Preces e Mentiras

Preces e Mentiras Sherri Wood Emmons

Resenhas - Preces e Mentiras

cris.leal.12 28/05/2019

Uma história forte...
Na década de 1960, Bethany, sua mãe e irmãs, passavam os verões no Vale de Coal River, uma comunidade rural em West Virgínia, no sul dos Estados Unidos. Elas eram do norte, moravam na grande cidade de Indianápolis, em Indiana, e aproveitavam as férias para visitar parentes. Bethany era quem mais curtia a viagem, pois podia encontrar a prima e melhor amiga, Reana Mae.

Apesar de compartilharem de grande afinidade, Bethany e Reana Mae viviam realidades bem diferentes. Bethany habitava um lar seguro, protegida por pais amorosos e zelosos, que não mediam esforços para mantê-la longe das maldades do mundo. Já Reana Mae não teve a mesma sorte. Seus pais eram negligentes e ela se criou praticamente sozinha, enfrentando prematuramente todo tipo de dificuldade. A história da infância e da adolescência das primas muito amigas, é contada para nós por Bethany.

Aos 12 anos de idade, a educação religiosa e o caráter bondoso e justo de Bethany se chocam com os rumos que a vida de Reana Mae começa a tomar. A prima, um ano mais nova que ela, está mudando diante de seus olhos e trilhando um caminho nada inocente e cheio de equívocos e sofrimentos. Ao tentar ajudá-la, Bethany percebeu que havia no seio da sua família segredos há muito escondidos. Esses segredos são desvendados na mesma proporção em que ela vai amadurecendo. Quando o maior de todos eles é revelado, Bethany, e nós também, entendemos, finalmente, os sentimentos e as ações que movimentaram toda a história.

Antes de começar a ler o livro, aconselho você a ter por perto lápis e papel para rascunhar uma árvore genealógica, pois a família é enorme e a profusão de nomes causa confusão. Gostei da história e do leque de assuntos que ela aborda, todos sérios e alguns bem polêmicos.

site: https://www.newsdacris.com.br/2019/05/resenha-preces-e-mentiras-de-sherri.html

Paloma Rizzon @wingardiumlivros 21/04/2019

Preces e Mentiras - Sherri Wood Emmons / @wingardiumlivros
Bethany e sua família sempre passam o verão em West Virginia, e lá Bethany conhece sua prima Reana Mae. Elas começam uma amizade desajeitada, mas que foi a melhor coisa que poderia ter acontecido para elas na época. Quando Bethany e sua família não estão em West Virginia, ela e Reana se comunicam através de cartas, contando tudo o que acontece nas suas vidas.

O tempo vai passando e as coisas vão ficando cada vez mais complicadas, Reana Mae começa a diminuir a frequência das cartas, e Bethany começa a se perguntar o porquê. Enquanto a vidinha de Bethany continua a mesma, Reana é obrigada a crescer, suas responsabilidades vão aumentando e sua personalidade alterando cada vez mais. Reana começa a apresentar comportamentos parecidos com os da sua mãe, que não tinha uma reputação muito boa na cidade. Bethany começa a se preocupar com sua prima, que está cada vez mais estranha e distante.

Esta estória é narrada pela personagem principal, Bethany. Ela conta a vida dessas duas famílias, abrange quatro décadas e mostra a capacidade de perdoar das pessoas e o amor ao próximo que elas possuem.

Eu não tinha visto ninguém falar sobre este livro, por isso eu o li sem expectativa alguma, e me surpreendi. Os personagens são bem construídos, a estória foi muito bem pensada, e apesar de a capa ser bem simples, ela passa muito bem o drama dessa estória.

