Sobre o Behaviorismo

Sobre o Behaviorismo B. F. Skinner

Resenhas - Sobre o Behaviorismo

@pedro.h1709 02/01/2021

Sobre o Behaviorismo
Particularmente, o comportamentalismo é uma área que tem me chamado bastante a atenção, principalmente devido à sua propensão a estruturação de um saber mais objetivo e científico. Não poderia deixar, portanto, de buscar por algum livro de B. F. Skinner, um educador, filósofo, psicólogo e inventor ímpar do século XX.

Em sua obra intitulada "Sobre o Behaviorismo", o autor busca estabelecer os princípios filosóficos que caracterizam sua interpretação particular do que é o Behaviorismo, além de fazer frente às más compreensões da análise comportamental. Ele inicia apresentando 20 proposições comumente utilizadas por opositores ao Behaviorismo, que serão recapituladas no último capítulo do livro, após esclarecidos alguns conceitos que sustentarão suas considerações finais.

De maneira geral e resumida, o autor busca estabelecer que o pensamento é comportamento; os sentimentos são mais consequências das contingências do que causas do comportamento observável; e o indivíduo é determinado pelas contingências de sobrevivência, segundo sua história genética, e de reforço, segundo sua história ambiental. Nas palavras do próprio autor:

"Uma análise behaviorista repousa nos seguintes pressupostos: uma pessoa é, em primeiro lugar, um organismo, um membro de uma espécie e de uma subespécie; possui uma dotação genética de características anatômicas e fisiológicas que são o produto das contingências de sobrevivência às quais a espécie esteve exposta durante o processo de evolução. O organismo se torna uma pessoa quando adquire um repertório de comportamento nas contingências de reforço a que foi exposto ao longo de sua vida. O comportamento que apresenta em qualquer momento está sob o controle de um cenário atual. Ele consegue adquirir esse repertório sob tal controle por causa de processos de condicionamento que também são parte de sua dotação genética".

Por fim, confesso que será necessário revisitar esse título outras vezes, pois como Skinner evidencia, o costume em tratar eventos comportamentais como consequências de conceitos mentalistas dificulta a compreensão de alguns conceitos, ou pelo menos causa um estranhamento, mas me sinto satisfeito por concluí-lo e tornar a essa leitura certamente será um reforço positivo.

Almond Blossom 1890 15/06/2022

O livro fala sobre o Behaviorismo radical de uma maneira bem geral, é ótimo para quem busca aprofundamento nessa área.

Foi uma leitura pesada e muitas vezes chata porque o mesmo assunto é repetido inúmeras vezes pelo escritor, no caso que somos frutos dos reforços e punições a que fomos expostos. Tem coisas interessantes que não aprendi na aula sobre abordagens do comportamento humano do curso de psicologia, como as comunidades verbais e o modo que elas funcionam e a construção do "eu", então consegui certo aprofundamento no assunto, mas se você não tem grande interesse pelo behaviorismo não recomendo a leitura, ela vai ser cansativa.

Druantia 27/01/2010

Base do Behaviorismo
Livro que mostra toda a base do Behaviorismo pelas palavras do próprio "inventor". Mostrando toda sua teoria, com muitos exemplos. A linguagem não é a mais fácil, mas é totalmente possível de ser acompanhada.

Leitor 12/12/2019

Não é um livro introdutório
Diferentemente do que muitos pensam, Sobre o Behaviorismo não é um livro introdutório. Skinner o escreveu a fim de responder às críticas que o behaviorismo vinha recebendo. Se estiverem buscando um livro introdutório, é melhor lerem o ótimo Compreender o Behaviorismo, de William Baum, ou até mesmo o Ciência e Comportamento Humano, do próprio Skinner.

Sobre o Behaviorismo é um bom livro, mas possui uma linguagem maçante. É curto, porém denso. As pessoas que o forem ler devem já possuir alguma familiaridade com as ideias behavioristas, senão provavelmente não gostarão do livro.
Candace 08/07/2020minha estante
Nossa, eu estou achando beeeem mais introdutório e fácil de ler do que o Ciência e Comportamento Humano, achei ele muito mais maçante

Jojo 01/09/2021minha estante
Concordo! Foi por isso que comecei com o pé esquerdo no behaviorismo. Comecei por esse livro e achei maçante e difícil de entender, por ser tão denso e por não estar familiarizada com a temática. Definitivamente não deve ser encarado como livro introdutório, na minha opinião.

