A Invenção de Hugo Cabret

A Invenção de Hugo Cabret Brian Selznick

Resenhas - A Invenção de Hugo Cabret

Fernanda2358 21/02/2010

Me apaixonei!
O livro, apesar de ter 533 páginas, é de leitura super rápida, coisa de menos de um dia por conta da grande quantidade de desenhos, mas vale muito a pena, principalmente para aquelas pessoas que tem amor pelo cinema.
Francesca 04/05/2011minha estante
Minha professora pediu para a minha classe ler, e não era para começar a leitura(mas eu não sabia), e li o livro todo em 2 horas!

Caroles 03/03/2012minha estante
Tem razão Fernanda... é um ótimo livro!! Já viu o filme? Abraços

Rafa 18/03/2012minha estante
esse livro é muito bom! prendeu minha atenção desde o começo ao fim e é uma leitura super rápida pq a quantidade de desenhos é grande!!!

Gabriel 23/03/2012minha estante
Minha irmã ganhou esse livro, eu ainda não li, apenas foliei e realmente grande parte do livro são ilustrações que são ótimas.

Gustavo 05/04/2013minha estante
Verdade disse tudo, Apesar de '533' a leitura é rapida, e me anima por causa dos desenhos.

mere 21/11/2014minha estante
Meu filho ganhou esse livro na escola e entrei aqui pra saber algumas opiniões e confesso que me deixou curiosa. Vou ler.kkkkk

bielcalore 13/09/2021minha estante
Ganhei esse livro da escola à anos atrás, amei demais

Ana Guimarães 16/01/2023minha estante
Esse livro é maravilhoso! Gostei muito li ele num dia.. recomendo muito pra quem não leu ele ainda

Robin Valentine 11/08/2023minha estante
Meu livro favorito!!! Junta duas paixões da minha vida: cinema e livros !!! Dando uma história diferente para um diretor tão importante na história do cinema

mayaraarianef 01/04/2024minha estante
O primeiro livro que eu li na infância, me apaixonei por livros desde ele! Perfeito

Carlos Rogério Sartori 28/11/2013

Entretenimento de qualidade.
Tenho certeza que meus alunos dos sextos anos ou que já leram vão concordar. O livro é fenomenal! Conforme a leitura progride, temos a perfeita noção de cinema: as imagens dão um show sem comparação! Sem contar a plena imagem da história de Paris, década de 30 e das estações ferroviárias tão importantes no contexto mundial.

A cada capítulo lido, a aventura fica mais inacreditável e começamos a torcer por um menino que começou a fazer parte do nosso cotidiano. É impossível deixar de imaginar como tudo poderia ter sido diferente. Até dá para sentir uma certa revolta, a qual logo dá lugar a um sentimento de otimismo originado pela torcida de que o senhor da loja de brinquedos o tome para si!

Ah! A história do caderninho me deixou balançado!
Leah Ariane 28/11/2013minha estante
adorei professor, é claro que concordo com tudo o livro é mesmo ótimo

Danii.Silva 28/11/2013minha estante
Também gostei muito foi um dos melhores livros q eu já li e muito interessante

Matheus Costa 28/11/2013minha estante
Muito bom mesmo o livro...
O mais legal é o efeito que os desenhos trazem.
Recomento tambem assistir o filme depois de ler o livro!...

Danii.Silva 28/11/2013minha estante
O filme Tbem e muito legal... Eu até virei a Danielle Cabret.....

matheus 20/12/2013minha estante
A Invenção de Hugo Cabret é ótimo, quando li esse livro comecei a gostar de ler.

Harry 29/01/2014minha estante
achei ele um livro ótimo o único jeito de eu começar a ler, foi eu ter lido esse livro, antes eu nunca havia lido mais de 5 livros

Levy 05/02/2014minha estante
Adorei realmente incrível só lendo esse para ler e gostar de livros!

