Gata Branca

Gata Branca Holly Black

Resenhas - Gata Branca

Jéssica @paraisoliterario 05/10/2013

Gata Branca {resenha pro Lendo & Comentando}
Cassel vive em um mundo onde andar com as mãos descobertas pode ser algo fatal, isso porque os Mestres de Maldição possuem os mais variados dons: sorte, controle das emoções, transformações físicas, alteração de memória e por aí vai. Mestres precisam tocar as pessoas com as mãos para amaldiçoá-las.

A família de Cassel é formada por talentosos Mestres, bem todos menos o próprio adolescente que não possui nenhum poder especial a não ser o seu talento para os golpes. O problema é que usar esse tipo de talento é terminantemente proibido pelo governo, então eles devem ser muito cuidados ao infringir a lei.

Além de uma família poderosa os Sharpes são ótimos golpistas. E os irmãos mais velhos do garoto, Philip e Barron, trabalham para terríveis mafiosos. Mas este não é o grande segredo que todos eles guardam. Três anos antes Cassel matou sua melhor amiga ( e por quem era apaixonado), Lila Zacharov, e filha do mafioso para o qual os irmãos dele trabalham. Esse é um assunto no qual ninguém da sua família toca.

Durante três anos nada mais de anormal, ou tão anormal quanto possível para alguém que faz parte de uma família de Mestres, aconteceu na vida de Cassel até ele sonhar com uma gata branca e acordar em cima de um telhado vestindo seu pijama ainda. Depois desse primeiro sonho as coisas começam a ficar ainda mais estranhas e ele acaba tendo outro sonho, ainda bizarro que o primeiro, desta vez a gata branca fala com ele no celeiro de sua casa, ela diz que está enfeitiçada e que precisa de sua ajuda.

Poderia ter sido só mais um sonho se Cassel não tivesse acordado em sua cama com os pés cheios de lama. A partir daí ele começa a investigar e procurar pistas, pistas que o levam de volta até o assassinato de Lila. Será que estivera errado durante os últimos anos? O que realmente aconteceu com a garota por quem era apaixonado? E, principalmente, por quê? Só ele pode descobrir isso.

Como disse no começo da resenha: adiar a leitura de um livro da Holly é um tipo de estupidez em vários níveis diferentes para quem gosta de YA's (como eu!). Gata Branca teve um começo meio confuso, mas as coisas acabam sendo explicadas e a narrativa começa a te prender ainda nos primeiros capítulos, mas não nas primeiras páginas.

Vivo falando sobre como sinto falta de originalidade nos YA's ultimamente, todo mundo já está cansado de me ouvir dizendo isso, não é mesmo? Pois é, então eis o que precisam saber sobre este livro: vocês nunca leram nada como ele! Não só apenas um mundo novo é criado para dar suporte a esta história, mas toda uma mitologia da qual nenhum de nós podemos reclamar porque é algo que nunca tinha lido antes.

Quer mais pontos a favor do livro? Que tal o fato de ele ser narrado pelo Cassel? Sim, ele é em primeira pessoa e o garoto narra, isso não é inédito, mas oferece um "escape" de narrativas femininas que, muitas vezes, deixam o livro completamente tedioso. Nada de dramas desnecessários aqui, Cassel é prático e muito racional, além de muito esperto.

Pouquíssimas pessoas sabem, mas a são raros os livros que conseguem me surpreender de forma positiva, na maioria das vezes na metade do livro (às vezes até antes disso!) já descobri o que vai acontecer no final dele, claro que eu tinha uma ideia do provável final para esse primeiro livro, mas acontece que uma parte dele realmente de deixou pasma. Estava tão curiosa para saber o que acontecia que comprei o ebook de Red Glove e já comecei!

Ahh preciso comentar algumas coisas: primeiro é que a parte interna da capa é preta. Adoro quando as editoras fazem isso, o livro acaba tendo "um charme a mais". Meu segundo comentário não é tão positivo, Gata Branca tem páginas brancas. Até hoje não conheci uma pessoa que prefira folhas brancas. A terceira é que eu não gosto dessa capa, sei que todo mundo acha linda e eu acho bonita também, mas simplesmente não gosto.

Acredito que consegui deixar bem claro o que achei desse primeiro livro da série Mestres da Maldição, não é? Holly Black me conquistou e, só com esse livro, já me convenceu a ler qualquer coisa que tiver seu nome.

site: http://www.lendoecomentando.com/2013/10/gata-branca-mestres-da-maldicao-1-holly.html

Francine 16/08/2013

Que família é essa!?
Li este livro durante a Maratona Literária e minha primeira impressão até a centésima página não foi das melhores. A verdade é que tinha grandes expectativas ao ler a sinopse, especialmente por abordar um tema tão original (maldições).

Ao concluir a leitura, posso dizer que Gata Branca não me decepcionou, mas também não foi o que esperava. A história é narrada em primeira pessoa pelo protagonista, Cassel Sharpe, um adolescente muito hábil em mentir. O fato dele ser um golpista de primeira é bastante interessante, mas sua imaturidade emocional torna a história inconstante. Demorei a me acostumar com esse ritmo.

O contexto, no entanto, é tão original quanto a sinopse promete! Imagine vivermos numa sociedade com mestres de maldição que apenas com um toque de suas mãos nuas são capazes de causar grandes mudanças (ou morte), a depender dos seus poderes. Com apenas um toque, um mestre de sorte pode trazer-lhe muita sorte; um mestre de morte pode tirar sua vida; um mestre de memória pode fazê-lo esquecer e ou criar lembranças; e assim por diante. Não é difícil prever que as maldições foram mais usadas para causar males do que o bem, o que as tornou proibidas socialmente. Por isso todos vestem luvas de couro e os mestres de maldição passaram a se associar ao crime e à máfia.

