Rei Artur

Rei Artur Allan Massie

Resenhas - Rei Artur

Jean.Kuri 03/03/2022

Uma ótima leitura arturiana
Um clássico bem narrado, para quem gosta do bom clássico de romance medieval, esse livro é recomendado.

Thiago 09/11/2020

Frustrante
Gostei muito de alguns dos livros do autor sobre os imperadores romanos, fui para este cheio de expectativa. Contudo, a história me pareceu, desde o início, sem pé nem cabeça. Artur não convence como líder e rei, a impressão que passou é que havia muita coisa pra ser dita e pouco tempo, então o autor quis pular etapas, não desenvolvendo os personagens. A ênfase que o autor deu à homossexualidade também causa estranheza.

@zurcenila 23/06/2020

Resenha (Livro) - Rei Artur - Allan Massie
?A maioria de nós cresceu assistindo filmes, desenhos que narravam a história do Rei Artur. Tenho muitas recordações a respeito sobre esses filmes da Sessão da Tarde, então havia uma grande expectativa sobre este livro. Além disso, tinha terminado recentemente a leitura da série As Brumas de Avalon que também narra a história de Artur.. para mim a comparação foi inevitável.
??Trilogia Idade Média
?Rei Artur
??Allan Massie
??Editora: Companhia das Letras
?Histórico / Aventura
??448 páginas
?LC Out/2019
?Massie nos apresenta uma história narrada por Michael Scott, um sábio medieval, que não oculta nenhum dos personagens que tanto estimamos como Merlin, Lancelot e cia.
?É contada a história desde a infância de Artur, passando pela criação da Távola Redonda, por seus romances com Guinevere e Morgan (pra mim, eternamente Morgana!) e também a origem de Modred (o traidor).
?Michael narra a história à nós leitores e também à Frederico (nada menos que Frederico II, imperador romano) e desta forma há varias nuances e explicações especiais, assim como a possibilidade de versões as quais somos convidados a avaliar o que melhor nos agrada.
?Apesar da riqueza de detalhes na história de Massie, eu não fui fisgada pela leitura (só eu não sabia que Carlos Magno é a reencarnação de Artur?)... coisas deste tipo que salpicaram o livro me deixaram um pouco descontente.
?Apesar de fazer parte de uma trilogia, em nada depende das leituras anteriores ou posteriores já que os demais livros abordam diferentes personagens da história. Pretendo em outra ocasião dar uma nova oportunidade para este livro em uma releitura (mas Brumas continua sendo minha história de Artur preferida).

Nota: 2/5
*Fotos da Internet

Felipe.Protti 24/03/2020

Rei Arthur
Meu primo contato com a história de rei Arthur pela literatura, sei que tem diversas histórias dele cada uma diferente da outra, mas com a sua base. Por exemplo esse livro, foca bastante na comprovação história, acredito que ter começado com esse, enriqueceu bastante meu pensamento sobre o rei Arthur.

André 31/01/2018

2º Livro, 1º Ano do Ensino Médio

Cesar 30/08/2014

Eu li porque sou fã de Artur, só queria comprovar a qualidade e tirar minhas próprias conclusões sobre a obra. Posso dizer que o autor foi corajoso ao implantar suas próprias convicções sobre quem foi esse grande herói de tantas narrativas heroicas, errou em partes, mas não é uma obra que precise ser descartada como muitos dizem.

Wanderlei 13/07/2013

Não leia, não se aproxime. Ou melhor,você quer o meu livro?
Não leia, não se aproxime. Ou melhor,você quer o meu livro?

Não tem nada a ver com o Artur histórico. O autor é obcecado com o mundo greco-latino,onde Artur é um paga-pau do Império Romano, ao invés de um rei celta. Para mim, uma história arturiana é por excelência violenta e enraizada no mito original, que é celta. E nem fale de Lancelot. Esse Rei Artur é a pior coisa que já li da famosa lenda e sua ênfase na homossexualidade de alguns personagens é muito estranha. Rei Artur estuprado? Apaixonado por um rapaz?
Desnecessário.Se você quer uma lenda do Rei Artur nota 10 , então leia As Crônicas de Artur do Bernard Cornwell.

Cris Paiva 17/03/2010minha estante
Eca!!!! To fora! Obrigada pelo aviso.

Analu 13/07/2013minha estante
Caramba,eu ia comprar esse livro mas tipo, como assim o Rei Artur foi estuprado? Nossa, perdi totalmente a vontade de ler.

