Fundação II

Fundação II Isaac Asimov

Resenhas - Fundação II

IGuittis 11/05/2020

Nesse livro temos um agente da Fundação que sai em missão com um professor em busca da Terra, ou Gaia, o mundo que originou a raça humana.
Teremos um embate entre primeira e segunda Fundação, e um povo que nos é apresentado nesse livro, o povo de Gaia, que descobrimos é de onde se originou o Mulo.
A história é envolvente, como tudo que o Asimov escreve, mas não se compara com os livros da trilogia.

Grazi Comenta 24/03/2015

Asimov nunca decepciona
'' O Mulo chamou atenção da Fundação para a Segunda Fundação, e por isso ela foi destruída na época de Arkady. Ou devo dizer quase destruída, Conselheiro?''

Depois de acabar um livro vocês já sentiram vontade de conhecer o autor, abraçar ele e agradecer pela oportunidade de ler uma história incrível como a que ele escreveu? É assim que me sinto toda vez que termino um dos livros da série Fundação. Vários estudiosos de renome e até vencedores do prêmio Nobel já citaram a trilogia da Fundação como uma obra de grande influência em seus trabalhos. A cada texto, entendo melhor o porquê disso.

Limites da Fundação se passa 500 anos após a criação da Fundação. O enredo começa quando Golan Trevize, um dos conselheiros de Terminus, passa a desconfiar abertamente da eficácia do Plano Seldon (aquele criado através de análise da psico-história, voltado a reduzir o tempo de ''barbárie'' da Galáxia após a queda do Império) e da sobrevivência da Segunda Fundação, despertando a atenção da vários personagens importantes e colocando-se sem querer como o centro de um dos melhores mistérios de toda a série.

Era impossível dizer quantos recrutas da melhor qualidade foram perdidos pela Segunda Fundação ao longo dos séculos. Não havia como avaliar cada um dos quatrilhões de seres humanos que povoavam a Galáxia. Ainda assim, era provável que nenhum deles fosse mais promissor do que Trevize, e decerto nenhum poderia estar em uma posição mais delicada.
Diferentemente da trilogia principal (que tem vários personagens importantes e saltos grandes de tempo entre uma história e outra) Limites se foca em um único protagonista e um único período de tempo. Mais uma vez Asimov nos conduz por uma história cheia de mistério, ciência/ficção, um tanto de humor e muitas reflexões sociais e políticas.
É incrível como ele consegue lançar mais camadas e camadas de tramas, resolvendo uma e criando duas. Eu achei que já havia me acostumado com a narrativa o suficiente para conseguir ter o insight do final, mas como sempre o mestre da ficção científica me surpreende e me proporciona uma grande experiência literária e até intelectual. Eu quero ser como uma personagem de Asimov! :'(

Todas as personagens são muito complexas e bem utilizadas. Nunca se engane: se foi apresentado, ele é importante. Cada personalidade é diferente e cativante. Pela primeira vez eu consegui odiar uma personagem do Asimov, mesmo adorando a participação dela na história. Dá pra entender isso? xD Mais uma vez um prefeito inteligente - ainda que com um vislumbre de Imperador - de Terminus. Mais um Orador admirável da Segunda Fundação. Mais um brilhante indivíduo com o poder para mudar tudo e mais um mistério muito bem apresentado e finalizado.

Eu simplesmente adoro ver como os livros dele se conectam. Cada storyline é importante para o livro seguinte e vários - especialmente a série da Fundação - citam os outros criando uma sensação de livro único, sem nenhum cansaço.

A narrativa se mantém no mesmo ritmo que os outros livros. Sempre coerente, fácil de entender apesar dos termos que ele usa (e mais fácil ainda se você a trilogia), com elementos marcantes próprios do mestre e bem rápida. Eu demorei um cadinho para ler, porque não queria acabar logo :P

Enfim, Limites da Fundação é continuação muito mais do que digna para a trilogia principal, que pode ser lida até aquém dela. Mal posso esperar por Fundação e Terra!

site: https://irmandadeliterariabr.blogspot.com/2017/11/resenha-dupla-limites-da-fundacao.html

Dorcinio 31/10/2014

Dentro do universo único do Issac Asimov, Fundação II é uma continuação da grande batalha entre a Primeira e a Segunda Fundação. Para melhor entendimento da história é preciso ter lido o Fundação I (o qual compõem os três livros: Fundação, Fundação e Império e Segunda Fundação), uma vez que se faz necessário saber sobre o Plano de Seldon, o Mulo e os papeis que a Primeira e Segunda Fundação exercem.