Cassel Sharpe é o caçula de três irmãos e o único membro de sua família que não é um mestre de maldição (até onde sabe). Isso quer dizer que é o único membro da família sem relações com a máfia, o que não o torna menos "perigoso". Com sua observação atenta e capacidade de mentir, ele também causa alguns estragos à vida alheia e até se sente satisfeito com isso (sentimento típico de um adolescente que se descobre capaz de tirar vantagens).

O que há de pior nele? O fato de ter matado sua melhor amiga, Lila, a quem amava mais do que apenas um amigo. Ele lembra dela morta, coberta de sangue, muito embora não lembre de como a matou. Convivendo com a culpa, Cassel Sharpe não se permite confiar em alguém, muito menos em si mesmo.

Não até descobrir, como uma caixa de pandora a ser aberta, que seu passado pode não ser como acredita e que a mentira não é propriamente seu principal poder.

Gata Branca é arrepiante no que diz respeito a relações familiares! A família de Cassel Sharpe é completamente desajustada, repleta de poderosos mestres de maldição que guardam segredos cada vez piores. Senti imensa vontade de sacudir a mãe dele até que parasse de ser tão egoísta, de matar os irmãos mais velhos do Cassel e dar condições para que ele não fosse tão limitado!

O fato dele ser um adolescente, mais vulnerável e inconsciente das coisas à sua volta, torna Cassel um personagem manipulável por todos e o livro é uma constante de problemas a serem superados. Cassel quer apenas manter alguém muito importante para ele e a si mesmo com vida, mas no término do livro (ao menos para mim) o preço a ser pago é alto.

Sobre o final, gostei e igualmente odiei! Queria mudar tudo. O que faz de Gata Branca um livro muito bom em minha opinião. Apesar da narrativa que não me agradou e do contexto super original que não foi explorado como poderia, é um livro imprevisível. Recomendo!

A capa é maravilhosa! Eu adquiri esse livro pela sinopse e pela capa. Cassel é exatamente como o modelo e a gata branca em suas mãos, envolvida com tanto cuidado, é muito representativa. Páginas brancas e letras grandes em comparação ao formato do livro tornaram a leitura mais dinâmica. Em resumo, gostei da qualidade gráfica.

[Resenha oficialmente postada no meu blog - My Queen Side]

site: http://myqueenside.blogspot.com.br/2013/08/resenha-5-gata-branca.html#more

Allison - @oallisonperin 28/07/2013

Fui enfeitiçado!
Como a maior parte dos livros que compramos, sempre há um obstáculo que lhe impede de efetuar a comprar. Comigo não foi diferente.

Não me lembro como conheci Gata Branca ou, melhor dizendo, a trilogia dos Mestres da Maldição. Pode ser sobre uma suposta entrevista com Cassandra Clare, onde ela menciona sua melhor amiga Holly Black - escritora de Gata Branca; ou, quem sabe, eu estive lendo algum artigo e me deparei com esse livro. Mas, isso não importa.

O que me impediu de comprar o primeiro livro por tanto tempo foi algo muito comum: os altos preços. Sim, vivemos em um país onde se paga preços abusivos para edições xexelentas. E quem diria o dia que eu estivesse com quarenta reais no meu bolso e pudesse ter minha chance de adquirir uma cópia de Gata Branca? Sim, quarenta reais. Demais, não é mesmo?

Mas enfim, não estou aqui para discutirmos preços - se bem que deveríamos repensar e tomar atitudes contra isso - e, sim, contar como foi minha sensação ao ler o livro.

Êxtase. Digamos que levei uma tapa na cara ao lê-lo. Havia algum tempo que eu sabia dizer, corretamente, a direção que o livro iria me levar; eram um tanto óbvio. Com este, tive a mesma expectativa, mas a narrativa tornou um ângulo totalmente inverso a minha linha de pensamento.

Cassel Sharpe vem de uma família de Mestres da Maldição - pessoas que podem controlar emoções, sentimentos, memórias e derivados -, mas o toque de um é ilegal, o que significa que todos são criminosos - querendo ou não. E se torna evidente que a família Sharpe tem total exclusividade na hora de decidir se tornarem golpistas.

Cassel está tão acostumado a aplicar golpes que, em situações que podem ser contornadas tão facilmente, ele abusa da criatividade e aplica táticas mais elaboradas do que as anteriores. Talvez foi esse o motivo para eu me apaixonar obcecadamente pelo personagem. Um garoto de dezessete anos, golpista profissional e que esconde totalmente seu ego interior, garantindo a si mesmo que amizades requerem benefícios de ambas as partes - um dos motivos para não querer ter um amigo em nenhum momento.

Acredita também que a melhor maneira de mentir é tornar a mentira tão mais verdadeira quanto a própria verdade. Alguma lógica? Sim, pois Cassel é um excelente mentiroso.

Mas o que o torna diferente é o fato de ele não ser um mestre. Vindo de uma família que se tornou gangsteres tão poderosos quanto o próprio nome, Cassel se sente deslocado dos demais membros. Mas ele possui uma fato a parte: considera-se tão mais golpista quanto a própria família. E isso se torna verdade, quando ele engana seus irmãos tão bem a ponto de acreditarmos que a verdade esteja a nossa frente.

Seu único desafio é evitar os sonhos com uma Gata Branca, que diz sofrer uma maldição aplicada pelo próprio Cassel. Vê se pode! E agora ele esta destinado a descobrir quem é essa felina e o que ela está requirindo. Ah, um detalhe a parte: Cassel matou Lila. Ela era sua melhor amiga e ele a amava; mas matou-a mesmo assim.

Mas o que ele está prestes a descobrir está muito além daquilo que sempre pensou. Ao tentar descobrir partes de seu passado e desvendar o seu próprio eu interior, ele precisa armar um golpe de mestre. Ou melhor, armar o seu maior golpe, já que coisas horríveis podem acontecer em sua trajetória.