Silmara.Vanderlei 15/10/2023minha estante
Achei o livro maçante realmente não é introdutório. Uma linguagem dificil para quem é iniciante apesar de todos os exemplos elucidados durante a leitura. É necessário ter um embasamento melhor para tal leitura.

Candace 22/07/2020

Introdutório (mas nem tanto)
Neste livro Skinner explica o behaviorismo desde o início do início, a partir das primeiras correntes filosóficas que levaram aos primeiros pensamentos behavioristas até o desenvolvimento do mesmo.

No início pensei ser um livro introdutório, que qualquer iniciante no assunto poderia ler e facilmente entender do que se trata, porém a escrita (um pouco) confusa de Skinner e a velocidade com que desenvolve suas idéias dificultam a compreensão para iniciantes (e até mesmo quem já tem compreensão do assunto se perde em alguns trechos).

Basicamente, na introdução Skinner apresenta 20 críticas que costuma ouvir a respeito do behaviorismo. Durante o livro explica o behaviorismo da forma mais completa possível para o número de páginas. Por fim, retorna às 20 críticas da introdução explicando, com a base teórica que apresenta no livro, o porquê de considerá-as equivocadas.

É um bom livro para quem cursa psicologia, me lembrou muito a matéria de Análise Experimental do Comportamento. Acredito que possa sim ser lido por iniciantes, porém irá exigir paciência e talvez pesquisas e estudos à parte.

Estante da Leonina 26/08/2023

Gosto de como esse livro é escrito e como todas as informações nos sao passadas de forma lenta e sem termos tao técnicos

Cristian.Alves 22/05/2022

O que o seu comportamento pode dizer sobre você?
No livro ?Sobre o Behaviorismo? Skinner apresenta o behaviorismo de forma acessível ao público leigo ao mesmo tempo que contrapõe as críticas feitas ao behaviorismo.
O livro aborda muito bem a relação entre o comportamento e os reforços.
Trata-se de uma leitura fácil porém com alguns momentos que requererem maior concentração.
Ao meu ver a obra é incrível e apresenta uma introdução aos leigos ao mundo da psicologia como um todo e em especificado ao Behaviorismo.

Luciano 31/12/2022

Gostaria muito de conseguir dar mais estrelas
O livro se propõe a ser sobre a filosofia da ciência do comportamento e cumpre bem esse papel. Fala de forma acessível sobre behaviorismo e tem um saldo muitíssimo positivo se levar em conta o conteúdo? mas o jeito q esse conteúdo foi posto PELO AMOR DE DEUS. Conversei com um behaviorista que disse que apesar de adorar skinner ele realmente escreve mal? pensei q poderia ser apenas minha aversão ao positivismo psicológico mas não? ele realmente escreve mal pra c.
Chegava umas partes que era insuportável de se ler não pelo conteúdo mas pela forma que ele escrevia, pelo forma arrogante q ele se posicionava, pelos exemplos vagos e desnecessários ou muitas outras coisas bobas mas q tornam a leitura bem estressante.
O livro é bem fácil mas skinner (ou o tradutor) da um jeito de DIFICULTAR com coisas BOBISSIMAS como exemplos sem nexo algum ou até mesmo umas palavras q fogem do contexto.
Se esse livro fosse reescrito ou reeditado talvez eu tivesse dado 4.5 estrelas? lutei muito pra dar 3.5?? e não 3 ou 2.5 ??? não é novidade alguma q esse empirismo pragmatista é extremamente arrogante e esse é o único jeito de se blindar da evidente falta de uma base filosófica consistente, ele não se coloca tantas vezes (em termos de quantidade) como | superior -> por que -> ciência | mas as poucas vezes que faz é suficiente pra ser desgostoso.
Um dos maiores problemas do Behaviorismo é que ele tá muito certo. Não vou tirar esse mérito dele por isso dei estrelas mais altas do q gostaria. Apesar de ser uma forma de compreender radicalmente insuficiente não pode ser ignorada? na verdade me surpreendeu positivamente alguns posicionamentos do skinner sobre alguns tópicos que pensei q seria algo horrível e na verdade foi bom.
Simplesmente necessário pra qualquer pessoa q queira entender psicologia mas diria pra não ler isso aqui no começo não? entenda psicanálise e suas bases antes de sair lendo empirista por aí? se ler antes o pensamento pode ser voltado de um jeito bem problematico