Kakashi 17/03/2017minha estante
é ótima sua resenha o livro que estamos lendo a capa é diferente mesmo assim vou escrever a resenha hoje adorei essa resenha

Leticia 23/11/2012

A invenção de Hugo Cabret de Brian Selznick
o livro em si não é tão grande como parece,ele tem mais imagens do que leitura mas não quer dizer que o livro é fútil...
Ele tem várias imagens mas que se completam e que dá uma brecha para perceber oque está acontecendo ou oque vai acontecer,enfim dá várias pistas.
As imagens são desenhos á lápis com um leve sombreado,porém são muito realistas,gostei muito!

CAPÍTULO 1: começa a história de um misterioso menino,Hugo Cabret...ele cuida dos relógios da estação e tem um misterioso caderninho no qual faz desenhos estranhoss de interesse do dono da loja de brinquedos.

CAPÍTULO 2: Hugo tem o caderninho roubado,logo após de tentar roubar um ratinho de corda,da loja do velho,parece que o tal senhor tem um grande interesse pelo caderninho,parece que tem algo há ver com fantasmas,e no caderno de Hugo,há um tipo de "rôbo",por fim ele foge sem o caderninho,porém irá fazer de tudo para ter seu caderninho de volta.

CAPÍTULO 3: O velho para deixar Hugo mais desesperado do que já estava,disse que ia leva-lo para o guarda,Hugo saiu em disparate com medo de que o guarda o pegasse,ficou escondido dentro dos relógios esperando o anoitecer...

CAPÍTULO 4: Hugo arrisca ir na loja de brinquedos do velho para pegar o caderninho de volta,porém o homem ouve os barulhos de solado no chão e logo desconfia que é Hugo e diz que vai queimar seu caderno.O velho manda ele ir embora,mas Hugo o segue até em casa e encontra sua afilhada que promete cuidar para que o tio George não queime o caderninho.

CAPÍTULO 5: Um grande mistério continua...Na verdade o tal caderninho que Hugo tinha com desenhos de um "robô" era uma caixinha de música que mágicos fabricavam para entreter a platéia.Quando o pai de Hugo a achou no museu na onde trabalhava,ficou curioso pois aquele "robô" parecia que podia escrever,e era muito mais complexo e interessante do que os outros.Porém ele estava todo enferrujado e ainda faltava algumas peças,Hugo por sua vez usando sua habilidade com relógios tenta concertar o tal "robô" para saber a mensagem que ele e seu pai queria tanto ler.

CAPITULO 6: Por incrível que pareça o livro nunca fica tedioso,nem mesmo por ser tão grande.O caderninho em que Hugo perderá para o velho na verdade fora seu pai que desenhou na esperança de concertar o autômato,mas infelizmente não foi possível por morrerá queimado no sótão do museu aonde tentava concertar o autômato,Hugo desde então tentou desenhar nos mínimos detalhes....
O velho no final mostra cinzas que PROVAVELMENTE seria do caderno...calma pois disse "provavelmente" pois na cafeteria após três meses de abandono do seu tio,ele recebe um bilhete anônimo,para ir na livraria e logo atrás escrito: "seu caderno não foi queimado".

CAPÍTULO 7: Estou adorando ler o livro,Hugo é um menino muito misterioso e Isabelle (a afilhada de George) é confiante e sabe oque quer.Falando do capítulo sete,O tal bilhete foi Isabelle que mandou pois também quer saber oque Hugo tem em segredo.Na reviravolta disso tudo o velho manda Hugo trabalhar para ele na loja e pode pensar em devolver o caderno,parece que ele tem planos para Hugo...