O mais empolgante nesse livro foi a perfeita construção do personagem. Cassel é bonito, corajoso, mentiroso, possui habilidades tão mais superiores que as pessoas a sua volta e se condena até o último instante por ter matado Lila. Seus sentimentos, suas tática, sua mente... formas tão bem estruturadas quando a própria estória.

Holly Black arma um golpe de mestre para o próprio leitor. As pistas que são nos deixada não fazem o menor sentindo; você sente a raiva lhe encrustar por não estar entendendo tantos pontos. Mas a estória chega ao fim e as pistas se encaixam tão melhor quanto um quebra cabeça, fazendo sua boca se esticar em um ângulo enorme e gritar "HOLLY BLACK, VOCÊ É UM GÊNIO".

Agora só preciso controlar minha euforia e angústia, esperando minha felicidade de ler algo tão impressionante cessar. Afinal, depois vem a nostálgia e eu irei necessitar da continuação.
Nayah 29/12/2013minha estante
Eu até pensei em fazer uma resenha, mas você conseguiu passar exatamente TUDO o que eu pretendia dizer.

Uma coisa que percebi, Cassel é até mais habilidoso do que os irmãos no golpes. Ele analisa CADA detalhe, e o que mais gostei.. a capacidade de improviso dele é a melhor!

A autora me deixou completamente perdida em alguns momentos. As pistas eram tão certas quanto confusas e então BUM! Não era nada do que a gente imaginou.

Fora o suspense que embala o livro. Simplesmente perfeito!

Daniel432 07/07/2013

Magia para Adolescentes
O que escrever sobre um livro escrito para um público bem mais novo que eu?? Talvez, o óbvio!!

Por se tratar de livro destinado ao público juvenil o enredo, tipicamente, envolve muita magia, mistério e um pouco de romance.

No começo achei-o bastante monótono, mas a certa altura o livro ganhou um pouco de animação e nos últimos capítulos, até mesmo me prendeu à leitura.

Recomendar sua leitura?? Não!!! Não compraria tal livro!!! Somente o li porque o ganhei aqui no Skoob. Se eu tivesse uns 30 anos a menos talvez eu o compraria e indicaria sua leitura.

Robertha 28/06/2013

É o primeiro volume da série Mestres da Maldição. Cassel Sharpe faz parte de uma família de mestres e é de conhecimento geral que, com apenas um toque, eles podem mudar o destino de qualquer pessoa, manipular sonhos, memórias, emoções e até matar. Cada um tem uma "especialidade", digamos assim, e Cassel é o único da família que não tem nenhum poder. Para "proteção", os mestres usam luvas e o governo quer cadastrar cada um deles para saber quem são e não perder nenhum de vista.

Por não se encaixar nesse mundo, Cassel vive tentando se misturar com os outros garotos, mas carrega um segredo que o consome todos os dias: ele matou sua melhor amiga, Lila, que é filha de Zacharov. Um mafioso poderoso e chefão de muitos mestres, inclusive do irmão de Cassel.

Em meio a culpa e perturbações, Cassel começa a sonhar com uma gata branca e após um surto de sonambulismo no meio da noite, o garoto começa a desconfiar de que tem alguma coisa muito errada com ele e que sua família anda escondendo algo extremamente importante. E aí começa a busca de Cassel para desvendar o mistério.

Gata Branca é um livro super diferente dos outros que eu já li. A história te prende do começo ao fim e é muito bem amarrada. A autora conseguiu não deixar nada de fora e, ainda assim, fazer com que em toda página aconteça algo. Os personagens são muito bem construídos e cada um tem sua personalidade bem definida.

A história é narrada por Cassel em primeira pessoa, o que já é um diferencial neste mundo onde somente temos visões de meninas. Também não é o protagonista perfeito e feito exclusivamente para que você se apaixone. Ele tem todo errado e tem um passado que o "condena" e é cheio de pensamentos maldosos, mas mesmo assim, Cassel consegue te conquistar. Vale a pena colocar Gata Branca na sua lista. Você não se arrependerá.

site: http://www.diversaosemculpa.blogspot.com.br/2013/03/gata-branca.html

Bruna Fernández 21/05/2013

Resenha para o site www.LivrosEmSerie.com.br
Esse é um ótimo exemplo no quesito “não julgue um livro pelo título”. Impossível não sentir uma estranheza ao ver o título desse livro, mas a sinopse já dá uma bela de uma ajuda. O que eu não esperava era que Gata branca me conquistasse tanto assim. Um livro incrível com um universo interessantemente diferente, afinal não é em qualquer livro que o “mocinho” não somente tem jeito de malandro, mas é um verdadeiro golpista. (Neal Caffrey feelings)

Gata Branca é o primeiro volume de uma trilogia. Nele acompanhamos Cassel Sharpe, o filho mais novo de uma família que descende de uma linhagem de Mestres. Os Mestres são pessoas que nascem com um toque mágico, então todos são obrigados a usar luvas. Ser um Mestre é ilegal, pois o toque dessas pessoas podem trazer graves consequências. Apesar de descender de uma família toda de Mestres, Cassel nasceu sem nenhuma habilidade, tornando-se um estranho desde de sua própria família.

Um dos motivos de eu ter adorado esse livro é o fato de a história de Cassel ser extremamente diferente. Mesmo ele não sendo um Mestre, aos 14 anos ele matou a sua melhor amiga. Desde então ele foge do seu passado e tenta agir como um garoto normal. Mas sua amiga, Lila Zacharov, não é uma garota qualquer: ela é a grande herdeira de uma família mafiosa. A família de Cassel faz de tudo para protegê-lo e ele acaba em um colégio interno, mas não consegue negar a suas raízes de vigarista montando uma rede de apostas no colégio, um “negócio” muito lucrativo. Tudo corre bem até nosso personagem sonhar com uma gata branca e acordar pendurado no telhado da escola só de cueca. Temendo que ele tenha tentado cometer um suicídio, a escola exige que Cassel seja afastado até poder provar que não oferece riscos a ninguém.

