Onde estão as Moedas?

Onde estão as Moedas? Joan Garriga Bacardí

Resenhas - Onde estão as Moedas?

1 | 2 | 3 | 4

Eledir Gonçalves 11/06/2021

As minhas moedas
O autor fala muito das heranças que recebemos dos pais. De pegar o que eles nos oferecem porque certamente era tudo que eles podiam nos oferecer. Ser gratos a essa oferta e nos preparar para fazer com elas o que é melhor para nós, investir de maneira que a colheita seja proveitosa, e sempre lembrar que teremos que dar a parte de nossos filhos.

Jessica M. 19/02/2023

Um livro curto e direto, com linguagem simples. Li apenas em 2 horas e talvez eu o releia para absorver ainda mais seu conteúdo riquíssimo.
Via a indicação num comentário do Youtube, e, apesar de já ter lido outro sobre constelação familiar, senti que esse é bem mais explicativo (e na verdade sequer parece falar sobre esse assunto).
A partir de um conto, o autor nos instiga a refletir sobre nossos padrões de pensamento em relação a nossos pais. Para mim foi como uma chave que destrava a mente para compreender além.
Não é somente para fazer as pazes com o seu eu interior, mas também para todos que desejam entender e começar a estudar sobre Leis Sistêmicas e Constelações Familiares, esse livro é o ponto de partida obrigatório!

“As pessoas que recusam suas moedas se sentem mais vazias e esperam que outros, ou alguma coisa, as preencham: às vezes o cônjuge, os filhos ou o trabalho, ou ainda a riqueza, a justiça, a religião, ou o que quer que seja; e resistem a dar o que têm para dar à vida.”
Cleantes: "Os destinos guiam quem os aceita, mas arrastam quem a eles resiste".

Mauricio Skoober 17/05/2018

Recomendado para quem for fazer Constelação Familiar
O livro é uma explicação de que somos frutos das gerações anteriores, assim àrvore genealógica afeta quem nós somos. Nossos pais tiveram suas alegrais e suas dores e passaram isso para nós quando eramos criança. Pois, a criança ela não ve maldade, aceita tudo. Quando crescemos reproduzimos comportamento deles, porque assim como crianças temos respeito a eles, mesmo não tendo na prática. A lei da criação mostra que temos um ligação por ter nos gerado. Impregnamos isso ao nosso ser e reproduzimos comportamentos que não são seus, mas sim deles e das gerações anteriores. Assim, através da constelação familar você irá deixar o que não lhe é seu e seguir sua caminhada de libertação das nuances que lhe prendem nessa vida.

Thais.Castro 07/05/2021

Fala sobre aceitação e ressignificação.
"Confúcio nos ensina que só pode ser sempre feliz aquele que sabe ser feliz com tudo. Nessa linha, fugindo dos conformismos passivos e de falsa resignação, descobrimos que a senha
que abre as portas da realização pessoal é composta de uma simples sílaba: SIM."

Priscilla 22/09/2019

Essencial!
É uma leitura essencial para quem está no processo de busca e autoconhecimento e precisa ressignificar e compreender melhor sua relação com seus pais e o reflexo que essa relação tem no desenrolar de toda a sua vida e de todos os seus relacionamentos afetivos.

A história ensina que quando negamos nossos pais e o amor que eles puderam nos dar dentro de suas limitações, passamos a vida insatisfeitos, incompletos, com raiva, sentido a falta de algo que tentamos encontrar fora de nós, seja em relacionamentos ou em vícios (álcool, comida, drogas, etc).

Por outro lado, a partir do momento em que conseguimos fazer as pazes com o que nossos pais nos deram e aceitar o que recebemos, mesmo sendo diferente do que consideramos ideal, conseguimos nos sentir plenos e completos, e estamos prontos para seguir nossas vidas e criar relacionamentos mais saudáveis, sem projetar no outro a ausência dos nossos pais. É um livro essencial para instigar a reflexão e o autoconhecimento!

Lady5 27/05/2023

Vínculo entre pais e filhos
Livro maravilhoso!!
Gira em torno de um curto conto, e depois explica o que significa cada ação do conto.
Te faz refletir sobre sua criação, sua relação com os pais e seus traumas de infância.
Você faz uma autoanálise enquanto lê. Tem muitas frases marcantes.
Leitura que deveria ser obrigatória.

Emi 28/08/2020

Uma leitura pontual e rápida sobre relacionamentos familiares. É envolvente, gostei.

Paula 04/12/2015

Recomendo a todos!

Dani 08/12/2020

A resposta que eu procurava
Todos nós viemos de uma origem,um passado, uma familia, uma história.A melhor forma de honrar seus pais é respeitando e aceitando quem eles realmente são.

Roberta 07/03/2020

Gostei bastante do livro. Além de leve ainda ajuda nos nossos relacionamentos.

Lidia 10/01/2022

Sobre os pais, filhos pais e filhos
Esse conto nos mostra através de uma metáfora a relação entre pais e filhos e como as heranças (seus ensinamentos, valores e doutrinas) devem ser aceitas para que consigamos ter uma vida plena e agradável.

No conto é mostrado duas versões: o filho que aceita a moeda dos pais e assim consegue ter uma vida leve, lidando com suas dificuldades de forma adulta e o filho que não aceita as moedas de seus pais pois acredita não ser o suficiente, e então vive sua vida na postura de vitimismo e infantilizada sempre tentando encontrar as
moedas em outras pessoas e inclusive nos seus próprios filhos.

Com isso somos instigados a refletir na importância de aceitar com gratidão aquilo que nos é dado por nossos pais (bom ou ruim), pois foi tudo o que puderam nos dar. Com eles podemos aprender o que fazer e o que não fazer, tudo numa postura de gratidão para que seja possível termos uma vida sem cobranças e com posturas infantis.

Eu gostei muito da forma que o autor faz essa construção, de uma forma leve e de fácil entendimento nos mostrando como a relação boa relação com os pais consegue influenciar diretamente na forma em que vivemos e criamos os nossos próprios filhos.

Enfim é um ótimo conto que vale a pena ser lido e vale a pena a reflexão!

extra:

Inclusive da para fazer várias alusões nesse conto com o livro Gente Ansiosa. Temos um assaltante de banco que não era bem assaltante de banco, mas em um momento de desespero tem uma postura super infantil.
Esse assaltante de banco também não conseguiu e não soube aceitar as moedas que sua mãe lhe deu, sem gratidão e com raiva foi para vida. E então flutuando e tomado pelos sentimentos de abandono e desespero, teve atitudes errôneas é quase que irreversíveis.

Fábio 27/12/2020

Boa leitura. Mostra que o que somos são frutos do que recebemos de nossos pais e ancestrais.

Evelyn 17/06/2020

Gratidão
Na primeira parte do livro o autor apresenta um história e na segunda parte ele faz um esquema de perguntas e respostas sobre as questões familiares. Ele é curto, mas consegue envolver e tocar bastante.

PAULA 16/09/2020

Opinião própria
É um livro curto, mas que traz um aprendizado muito válido para as nossas vidas. Aceitar as moedas, é aceitar o que os seus pais lhes dão de aprendizagem, mesmo que as vezes isso não seja aceito por nós. Ele aborda uma fábula e depois dá uma explicação da ideia que se pretende repassar para os leitores.

1 | 2 | 3 | 4