Lendo este livro eu senti alegria, tristeza, raiva, piedade, agonia e foram inúmeras as vezes que eu fiquei simplesmente sem palavras. Eu conseguia sentir a dor dos personagens, como se eu fizesse parte da estória, e isso me deixou frustada várias vezes, e apesar de ser contado por uma criança/adolescente, os segredos revelados são inimagináveis. Alguns segredos são bem pesados, e outros até polêmicos.

site: https://wingardiumlivros.blogspot.com/

neia 25/03/2019

uma grata supresa
Esse livro esta na minha estante a muito tempo, e agora pude ler, e me surpreendi, foi um livro de leitura rápida, isso quer dizer que gostei muito dessa leitura, gostei muito dos personagens, o desfecho achei exagerado, mas é um bom livro
Vargas 27/03/2019minha estante
Quando eu comprei esse livro também não esperava muito por ele. Achei uma leitura bem desenvolta.

neia 27/03/2019minha estante
eu gostei muito, a historia não sai da minha cabeça, mas o final, o que é aquilo? sem cabimento!!!!

Taty 25/05/2018

RESENHA PRECES E MENTIRAS - surpreendentemente intrigante e envolvente!
OPINIÃO
Amei! Sim, assim que eu deveria começar essa resenha. Há tempos uma estória não prende tanto minha atenção quanto essa surpreendeu. Confesso que ele estava parado na minha estante há algum tempo. Sem pretensões de lê-lo logo. Então peguei para conhecer essa autora. Sério... que livro envolvente!
A estória gira em torno do relacionamento de uma família, em meados do final do século 60, 70 e início de 80.
A narradora é Bethany, prima de Reana Mae (protagonistas desta estória), que conta os dramas protagonizado por sua tão peculiar família. Temas como romance, amor fraternal, crenças, inocência, fofocas, traição, amizade... tudo abordado de forma intrigante e intensa.

" Eu podia apenas amá-la, como sempre, e rezar para que aquilo fosse suficiente".

Uma leitura leve! De personagens bem trabalhados e cativantes.
Simplesmente "devorei" o livro em 1 dia!
Para quem tem dúvidas... leia e verá que você não conseguirá mais parar!

site: http://mktguimaraes.com.br/reader/2018/05/25/preces_e_mentiras/

Kymhy 08/03/2018

Preces e Mentiras - Sherri Wood Emmons
O verão, a época mais marcante na vida de uma criança: dias intermináveis, quentes e cheios de aventuras. Mas para Beatriz e Reana Mae será muito mais do que coisas boas...

site: https://gatoletrado.com.br/site/resenha-preces-e-mentiras-sherri-wood-emmons/

Camila 07/02/2017

Drama na medida certa!
"Preces e Mentiras" tem uma capa forte e um enredo pesado em sua essência, fluído em narrativa. Acho que a autora conseguiu falar sobre uma temática difícil de uma forma muito convincente através da visão de uma pré-adolescente. O livro poderia ter sido monótono, mas os acontecimentos se desdobram a medida que algo inesperado acontece, e me surpreendi por duas vezes com os eventos na vida de Bethany e sua família. O que me incomodou um pouco foi o final e as explicações. Penso que faltou um pouco mais de ousadia e apropriação das razões que culminaram em comportamentos expressos pelas personagens, mas como a própria autora disse, não quis aprofundar-se em uma temática que não poderia mergulhar sem propriedade. A proposta aqui era outra. Senti no final também um pouco de dificuldade de entender a presença de algumas personagens e sua relação, com nomes que se assemelham e papéis também semelhantes, fiquei um pouco confusa, mas não que prejudique a leitura. Preces e Mentiras. Aqui, lembramos que toda família tem suas histórias, sejam elas conhecidas ou não, sejam elas alegres ou tristes, omitidas ou reveladas, preces, razões, mentiras, medo, força, fé, desistência, negação e amor. Em algum momento da leitura, me vi refletindo sobre o que lia e sei que esse livro me acrescentou positivamente na medida que estar na pele das personagens é um exercício fácil de por em prática. Indico!

luzmarinafg 05/10/2016

Eu podia apenas amá-la
Toda família tem aqueles segredos que tentam esconder a todo custo. Nesse livro delicioso, Bethany narra acontecimentos familiares e da comunidade em que vive que me deixou de boca aberta e com a respiração acelerada.