Então ele se reencontra com os irmãos, Philip e Barron, e seu avô – sua mãe está presa por ter dado um golpe em um milionário. Mas ele nem sempre teve uma boa relação com Philip e os sonhos com a tal da gata branca voltam a atormentá-lo, tentando contar a ele algo em relação ao seu passado. Então sua missão de vida passa a ser descobrir o que realmente aconteceu quando ele era mais novo – e isso acaba sendo uma verdadeira caixinha de surpresa.

O ritmo do livro é rápido e a história envolve o leitor. Eu simplesmente não queria largar o livro. Cassel me conquistou por ser um protagonista completamente diferente e fora da curva. A sinceridade do personagem e a forma como ele trata com tanta maturidade alguns acontecimentos é impressionante. A autora conseguiu convencer ao escrever do ponto de vista masculino, que poderia ter sido uma tragédia e seria um disperdício de uma ótima história. Com uma trama bem inovadora, não consigo entender como algum estúdio ainda não teve a intenção de comprar os direitos de adaptação da série.

Red Glover, o próximo volume da trilogia, ainda não tem previsão de lançamento no Brasil. Espero que não demore!

"A memória é fugidia. Ela se ajusta à nossa compreensão do mundo, se deforma para acomodar nossos preconceitos. Não é confiável." p. – 116

"Você é igual aos seus irmãos. Sabe o que costumavam a dizer sobre garotos como você? São inteligentes como o diabo e duas vezes mais bonitos que ele." - p. 143

Bianca S. Bonatto 09/05/2013

"É uma sensação que somente quem ler vai entender!"
Desde que eu descobri sobre o quê o livro trataria eu pensei: "Tenho que lê-lo!!!". Alguns bons tempos depois, a maravilhosa Rocco o trouxe para nós e parecia haver uma conspiração, pois demorei um bom tempinho para finalmente poder comprá-lo, até que chegou ás minhas mãos e FINALMENTE eu consegui lê-lo.
Foi uma sensação de êxtase total!
A forma da narrativa é simplesmente perfeita!
O Cassel, nosso personagem principal te prende às páginas de uma forma que eu não imaginei que seria. A própria descrição dele condiz perfeitamente com o moço bonito da capa (Tom Sturridge), a escolha para a representação é simplesmente a melhor.

Ele não é o tipo de personagem "Why god, why???", ele realmente se ferra em dados momentos e a sua situação atual não ajuda muito também.
Ele tem consciência das suas "habilidades" e faz bom uso delas, sem se arrepender.

Com o decorrer da história e as descobertas que Cassel faz, parece que tudo conspira ao seu favor e ao mesmo tempo contra ele. Uma vez que descobre sobre seus irmão e o que realmente aconteceu no passado (que o persegue, literalmente até quase ás últimas páginas), você também se surpreende.

Para fechar com chave de ouro, tem a última página, literalmente os últimos parágrafos, esses são dignos de uma cena de filme/série.
A Holly conseguiu passar a sensação que temos ao ver uma determinada cena num filme ou série. Ela conseguiu transformar essas imagens em palavras, sem perder a essência.
Quando terminei de ler fiquei com a sensação de que estava vendo algo e não lendo, é uma sensação que somente quem ler vai entender. É o entendimento que você tem da história que se passou e que promete mais, você se vê repassando os momentos e ligando pontos, é algo que somente o leito consegue entender.
E por isso, sou cada vez mais fã da Holly, ela conseguiu atingir um ponto totalmente alto!

Bjus =***

Psychobooks 07/03/2013

Resenha Dupla
www.psychobooks.com.br

- Bora pra premissa, gente!

Alba: Eu gostei MUITO do mundo criado por Holly Black, vou explicar:
O mundo não é pós-apocalíptico, não tem muita diferença. Tudo é meio igual, digo meio porque no cenário criado por Holly Black, há Mestre de Maldições. Essas pessoas tem o poder de fazer uma magia específica. Seja ela manipular sonhos, sorte, sentimentos, memória, a própria morte e até mesmo transformar aquilo que toca.

Sabrina: Uma coisa que me conquistou bastante logo de cara foi justamente esse fato de o cenário se parecer com o mundo real “pero no mucho”. Geralmente em livros de fantasia nós temos aquele mundo apocalíptico, com novas regras, novas culturas, uma nova forma de ver o mundo. Porém, em “Gata Branca” esses elementos são mais sutis, incorporados a um mundo muito parecido com o nosso. Isso torna a ambientação um pouco mais “crível”, digamos assim.

Alba: Cassel é o único em sua linhagem que não é mestre em nada. Ele tem uma única certeza: matou a garota que amava quando tinha 14 anos, mas não se lembra porque. Hoje, com 17, ele tenta deixar tudo isso para trás, estudando em uma escola normal; mas o destino não tá pra isso, né gente? Senão não teríamos livro!

Sabrina: Pobre Cassel! A sua vida “normal” não passa nem das primeiras páginas do livro, uma vez em que a narrativa já começa de uma forma um tanto quanto... inusitada. Será que ele um dia chegou acreditar que teria uma vida “normal”?

- Leia com luvas, ou será amaldiçoado. Muahuahuahau

Alba: Agora vamos à narrativa. Jovem-adulto em primeira pessoa já é meio que uma obrigação, né? Holly não foge á regra. A diferença é que o ponto de vista é de um garoto (em livros do gênero é mais comum que o POV seja de meninas). Vocês sabem que costumo implicar um pouco com esse tipo de narrativa por não ter a ampla visão de tudo o que acontece na história, mas a escolha da autora tem todo um fundamento, por conta da história de vida de Cassel.

