Antropologia e Comunicação: Princípios Radicais

Antropologia e Comunicação: Princípios Radicais José Carlos Rodrigues

Resenhas - Antropologia e Comunicação: Princípios Radicais

Osmar 09/07/2016

Um bom livro para iniciantes
Por meio de “Antropologia e comunicação: princípios radicais”, o antropólogo brasileiro José Carlos Rodrigues consegue discutir questões primordiais da Antropologia, fazendo uso de uma linguagem simples e de contextualizações com a Biologia para fundamentar tais questionamentos.
De modo geral, o autor inicia discutindo comunicação e vida social entre as espécies, decorrendo sobre suas semelhanças para alcançar uma diferença que se revela como exclusividade do homem: a comunicação baseada mais na estrutura social do que na constituição físico-química dos indivíduos (como ocorre com os animais e algumas plantas).
Ao longo da obra, outros temas são discutidos como o mito do Homo oeconomicus, (sustentado com o advento e consolidação do capitalismo) e os caminhos para sua desmistificação no mundo contemporâneo; a necessidade de se pôr em prática o relativismo cultural no lugar do etnocentrismo, uma vez que através do relativismo é possível compreender a importância da alteridade e diversidade cultural e sua aceitação como característica marcante da condição humana; além de discutir o conceito de cultura sob diferentes perspectivas.
O fato de o autor usar, de forma bem recorrente, comportamentos de espécies animais para exemplificar algumas concepções da Antropologia, confrontando-as (ou não) com o comportamento do homem, foi algo que achei bastante positivo, ainda que em alguns momentos eu tenha achado que o autor possa ter se empolgado um pouco e excedido o necessário, o que tornou a leitura um pouco cansativa.
Por fim, essa foi uma leitura que foge usualmente do que costumo ler, mas que fiquei bastante surpreso e consegui tirar lições bastante importantes. É uma obra adequada para iniciantes/leigos e terminei com a sensação de que Antropologia traz ensinamentos muito bonitos, válidos e extremamente necessários para o nosso mundo atual.