Preces e Mentiras

Preces e Mentiras Sherri Wood Emmons

Resenhas - Preces e Mentiras

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Endry 03/05/2013

Confesso que quando recebi este livro de parceria, fiquei meio receosa quanto à leitura. Lembro que alguns dias depois, vi um comentário de uma amiga, que também é blogueira, no facebook, elogiando este livro. Ela (desculpe, mas não lembro quem foi) fez uma observação sobre o receio dela ao ler o livro, coisa que também sentia e acabei ficando curiosa com a história.

Sherri escreve muito bem, é uma leitura fluída, às vezes leve e em outras bem intensa. Eu gostei muito da narrativa e da forma como a Sherri narra os fatos, pensamentos e constrói os personagens principais e secundários. Ela revela o tanto importante para compreendermos os personagens e a situação, porém nada que entregue as revelações que inciam aos poucos do meio para o final do livro.

Preciso dizer que me vi muito na Bethany, em seu jeito por vezes ingênuo, mas sempre pronta para ajudar. Quando cresce, Bethany continua tentando ajudar a prima Reana Mae, que tem, desde sempre, uma vida difícil. Porém, no crescimento de ambas, muitos percalços aparecem pelo caminho. Tenho que dizer que adorei o fato de elas trocarem cartas por um tempo e conhecer um pouco da visão da Reana Mae, mesmo que superficial. O foco da história é justamente após este período, quando ocorre um distanciamento pela presença de outro personagem bem intrigante e que dá um certo mistério também à história. Os pais de Reana são negligentes, sua mãe só pensa em sexo e roupas curtas e seu pai em andar de moto por aí. É tocante a dedicação da mãe da Bethany com a Reana e sua mãe, apesar de toda visão religiosa e ética dela. As outras irmãs de Bethany, que são três, tem posturas diversas, porém todas com uma postura de exclusão. As duas irmãs mais velha (Bethany é a caçula) são indiferentes, pois estão numa fase de pensar em namoricos e aparência. Já sua irmã do meio é terrivelmente cruel. Daquelas que fazem maldade mesmo. Bethany sempre tentou protegê-la, porém sem muito sucesso. O livro é repleto de momentos angustiantes do meio para o final e ficamos muito curiosos com o que vai acontecer no final e que explicação a autora dá. Ela se saiu muito bem!

A diagramação, como sempre, da Novo Conceito é muito boa. Os inícios de capítulos são simples, porém suas folhas amareladas com margem, fonte e espaçamentos ideais me ganham! Os capítulos até que são grandes, porém são instigantes e fluem muito bem. Eu li o livro em uma noite nas férias, em menos de 4 horas. O que é ótimo, considerando as 360 páginas.

Samantha @degraudeletras 12/04/2013

Word in My Bag - http://wordinmybag.blogspot.com.br/
Primeiro romance de ficção da autora Sherri Wood Emmons, Preces e Mentiras traz uma história reflexiva sobre as diferentes relações familiares e de amizade sob o olhar religioso e interiorano, de West Virginia, da década de 70.

Pág.: 9

Título: Preces e Mentiras
Autor: Sherri Wood Emmons
Editora: Novo Conceito
N° de páginas: 360
Nota: 3/5

Um livro que te conduz de maneira ímpar, a narrativa simples e envolvente de Bethany, uma menina de 7 ~15 anos, contando a história de sua prima Reana Mae, que mora no interior de onde a mãe de Bethy veio.

Pág.: 17

Jolene, mãe de Reana Mae, é uma mulher muito bonita e que chama a atenção de todos. Audaciosa, sempre buscava encurtar mais 3 dedos a barra da sua saia (o que era visto como coisa de mulher da vida, já que estamos num interior muito religioso em plena década de 70). Nunca gostou muito da filha, pois queria ter tido um menino para agradar ao marido, Bobby Lee, ele, por sua vez, mal parava em casa, trabalhava viajando e não tinha muito tempo para a filha, trazia presentes quando voltava de viagem, mas nunca foi capaz de protegê-la das agressões físicas que Jolene infligia na garota. Bethany e sua mãe eram um escape para Reana Mae.

"- Escute aqui, Bobby, porque só vou falar uma vez. Eu nunca mais vou fazer isso de novo. Eu te dei uma filha, e ela vai ter que servir.
Pág.: 23

O livro tem uma narrativa um pouco arrastada, mas creio que isso serviu como ferramenta para levar o leitor ainda mais para dentro da história, uma vez que se trata de uma cultura um pouco diferente da nossa, onde uma criança de outra época nos traz uma história triste e envolvente. É na metade do livro, mais ou menos, que surge o grande plote da história, após várias páginas de descrição de rotina e pequenos acontecimentos, enfim, Preces e Mentiras mostra para que foi escrito... Romper barreiras sociais em meio a uma sociedade de influência religiosa muito forte.

Apesar de ter uma ótima proposta e uma boa escrita, Sherri pecou um pouco ao dar comentários tão auspiciosos e maduros a uma menina que tem entre sete e doze anos de idade. Ao notar que sua tia estava com o queixo rígido por estar começando a ficar com raiva, ou analisar um móvel e dizer que ele é de mogno ou ter consciência da gravidade de certos problemas é algo bastante incomum para uma criança.