Fundação II possui uma diferença de Fundação I por possuir menos personagens e seus acontecimentos serem em determinado um período, não passando por décadas e diversos eventos como no primeiro livro, sendo mais fácil o acompanhamento e desenvolvimento dos personagens. É apresentado um personagem que sua escolha irá direcionar o futuro da batalha entre a Primeira e Segunda Fundação. Além de explicar como funciona a estrutura da Segunda Fundação e ser mencionado os robôs, já característicos do universo de Issac Asimov.

É um ótimo livro para quem gosta de ficção científica.

Absmiliard 05/05/2020

Ótimo Livro
Recomendo muito toda a obra da fundação. Sendo esse o melhor de todos.

Lucy 27/09/2021

Segundafundacionistas
Esse é bem loko, pq ele vai mostrar os segundo fundacionistas em trantor, mas nem é muito perrengue, só contextualiza, da uma mina fodastica pro segundo orador e ela é muito importante para esta aventura.
Enquanto o trevi vai com o parça para tentar encontrar a Terra, e este é importante para a conclusão dos planos de Seldon.
O que mais encanta é a chegada à gaia, todo o contato com o conceito de vida gaiano lembra muito o avatar azul, se tu assistiu.
Achei moroso, mas vale a pena demais.
Recomendo.

Phbraga 05/05/2009

Quem gosta de ficção vai se apaixonar.
Pode ser que a leitura e torne maçante por ser longa, mas vale a pena.
David Machado 17/03/2023minha estante
não conheço este, mas li a trilogia clássica e até entendo a rejeição de alguns fãs quanto a ela: é uma obra atípica mesmo não focada em robôs e especulações tecnológicas, mas em politicagens, intrigas de poder e estratégias bélicas em 3 dimensões, que muitos fãs podem estranhar e com razão! mas quando compreendemos o pensamento dele em escrever a obra, fica tudo mais fácil, e conseguimos acompanhar a obra com outra visão, acompanhando as intenções do autor.

Wally 26/02/2012

Essa saga que o Isaac Asimov criou é realmente surpreendente, para quem gosta de ficção científica, não vejo melhor saga do que essa.

RaabeF 07/09/2020

A vontade é de não sair mais desse universo.

Alfred 29/06/2013

O plano Seldon
Sem dúvida, esse livro é indispensável para quem gosta de ficção científica. Obviamente, você precisa começar pelo primeiro livro da Fundação, mas depois de ler a trilogia original, não ler os demais livros da série impensável. Em mim, este livro despertou, inclusive, a vontade de ler todos os livros que se passam no mesmo universo da Fundação, livros que vão desde a época dos robôs, passam pelos primórdios do primeiro império, até chegar a época da Fundação.

Este livro dá continuidade aos acontecimentos após o surgimento e morte do Mulo. Revela fatos sobre a origem desta personagem que abalou o plano Seldon. Mostra como realmente funciona a segunda Fundação e apresenta um novo ator importante para a realização do plano Seldon que criará o segundo Império.

O livro busca revelar os segredos por trás do plano Seldon, mas acaba gerando mais questionamentos, em especial se você já leu os dois prequels para a trilogia original. Aparentemente, tudo irá culminar no livro Fundação e Terra, mas será que tudo realmente pode ser respondido? Eu não sei, quem sabe quando terminar de ler o próximo livro, eu não conto?

De qualquer modo, mais um livro excelente de Asimov, no qual é possível notar as mudanças no seu estilo, em especial por que a trilogia original e este livro foram escrito com 3 décadas de diferença.

Henrique.Orlando 05/02/2022

Excelente
Muito divertido acompanhar esses novos arcos, de um lado a segunda fundação, e do outro dois exploradores em busca de um planeta misterioso, onde se encontram e tem q tomar uma importante descisaão que definiram o destino da galáxia.
David Machado 16/03/2023minha estante
Dúvida: o título original deste livro é "Foundation's Edge" ??? É sequência direta da série clássica, do "Second Foundation" de 1953? E, pra completar, "A Fundação e a Terra" é continuação deste? Estou terminando de ler a série clássica, e gostaria de saber a sequência certa a ser seguida! :-D