A Invenção de Hugo Cabret

A Invenção de Hugo Cabret Brian Selznick

Resenhas - A Invenção de Hugo Cabret

Máh Viih 29/11/2021

A invenção de Hugo Cabret
É um livro maravilhoso,a cada página,a cada palavra você se surpreende. Foi um dos livros que mais gostei,e um dos que li mais rápido também kk,Recomendo muito!! E tenho certeza de que você irá gostar.

Piva 08/02/2012

Alguns livros impressionam pela sua peculiaridade, pelo cuidado e a criatividade que seu autor teve. A Invenção de Hugo Cabret é um desses livros. Com uma narrativa trabalhada de uma maneira totalmente criativa, o livro encanta desde sua primeira página até a última. Através de desenhos cuidadosamente bem feitos, imagens marcantes de filmes clássicos e uma história totalmente adorável o leitor é inserido no mundo de Hugo, Paris de 1930.

Hugo é um órfão que vive escondido na central de trem de Paris, desde a morte misteriosa de seu pai e o sumiço de seu Tio, Hugo tem sido responsável pelos relógios da estação, uma criança sobrevivendo como pode. Hugo tem um segredo escondido em seu caderninho, ele toma todo o cuidado com o pequeno objeto já que é seu último laço com o pai. Mas um dia o segredo lhe é tomado pelo dono da banca de brinquedos enquanto Hugo tentava surrupiar alguns brinquedos.

Hugo tem de recuperar o caderno que contêm instruções de seu pai, mas não pode deixar que descubram que ele é órfão ou perderá todo o controle de sua vida. Para ajudar na recuperação do bem valioso de Hugo, conhecemos Isabelle, sobrinha do dono da loja de brinquedos. Eles iniciam uma grande aventura que a cada momento mostra que o segredo do pai de Hugo está cada vez mais conectado com o da família de Isabelle.

Primeiramente, a arte gráfica desse livro é impressionante, fiquei maravilhado com os detalhes que passei mais tempo admirando os desenhos do que lendo. Brian Selznick reproduz o mesmo cuidado que filmes mudos tinham, o início do livro retrata isso, o autor avisa ao leitor para tomar a obra como um filme e é impressionante como sua narrativa se discorre dessa forma. Um filme mudo em forma de livro, chega ser estranho relatar isso.

A história é totalmente adorável, foi o último livro que li em 2011, terminei o ano com um sorriso enorme. Não demorei muito para me envolver com o estilo que o Brian utilizou. Os mistérios da vida do Hugo vão sendo revelados durante a obra e isso só me fez me envolver mais com o personagem. Embora possa parecer que essa história é sobre Hugo, mas é sobre seu segredo, com o desenrolar da trama o mistério leva o leitor para caminhos totalmente inesperados.

Hugo é uma personagem impressionante, uma criança totalmente sozinha, tendo de lutar para sobreviver, lembrando de uma vida totalmente feliz que lhe foi arrancada. Além de passar por isso Hugo tem de continuar com a tarefa do tio, que desapareceu, ou descobririam que ele não possui nenhum responsável e, provavelmente, teria de viver com as outras crianças abandonadas. Uma criança que teve de lidar com acontecimentos trágicos e ainda teve de superar tudo pra continuar vivo, isso sem perder seus desejos provenientes da idade. É incrível como Hugo se empenha em dar continuação ao trabalho de seu pai, uma forma de suprir a saudade e honrá-lo. Um personagem extremamente maravilhoso que deixa o leitor com um aperto no coração.

Uma história agradável que recomendo para todas as idades e gostos, de um jeito ou outro a obra de Selznick agrada em algum aspecto. Espero que gostem e admirem o trabalho desse autor como eu admiro.

O livro foi adaptado para o cinema no ano passado com o título de Hugo, o longa foi dirigido pelo diretor Martin Scorcese e recebeu diversas indicações ao Oscar. Estou muito ansioso para acompanhar as aventuras de Hugo e Isabelle nas telonas. O filme estreará no dia 17 deste mês nos cinemas brasileiros.

netuno 10/01/2022

Vai ser sempre favoritado!
Não importa quantas vezes eu leia, sempre derei 5 estrelas para essa obra.

Livro lindíssimo e envolvente, recheado de ilustrações impecáveis, A Invenção de Hugo Cabret é uma ótima opção para passar o tempo e viajar nas aventuras do menino que tem um talento ímpar em consertar máquinas e que cuida dos relógios de uma movimentada estação de trem.

Recomendo demais!

ChloA0 23/06/2021

Hugo cabret
Uma leitura rápida.
A história é curta muito legal esses desenhos é o que mais chama atenção e impressiona.
Super recomendo

_Valen__ 28/05/2021

Ameiii esse livro, achei fofo, mas triste ao mesmo tempo, mas no fim da tudo certo, acho um livro muito legal e que fala como é a vida de muitas pessoas claro de outra perspectiva, acho muitoooo bom.