CAPÍTULO 8;CAPITULO 9,CAPITULO 10,CAPITULO 11,CAPITULO 12: Hugo nessa revira volta toda encontra no pescoço de isabelle uma chave,que abre o autômato,a tal mensagem na verdade não eram letras e sim um desenho de um filme antigo que o pái de Hugo,mas...o mistério é que o desenho foi assinado por "Geoger Meiréles" o padrinho de Isabelle...o dono da loja de brinquedos.
Isa =) 11/10/2012minha estante
é verdade leticia ele tem mais desenhos do que leitura e é muito bom poq a gente n so le como imagina as falas

NaaH 12/10/2012minha estante
Leticia concordo com você o livro não tem muita escrita mais com a ilustração já da pra ter uma noção do que se trata o livro da pra ter uma imaginação muito legal !!

Dani 24/10/2012minha estante
Letícia, a sua resenha será muito útil para futuros leitores e até para você, quando precisar recorrer a algum fato.
Estou adorando a sua participação nas nossas aulas de leitura.
Parabéns pelo empenho!!!!!!

Leticia 24/10/2012minha estante
Obrigado Professora,fico feliz em saber que estou participando,o livro é muito bom,impossível não participar!!!

Leticia 27/10/2012minha estante
Obrigada Nayane e Isa

biel 17/11/2012minha estante
valeu le

Jão.Pedro 21/02/2017minha estante
Marca que tem expoiler ;)

Eu marqui

Maus

Mais eu marquei

Jão.Pedro 21/02/2017minha estante
No celular não aparece?

Mayza7 20/07/2019

Um livro que a leitura flui rápido e de narrativa marcante
Uma grande descoberta da biblioteca local, um livro com diversas ilustrações e com referências do cinemas, incrível!!! Até as ultimas palavras do livro com surpresas, gente to apaixonada com certeza quero reler.
"Sabe, as máquinas nunca têm peças sobrando. Elas têm o número e tipo exato de peças que precisam. Então, eu imagino que, se o mundo inteiro é uma grande máquina, eu devo estar aqui por algum motivo. E isso quer dizer que você, também, deve estar aqui por algum motivo." - Hugo Cabret
Júlio Alcântara 29/10/2019minha estante
tem ondeeeeee

Mayza7 29/10/2019minha estante
No Sesi Júlio

Mayza7 29/10/2019minha estante
Mas vou pegar primeiro q você

Júlio Alcântara 12/02/2020minha estante
Duvido

Dhyja 22/02/2017

A chave !
O livro conta um grande relato da vida de Hugo Cabret. Um garoto órfão com apenas 12 ano de idade,Hugo vivia na estação de trem em Paris,concertando relógios.Dentro de si havia um enorme segredo,que envolvia seu pai (que havia falecido).

Nessa grande aventura,o garoto conhece uma menina chamada Isabelle,que é afilhada do dono de uma loja de brinquedo,também localizada na estação.Hugo acaba descobrindo que a chave para seus problemas esta em Isabelle.

O livro é maravilhoso,tem muitas imagens que melhora o entendimento da escrita.O livro chama muita a atenção,você praticamente esta dentro e vivenciando os ocorridos do livro.Muito emocionante !

RECOMENDADÍSSIMO !!

Zaza 24/02/2017minha estante
adoreii

Fernanda.Araujo 24/02/2017minha estante
Realmente,ficamos presos dentro deste livro!
adorei:)

Dhyja 24/02/2017minha estante
Obrigada,flor !

Vinicius De Miranda 09/04/2020

Me surpriendeu
A principio "A Invenção de Hugo Cabret" me deu um sentimento de uma simplicidade ruim, ou apenas de mais uma historia infantil com nada de mais, porem logo depois de 100 paginas me mergulhei a historia de Hugo e sua vida na estação, e mesmo com poucas paginas de texto corrido, ele é um livro muito bom e deveras profundo. Com uma característica artística muito aflorada neste livro, você leitor poderá encontrar grandes ilustrações que te colocarão mais ainda no mundo de Hugo, e não apenas "gastam pagina" ou "enchem linguiça" e sim lhe darão mais espaço para aflorar sua imaginação. Indico esse livro principalmente para quem quer começar a ler e não sabe por onde.
edermullerlima 09/04/2020minha estante
Massa

edermullerlima 09/04/2020minha estante
Tô pensando em procurar as outra obras do autor. É uma narrativa muito importante pq os traços deles são lindos.