Sabrina: Concordo com a Alba! Ao contrário do que acontece em 87,4% das vezes (adoro inventar dados estatísticos! =B), quando temos que aguentar uma mocinha chata se lamuriando, acredito que a Holly acertou em cheio em dar a “voz” dessa história ao Cassel. Isso só colabora para aquele clima de “suspense” presente na obra, uma vez que passamos a desvendar pedacinho a pedacinho esse grande quebra-cabeça junto com o personagem. Aliás, uma coisa que achei bem legal nesse livro é justamente a habilidade que a autora teve em inserir pequenas pistas ao longo da história (e que no começo podem até passar desapercebidas), que colaborarão para o desfecho final.

Alba: Cassel é um personagem cativante e bem-construído. Todas as suas características são bem-fundamentadas e ele não foge de nenhuma delas durante o enredo. Há no livro posições opostos em relação aos mestres, que são o centro da história. Alguns buscam serem compreendidos por meios de leis, outros buscam a força. A família de Cassel está envolvida com a máfia.

Sabrina: Cassel, seu lindo!

Vanessa 18/02/2013

Gata Branca - Holly Black

No universo criado por Holly Black em Gata Branca, o primeiro volume de uma trilogia, todos usam luvas, já que o toque das mãos nuas daqueles chamados de Mestres da Maldição pode trazer graves consequências.
É através de Cassel Sharpe que conhecemos o mundo em que ser um Mestre é ilegal e, as poucas pessoas que nascem com o toque mágico passam à vida escondendo o fato do resto da população “normal”. Cassel descende de uma longa linhagem de Mestres; seu pai era um Mestre da Sorte, sua mãe – que está presa por ter sido pega dando um golpe em um milionário – é uma Mestre de Emoções, e seu avô um Mestre da Morte, porém Cassel nasceu sem nenhuma habilidade, ele é a aberração em uma família de anomalias.

“Eu podia até ser membro da família, mas sempre serei um intruso.“ – Capítulo 3, página 53.

Aos 14 anos Cassel mata sua melhor amiga, Lila Zacharov, herdeira de uma família de mafiosos para quem seu avô trabalha. Com medo da retaliação que a descoberta desse assassinato pode trazer, a família de Cassel encobre qualquer vestígio da morte de Lila.
Na tentativa de fugir do seu passado, Cassel vai estudar em um colégio interno, onde faz valer o ditado “filho de peixe, peixinho é”, e nos mostra que assim como a mãe é um trambiqueiro de primeira. Logo quando chega ele passar a encabeçar uma lucrativa rede de apostas, mente sobre quem realmente é e faz de tudo para se encaixar no grupo de alunos.

“Sabe o que costumavam dizer sobre garotos como você? São inteligentes como o diabo e duas vezes mais bonitos do que ele.” – Capítulo 8, página 143.

Tudo está correndo muito bem para Cassel, até que certa noite depois de sonhar com uma gata branca que roubou sua língua, ele acorda no telhado de um dos dormitórios da escola. Crentes de que Cassel tentou suicídio, os diretores o afastam da escola até que ele possa provar que não oferece riscos a si ou aos outros alunos. Ele então sai da escola com um único objetivo: conseguir um laudo médico que comprove que o que aconteceu foi um evento isolado e não irá se repetir.

“As mentiras mais fáceis de contar são as que você quer que sejam verdade.” – Capítulo 18, página 339.

“Minta até que você mesmo acredite, esse é o verdadeiro segredo de mentir. É o único meio de não ter nada que entregue você.” – Capítulo 7, página 127.

Sem ter mais para onde ir, Cassel pede ajuda para o irmão Philip, que ele não vê há anos e tem uma péssima relação. Enquanto planeja o golpe que o mandará de volta para a escola, Cassel percebe que existem mais segredos do que ele jamais imaginada rodando a sua família e a ele mesmo. Os sonhos com a misteriosa gata branca continuam atormentando seu sono, sonhos que parecem querer dizer algo sobre seus irmãos Philip e Barron, dizer algo muito importante sobre o que aconteceu quando ele tinha 14 anos. A partir disso, ele vai arquitetar o golpe de sua vida: descobrir a verdade sobre ele mesmo.

“ Para mim, a maldição é um muleta, mas o golpe é tudo. “ Capítulo 1, página 25.

Gata Branca é um livros rápido, envolvente, uma leitura viciante. Cassel é um personagem muito sagaz e perspicaz, acaba se tornando impossível não gostar dele, e apesar de em certos momentos ter me deixado irritada pela piedade excessiva que ele sentia por pessoas que não mereciam, Holly Black obteve êxito ao escrever sob o ponto de vista masculino, pois o personagem é bastante verossímil.
Embora alguns dos ‘golpes’ que Cassel aplica ao longo do livro tenha me parecido “coisa de criança”, a trama é muito bem construída e inovadora, não deixando nada a desejar, todos os mistérios que são apresentados ao leitor ao longo da narrativa são muito bem costurados até chegar a um desfecho maravilhoso.
Red Glover – sequência da série – ainda não tem previsão de lançamento para ser lançado no Brasil, mas a trilogia já foi finalizada nos EUA.