Brilho 09/11/2012

Preces e Mentiras
Em Preces e Mentiras conhecemos Bethy e Reana duas meninas de 7 e 6 anos que só se vêem durante o verão quando a família de Bethy vai para o Vale, além de primas elas se aproximam pelas circunstâncias e se tornam grandes amigas.
Reana é uma menina desprezada pela mãe e pelo pai que raramente para em casa. Ela é negligenciada por eles o que é bem triste (sempre é) e Bethy e sua mãe Helen fazem o que podem pra ajudar.
" Juntas, nós duas estabelecemos uma irmandade de forasteiras que não se encaixavam em lugar algum, o que nos ajudou a seguir em frente por um bom tempo."

É muito bonito ver a amizade das duas elas estão sempre juntas, e quando Bethy volta pra casa as duas sempre trocam cartas, uma sempre em contato com a outra. Mas como tudo na vida, nada é um conto de fadas . Os problemas são muitos e a distancia acaba pesando na amizade uma percebe que a outra cresceu muito em quanto não se viam e o silencio acaba crescendo entre as duas.

"A garotinha tímida que eu tinha amado e com a qual tinha compartilhado tantos segredos teria ido embora antes que eu voltasse para o Vale de Coal River. No lugar dela estaria uma mocinha bonita e com segredos que ela não dividiu comigo - nem com ninguém - por um bom tempo."

Bom o livro é narrado pela Bethy que passa muitos intervalos sem aparecer no Vale então nós acabamos descobrindo os segredos junto dela. O livro cresce ao decorrer da leitura e você se vê dentro de segredos e mentiras familiares, que envolvem muitas pessoas. Nós vemos duas meninas se tornarem adolescentes uma pura e a outra prematuramente adulta. É uma história comovente e muito forte. Então se você quer ser surpreendido leia esse livro. Ele mostra o amor verdadeiro familiar aquele que hoje em dia não se vê mais, aquele que perdoa e que cuida dos seus.
Eu queria poder falar mais da trama, mas tenho medo de falar demais e estragar as revelações.

Camila 19/03/2013

Preces e mentiras
Um livro delicioso. Quanto mais eu lia, mais eu tinha vontade de ler e ao mesmo tempo, pena de terminar. Li numa época mais reflexiva, aquela época de "comemorações de fim de ano", onde todo mundo está mais sensível e solidário. Trata de amadurecimentos precoces, transtornos mentais, nostalgia e primeiro amor. Fora que eu sou apaixonada pela capa e sempre tenho vontade de reler.

Nita 17/12/2012

[RESENHA] Preces e Mentiras - Tenso e belo

''A Bíblia diz que os pecados dos pais são carregados pelos filhos até a décima geração. Mas eu acredito que são as filhas que suportam o peso dos pecados da maioria das famílias. Pelo menos é assim na minha família.''

Bethany é uma garota muito boa, inocente, ingênua e que ama muito seus familiares e Deus. Sua mãe Helen, mais parece uma santa, ela é uma mulher que guarda muitos segredos, muitos sofrimentos da juventude, e que tenta criar as filhas para amarem Deus, com muitos cuidados ela tenta protege-las do mundo triste e trágico que as rodeia. Jimmy, o pai de Bethany, tem um trabalho que lhe exige algumas viagens de verão, por isso Helen vai ainda que contra a vontade, para West Virginia´s lugar que guarda tristes recordações do seu passado durante esse período. Lá elas ficam em uma casinha, parecida com um chalé, próximas a adorável Tia Belle, tia que criou pai das meninas. E também dos estranhos e excêntricos parentes Bobby Lee, um Bad Boy muito bonito, maluco e que vive viajando, e de sua mulher Jolene Colvin, a que poderíamos chamar de ''piriguete'', uma mulher formosa que adora exibir o corpo, e agir de forma escandalosa. A filha deles, prima de Bethany é, Reana Mae, uma garota muito estranha, que tem uma vida de descaso e muito abandono pelos pais.

Bethany tem três irmãs, as mais velhas Nancy e Melinda são mais passiveis, de convivência fácil, mas sua irmã do meio Tracy é a maldade em pessoa, ela tem um temperamento terrível que só vai agravando no decorrer do livro, totalmente cruel ela inferniza a vida das grandes amigas Bethany e Reana Mae.

''Reana Mae apenas olhou fixamente para o rosto lindo e detestável de Tracy e finalmente sussurrou:
– Acho que você é a menina mais malvada que já existiu.
Tracy parou de rir de repente e atirou com violência o conteúdo de seu baldinho em nós duas, deixando-nos cobertas de areia molhada e lama.
– Vocês duas são iguaizinhas – disse ela por entre os dentes enquanto se levantava – vocês são as gêmeas da lata de lixo...
Nos ficamos ali sem falar nada por um momento, pingando lama, infelizes. Então, Reana me disse, sorrindo timidamente.
– Bom, eu sempre quis ter uma irmã gêmea mesmo.''

