Preces e Mentiras

Resenhas - Preces e Mentiras

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Saleitura 18/12/2012

Preces e Mentiras
Preces e mentiras não é um livro de difícil leitura, narrado em primeira pessoa em uma linguagem simples e coloquial é daqueles tipos que vc ler praticamente de uma vez. Mesmo eu que tenho tido muito dificuldade de ler nos últimos dias devorei o livro em dois dias apenas, pois a coisa mais fácil do mundo foi me envolver história de uma grande família de uma cidade do interior contada por um de seus membros mais jovens a Bethany.

Bethany é a quarta filha de um casal de pais evangélicos que cresceram em um vale em West Virginia, protótipo de uma cidade do interior cuja população quase toda parece ser ligada por laços de parentesco e o ponto de encontro de toda comunidade é uma igrejinha local, a Igreja Batista Cristo Rei. Laços sangue e fé parecem ser a liga que unem os habitantes da pequena comunidade que habita aquele vale. A família de Bethany não mora no vale, mas uma vez por ano, nas férias de verão eles vão para lá irrevogavelmente e é a época do ano que a narradora do livro mais gosta.

No entanto, a parte o fato da Bethany pertencer a uma família grande, com três irmãs, ela se sente meio por fora, não tem muitos pontos em comum com suas irmãs mais velhas e para completar vivem em constante conflito com uma delas, a Tracy, uma criança problemática que tem uma aparência de anjo e usualmente se comporta como um pequeno demônio.

A grande amiga da Bethany é a sua prima Reane Mae, e é em torno dos dramas, conflitos e mistérios que cercam a vida dessa menina complicada e sofrida que gira a narrativa construída pela Sherri Wood Emmons em “Preces e Mentiras”.

Preciso admitir que mais difícil que ler preces e mentiras esta sendo escrever sobre o livro. Bethany é um personagem com o qual me identifiquei de muitas formas, como ela, também cresci no seio de uma família evangélica na qual a fé é um dilema constante e aos sete anos eu achava todos perfeitos, moralizados, corretos, idôneos, felizes e perfeitos.

Mas, os anos passam, a gente cresce e à medida que cresce vai descobrindo que as preces escondem mentiras e aquele mundo no qual ou as pessoas são boas ou são más não existe, a vida é feita de nuances e, como costuma dizer minha mãe, todas as pessoas possuem uma história. A questão é que nem todas as histórias são bonitas, algumas escondem violência, injurias, caos, medo e terrores que parecem ter saído das páginas policiais do jornal ou coisa pior.

Pode ser muito duro descobrir o que existe por trás de todos aqueles rostos sorridentes cantando em uníssono “Aleluia ao bom Deus...” e a Bethany vai descobrindo isso ao longo da história, assim como eu descobrir ao longo de meu amadurecimento através de vários tipos diferentes de experiências nada fáceis. A gente descobre pouco a pouco que a vida é mais complexa do que parece, o mundo não é preto e branco, ele tem nuances, diversos tons multicoloridos e enquanto as mentiras são reveladas nós podemos descobrir que as pessoas são muito mais do que pensamos que seria possível ser e aprender a compreender o motivo de cada uma delas.

A Sherri começa seu livro dizendo: “A Bíblia diz que os pecados dos pais são carregados pelos filhos até a décima sétima geração. Mas eu acredito que são as filhas que suportam o peso dos pecados da maioria das famílias...”. Bem, realmente muitas vezes os filhos podem vim a pagar pelos erros dos pais, mas a Bíblia ensina que para cada pecado existe a possibilidade do perdão, não há mentira que cedo ou tarde não seja revelada e até mesmo as mulheres, sobre as quais muitas vezes o peso dos crimes alheios mais pesa, podem de repente virar a mesa de suas vidas e serem felizes.

Resenha por Jaci Clemente _ Pandora

Postagem original na Saleta de Leitura
Pandora 14/01/2013minha estante
Adorei ter lido esse livro!

Beth 10/09/2013minha estante
Estou ansiosa pra ler e conhecer mais essa obra que tanto me encantou. Amei.

Dressa Oficial 10/09/2013minha estante
Quero muito ler esse livro me falaram que ele é muito bom :)

Shirlandia 10/09/2013minha estante
ótima resenha,parabéns!
quero muito saber o final,interessante e curioso!

jack 10/09/2013minha estante
Muito a fim de conhecer a obra em sua totalidade, ótima resenha!

Ana Claudia 10/09/2013minha estante
Que lindo livro, adorei a resenha bem explicada.

Analu 10/09/2013minha estante
Quero muito ler!