Marina Garcia ( 09/02/2013

[Resenha: Livro] Gata Branca, escrito por Holly Black
Publicado no blog: http://falandodelivrosemusica.blogspot.com.br/2013/02/resenha-livro-gata-branca-escrito-por.html

RESENHA: Se você quer sobreviver entre as páginas e palavras escritas por Holly Black você deve ter em mente inúmeras coisas, entre elas: ser inteligente e saber mentir são habilidades fundamentais; nunca confie em ninguém a não ser em si mesmo, e ainda assim, mesmo nesse caso, sempre desconfie. Esse mundo é perigoso e é nele que vive Cassel Sharpe e sua família de Mestres das Maldições.
Os Mestres são capazes de bagunçar a vida de qualquer pessoa com apenas um toque, podem lhe trazer sorte no casamento, azar nos negócios, apagar uma lembrança, quebrar as suas costelas... Matar. Em meio a tanta paranormalidade, Cassel é o único de sua família que não possui tais poderes, mas nem por isso é deixado para trás. Sua mãe lhe ensinou desde pequeno que com uma maldição qualquer pessoa poderia conseguir o que quisesse, mas seria através de um golpe que escaparia sem sofrer nenhuma consequência do que tenha feito. Oras, não é necessário ser um mestre para poder ser um golpista.
E nosso personagem principal é um golpista inteligente e bom no que faz, mesmo sendo um tanto impulsivo. Mentir esta no seu sangue, adotar uma máscara de normalidade ao estudar em um colégio interno, enquanto sua mãe esta presa, e ganhar dinheiro extra através do agenciamento de pequenas apostas feitas com seus colegas, é simples... Bom, pelo menos é o que parece, mas não é fácil quando se tem o primeiro ataque de sonambulismo depois de anos. Parar no telhado de um dos dormitórios da escola é chamar atenção demais e seus professores não gostaram nada disso. Suspenso por tempo indeterminado até conseguir um diagnostico médico, Cassel volta para perto de sua família com inúmeras perguntas na cabeça e com um mistério antigo de sua vida que volta para lhe atormentar: aos 14 anos ele matou Lila, sua melhor amiga e a garota por quem ele era apaixonado.
Esperei passar semanas para que eu esfriasse a cabeça e deixasse a poeira abaixar antes que pudesse fazer uma resenha, pois eu realmente gostei de Gata Branca e não queria atrapalhar minhas palavras tendo um ataque de fan girl. De um time formado por escritores incríveis, Holly Black é amiga de Cassandra Clare, Scott Westerfield e outros conhecidos nossos, não podia ser menos awesome.
Me vi lendo o livro embaixo dos lençóis para não correr o risco de ter minha mãe levantando da cama, durante a madrugada, para me mandar dormir imediatamente. Desejei de algum modo ser portadora de alguma dessas “maldições” proibidas de serem utilizadas, usar luvas compridas, ajudar Cassel lhe dando alguns conselhos ou cascudos. Queria ser uma personagem dos livros de Holly Black, mesmo ela sendo uma escritora malvada.
Não posso negar que algumas coisas se tornaram previsíveis, mas saber daquilo antes do Cassel, ao contrário de se tornar algo ruim, pelo ritmo que a história estava tendo me fazia entrar em ebulição, me deixava sem fôlego, exclamando e discutindo com Cassel como se ele pudesse me ouvir, essas coisas de leitores pirados... E talvez pelo personagem principal ser masculino o romance é pouco trabalhado, não tem o mimi e não fez falta, ao menos para mim.
Será que isso resume o que eu senti? Talvez não, mas tudo o que precisam saber é que Gata Branca é diferente - famílias que formam verdadeiras máfias! Wow! - muito bom e faço uma aposta de que a sequência, Red Glove, vai ser melhor ainda. Vale a pena ter um exemplar na estante.

MEUS QUOTES FAVORITOS:
"Tenho esse problema. Às vezes, me apaixono demais pelo golpe; mesmo quando ela dá errado, prefiro que ele se vire contra mim a abandoná-lo no meio." (pág. 99/100)
"Minta até que você mesmo acredite, esse é o verdadeiro segredo de mentir. É o único meio de não ter nada que entregue você." (pág. 127)
"Sabe o que costumavam dizer sobre garotos como você? São inteligentes como o diabo e duas vezes mais bonitos do que ele." (pág. 143)
"Estou esquecendo o básico sobre mentir. Mantenha a história simples. A verdade é complicada, e é por isso que ninguém acredita nela quando confrontada com uma mentira um pouco razoável." (pág. 171)

Trilogia Mestres das Maldições, escrito por Holly Black
Livro 1 - Gata Branca (Título original: White Cat)
Livro 2 - Red Glove (os demais ainda não foram lançados no Brasil)
Livro 3 - Black Heart

Lud 31/01/2013

A Rocco comprou os direitos desse livro, mas eu já tinha lido antes. Eu preferia executores de maldições do que mestres das maldições. Acho que a palavra mestres não se enquadram no conceito que tenho da palavra.

Mas vamos ao livro.

O que me chamou muito a atenção é que o personagem principal é um homem, então o livro tem um enredo bem diferente, bem fluido, sem dramas e enrolações que geralmente segue os livros de mocinhas.
Quando você for ler esse livro, aconselho a tirar umas horas de folga, porque quando se começa a ler não para. É um típico livros de suspense, que te leva a loucura para saber o que vai acontecer.

Holly é perfeita, ela te envolve no enredo, e simplesmente não tem como não entrar na história e ajudar ao Cassel a desvendar o mistério que é a sua vida.

Não tem como descrever o livro sem contar coisas que revelam algo do Livro, vi muitas resenhas contanto o segredo do livro, o que estraga a historia para quem irá ler, então nessa resenha não irei contar nada, apenas dar minha crítica ao livro.

Cassel, é inteligente, e o único de uma família de executores que é normal, não possui nenhum poder que possa ser interessante para a máfia, para quem seus dois irmãos trabalham. Mas isso não quer dizer que Cassel é um santo, ele é o contrário dos mocinhos que vemos por ai, ele é um vigarista, e movimenta apostas dentro do internato para poder pagar o mesmo.

Você acha que é fácil nascer em uma família de vigaristas? Nem um pouco, e isso faz Cassel lutar ainda mais para não ultrapassar a linha entre pequenos golpes e realmente matar uma pessoa. Mas em um mundo de magia, nada é o que parece e um grande mistério gira em torno de sua vida.