Daniel Vieira 03/10/2012

O Pior dos piores
Eu tentei! Juro! e quase consegui, parei na pagina 350/443. Está resenha é a justificativa do porque que eu cheguei tão perto de terminar este livro e não consegui! Fico triste porque não gosto de abandonar livros, mais não deu.

Obviamente não conheço Allan Massie pesoalmente, mais como escritor, ele é prepotente, arrogante e extremamente fraco, aliais ele é fraquíssimo.

Prepotente porque a todo momento ele fica dizendo que sua historia é a verdadeira, e todas as outras são calunias.

Arrogante porque ele esculacha um autor galês um tal de Geoffrey, chamando-o de mentiroso e idiota entre outras coisas ( sim é isso mesmo), sem contar que o autor foi criado na Escócia,ele deixa transparecer uma rincha ridícula com Galeses e Irlandeses e tenta influenciar o leitor a fazer o mesmo.

fraquíssimo porque o que ele tentou fazer foi uma espécie de conversa com o leitor, que deu muito, mais muito errado, essa "conversa com o leitor" quebra totalmente o ritmo da historia, pois ele para a narração dos acontecimentos, para falar de um assunto qualquer ( Falar mal do Geoffrey, mal dos Galeses, falar que a historia é baseada em um pergaminho que ninguém sabe se existe etc...)

ABAIXO PODE CONTER SPOILER'S

Para piorar a situação a historia é fraca e todos os personagens seguem o mesmo padrão. todos tem tendencias ao bisexualismo, principalmente os homens, como se isso fosse uma coisa normal da época.

Quero deixar bem claro que não tenho nada contra, mas todos nós sabemos que naquela época o homossexualismo não era aceito, era um escândalo aos olhos da igreja e da sociedade medieval, de modo que eles não aceitariam um rei Bissexual e outros cavaleiros da távola, até mesmo Merlim!

O pior é que não tem nenhum intuito na historia, se existisse um romance gay, um casal apaixonado ou até mesmo uma historia que justificasse não teria problema algum. Mais ele colocou os personagens em tal situação de graça, sem dar um enredo aos mesmos.

Ou ele quis dizer que, o fato do rei Artur ter sido estuprado na infância e passado por todo aquele horror e constrangimento fez com que ele virasse homossexual?

Com relação aos outros acontecimentos inéditos nas historias Arthurianas eu achei interessante, inclusive a obra tinha alguns pontos positivos, mais o escritor conseguiu acabar com tudo!

Sou fã das Historias Arthurianas e é uma pena que uma editora tenha publicado um livro tão ruim. Bom parabéns vocês conseguiram ganhar meu dinheiro, de qualquer forma vou guardar este livro pois quero ter o maximo de livros sobre Rei Arthur ( com h sr Massie!)

AQUELES QUE QUEREM LER UM LIVRO SOBRE O REI ARTHUR DE QUALIDADE, SUGIRO QUE LEIAM A TRILOGIA DE NOME "AS CRÔNICAS DE ARTHUR" DO AUTOR BERNARD CONWELL

Lucas 04/07/2012

Um Arthur humano
Um Arthur bem humano. Através de uma falsa aula medieval de filosofia, Allan Massie descreve um Arthur bem humano, sem dons mágicos e com duvidas que qualquer rei teria. Eu recomendo!

Bianca 28/06/2012

Rei Artur do Allan Massie: cilada
O estilo de escrita do Allan Massie me agradou bastante em "Carlos Magno" não posso negar. Mas destaco que o autor tem um estilo deveras confuso e a narrativa às vezes parece meio sem pé nem cabeça. O estilo "controverso", embora seja marca registrada do autor, acaba cansando quando você pega outros livros. Além disso, é indiscutível que o Rei Artur é uma figura simbólica de grande representatividade no imaginário ocidental e uma temática bem interessante para escritores que desejam vender escrevendo qualquer coisa. E esta última foi a impressão que Massie me passou com este livro especificamente. A narrativa parece um emaranhado de baboseiras e inutilidades. Massie desconstrói a impressão idealizada romântica da Idade Média, mas reproduz a impressão idealizada contemporânea, o que é interessante...até certo ponto. É exatamente por cruzar esse limite que a história fracassa. É interessante desconstruir idealizações que não funcionam mais, é divertido tirar sarro de autores medievais como se houvesse "familiaridade" com eles, é curioso chocar o leitor com imagens e situações que ele jamais imaginaria num livro intitulado "Rei Artur"...Só que ele errou feio na medida. E no fim, você vê que é uma literatura rasa, cuja história não diz nada e que se utiliza de recursos que impactam de maneira vazia. Não é uma crítica, uma desconstrução ou uma visão mais "realista" ou mais "interessante" da história... Não é nem uma paródia!!!! No fim, é um livro simplesmente bobo.

