Segredos

Segredos Bolívar Soares

Resenhas - Segredos

u.anna.c 26/07/2022

Superficial
A história toda pareceu muito superficial para mim. Diálogos um tanto infantis? Relações a base de provocações típicas de adolescentes. Além de muitos erros ortográficos, há muitas trocas de nomes.

Somente pelas razões acima citadas, que me incomodaram durante a leitura, classifico com duas estrelas. ??

LetíciaBaldez 02/10/2015

[RESENHA] #SEGREDOS
Tudo muda na vida de Luiza Mendes quando esta, acredita que sua irmã foi assassinada por um membro das famílias Sousa e Lima e Guerra. Ávida por vingança ela surge na vida destas pessoas para começar a dar início ao seu plano de vingança, já elaborado na mente da engenheira.
Esperando a oportunidade certa ela consegue se infiltrar na casa da família Sousa e Lima se passando por uma moça bonita e educada. Mas seu inimigos não podem imaginar a raiva e o ódio que Luiza sente por ter que conviver com o assassino de sua irmã.
Luiza se envolve com o dono da empresa que a família Sousa e Lima já foi dona um dia. Ela começa a colocar seu plano em prática se casando com o chefe e por consequência se tornando a dona da empresa que a família Sousa e Lima acredita que vai ter de volta um dia, pois Benjamim o dono da empresa de laticínios enganou Dona Mariana Sousa e Lima para que ela o deixasse em paz.
Quando Gabriel Souza e Lima filho de Mariana volta de viagem com a esposa Silvia Guerra (ex alcoólatra) do Rio de Janeiro voltando para sua cidade materna, Luiza direciona sua vingança no casal feliz que aparentam ser. Luiza é enganada por Gabriel e acaba...
Mas uma reviravolta cheia de segredos a serem revelados surpreende o leitor, o final me surpreendeu muito, gostei muito do destino que alguns personagens tomaram, transformando a estória toda em um grande mistério a ser descoberto, a vida de todos está nas mãos de Luiza, o que será que ela reservou para essas famílias que ela tanto despreza?
O livro em si, me pareceu uma novela cheia de intrigas, brigas e romances proibidos. Sem dúvida o clímax do livro é o final que me surpreendeu bastante, sinceramente não esperava aquele final. O livro é bem grosso e a escrita é coerente e fácil de entender. As folhas são amarelas e a capa é muito bonita. Gostei de vários personagens e odiei outros, mas todos foram essenciais para dar ênfase à trama criada por Bolivar Soares.

site: http://sobangulos.blogspot.com.br/2014/02/segredos.html

Euflauzino 16/07/2013

A miséria debaixo do tapete
Toda família tem segredos e se ela for quatrocentona então, nem se fala. Munido dessa máxima é que parti para a leitura de Segredos (Dracaena, 593 páginas). Muita coisa me chamava atenção nesse trabalho vigoroso de Bolivar Soares.

Li esse livro como se fosse uma novela, não estou dizendo com relação ao formato (algo entre o romance e o conto), mas como um dramalhão televisivo, desses mexicanos mesmo (vou confessar que já fui noveleiro, hoje me encontro um pouco afastado da TV, mas ainda tenho um fraco pela atração), talvez por causa do prefácio escrito por Aguinaldo Silva (ele mesmo, o autor), um mestre desse segmento.

É claro que as quase 600 páginas do livro poderiam ser adaptadas para a telinha, mas nem de perto conseguiria passar toda a visceralidade, ou até poderia, mas fatalmente seria censurada em algum momento, sabemos como a TV aberta ainda é um entretenimento extremamente conservador (tirando a parte de mulheres seminuas que aparecem para levantar o ibope).

Vejamos então o porquê de minha ligação do livro ao dramalhão: Luiza é uma mulher refinada, linda e com sangue nos olhos, que resolve fincar moradia em Gramado para solucionar a morte de sua irmã. Para isso não mede esforços para descobrir quem teria levado sua irmã a óbito. Infiltra-se na tradicional família Souza e Lima, desvendando segredos, descobrindo fraquezas. Porém, o que não é de se espantar, apaixona-se por quem ela mais deveria odiar e sua vingança perde todo o sentido.

É ou não é parecido com uma novela mexicana? Uma única mulher, uma força destrutiva colocando na berlinda uma família com poder e tradição. A luta parece desigual, mas nada é impossível para quem quer vingança.

No começo eu estava animado, mas com o tempo fui ficando um pouco esgotado com o artifício utilizado pelo autor para manter o leitor atento. Queria algo que me surpreendesse, algo que me fizesse tomar partido, mas não consegui me afeiçoar a nenhuma personagem. Não torci por ninguém e isso acaba tornando a leitura arrastada.

Gosto de caracterizações rápidas, mas aquelas que deixam um caráter dúbio na personagem, achei todos muito planos, salvo raras exceções. Sobre a grande matriarca:

“... Era uma vitoriosa. Os 62 anos de vida foram muito bem aproveitados, com uma vida marcada por poder e glamour. Não se acostumaria nunca com a falta de dinheiro, muito menos com a rejeição social. Chamava-se Mariana Souza e Lima e morreira assim.”

Leia mais em:

site: http://www.literaturadecabeca.com.br/2013/07/resenha-segredos-miseria-debaixo-do.html

Literatura 16/07/2013

A miséria debaixo da pele