Uma gata branca ronda seus sonhos, o fazendo duvidar de sua sanidade, e buscar segredos há muito tempo esquecidos.

E no final, sua família revelará quem realmente são e Cassel terá que escolher o mundo em que deseja viver, um mundo corrupto de mafiosos e Executores de Maldições, ou um mundo normal, onde não é nada mais do que um simples menino pobre, em um colégio interno.

Bem espero que gostem do livro, foi realmente uma surpresa para mim, e eu amei cada linha dele! E o cara da capa é o Cassel!

Lygia 06/01/2013

Apesar de previsível, temos um ótimo protagonista!
"Não posso confiar que as pessoas de quem gosto não vão me magoar. E não tenho certeza de que posso confiar em não magoá-las também. A amizade é uma merda."

Poucos Mestres da Maldição existem. E os que existem, geralmente são Mestres da Sorte. Com um simples roçar de dedos, as pessoas dotadas com esses 'dons', podem manipular pessoas, sentimentos e memórias. Nessa premissa criada por Holly Black, conhecemos Cassel Sharpe, que veio de uma família de Mestres de Maldições, mas para seu azar, ele não tem nenhuma habilidade. E parece que esse é a primeira de muitas coisas que não são sortudas em sua vida.

Acusado de matar sua melhor amiga, Lila, e sem ter muitas lembranças específicas disso, Cassel arruma mais problemas na escola, onde de certa maneira, está confinado desde a prisão da sua mãe, que usou indevidamente seus dons para manipular homens com certas condições financeiras, vamos assim dizer. A vida de Cassel está uma bagunça, pra dizer o mínimo, e ele ainda tem que lidar com os seus irmãos, Philip e Barron. Os dois tem o 'dom' de quebrar os ossos de uma pessoa e alterar memórias, respectivamente. Além deles, também temos o avô de Cassel, que tem uma das maldições mais poderosas: matar uma pessoa com o toque.

Preciso dizer que a Holly criou ótimos personagens e uma boa trama. Cassel é muito azarado, para falar o mínimo, e sua família parecer esconder umas poucas e boas dele. O bom ritmo da leitura se dá porque como leitora, fui descobrindo um pouco mais desse universo com as experiências e narrativa do Cassel, e também, descobrindo com ele as tramas e armações envolvidas. No livro, nem tudo é o que parece ser e o garoto faz parte de um plano e golpe maior que ele nem tem ideia.

Palmas e palmas para a autora, que desenvolveu uma excelente trama, cercada de bons mistérios, boa condução dos fatos e um personagem principal que não é certinho. Cassel faz o que for necessário para dar andamento aos seus planos e acho isso show! E ele é inteligente também, característica que adoro em protagonistas, rs. Mal posso esperar para acompanhar Red Glove. Ah, e acreditem: o nome do livro e a gata branca na capa, fazem todo o sentido! ;)

LuanaAraujo0 14/12/2012

Para desvendar os mistérios de sua vida, ele vai precisar armar um verdadeiro golpe de mestre.
Gata Branca é o primeiro livro da trilogia Mestres de Maldição, da norte-americana nativa de New Jersey, Holly Black. No Brasil a autora é mais conhecida pela série As Crônicas de Spiderwick também editada pela Editora Rocco. Pessoalmente o pouco que conhecida sobre Holly, ou melhor a única coisa que eu sabia, é que ela é uma das amigas mais próximas de Cassandra Clare, autora da série Os Intrumentos Mortais; embora vez ou outra ouvisse imensos elogios a suas obras nunca havia tido a oportunidade de ter em mãos algo de sua autoria.

E a estréia com essa incrivel contadora de histórias não poderia ter sido melhor. A primeira coisa que me deixou imensamente feliz é que livro é narrado pelo ponto de vista de um garoto, já que no mercado literário atual, em livros de fantasia direcionados para o público jovem é uma constante as protagonistas femininas, essa novidade é uma lufada de ar fresco.

No universo criado por Holly Black o sobrenatural convive com a sociedade abertamente e todos os dias, aqui não temos vampiros, lobisomens, fadas ou afins, e sim os mestres de maldição. Individuos que possuem os mais variados dons – desde a capacidade de alterar emoções, conceder sorte, ou até mesmo a habilidade de matar – com um simples toque de mãos nuas. Esses mestres comumente se abrigam em torno das famílias mafiosas, que usam esses poderes como forma de vantagem e controle sobre o mundo do crime, tão certo que depois de anos de medos e preconceitos, é considerado ilegal a pratica dos chamados feitiços.

O fator fantasia trabalha aqui de uma maneira peculiar, por mais que seja inerente a dinâmica da narrativa não é o ponto principal, embora seja central na história. Ficou confuso? Eu explico.

Em Gata Branca nosso protagonista é Cassel Sharpe, um adoslescente de dezessete anos caçula de uma família de mestres de maldição – seu falecido pai era um mestre de sorte, sua mãe golpista uma mestra de emoções, seu avó um mestre de morte que trabalhou anos com uma das maiores famílias mafiosas dos Estados Unidos – e contra todas as apostas a seu próprio DNA, Cassel NÃO é um mestre.

Um protagonista atipico, nada de altruismo, amores e flores aqui, Cassel é um bom filho de sua mãe, tem paixão por aplicar pequenos golpes, agencia uma lucrativa rede de apostas no colégio interno onde estuda e quando tinha 14 anos matou sua melhor amiga. É pertubado pela lembrança ou melhor, pela falta dela, de não se lembrar ou ao menos saber o porque fez isso que Cassel se esconde em uma faixada de garoto legal e descolado embora distante.

Sua vida torna-se um pandemônio quando após sonhar com uma misteriosa gata branca que roubara sua língua, ele acorda semi-nu no telhado de um dos dormitórios da escola, e assustados com uma possível tentativa de suicídio os diretores o afastam do convivio escolar até ser provado que ele não representa perigo para si ou para os outros.