Pude acompanhar o crescimento da menina, que, com sua transição de criança para adolescente, começou a perceber que a vida de sua família, dos seus amigos e da sua vizinhança não era tão simples quanto pensava. Muitos escândalos os envolvia.

Os segredos vão sendo revelados com detalhes e com uma força devastadora, suficiente para abalar vidas, fé e relacionamentos. E por falar em relacionamentos, um que merece destaque é o de Bethany com sua sua prima, Reana Mae, que é bem intenso e revelador.

Os personagens são interessante de um modo geral, mas admito que me apeguei a Tracy, irmã de Bethany, e sofri muito com o rumo que a vida dela tomou.

Gostei dessa leitura do inicio ao fim, e Preces e Mentiras conquistou seu lugar entre meus favoritos. Recomento.

Vivendo a Vida 14/09/2016

Uma história surpreendente
Acredito que, lendo esse livro, o leitor nunca poderá imaginar o que vem a seguir. Além disso, a história vai acontecendo de acordo com o que você vai lendo ou descobrindo. Surpreendente.

Gabi Luchetta 11/09/2016

chocada
Por quê algumas famílias escondem tantos segredos?
E se a descoberta destes segredos fosse libertadora para salvar pelo menos uma vida?
Uma história comovente, sobre família, união e fé.

Gabriel 27/07/2015

Indispensável para os adoradores dos livros de drama!
O Enredo

Inseridas em contextos completamente diferentes, duas garotas irão se conhecer durante o período de férias e desenvolverão uma amizade capaz de superar qualquer situação adversa. As duas começam a sua inabalável relação durante uma das viagens da família de Bethany para West Virginia’s Coal River Valley, onde seus familiares moram, incluindo sua prima e futura melhor amiga, Reana Mae.

Reana é uma criança que vive em um lar conturbado, e possui uma vida difícil, que fará com que a mesma passe por situações severas que a modificarão permanentemente. Entretanto, ela encontra em Bethany seu ponto de segurança e a amizade das duas será a única coisa que impedirá que essas garotas entrem em um caminho tenebroso e sem volta.

Cheio de temáticas complexas, “Preces e Mentiras” aborda discussões indispensáveis em meio a uma trama envolvente e instigante que fará com que o leitor devore esse livro como se fosse o último que pudesse ler na vida.

Personagens

A construção dos personagens e sua evolução ao longo das páginas é incrivelmente construída, o que fica nítido para o leitor, já que acompanhamos a vida das personagens principais ao longo dos anos e podemos perceber tais mudanças acontecendo de forma clara.

A narrativa ter sido dada a Bethany foi ao mesmo tempo inteligente e arriscada, já que através da visão da garota não tínhamos uma noção ampla acerca de diversos acontecimentos, o que possibilitou a inserção de reviravoltas e revelações ao longo da narrativa que tornaram tudo muito mais dinâmico e interessante. Entretanto, o fato da narradora nem sempre ter um posicionamento claro em relação às coisas que aconteciam ao seu redor podem irritar o leitor em alguns momentos, além de deixar algumas lacunas de tempo entre os acontecimentos importantes para história, sendo preenchidos por alguns momentos desinteressantes.

Temas abordados

Abordar temas como crenças, fé, importância da família no desenvolvimento do individuo, problemas psicológicos e até mesmo abuso sexual e pedofilia, tornaram esse livro uma obra indispensável para os adoradores de um bom drama.

Observar como os elementos exteriores podem afetar o desenvolvimento de cada ser humano é imprescindível para repensarmos diversas questões sociais e até mesmo pessoais, o que acaba sendo acentuado pela conexão que o leitor cria com os personagens componentes da história.