Nesse livro a história nos é contada pelos olhos de Bethany, a vida dessa complexa família. Todos tem muitos segredos guardados, muitas mentiras, e por conta delas coisas horríveis acontecem. Reana Mae e Bethany são as principais da história, o foco é na sua forte amizade que vai enfrentar muitas barreiras, elas precisam uma da outra para sobreviver nessa rede de mentiras e sofrimentos, Tracy também tem um papel muito importante, pois ela representa o grande mau da família de Helen, no decorrer do livro, vamos vendo sua maldade e no fim, nos é mostrado o porque dela ser assim. Em um momento você a odeia, e no outro se vê chorando muito pelo seu destino e sua história.

Reana Mae é uma garota que sofre muito durante toda a história, e acaba por fazer algo terrível influenciada por uma pessoa muito próxima a ela. Sua vida muda drasticamente, e somente a amizade de Bethany e sua Mãe, poderão tentar salvá-la.

''Minha vida inteira, tive três irmãs – três estranhas com as quais convivi, mas que nunca realmente conheci. Sentada na lama, naquele dia quente e úmido, encontrei minha irmã verdadeira. Eu tinha 7 anos, e Reana Mae 6, e eu jamais poderia saber como nossas vidas ficariam entrelaçadas no futuro. Mas daquele dia em diante, Reana e eu ficamos ligadas de uma maneira única.''

A história toda é muito forte, não se engane pelo fato de ser contada inicialmente por uma Bethany de 7 anos de idade, pois em momento algum ela se é infantil ou enfadonha. No começo enquanto somos apresentados aos personagens, algumas pessoas podem achar um pouco tediosa, mas é apenas o primeiro capitulo, logo você se vê preso nessa família, rezando com eles para que tudo de certo.

As ''Preces'' estão a todo momento no enredo, pois exatamente como fazemos, Bethany e sua Mãe Helen, se apegam a oração, quando nada mais podem fazer para salvar as pessoas que amam.

''Reana Mae estava rezando. Eu não a tinha visto rezar em anos, não desde que ela tinha vindo morar conosco....
Então, eu me virei de costas para ela e chorei. Chorei com mais força e por mais tempo que qualquer outra vez na vida. Chorei até ter que sair da cama e ir até o banheiro vomitar.''

Eu li o livro todo muito tensa, pois você fica na expectativa de descobrir os segredos, que pouco a pouco vamos descobrindo junto de Bethany, eu chorei em alguns momentos, pois temos passagens bem tristes. Mas o final em nada decepciona, tudo é revelado, e você acaba por perdoar alguns personagens e rezar pela felicidade de outros. É muito fácil se apegar a toda essa família.

''As vezes eu sentia como se estivesse assistindo tudo de fora, como se ela é que estivesse vivendo minha vida. Às vezes eu a odiava por isso. Mas, na maior parte do tempo eu a amava.''

No final do livro temos ainda surpresas maravilhosas, como uma entrevista com a autora, e um guia para grupos de leituras, com os principais temas da história para serem debatidos. Eu adorei isso, o único problema vai ser eu achar alguém para debater o livro :(

Candidatos ao debate? *__*

Título: Preces e Mentiras
Autor: Sherri Wood Emmons
Editora: Novo Conceito
Páginas: 368

Beijos
Nita

Renata 23/02/2013

Preces e Mentiras é a primeira obra de ficção e também o primeiro livro publicado pela autora Sherri Wood Emmons em 2011, em 2012 ela lançou The Somentimes Daughter e tem lançamento previsto para Abril de 2013 o livro The Weight of Small Thigs! Sherri, ela é escritora freelance e editora e vive em Indiana com o marido e três filhos!

Neste primeiro romance da autora, tomamos conhecimento de uma história familiar como tantas outras que devem existir por aí, só que do ponto de vista de uma criança! Bethany Marie nos conta como conheceu sua prima Reana Mae enqunto passavam os verões em West Virginia’s Coal River Valley , onde Reana mora com sua mãe Jolene e seu pai Bobby Lee e eventualmente o irmão mais novo dele, Caleb. O lugar é muito pequeno, onde todos se conhecem, a maioria são parentes, e assim como na vida real, o "disse-me-disse" da vida alheia corre solta.

Bethany tem 7 anos e Reana 6, e as férias de verão até então são para elas o único momento de se encontrar, Bethany tem Coal River como sua casa, ama ir passar as férias lá, e assim como deve ser para as crianças, tudo é só festa! Só que o tempo passa, e as situações começam a mudar, junto com a maturidade vem a consciência de que nem sempre as coisas são fáceis!

O núcleo familiar de Bethany é muito bem estruturado, pai, mãe e mais três irmãs, compõem o quadro da família quase perfeita, se não fosse a "sangue ruim" Tracy, uma das irmãs nas nossa narradora! Tracy é fria e maldosa em suas atitudes com Bethany e Reana, e um anjo de candura na frente dos pais, principalmente do seu pai que insiste em não enxergar a verdade sobre a personalidade da filha. Na família de Reana, as coisas são bem diferentes, ela é filha única, que o pai praticamente ignora e a mãe negligencia, agride e trata mal. Bobby viaja muito, fica pouco tempo em casa e como desejava um filho homem pouca atenção da à filha, Jolene casou muito nova, e ainda se comporta como se fosse solteira!