Vinicius De Miranda 09/04/2020minha estante
Realmente concordo, ele com toda simplicidade desenvolve uma historia muito bacana, e mistura fatos reais com fatos inventados, ao mesmo tempo que lê uma historia, acaba aprendendo visões importantes sobre cinema e outras coisas históricas. Gostaria de ler outros livros do autor porem não conheço nenhuma mais.

nena_ 05/06/2021

A invenção de Hugo Cabret
É um livro bem rápido de ler , por mais q tenha 500 páginas ele é repleto de imagens ent bem facinho . É legal porém não é incrível , ele é bom para te tirar de uma ressaca mas eu não recomendaria ele como um livro mt bom .

Nota : 2.5

Sinopse : Em 1931, o menino órfão Hugo Cabret vive escondido em uma estação de trem de Paris. Ali, cuida do funcionamento de gigantescos relógios no lugar do tio que desapareceu. À noite, tenta consertar uma máquina de aparência humana para desvendar uma mensagem oculta, usando peças de brinquedos que ele furta. Seus planos, porém, correm risco. Ele é descoberto pelo dono da loja de brinquedos da estação e pela curiosa Isabelle. Essa obra-prima aclamada pela crítica mundial mistura elementos do cinema e dos quadrinhos para contar uma história sobre os primórdios do cinema, a vontade de criar vida e a aventura da imaginação.

Classificação : acho q é livre para todas as idades
manu 05/06/2021minha estante
helena no tédio be like: ?acho que vou fazer resenha d todos os livros q já li? KKKKKKKKK amo

nena_ 05/06/2021minha estante
Ent kkkkkkkkkkkkkk

nena_ 05/06/2021minha estante
Eu tava sem nada para fazer , decidi fazer todo tipo de resenha possível kkkkkkkkkk

Maíra Marques 23/06/2021

Hugo é um menino órfão que vive na estação de trem de Paris, cuidando dos relógios do lugar. Mas ele é mais do que isso, é um personagem cativante, cheio de medos, receios e lembranças de seu pai. È curioso e inventivo, tentando concertar o autômato. Os outros personagens também são interessantes, mas há em Hugo algo especial.
É uma leitura leve e fluida. Recomendo para aquele "suspiro" entre leituras mais pesadas.
Joao 23/06/2021minha estante
Que bacana. Eu gosto muito do filme do Scorcese mas o livro eu nunca tive contato.

Maíra Marques 23/06/2021minha estante
Eu comprei por causa do filme. Fotografia incrível. :)

Joao 23/06/2021minha estante
Nossa, é linda demais. Na verdade adoro o tom do filme como um todo. Fiquei interessado pelo livro.

Biel 08/08/2012

Experiência enriquecedora e gratificante
Brian Selznick é um norte-americano formado em design e autor premiado, com muitos livros publicados e com grande talento; trabalhou anos para elaborar A invenção de Hugo Cabret e construiu assim uma obra aplausível e de muito sucesso.

A história se passa em 1930 na França. Hugo Cabret é um garoto órfão que vive em uma central de trem escondido por entre tubulações e entradas de ventilação. Além de possuir muita destreza com a mecânica, tem uma índole muito carismática. Seu pai, um relojoeiro com muita aptidão ensinou tudo o que sabia para o filho e posteriormente morreu em um trágico acidente deixando o filho com uma máquina quebrada, intitulada "autômato". Hugo foi para uma central de trem com o tio, um cronometrista muito ríspido e que nunca esteve presente, deixando todo o trabalho de manutenção dos grandes relógios com o sobrinho.