Douglas221 18/11/2023

Hugo o mágico
Hugo e um menino que recentemente perdeu o pai, ele tem que enfrentar desafios agora sozinho, seu pai deixou para ele um autônomo, um homenzinho que é capaz de fazer uma mensagem que seu pai deixou para ele.

O tio de Hugo buscar ao ?para morar com ele na estação de trem, entre as paredes, ? cuidando dos relógios da estação, ?depois de um tempo seu tio simplesmente desaparece, Hugo agora tem que cuidar sozinho de tudo,para que o inspetor da estação não perceba que seu tio desapareceu se não ele será mandado para um orfanato.

Nessa história vamos conhecer vários personagens que vão fazer vc amar a história.

Uma história emocionante, alegre e triste

Perfeito para ler depois de um livro pesado ou de uma ressaca

É maravilhoso acompanhar a evolução do Hugo e seus desafios diários

Mia Peixoto 14/12/2020

LINDO LINDO LINDO
A Invenção de Hugo Cabret pode parecer meio infantil, seja pelos desenhos ou pela linguagem, mas sua história é de gente grande. A Invenção tem uma linguagem simples, sempre se apoiando nas belíssimas imagens. Leitura rápida, experimental e muito interessante.

manuu23 08/01/2024

A história de Hugo Cabret
Esse clássico conta a história de Hugo Cabret, filho de um relojoeiro que morreu em um incêndio consertando um autônomo, que seria sua maior motivação de vida, consertar e ver o que o homenzinho sentado em uma cadeira escrevia.
Infelizmente, depois que seu tio desaparece, ele tem que roubar para sobreviver, incluindo algumas peças para consertar a invenção.
Um dia é pego roubando por um velho senhor, que mudaria sua vida para sempre, além de uma amiga, que o ajudará muito nessa aventura.

Jose497 07/10/2023

A viagem pelas figuras
Apesar do livro ter seu enredo, fiquei olhando as figuras de uma maneira contemplativa. Gostei muito.
Dizer que o livro é sobre o início do cinema, o que não posso negar, as aventuras de Hugo Cabret é a protagonista deste livro infanto juvenil.
Gostei e recomendo, mas leiam de forma contemplativa, sem pressa, saboreando cada página.

Flora Airbender 05/08/2020

Um livro que é como um filme
Não se tem muito o que dizer sobre A invenção de Hugo Cabret porque a história é bem curtinha. A trama cativa a imaginação, é como se um filme estivesse passando na sua mente. As ilustrações contribuem bastante para isso. Só não dou 5 estrelas porque pensei que o livro seria mais emocionante. A história de Hugo é triste e inspiradora mas acho que faltou mais emoção na história de Georges, o dono da loja de brinquedos.

yasmin.m.j 02/04/2021minha estante
Esse livro tem uma carga histórica entranhada na bela literatura. Ficou muito linda essa junção com o cinema.?

belli 18/07/2020

Li este livro pela primeira vez aos dez anos de idade como livro obrigatório da escola. Anos depois, nesta releitura, percebi que não o apreciei como deveria da primeira vez.
A história de Hugo Cabret e Georges Méliès me tocou de forma inesperada.

Mei Ghost 27/03/2023

Extremamente lindo
Todas as ilustrações do livro parecem terem sido feitas pelo personagem incomum do livro, o que o deixa ainda mais perfeito. É uma atmosfera diferente e maravilhosa, lindo demais.

Laura.Santos 28/04/2022

Uma grata surpresa
Eu subestimei esse livros, eu não sabia de nada da história e achei que era um livro infantil só porque tinha imagens. Na verdade, esse livro é uma carta de amor ao cinema, eu fiquei muito surpreendida com as reviravoltas da trama e achei lindo o final.

Faz até sentido ver que a adaptação cinematográfica foi feita pelo Martin Scorsese, que além de ser um cineastra apaixonado por cinema, atualmente está tentando restaurar filmes antigos que foram perdidos pelo tempo, e me lembrei disso enquanto estava lendo, pois acontece algo parecido na história.

E eu, como uma pessoa que ama cinema, fiquei com mais vontade ainda de ver esses filmes clássicos da era de ouro que o livro tanto fala.

Lucas 25/05/2021

A Invenção de Hugo Cabret é um livro muito gostoso de se ler. É uma leitura rápida, descomplicada e nem por isso vazia. Carrega palavras e sentidos muito bons e especiais, bonitos e gentis, com ilustrações muito bonitas que nos instigam pela próxima página. É claro, é uma história infanto-juvenil, sobre e para crianças, e não por isso perde em nada a qualidade ou curiosidade de um adulto. Tem algumas ?lições? que mesmo nós na fase adulta podemos nos esquecer ou nos desmotivar-mos. Penso quando a personagem de Georges Méliès fala que na plateia, naquele dia, não via trabalhadores, adultos, ou o que fosse, mas sim piratas, sereias, magos e astronautas. Alguns dias esquecemos que não precisamos crescer e esquecer da juventude e criatividade, dos sonhos e da imaginação.