A história narrada pela pequena Bethany, como disse anteriormente, é como tantas outras que vemos por aí, só que desta vez vista de dentro! Com todos os seus problemas e percalços dissecados pela autora na forma mais inocente e sincera que pode ser a narrativa de uma criança! Muitos temas são abordados durante a história entre eles relações familiares, confiança, amizade, fé, violência contra a mulher e contra a criança, culpa e perdão! Tudo isso é abordado de um jeito muito leve, porém intenso, sim, foi possível!

Me apaixonei perdidamente pelas meninas, e queria muito cuidar da Reana, como seu sofreu esta criatura! Tem um momento bem forte no livro que, em dado acontecimento, ela está rezando, coisa que ela não nunca faz, porque passa o livro todo contestando Deus e sua bondade, e Bethany a questiona porque ela está rezando se não crê, ela diz que está fazendo isso porque a pessoa por quem ela está pedindo acredita em Deus e merece! E em parte é isso que dá título ao livro!

A história é bem fluida e apesar de acontecerem muitas coisas, a leitura é bem tranquila! Me confundi um pouco com o nome dos personagens e a quantidade deles, as ligações familiares são bem intricadas, mas as reviravoltas que o livro me apresentou, fizeram com que isso fosse superado! Muitas surpresas nos são apresentadas ao longo do livro e quando eu imaginei que já tinha descoberto todos o "podres", o pior ainda estava por vir! O coração acelera!

A diagramação do livro está bem boa, a capa foi mantida como o original e espero que, se a Editora for publicar os outros títulos da autora, mantenha as capas! O livro é super indicado pra quem gosta de livros que tragam reflexões profundas, quando terminei de ler o livro, fiquem um bom tempo pensando sobre o que a Bethany me contou! Chega a ser perturbador!

Read more at http://redequinha.blogspot.com/2013/02/resenha-preces-e-mentiras-sherri-wood.html#kTd5YGrPZdpiMq53.99

Liachristo 15/02/2013

RESENHA - PRECES E MENTIRAS - NOVO CONCEITO
Como uma ávida leitora, eu adoro encontrar um novo autor, com uma grande história para contar e com uma forma maravilhosa de fazer isso. Essa história é emocionante e vai levá-lo a West Virginia onde a saga desta família se desdobra ao longo de gerações.

Você já se sentiu imediatamente apaixonada por uma personagem, quando ainda está no começo de um livro? Pois, foi assim que me senti pela personagem principal.
Eu me senti todada com cada palavra e as vezes até senti as mesmas emoções que ela estava sentindo. Foi isso que aconteceu entre eu e Bethany.

Eu me senti atraída pelas personagens de Bethany e Reana Mae. Elas são primas, irmãs de alma e inseparáveis, durante os verões, em que Bethany e sua família ficam em sua casa de campo em West Virginia. Você vai se sentir feliz pela inocência deste verão e então o seu coração ficará partido, por tudo o que acontece em suas vidas e como elas são afetadas pelos segredos do passado.

Bethany, seus pais e suas três irmãs passavam todos os verões de sua infância em West Virginia.
Sua mãe nasceu e foi criada lá, e ela não gostava muito do lugar. Lá havia inúmeras tias, tios e primos para visitar.

Ao longo de quatro décadas, as coisas que vão acontecendo entre as duas e suas famílias vão desde poeticamente dolorosa, inimaginável e até inacreditável...

A mãe de Reana Mae é abusiva, uma alcoólatra. Seu pai foi embora, e há rumores de que ele está vivendo com uma amiga em outro lugar.
A vida de Bethany não é perfeita, mas o seu dia-a-dia é muito mais normal e adequado para uma menina de sua idade.
Conforme o tempo passa, Reana Mae e Bethany continuam próximas e embora alguns segredos de família comecem a ser revelados, elas entendem que isto faz parte de suas vidas e de suas raízes.

Pode esta atual geração, superar os pecados daqueles que vieram antes deles? Ou eles, estão destinados a repetir os mesmos erros? Será que as orações finalmente serão respondidas? Poderia uma linda e pura amizade permanecer forte, mesmo diante de tantas adversidades?

A emoção crua, a angústia da adolescência, o desejo de ser desejado, necessário, e amado, o ódio, a mentira, os segredos, a dor, a alegria e os anseios. Uma incrível história de amor, amizade, e da passagem do tempo, que não se pode recuperar...

No final fiquei com algumas perguntas sem resposta, mas que não chegaram a me incomodar. Se você optar por ler este livro, prepare-se para fortes emoções e muito drama!

Preces e mentiras me fez rir, chorar, e desejar entrar nas páginas para estar com Bethany e Reana Mae, e poder abraçá-las e poder dizer a elas que tudo ia ficar bem. Sherri Wood Emmons escreveu um belo romance, e que já ganhou um lugar no meu coração.
Eu gostei deste livro. e recomendo a sua leitura.

Ana Luiza 12/02/2013

Bethany é a caçula de quatro meninas. Ela até que se dá bem com as duas mais velhas, Nancy e Melinda, mas sua relação com Tracy é conturbada, graças à personalidade da garota. Tracy desde pequenina se mostra uma garota malvada, que adora machucar os outros e que tem acessos de raivas assustadores. A mãe e o pai das meninas, Helen e Jimmy, fazem de tudo para evitar os ataques de Tracy, mesmo que em alguns momentos tenham que fingir que nada aconteceu.