Hugo sobrevivia de pequenos roubos e seu foco era o conserto do autômato; ele queria descobrir a mensagem que este último queria passar. Ele depende do anônimato pois se for descoberto corre o risco de ter seu segredo revelado. Quando cruza o caminho com o severo dono da loja de brinquedos da estação e sua afilhada, seu segredo é posto em risco.

"Então, eu imagino que, se o mundo inteiro é uma grande máquina, eu devo estar aqui por algum motivo. E isso que dizer que você também deve estar aqui por algum motivo" Pág. 378

A invenção de Hugo Cabret é uma viagem pelo mundo dos sonhos onde a imaginação é o limite; Na verdade o livro também narra um pouco do cinema e da fotografia na época, algo muito instigante de descobrir através de uma obra literária.

A história é baseada em um misto de realidade e ficcção com mistérios imprevisíveis onde o suspense está sempre presente. O inusitado é que ele(o livro) é repleto de imagens(desenhos) muito reais feitos pelo próprio autor e que condiz com o foco da obra; ou seja, o autor imagina, desenha e escreve. A criatividade deste último é indiscutível.

Com uma linguagem ágil e clara o livro flui como em um piscar de olhos e subitamente o concluímos com uma enorme vontade de relê-lo. O mais deslumbrante concernente ao livro é como o autor é conciso; consegue esclarecer algo longo e extenso em poucas palavras, sem mais delongas.

É importante frisar que "A Invenção de Hugo Cabret" possui uma diagramação excelente, e na medida certa enfatiza o mistério e a tensão presentes no livro. A história de Hugo cabret é uma grande aventura de inúmeras descobertas que fazem do livro recomendável !
Leiam, e tenham a certeza que ler a obra é uma experiência enriquecedora e gratificante.
Bisonho 09/08/2012minha estante
Muito bom, achei legal e raro ver um livro ilustrado e adoro afinal eu prefiro ver ilustrações com pouco texto do que ter um texto grande.Você é um ótimo escritor continua fazendo resenhas.

Mila F. @delivroemlivro_ 27/08/2012minha estante
As resenhas já estão ficando melhores, pois nessa vc já deixou transparecer o sentimento de um resenhista leitor que soube viajar nas páginas dos livros. Objetividade é bom, mas também pode-se juntar a emoção que se sentiu ao ler a obra.

Carlos 19/03/2013minha estante
Interessante a frase que você destaca pois todo mundo tem uma função.

Fernanda.Araujo 22/02/2017

Um Livro Contagiante.
Tem como dar 10 estrelas ?
Um livro que relata a história de um garoto órfão de 12 anos chamado Hugo Cabret ,que morava e cuidava dos gigantescos relógios localizados numa estação de trem de Paris.
Guardava um grande segredo,até que o velho da loja de brinquedos e sua afilhada "entram" no seu caminho.
Muitos mistérios e descobertas ainda estão por vir...
Uma chave,vários desenhos,obstáculos e muito mais!
super recomendo.Tem uma ótima linguagem,imagens de cinema !
Uma coisa eu tenho certeza...
Ficamos presos(as) neste livro:)
Kauan.Santos 22/02/2017minha estante
Boa Fer !!

Kauan.Santos 22/02/2017minha estante
Boa Fer !!

Zaza 24/02/2017minha estante
muito legal !

Bispooo_:D 24/02/2017

O Melhor Livro de Todos !!!!!!
Apesar desse livro se passar numa época distante , ele é ótimo . Hugo Cabret é um menino órfão,mora em um quartinho de uma estação de trem, ele pretende seguir os conceitos de seu pai para criar um " robô ".
Hugo , sem seu pai, anota todos os projetos em seu pequeno caderninho de anotações, que foi roubado por um comerciante da estação.Hugo em barca em uma interessantíssima aventura em busca dos projetos de seu pai no caderno de anotações.