Opinião final

Apesar de ser um livro composto por uma história construída de maneira inteligente e cheia de potencial, a finalização do mesmo deixou a desejar, principalmente quando um grande segredo nos é revelado de uma maneira apressada e desajeitada. Entretanto, isso não impossibilita o leitor de entender a narrativa, podendo até mesmo ser um ponto relevado, já que o mesmo é um instrumento justificável para a tentativa da autora de dar um final inesperado para a história.

Com personagens incríveis, situações envolventes e angustiantes, “Preces e Mentiras” conseguiu tirar meu fôlego e me surpreender ao longo de suas páginas, fazendo com que alguns deslizes não atrapalhassem na compreensão daquilo que nos era passado, tornando-se assim, uma ótima recomendação para aqueles que estão a procura de uma leitura densa e completamente fascinante.

site: fatalityliterario.wordpress.com

Rosiane 04/05/2015

Preces e Mentiras
O livro conta a história de uma grande família e seus encontros e desencontros. A narradora da história é Bethany, e durante o livro vamos conhecendo sua família, amigos, vizinhos e lugares. A maior parte da história se passa em uma vila a beira do rio, onde Bethany e sua família passa as ferias de verão. O que a menina não sabe é quais são as verdadeiras histórias que tem os moradores daquela vila, enquanto ela vai crescendo junto com sua prima, ela começa a ver que nada é como ela realmente esperava.

- Acho que você é a menina mais malvada que já existiu.
Tracy parou de rir de repente e atirou com violência e conteúdo de seu baldinho em nós duas, deixando-nos cobertas de areia molhada e lama.
Vocês duas são iguaizinhas- disse ela por entre os dentes enquanto se levantava. - Vocês são as gêmeas da lata de lixo.

Com o tempo Bethany percebe que sua prima não é mais a mesmo, apesar de ser mais velha que ela, elas não tem mais as mesmas vontades e objetivos. Depois de vários acontecimentos que deixa toda a família devastada e chocada, Reana Mae prima de Bethany vai morar com ela na cidade. É a partir desse momento que essas duas primas vivem grandes momentos e descobertas. Claro que também tem muito briga e discussão com a irmão de Bethany, que não gosta nem um pouco de sua prima ir morar com elas.

Achei o livro surpreendente e dentro da história ele trata de assuntos polêmicos como abuso infantil, apesar de não ser o tema principal e não ter muito destaque. Mas no final o que fica mais claro é um romance cheio de contratempos, apesar do livro ser um romance ele não é focado apenas nisso, as histórias das pessoas vão se cruzando com as de Bethany, as mentiras vão sendo descobertas e no fim, quando achamos que não vai acontecer mais nada ele nos surpreende.

site: http://entresonhosefiltros.blogspot.com.br/

Ani Rovere 13/04/2015

O que não falamos...
Quando comecei a ler Preces e Mentiras acreditei ser apenas mais uma daquelas histórias problemáticas sobre relacionamentos familiares. Só parecia. No 1º capítulo e nos demais que li avidamente, tomei socos no estômago e na mente. O livro é sobre mentiras e omissões, negligência e falta de escolha, ou melhor, o que não falamos, não percebemos, deixamos para lá. Acompanhando a narração pelos olhos da menina Bethany, de apenas 6 anos, e as férias de verão com seus parentes, é fácil se colocar nas situações e decisões que desencadeiam a história, porque apesar dos fatos serem ficcionais, sabemos que nada ali é inverossímil ( principalmente para quem lida com crianças como eu). Difícil voltar a ter o mesmo olhar de antes. Impossível deixar de se preocupar.
Recomendo muito a leitura a pais e professores.

Lariss 03/03/2015

Fantástico.
"Às vezes eu a odiava, mas a maior parte do tempo eu a amava."
Essa história, contada de uma maneira simples cativa e desperta o interesse de qualquer leitor. Posso dizer que chorei na maior parte do livro, pois coloca uma visão muito realista de acontecimentos comuns na vida de muitas pessoas.