Obrigado a voltar ao seio familiar, Cassel continua a ser assombrado pela misteriosa gata e os insistentes ataques de sonambulismo. Somado a isso seus irmãos parecem esconder mais segredos que o habitual, junto a seus dois novos amigos ou quase isso, Cassel tenta descobrir a relação entre a persistente gata de seus sonhos, os segredos que sua família guarda e ao mesmo tempo arranjar uma forma de retornar ao colégio o mais rápido possível.

Com uma proza instigante Holly Black nos prende e fascina com um enredo cheio de mistérios e reviravoltas, é aquele tipo de livro que só se consegue largar quando acaba a última página, ficando com um gostinho de quero mais. Elucubrações a parte, tenho que parar por aqui, é impossível falar mais sem revelar detalhes cabais do enredo.

A edição editada pela Editora Rocco é simples, detectei pequenos erros de revisão, mas que não atrapalham a leitura, o padrão da capa é idêntico a original, o único porém são as folhas brancas, que cansam rapidamente a visão de pessoas que deveriam usar óculos e não usam, como eu.

Livro absolutamente recomendado. Mas um aviso aos amantes de aventura: não esperem cenas épcas de conflitos ou sangue jorrando pelas páginas, estamos falando de um livro recheado de mistério, Holly Black primou pelo clima de desconhecido.

A sequencia Red Glover, não possui previsão de lançamento em terras tupiniquins, embora a trilogia já tenha sido finalizada nos Estados Unidos.

Dica: Aos interessados na trilogia dos Mestre de Maldição, NÃO LEIAM a sinopse do segundo livro, ele entrega os dois maiores spoilers de Gata Branca.

Publicado originalmente em: http://calibrecultural.wordpress.com/2012/12/14/mestres-de-maldicao-livro-1-gata-branca/

Jacqueline 07/12/2012

Publicado originalmente em www.mybooklit.blogspot.com.br
Cassel Sharpe pertence a uma família de mestres, pessoas com habilidades de provocar os mais diversos tipos de maldições com apenas um toque de mãos, porém, ele é o único membro da família que não possui essa capacidade.

Quando sofre um ataque de sonambulismo durante a noite, na escola onde vive e estuda, Cassel descobre que muitas lembranças do passado parecem ter sido apagadas. Aos 14 anos ele matou uma garota, mas não se lembra do motivo. Para completar, uma estranha gata branca anda visitando seus sonhos. Ao ser afastado da escola, ele precisará conviver com seus irmãos, e acaba descobrindo segredos sobre sua família, que jamais poderia imaginar.

" Sabe o que costumavam dizer sobre garotos como você? São inteligentes como o diabo e duas vezes mais bonitos do que ele. (pág. 143)

Quando soube que Gata Branca seria lançado aqui no Brasil, senti um verdadeiro alvoroço. Só essa capa já foi o bastante para me hipnotizar e me fazer querer ler o livro na mesma hora (engraçado que a imagem que eu tinha de Cassel foi totalmente influenciada pela capa). Quando li a palavra gângsteres na sinopse, minha empolgação logo aumentou.

O livro é narrado em primeira pessoa, por Cassel. Ele é o único integrante da família Sharpe que não é mestre, e convive bem com isso, até o dia em que começa a desenterrar os segredos de sua família. Não ser um mestre, não o impede de ingressar no mundo das falcatruas. Sua empreitada de sucesso é o mundo das apostas na escola. Dessa forma ele arranja seu próprio dinheiro, e ainda cultiva sua fama de "descolado" entre os alunos.
O início do livro é um emaranhado de informações, que chegou a confundir a minha mente. Somos apresentados ao universo dos mestres, de forma lenta. A premissa é inovadora e bem envolvente, com toda a questão do mundo dos mestres, e as charmosas luvas usadas para que ninguém pudesse correr o risco de ser enfeitiçado contra a vontade. O problema todo, foram os "segredos" envolvendo a família de Cassel. Tudo foi muito previsível, e antes da autora fazer as revelações eu já tinha matado a charada. Fora o segredo de sua mãe - que parecia ser uma criminosa altamente perigosa - ser um tanto bobo e nada que justificasse sua prisão.

Senti falta de ação, e de uma reviravolta que me fizesse ficar boquiaberta. Quando Cassel começa a desvendar as lembranças do seu passado, até que a história sofreu uma visível melhora, mas nada que me empolgasse.
Cassel é inteligente, bonito e muito esperto, mas não consegui cair de amores por ele. O romance - ou a falta dele - foi outro ponto que me decepcionou. A autora até tenta criar um clima entre ele e seu par, só que a falta de atitude de Cassel me cansou. Seu par também não me convenceu. Tenho sérios problemas com garotas mandonas e que se acham donas da verdade. E Cassel parecia um cachorrinho sem dono, abanando o rabinho pra ela. Se garotas sem um pingo de amor próprio já são entediantes, imagine um menino de 17 anos?
Black falhou em tentar explorar o mundo do crime que criou. É tudo muito bobo, boring demais. Faltou profundidade na caracterização dos personagens, e uma explicação plausível para o status de mafioso de Zacharov, personagem que permaneceu sendo uma incógnita pra mim, e que deveria ser o "chefão" do crime.
Resisti bravamente ao ímpeto de abandonar a leitura, e não sei se irei conferir o próximo livro, Red Glove, ainda sem data de lançamento aqui no Brasil.
Gata Branca é a prova de que capas bonitinhas, não conseguem fazer uma história valer a pena.
Fernando Souza 11/12/2012minha estante
Concordo com você, faltou ação na trama, estou quase no termino e ainda não aconteceu nada de relevante...até o universo dos mestres acabou se tornando algo enfadonho no decorrer...