SUPEEEEEEEEEER RECOMENDADO !!!!!!!!!!!!!!!!!
Victória.Ramos 24/02/2017minha estante
Eu também AMEI ESSE LIVRO

Victor 24/02/2017minha estante
Mt bom

Matheus 08/01/2017

Com uma narrativa fluida e encantadora, misturada a um trabalho gráfico impecável, fotografias e informações sobre cinema e arte, A Invenção de Hugo Cabret é uma obra literária marcante que transcende às palavras.
Assistir à "Viagem à Lua" vai ser uma experiência totalmente nova após ler à história. A trama nos imerge numa saga apaixonante que desbrava o cinema do século 20 e 30 e nos cativa à conferir os trabalhos feitos na época e prestigiar os mestres responsáveis pelos primeiros passos da sétima arte, arte que promoveu inúmeras revoluções desde sua criação.
" O cinema tem o poder de capturar sonhos" ♥

Aline Eça 09/01/2017minha estante
História linda! Eu quero emprestado! :*

Matheus 09/01/2017minha estante
Empresto sim! É muito rapidinho de ler!

Diego 10/02/2014

A Invenção de Hugo Cabret
A invenção de Hugo Cabret,é uma história interessante de se lê,pois conta,uma história do menino Hugo,que vive sozinho numa estação de trem,a história vai explicar detalhadamente como ele se vira para se manter vivo,e também os pais dele , que acontece uma coisa trágica com eles,e a parti daí Hugo vai ter que deixar sua casa,para morar na estação com um parente até certa cena,depois as coisas vão mudar para Hugo.E Hugo,vai ter um final muito comovente,que você vai ficar com vontade,de chorar.
Recomendo para leitores,iniciantes,e também para os que ainda,não teve a oportunidade de lê,esse belo livro.
Diego 10/02/2014minha estante
Espero que gostem!!!.

Adriana Naves 28/02/2014minha estante
Com certeza, as belas ilustrações são o ornamento de uma bela história, que é mais do que tudo uma carta de amor ao cinema. Uma homenagem a um grande cineasta, e que graças a seu trabalho a magia dos livros também pode marcar presença na sétima arte.

Sofia.Pavan 13/06/2020

É uma carta de amor à arte!
O enredo é protagonizado por Hugo, que vive na estação de trem de uma Paris do século XX. Ele havia acabado de perder o pai, e o tio havia desaparecido por dias. Como forma de sobreviver, ele dá corda nos relógios da estação, enquanto tenta consertar uma máquina misteriosa que seu pai havia deixado para trás - além de também ter deixado um caderno com desenhos das peças da tal máquina.
Até que um dia, enquanto Hugo roubava pequenas peças da loja de brinquedos da estação, o vendedor o flagra e confisca seu caderno. A partir daí, o menino começa a ver que aquela máquina não é apenas uma lembrança de seu pai, mas também parte de um passado distante de um personagem inusitado.
A invenção de Hugo Cabret é um daqueles livros que a gente se sente bem só pelo fato de estarmos lendo-o. Ele possui um conteúdo muito rico, não se limitando somente à magia das palavras e da imaginação, mas também às figuras, que tornam a história ainda mais real. Além disso, ele traça na narrativa um plano de fundo maravilhoso! É um cenário de encher os olhos, e também traz a magia do cinema para a obra. Contar a história dos filmes, e o quão importante eles são - afinal, "filmes têm o poder de capturar sonhos" - torna esse livro ainda mais especial do que ele já é. É realmente uma carta de amor à arte, porque os vários tipos dela são encorpordos no livro com uma paixão contagiante.
Há uma adaptação cinematográfica homônima, dirigida por Steven Spielberg, e é tão maravilhosa quanto o livro. Todas aquelas cores e aquele cenário são de uma beleza genuína.
Jessé 01/11/2020minha estante
Apenas uma correção; o filme foi dirigido por Martin Scorsese, e não pelo Steven Spielberg.

Sofia.Pavan 01/11/2020minha estante
Verdade kkk obrigada