“E nossos segredos ficavam devidamente enclausurados no meio à família, onde era o lugar deles. Foi assim por um tempo, até que não conseguimos mais esconder.” (Pág. 74)

Helen é uma mulher muito religiosa e carinhosa, do tipo que coloca as outras pessoas em primeiro lugar. Por isso que apesar de não gostar do Vale do Coal River, onde passou parte da vida e conheceu Jimmy, Helen passa todos os verões com as filhas por lá, enquanto o marido está viajando a trabalho. Diferente da mãe e das irmãs, Bethany adora o Vale, principalmente após conhecer sua prima Reana Mae.
Reana era uma garotinha feia, mal cuidada e filha de pais problemáticos. Ao defender Reana de Tracy, Bethany descobre na prima do vale mais do que uma amiga, uma verdadeira irmã. Conforme os anos se passam, a amizade das primas vai se consolidando. Enquanto Bethany ganha a companhia que tanto desejava, Reana ganha uma protetora fiel, que fará de tudo para apoiá-la.

“Mas eu não podia proteger Reana Mae. Nem naquele momento nem nunca. (...) Eu podia apenas amá-la, como sempre, e rezar para que aquilo fosse suficiente.” (Pág. 234)

Mas por mais que Bethany faça de tudo por Reana Mae, a vida da garota sempre será recheada de conflitos e segredos, assim como todos os que vivem no Vale. Conforme vão crescendo, a amizade das garotas fica cada vez mais forte, mas passa por provações e aventuras inimagináveis. É através de Reana que Bethany conhece o melhor e o pior de todos, inclusive de sua própria família.
Bethany é bastante parecida com a mãe, super carinhosa e corajosa, mas também religiosa. Desde pequena busca apoio em suas preces e no amor pela sua família. Mas será que apenas isso será o suficiente? Enquanto tenta ajudar os que ama, Bethany também tenta descobrir como equilibrar fé e realidade, amor e ódio, amor pelos outros e por si mesma.

“Minha vida inteira, tive três irmãs – três estranhas com as quais convivi, mas que nunca realmente conheci. Sentada na lama, naquele dia quente e úmido, encontrei minha irmã verdadeira. Eu tinha 7 anos, e Reana Mae 6, e eu jamais poderia saber como nossas vidas ficariam entrelaçadas no futuro. Mas, daquele dia em diante, Reana e eu ficamos ligadas de uma maneira única. A história dela e a minha se trançaram juntas de tal forma que, às vezes, eu me sentia como se estivesse assistindo a tudo de fora, como se ela é que estivesse vivendo a minha. Às vezes, eu a odiava por isso. Mas, na maior parte do tempo, eu a amava.” (Pág. 17/18)

“Preces e Mentiras” é um livro aparentemente simples, mas que guarda uma história incrível e encantadora. Eu adoro histórias de amizade e já esperava um livro emocionante, mas acabei sendo surpreendida. Conforme a história começa a se desenrolar, vemos que nada é por acaso, que todas as histórias estão de alguma forma ligadas. Esse livro não é apenas sobre Bethany e Reana Mae, mas sobre toda uma família e amigos que, primeiramente, estão relacionados por causa do Vale do Coal River.
A autora criou uma trama cativante e bem traçada. Como já disse, todas as histórias estão de alguma forma entrelaçadas e nada é por acaso. A narração em primeira pessoa feita por Bethany ficou perfeita e o livro flui rapidamente. Se a história estivesse na visão de Reana ou mesmo em terceira pessoa, o livro teria perdido um pouco do seu charme. O final foi um pouco previsível, mas satisfatório e perfeito para a trama.
Os personagens, assim como a trama, foram bem feitos e situados na história. Cada um tem sua característica, importância e história própria. Bethany e Helen foram as minhas favoritas, elas são muito parecidas e fofas. As duas são sempre amáveis e prestativas. Reana Mae é uma personagem complexa e é preciso algum esforço para entender e gostar dela. Na maioria do tempo tive pena da garota, afinal ela não teve uma vida fácil, mas teve partes em que cheguei a ficar com raiva dela. Também foi assim com Tracy, apesar dela e Reana não serem minhas favoritas, foram as que mais despertaram sentimentos em mim.
A editora fez um trabalho incrível com o livro. A diagramação e tradução estavam perfeitas, não encontrei um erro em todo o livro. A capa é simplesmente divina e combina com a história, apesar de que imaginei Reana um pouco feinha, suja e mal cuidada, como ela é descrita pela autora.
Como T. Greenwood (autora de Um Mundo Brilhante) mesmo diz na capa, com toda a razão, “Preces e Mentiras” é “uma análise tocante – e profunda - de todos os tipos de amor: entre amigos, entre irmãs e entre todos de uma família”. O livro além de emocionante e belo, nos faz refletir sobre amizade e amor verdadeiros e o quanto eles podem nos mudar.
“Preces e Mentiras” me lembrou “Para Sempre Ana” (Sergio Carmach) e “O Azul da Virgem” (Tracy Chevalier), outros livros que eu super recomendo para aqueles que gostam de boas histórias, personagens emocionantes e conflitos próximos aos da vida real.

