diversos fatores relacionados à compreensão do comportamento.

Com certeza tem os seus lados negativos: sabe-se que o Skinner era um escritor frustrado, rs. Então, é um livro com uma linguagem que, por vezes, é muito difícil.

Por fim, das citações que resumem a essência do livro: "Os maiores problemas enfrentados hoje pelo mundo só poderão ser resolvidos se melhorarmos nossa compreensão do comportamento humano".

Pablo 11/04/2023

A bíblia do Behaviorismo.
Seria muito bom se as pessoas lessem esse livro deixando seus preconceitos de lado. Elas teriam muito a aproveitar.

Calebe.Ferraz 22/03/2023

About Behaviorism: uma defesa científica e objetiva
O livro "About Behaviorism" apresenta uma defesa da abordagem behaviorista na psicologia, afirmando que o comportamento pode ser estudado de maneira objetiva e científica. Skinner argumenta que o comportamento humano é moldado pelo ambiente e que as respostas dos indivíduos às contingências são o resultado de aprendizagem. No livro, Skinner também discute a linguagem, a criatividade e a liberdade, argumentando que esses fenômenos podem ser explicados em termos de comportamento

Luciano 31/12/2022

Gostaria muito de conseguir dar mais estrelas
O livro se propõe a ser sobre a filosofia da ciência do comportamento e cumpre bem esse papel. Fala de forma acessível sobre behaviorismo e tem um saldo muitíssimo positivo se levar em conta o conteúdo? mas o jeito q esse conteúdo foi posto PELO AMOR DE DEUS. Conversei com um behaviorista que disse que apesar de adorar skinner ele realmente escreve mal? pensei q poderia ser apenas minha aversão ao positivismo psicológico mas não? ele realmente escreve mal pra c.
Chegava umas partes que era insuportável de se ler não pelo conteúdo mas pela forma que ele escrevia, pelo forma arrogante q ele se posicionava, pelos exemplos vagos e desnecessários ou muitas outras coisas bobas mas q tornam a leitura bem estressante.
O livro é bem fácil mas skinner (ou o tradutor) da um jeito de DIFICULTAR com coisas BOBISSIMAS como exemplos sem nexo algum ou até mesmo umas palavras q fogem do contexto.
Se esse livro fosse reescrito ou reeditado talvez eu tivesse dado 4.5 estrelas? lutei muito pra dar 3.5?? e não 3 ou 2.5 ??? não é novidade alguma q esse empirismo pragmatista é extremamente arrogante e esse é o único jeito de se blindar da evidente falta de uma base filosófica consistente, ele não se coloca tantas vezes (em termos de quantidade) como | superior -> por que -> ciência | mas as poucas vezes que faz é suficiente pra ser desgostoso.
Um dos maiores problemas do Behaviorismo é que ele tá muito certo. Não vou tirar esse mérito dele por isso dei estrelas mais altas do q gostaria. Apesar de ser uma forma de compreender radicalmente insuficiente não pode ser ignorada? na verdade me surpreendeu positivamente alguns posicionamentos do skinner sobre alguns tópicos que pensei q seria algo horrível e na verdade foi bom.
Simplesmente necessário pra qualquer pessoa q queira entender psicologia mas diria pra não ler isso aqui no começo não? entenda psicanálise e suas bases antes de sair lendo empirista por aí? se ler antes o pensamento pode ser voltado de um jeito bem problematico

marimariofc 24/08/2022

o começo é muito bom, mas a partir do 8 capítulo parece que ele cheirou meia carreira de pó e começou a escrever

Almond Blossom 1890 15/06/2022

O livro fala sobre o Behaviorismo radical de uma maneira bem geral, é ótimo para quem busca aprofundamento nessa área.

Foi uma leitura pesada e muitas vezes chata porque o mesmo assunto é repetido inúmeras vezes pelo escritor, no caso que somos frutos dos reforços e punições a que fomos expostos. Tem coisas interessantes que não aprendi na aula sobre abordagens do comportamento humano do curso de psicologia, como as comunidades verbais e o modo que elas funcionam e a construção do "eu", então consegui certo aprofundamento no assunto, mas se você não tem grande interesse pelo behaviorismo não recomendo a leitura, ela vai ser cansativa.

Cristian.Alves 22/05/2022

O que o seu comportamento pode dizer sobre você?
No livro ?Sobre o Behaviorismo? Skinner apresenta o behaviorismo de forma acessível ao público leigo ao mesmo tempo que contrapõe as críticas feitas ao behaviorismo.
O livro aborda muito bem a relação entre o comportamento e os reforços.
Trata-se de uma leitura fácil porém com alguns momentos que requererem maior concentração.
Ao meu ver a obra é incrível e apresenta uma introdução aos leigos ao mundo da psicologia como um todo e em especificado ao Behaviorismo.

Jee 27/03/2022

Esse livro fala sobre o Behaviorismo, uma das abordagens comportamentais da psicologia, achei interessante compreender como a abordagem funciona o como nossos comportamentos desencadeiam ações e ações desencadeiam comportamentos, fazendo assim um ciclo sem fim (rei leão ?)

Maikom.Abreu 12/11/2021

Behaviorismo
Skinner neste livro se propõe, sobretudo, a responder as indagações feitas por estudiosos contrários ao behaviorismo.

Flaubert.Echnaton 13/07/2021

Denso
Obra de leitura densa. Deve ser lido sem pressa e concentrado. Vale a pena para quem é da área que evolva o estudo do comportamento humano.