marimariofc 24/08/2022

o começo é muito bom, mas a partir do 8 capítulo parece que ele cheirou meia carreira de pó e começou a escrever

Igao, apenas 04/07/2023

Conceitos básicos e filosofia por de trás do behaviorismo.
Sobre Behaviorismo é um livro seminal escrito por B.F. Skinner, um dos principais expoentes do behaviorismo, uma corrente da psicologia que enfatiza o estudo do comportamento observável e mensurável dos indivíduos.

Na obra, Skinner explora as bases teóricas do behaviorismo radical, rejeitando concepções mentalistas da psicologia (não por completo) e argumentando que o comportamento humano pode ser compreendido por meio da análise de contingências ambientais. Ele destaca a importância das consequências das ações na modelagem do comportamento, enfatizando a noção de reforço como um mecanismo fundamental na aprendizagem e na modificação do comportamento.

Ao longo do livro, Skinner analisa diversas questões relacionadas ao comportamento humano, abordando tópicos como linguagem, emoção, criatividade, liberdade e determinismo. Ele propõe que as respostas comportamentais são determinadas por uma complexa interação entre o ambiente e o organismo, negando a existência de uma vontade livre independente das influências externas.
Bianca @Aprendizdelivros 04/07/2023minha estante
simplesmente o maior leitor de psicanálise de todos os tempos

Igao, apenas 04/07/2023minha estante
KKKKKKK queria eu

Lívia 02/06/2021

Skinner ??
Releitura dos livros lidos na graduação.

Recomendo este livro em especial por conter toda a riqueza da filosofia behaviorista.

j0s 01/10/2012

Um ótimo livro introdutório acerca da ciência do comportamento. Esclarece muito bem qualquer dúvida que um aspirante a beheca tenha sobre a metodologia dessa ciência.

Calebe.Ferraz 22/03/2023

About Behaviorism: uma defesa científica e objetiva
O livro "About Behaviorism" apresenta uma defesa da abordagem behaviorista na psicologia, afirmando que o comportamento pode ser estudado de maneira objetiva e científica. Skinner argumenta que o comportamento humano é moldado pelo ambiente e que as respostas dos indivíduos às contingências são o resultado de aprendizagem. No livro, Skinner também discute a linguagem, a criatividade e a liberdade, argumentando que esses fenômenos podem ser explicados em termos de comportamento

Nazrat 08/07/2021

Provocador
Eu me desafiei a ler o livro de uma abordagem que não pretendo seguir de fato. Mais para conhecer suas bases direto da fonte. Skinner teve um posicionamento firme e respondeu às principais questões feitas à época contra o behaviorismo e que ainda continuam a ser divulgadas. Embora seja uma leitura truncada, gostei de ver seus posicionamentos.

Avyla 13/01/2024

Difícil
Demorei 4 meses e meio para terminar esse livro e foi uma obra muito cansativa de ser lida principalmente por que eu não me sinto atraída pela perspectiva behaviorista, então é complicado ler uma obra densa e que vc não gosta do conteúdo.

Mas eu super indico a leitura para quem quer compreender a filosofia behaviorista e como ela dá os fundamentos da Análise do Comportamento.

É uma boa obra de fato, pois Skinner começa o livro explicando que pretende defender o Behaviorismo de 20 críticas que sofre de outros autores e o autor cumpre esse objetivo. No fim do livro ele faz uma retomada e explica por que cada uma das críticas não se mantém.

Além disso, ela destrincha durante todo o livro os conceitos mais fundamentais dessa filosofia e mostra sempre o contraponto com o mentalismo.