“A Bíblia diz que os pecados dos pais são carregados pelos filhos até a décima sétima geração. Mas eu acredito que são as filhas que suportam o peso dos pecados da maioria das famílias.” (Pág. 9)

Autora da resenha: La Mademoiselle

Fernanda 30/01/2013

Resenha: Preces e Mentiras - Sherri Wood Emmons
Resenha publicada originalmente em:

Resenha: Sabe aquele lugar que todos se conhecem e a maioria são parentes ou algo mais? Esse é caso de West Virginia, local onde a trama de Preces e Mentiras é apresentada. Narrada por Bethany, uma garota que encontrou uma verdadeira amizade aos 7 anos, Reana Mae é, além de amiga, também sua prima. No começo da história conhecemos vários personagens que vivem neste lugar, que parece ser bem tranqüilo, porém no decorrer das circunstancias, percebemos que há bem mais por trás de cada rosto amigável e famílias unidas.

“Sorri de volta para ela. Minha vida inteira, tive três irmãs – três estranhas com as quais convivi, mas que nunca realmente conheci. Sentada na lama, naquele dia quente e úmido, encontrei minha irmã verdadeira. Eu tinha 7 anos, e Reana Mae 6, e eu jamais poderia saber como nossas vidas ficariam entrelaçadas no futuro. Mas daquele dia em diante, Reana e eu ficamos ligadas de uma maneira única.” Pg. 17-18

A relação entre Bethany e Reane é muito bonita, pois as duas tem uma ligação muito forte uma com a outra. Juntas, encontraram o fim da solidão e a cada dia que passavam ficavam mais unidas e fortes, quase como se fossem irmãs. Mesmo que se distanciem, elas mantém contato através de cartas, que nos mostram as mudanças que ambas vem passando através do tempo. E o mais interessante é que pelo fato da narradora ser justamente a Bethany, faz com que a trama fique mais envolvente e emocionante. Faz com que o leitor possa entender perfeitamente todos os fatos que ocorrem com detalhes e maior intensidade. E um dos tantos problemas é que a família de Bethany e Reane são o oposto uma da outra. Enquanto os pais de Reane são falados pela comunidade, os de Bethany são de costume religioso, conservadores e altamente tradicionais. Bethany tinha três irmãs, sendo que Melinda e Nancy eram mais distantes, porém a mais problemática era Tracy, uma menina sem escrúpulos, maldosa e dissimulada. Tracy apresenta ser um grande problema e logo se interligará a outros fatos, que na minha opinião foram umas das cenas mais intensas e comoventes.

“Amanhã, eu iria para West Virginia com minha mãe...só nós duas, e no meio do ano letivo. Quando é que aquelas surpresas acabariam?” Pg. 83

Reane, sendo a personagem principal, é uma menina sem ambições e grandes sonhos. Sei pai é ausente e sua mãe, vista como uma pessoa extremamente vulgar está se perdendo a cada dia que passa na bebida. Quando Caleb, irmão de Bobby Lee – pai de Reane – vai morar com eles as coisas começam a mudar drasticamente. Ninguém gostava dele, a não ser Reane, que sempre ficava ao lado do tio, independente do que acontecesse.
Reane começa a ter vários problemas, e Bethany não compreende como essa situação pôde chegar a este ponto. Então, algo vem a tona surpreendendo a todos e causando muitas reviravoltas na vida de todos ao redor.

“-Você é uma boa menina, Bethy. Você pode ajudar a Reana Mae mais do que qualquer outra pessoa. E vai ajudá-la, não vai, querida? Você vai ajudá-la como se ela fosse sua irmã.
Fiz que sim com a cabeça, orgulhosa. É calro que eu ajudaria Reana. Ela era minha irmã, afinal. A única irmã de verdade que tinha.” Pg. 224

Preces e Mentiras nos mostra uma trama emocionante e muito surpreendente em vários aspectos. Não imaginava que a história fosse tão carregada de dramas familiares, surpresas e casos polêmicos. No começo fiquei um pouco confusa diante de tantos personagens que nos foram apresentados, porém ao longo da narrativa todos vão se encaixando. No final, fiquei com aquela sensação de que nem sempre as coisas acontecem como planejado, e Preces e Mentiras é um exemplo do quanto a vida pode nos pregar peças reveladoras. É um livro que nos faz refletir sobre mentiras, segredos e sentimentos seja entre amigos, amores e família.

Resenha publicada originalmente em:

Carol 30/01/2013

Resenha feita para o blog "Este Ja Li" - estejali.com
Uma comunidade em que todos se conhecem e se gostam, mas onde há também muitos segredos escondidos.

O Vale de Coal River é o lugar preferido de Bethany. Todo verão sua família viaja para lá, e é lá que mora Reana, sua prima e melhor amiga. O Vale é uma típica cidade do inteior onde todos se conhecem e a maioria são parentes em algum grau. Bethany e Raena passam a maior parte do verão brincando a beira do lago com as outras crianças do vale enquanto Tracy, irmã de Bethany, as atormenta o quanto pode. Os pais de Raena, Bobby Lee e Jolene, nunca foram vistos com bons olhos ali, pois tinham um comportamento fora dos padrões da pequena comunidade conservadora. Além dos beijos calorosos em público e da roupa curta que Jolene usava, eles nunca davam a Raena a atenção e carinho que ela merecia, o que fazia a menina se apegar ainda mais a Bethany e seus pais.

