Breve Historia do Mundo

Breve Historia do Mundo E. H. Gombrich

Resenhas - Breve Historia do Mundo

Jansen 06/09/2018

Bem escrito de maneira simples sem rodeios e com um certo humor. A história do mundo em pouco mais de 300 páginas, é um feito!

Aprendi muito, confirmei algumas coisas e conheci melhor a história do mundo. É um livro para se recomendar sem medo.

Karol Nantes 31/12/2020

Breve história do mundo
O livro trás muitas lembranças das aulas de história e ajuda a assimilar os acontecimentos que ocorreram em diferentes lugares no mesmo período.

Senti falta de alguns detalhes, mas o livro não descumpre o que o título promete: uma breve história.

Rafael.Gomes 20/05/2021

Uma visão focada na Europa, mas genial.
(?) cada um de nós não é nada mais do que essa gota cintilante, minúscula, sobre as ondas do tempo que correm debaixo de nós para mergulhar na névoa indefinível do futuro. Nós emergimos da água, olhamos à nossa volta e, antes mesmo de percebermos, já desaparecemos. É impossível nos ver no grande rio do Tempo. Constantemente novas gotas vêm à tona. E o que chamamos de nosso destino nada mais é do que nossa
luta no meio dessa multidão de gotas, o tempo de um simples subir e descer da onda. Esse instante é breve, mas queremos aproveitá-lo. Vale a pena.

Thiago 04/12/2018

Não pisquei do início ao fim, juro. Obrigado, Gombrich, por ter nos trazido essa História do Mundo tão concisa e fascinante.

jota 24/10/2019

Abrangente, interessante, didático
Ernst H. Gombrich nasceu na Áustria em 1909, naturalizou-se cidadão britânico e recebeu o título de Sir, pois ajudou os ingleses durante a Segunda Guerra Mundial traduzindo emissões de rádio alemãs. Escreveu vários livros; morreu em 2001. Este volume foi escrito antes do início da SGM e recebeu o título de Uma Breve História do Mundo para Leitores Jovens em alemão. Essa destinação se percebe desde as primeiras páginas porque tudo é bastante claro e didático, Gombrich dialoga com o leitor, como faria um bom professor de História com seus alunos.

Quando comprei o volume num sebo eu não sabia que era para destinado ao público jovem, pensei que fosse uma história do mundo resumida, até que vi o título original nas informações bibliográficas e depois as explicações do autor no último capítulo (onde também há informações sobre ele mesmo, um pouco de sua história e o segundo conflito mundial). São 40 capítulos exatos, cada um deles destacando um acontecimento importante na história do mundo, que é contada sequencialmente, como ocorre com um bom romance de aventuras, digamos assim.

Não sei se o livro foi adotado em alguma escola brasileira na disciplina de História Geral, ou mesmo no exterior, mas deveria porque é muito bom, não perde tanto tempo com datas e nomes (somente quando são necessários), como costuma ocorrer (ou ocorria no meu tempo escolar) com livros didáticos da disciplina, além de ser sempre interessante, mesmo para o leitor comum. Penso que deve ser bastante útil para quem vai prestar vestibular ou estuda para concursos e precisa conhecer um bocado de História. O livro de Gombrich traz, de fato, uma história do mundo resumida mas que contém o fundamental que precisamos saber.

Lido entre 24/09 e 23/10/2019. Minha avaliação: 4,5.

Biblioteca Álvaro Guerra 11/03/2022

Breve história do mundo é um livro de história de Ernst Gombrich. Foi escrito em 1935 em Viena, Áustria, quando Gombrich tinha 26 anos. Ele estava reescrevendo para leitores ingleses quando morreu em 2001, aos 92 anos, em Londres. Gombrich insistiu que apenas ele traduzisse o livro para o inglês.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/8533614810