Paulo Alves 03/04/2012

Achei legal.
Eu nunca tentei ver Artur de uma maneira tão simples como a que foi me apresentada nesse livro. Eu acho engraçado o personagem que escreve, cheio de incoerências e de subjetividade. E o Geoffrey de Monmouth?? apanha que nem cachorro nesse livro, parece-me um desafeto amoroso dele. morri de rir em algumas partes como o personagem se empolga e vai divagando que nem uma mula manca solta no pasto. Muito legal mesmo! :D

Rodrigo ~BoB~ 18/07/2011

Não adianta, eu vou sempre gostar deste livro...
Eu sei que o livro é uma porcaria, mas eu guardo ele no meu coração!
Foi a partir deste estapafúrdio alfarrábio que comecei a gostar das histórias arturianas.

Bruno Leandro 14/07/2011

Outra visão sobre o lendário rei
Segundo de uma série de três livros (não sei se os outros foram publicados no Brasil), este livro foge do estereótipo do reino encantado onde o menino Artur tira a espada de uma pedra e vira rei. Na verdade, o Artur aqui tira, sim, a espada da pedra, mas ele não é um menino ajudado magicamente por quem seja desde o início de sua carreira. Ele é um rapaz que sofre nas mãos de seus empregadores (quase donos) e tem sua posição de rei quase usurpada. Obviamente, o rapaz consegue superar provações e desafios e se torna o lendário Artur, de quem as histórias falam até hoje. O autor também se preocupou em contextualizar a história. Artur vive em uma idade média que respira veracidade. Quem ler este livro pensará ter estado lá.

Thais 29/11/2010

Narrativa lenta e confusa, quem quiser ler algo realmente bom sobre rei Arthur deve dispensar esse e ler Bernard Cornwell, ou talvez se alguém quiser ler algo com mais fantasia, mas que encante ao invés de dar raiva deve tentar 'As Brumas de Avalon'.
Lucas 04/07/2012minha estante
Cornwell? Tente ler TH White, que conta a história do Rei Rrhur mais próxima dos poemas medievais....

Allan 30/12/2013minha estante
Thais, em poucas linhas você conseguiu definir o livro e expressar o melhor sobre o assunto !

Wally 03/09/2010

Péssimo - Fuja
Eu já li, e como estudoso e fã da lenda arturiana posso dizer que odiei o livro, de capa a capa. Li inteiro, por pura teimosia.
Este livro foi publicado no meio do "boom" da lenda arturiana que aconteceu há alguns anos; foi lançado pouco tempo depois do filme com o mesmo nome.
Neste livro o autor apela descaradamente, inventando um suposto escriba que por sua vez escreveu o livro. Em outros termos, não assumiu a responsabilidade do texto, apenas diz que "transcreveu" um texto antigo, oportunamente sumido.
Assim, vemos um Arthur criança, que sofre na mão de todo mundo, e por aparentemente isso é desculpa para ele virar homosexual. Não bastou deturpar a lenda arturiana, ainda coloca a inclinação sexual como uma escolha.

Ao ver outros trabalhos do autor, percebi que há uma linha comum. Camelot está na moda? Vamos escrever um livro do Arthur. Gengis Khan está na moda? Hora de escrever sobre ele? Alexandre o Grande? Lá vai ele de novo.

Resumindo, na minha opinião, não passa de um oportunista. Texto fraco, entediante e previsível.
Paulo Alves 07/03/2012minha estante
Poxa, acabei de comprar.
Tou triste!! :(

Wally 08/03/2012minha estante
Paulo, dá tempo de trocar por outro livro? Se não leu ainda, leia a trilogia arturiana do Bernard Cornwell, ou a saga saxônica do mesmo autor, com certeza vai gostar!

Paulo Alves 02/04/2012minha estante
Ei Wally, eu li e gostei do Livro. :D Que viagem.

Allan 30/12/2013minha estante
Perfeito Wally !!! Você escreveu TUUDOO o que eu pensei ao terminar de ler ...

( E sim, eu também só li por teimosia ...)

Elyabi 05/01/2018minha estante
Vlw pelo aviso