"Mas, daquele dia em diante, Raena e eu ficamos ligadas de uma maneira única. A história dela e a minha se trançaram juntas de tal forma que, às vezes, eu me sentia como se tivesse assistindo a tudo de fora, como se ela é que estivesse vivendo a minha vida. Às vezes, eu a odiava por isso. Mas, na maior parte do tempo, eu a amava."

Um dia, Caleb, irmão de Bobby Lee, vai morar no Vale na casa de Raena. E a partir de então tudo começa a mudar. Os moradores do Vale nunca gostaram de Caleb, Jolene muito menos. Ela sempre fora contra a presença do cunhado ali, e por isso começa a brigar frequentemente com Bobby Lee. Ele por sua vez, afirmava que o irmão ficaria ali o tempo que fosse necessário. Raena era a única que gostava de Caleb, e defendia o tio sempre. Bethany não entendia porque sua prima era tão apegada ao tio. Conforme os anos se passaram, Raena o defendia cada vez mais, e se afastava da prima, se tornando quase uma desconhecida para Bethany. Porém, aos poucos Bethany vai descobrindo que o lugar que ela tanto amava não era tão perfeito. Ela descobre que por trás da história do Vale e de seus moradores há segredos guardados há anos, e percebe que as pessoas ali não são exatamente o que parecem ser.

"A garotinha tímida que eu tinha amado e com a qual tinha compartilhado tantos segredos teria ido embora antes que eu voltasse para o Vale Coal River. No lugar dela estaria uma mocinha bonita com segredos que ela não dividiu comigo - nem com ninguém - por um bom tempo."

O livro todo é narrado por Bethany. No começo, há uma apresentação do Vale e seus personagens, contando brevemente a história de cada um, o que deixa os primeiros capítulos um pouco cansativos. São muitos personagens e todo mundo é parente de todo mundo, deixando tudo um pouco confuso no começo. Mas com o desenrolar da história conseguimos entender melhor quem é quem.

Tenho que confessar que esse não é um livro fácil de ler. A história toda tem temáticas fortes, principalmente a respeito da família, dos segredos e das escolhas que as pessoas fazem e como isso pode refletir nas gerações futuras. A trama é bem elaborada, e conforme a história vai se passando e vamos conhecendo os segredos de cada personagem, entendemos melhor o porque fulano é assim, ou porque ciclano age de tal maneira. Nenhuma relação familiar é perfeita. Todos tem seus segredos, e fazem escolhas visando o bem das pessoas que se amam. Cabe a cada um saber aceitar as escolhas feitas anteriormente e aprender a perdoar aqueles que nos amam.

Juan.Silva 29/01/2013

Resenha de Livro: Preces e Mentiras - Sherri Wood Emmons
Sabe aquele livro que você começa a ler e não consegue parar? O tipo de livro que você se apega aos personagens envolvidos na narrativa e a todo o ambiente em volta? Preces e Mentiras foi um desses livros e ainda não sei porque não li um capítulo por dia para que o livro durasse por muito mais tempo.

Não sei o que faz um livro ser tão bom, mas na minha opinião, essa obra conseguiu ser uma por toda a sensibilidade que está em volta de toda a trama, cheia de suspense, mistério, e amor, dos mais variados tipos.

Grande parte da trama acontece em West Virgina, numa comunidade pequena com pessoas extremamente simples e unidas, ao menos aparentemente. A história é narrada por Bethany, uma menina de 7 anos que vai para West Virginia todos os verões com toda a sua família. Sua mãe e seu pai viveram grande parte de suas vidas nesse vilarejo no interior e se mudaram depois que se casaram. Em um certo verão, Bethany acaba conhecendo Reana Mae, sua prima apenas um ano mais nova, e esse é o início de uma longa amizade.

Logo no início da trama vemos que variados tipos de gente vivem no vilarejo de West Virgínia e o que parece ser um local de extrema união entre as pessoas aos poucos vai se mostrando um lugar recheado de segredos e mentiras ocultas na história dos moradores. E é apatir disso que a narrativa da obra começa a se tornar extremamente interessante.

Quando o verão termina, Bethany volta para casa com um peso enorme no coração. A garota tem três irmãs, mas nenhuma tem um relacionamento muito próximo com ela, e no caso de Tracy, a terceira filha do casal o caso é ainda pior já que a garota parece extremamente problemática e aje com muito ódio quando não fazem exatamente o que ela quer. Bethany viu em Reana Mae uma irmã, então logo encontra um jeito de voltar a se comunicar com a garota, e a solução foi enviar cartas.

As garotas logo encontram uma oportunidade de se verem novamente quando um acontecimento grave acontece na comunidade de West Virginia e Bethany e sua mãe vão para lá para tentar ajudar. É aí que Bethany começa a perceber que o universo a sua volta não é tão inocente quanto pensa, assim como as pessoas que a cercam. Depois de ter aparentemente resolvido o problema, Bethany volta para casa com sua mãe. Algum tempo depois a família acaba voltado ao vilarejo para uma festividade e é lá que a relação entre Bethany e Annabeth mudam para sempre, assim como as suas vidas.

Me apaixonei por essa obra pela complexidade e ao mesmo tempo simplicidade. O livro narra coisas do nosso dia a dia, nada que seja difícil de se encontrar. Um dos pontos positivos a se citar são as grandes viradas de jogo, quando você pensa que a narrativa está começando a ficar morna algo aparece para esquentar ao máximo e nesse ritmo segue até o fim.

Durante vários momentos refleti sobre quem eram os vilões e mocinhos dessa história e não consegui resposta até agora. Até aqueles que mais machucaram possuem uma razão para isso que até certo ponto justifica os seus atos. Até dos personagens mais maldosos, se assim posso dizer, me apeguei exatamente por essa bipolaridade que existe em cada um.

Terminei de ler Preces e Mentiras com um sentimento de satisfação imensa e uma vontade maior ainda de indica-lo, além é claro da certeza de que vou precisar de uma releitura muito em breve.

Resenha na Íntegra: http://asasliteraria.blogspot.com.br/2013/01/resenha-de-livro-preces-e-mentiras.html

Paula 25/01/2013

Preces e Mentiras possui uma narrativa pura e ao mesmo tempo crua da realidade que cerca a vida de Bethany, afinal o livro é narrado em primeira pessoa sob a perspectiva de uma criança. Eu não pensei que iria gostar tanto do livro quando li a sinopse, mas no decorrer da leitura a história me prendeu com personagens muito bem construídos e uma história realmente forte.

Bethany sempre passava os verões com sua mãe e suas irmãs mais velhas no Vale de Coal River enquanto seu pai trabalhava. A família morava em Indianápolis e a mãe de Bethany odiava visitar o vale, apesar de ter nascido e crescido em Charleston e visitado o Vale de Coal River desde pequena, e logo quando se casou quis ir para o mais longe possível do vale, da música country de raiz, das minas de carvão e da miséria de sua infância. Seu pai também havia morado perto do rio e por isso possuíam diversos parentes por lá.

A história começa em 1960 e o vale é um lugar onde todos se conhecem, onde os segredos logo se tornam públicos e a fofoca "rola solta". O lugar também é extremamente puritano, não só pela década em que a história se passa, mas por ser também uma comunidade que tenta manter sua integridade.

Bobby Lee e Jolene eram os considerados "escandalosos" do lugar, com atitudes um tanto questionáveis. Não iam à Igreja, Jolene usava roupas que davam o que falar e haviam sempre os beijos escandalosos do casal.

Reane Mae nasceu, para desgosto do pai, que queria um menino.

Enquanto isso, Loreen ficou na varanda com a menina pequenina já esquecida por seus pais e gritando para o mundo no qual havia nascido". (p. 23)

As irmãs mais velhas de Bethany podiam achar que no vale havia apenas caipiras, mas para a garota era diferente.

"Eu adorava a maneira como o vapor saía da água na forma de neblina no final de agosto. Adorava como o rio lamacento de repente sumia de debaixo dos meus pés se eu pisasse no lugar errado. Adorava o som anasalado e a pronúncia sonolenta das vozes a meu redor, o pessoal tocando rabeca, os primos incontáveis, as lamparinas de querosene que faziam a maior fumaça e a mata escura coberta de musgo ao redor das pequenas casas feitas de ripas de madeira". (p. 22)

Bethany tinha o amor de seus pais, enquanto Melinda e Nancy, suas irmãs mais velhas e mais amigas uma da outra, eram distantes, e Tracy, apenas alguns anos mais velha, era extremamente maldosa. Bethany ainda não sabia o quanto sua irmã poderia se tornar má, mas estava feliz em encontrar em sua prima Reana Mae a irmã que tanto desejava. E esta relação ajuda as duas, Bethany com 7 anos e Reana Mae com 6, a enfrentar a solidão.

As duas são inseparáveis e quando Bethany não está no vale as garotas trocam cartas. Com o passar dos anos (o livro abrange quatro décadas), o relacionamento das duas acaba mudando. Enquanto Bethany é uma criança que está vivendo as etapas de sua infância, Reana Mae parece ter pulado da infância para a vida adulta e guarda segredos de sua amiga que, quando revelados, abalam tanto a fé de Bethany como a ligação das duas garotas.

Bethany também percebe que sua irmã Tracy apenas piora, beirando um comportamento sociopata que os parentes denominam como "sangue ruim" e seus pais apenas colocam "panos quentes" e não tocam no assunto.

Bethany irá passar por momentos que deverá ser testada e presenciará coisas que sua mente adolescente e ingênua, devido ao seu crescimento ao lado de uma mãe muito religiosa e que sempre lhe mostrou o lado bom de tudo, não está preparada, mas ela deverá amadurecer, compreender e saber perdoar o comportamento daqueles que estão ao seu lado.

Preces e Mentiras realmente é um romance com acontecimentos inesperados, personagens desestabilizados e a história de uma família repleta de amor, que deve seguir em frente.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6