Michelli Prado 10/09/2013minha estante
Está na minha lista de desejados!! Espero ler em breve =)

Jess 10/09/2013minha estante
Se não me engano já vi essa capa! Ela não me chamou a atenção, assim como a estória. Não tive aquela atração que te empurra para ler sabe? Sua resenha foi bem escrita, passou muito bem o que deveria, mas realmente o livro não fez meu estilo.

Ingrid 10/09/2013minha estante
A história do livro é muito boa, não é o tipo de livro que eu leria normalmente, mas a resenha me deixou com vontade.

RUDY 10/09/2013minha estante
ótima!
cheirinhos
Rudy

Alice G 10/09/2013minha estante
Adorei a resenha, o livro parece ser muito bom e traz um tema pouco abordado..ja quero ler! E o fato de vc ter citado que a leitura é fácil me deixa com mais vontade ainda! bjos

herdeiradelivros.blogspot.com.br

Juh 11/09/2013minha estante
Nossa esse livro é bem reflexivo, eu tbm nasci num lar evangélico e sou até hoje!! E realmente a medida que vamos crescendo percebemos, que a vida não é tão perfeita quanto parece e que todos nós temos problemas e que nem todas as pessoas possuem um passado lindo como imaginamos!!!

Ana 11/09/2013minha estante
Olá!Eu confesso que este livro não chamou minha atenção em vários fatores.Mas lendo sua resenha acho que vale a pena dar uma chance a ele.Ate porque ele trás assuntos que podemos levar ao nosso dia a dia.

Bela resenha!

Keide Leite 13/09/2013minha estante
Parabéns pela resenha. Me interessei pelo livro.

Gy 16/09/2013minha estante
Eu li algumas resenhas desse livro, e devo confessar que é um tipo diferente de leitura para mim... Mas ainda assim me sinto curiosa para ler o livro.

Paula 19/09/2013minha estante
muito boa a resenha, nos deixa com vontade de ler o livro hehe parabéns.

Carol 19/09/2013minha estante
Sua resenha ficou ótima! Deve estar inspirando muita gente a ler o livro, assim como eu. :)

Chirlene 20/09/2013minha estante
a resenha ficou otima me deixou com uma grande curisidade em relação ao livro.

Leeh 23/09/2013minha estante
Já tinha visto esta capa varias vezes, mas nunca tive interesse depois desta resenha bateu uma forte curiosidade rs
Otima resenha parabéns!

Belle 24/09/2013minha estante
Amei a resenha, tenho esse livro, mas ainda não deu tempo de lê-lo...
:D

Maristela 29/09/2013minha estante
Tenho lido várias resenhas sobre esse livro e sempre que leio mais uma, sinto muita vontade de ler. Gostei demais da sua resenha, que está maravilhosa.

Dayane 29/09/2013minha estante
Legal! Boa resenha.

Mih 03/10/2013minha estante
Otima resenha! Me parece um livro bom e fácil de ler como vc expôs, assim qeu tiver um tempo lerei, achei interessante!

belinha58 05/10/2013minha estante
Apesar de ser um livro que eu não sei se irei ler, pois ele fala de bilbia e de religião e eu sou espirita. esero que consiga ler. mas ......

Laine 07/10/2013minha estante
Ainda não tinha lido nenhuma resenha deste tipo de leitura, achei interessante, vou encarar.

NESSA 08/10/2013minha estante
Sua resenha me deixou mais curiosa para ler,principalmente por ser um daqueles livros que quando começamos a ler queremos descobrir o que vai acontecer.
Nossa realmente merece o título Preces e Mentiras com certeza ao ler ficamos curiosos para desvendar os segredos escondidos.
Um livro que traz reflexões desse tipo merece ser lido,principalmente quando demonstra o valor da família.

Telma 24/11/2012

Intenso, realístico e provocativo.
Preces e Mentiras - Sherri Wood Emmons

Esse é um dos livros que lhe faz querer saber mais e mais do que vai acontecer, do futuro da trama mas, também é um livro que o remete ao seu próprio passado, à sua infância.

Não foram poucas às passagens que me remeteram a fatos da minha infância que estavam guardadinha e que há tempos eu não lembrava.

Felizmente, eu tive uma ótima infância, apesar de alguns transtornos (o que é natural, né?). E quando sua infância rem segredos que melhor se nunca tivessem sido revelados?

E se a revelação desses segredos o destruísse?

Pois bem... é disso que o livro trata.

A história da infância de Bethany e Reana, duas primas muito próximas que são também muito amigas, é recontada 30 anos depois por Bethany.

Se eu disser mais, estraga a surpresa? SIMMMMMMM!

Só posso dizer que é um livro que vale a pena ser lido: intenso, com personagens verossímeis com quem nos identificamos e por quem torcemos. A autora traçou um perfil psicológico das personagens que me encantou!!!!

Segredos são revelados e mentiras escandalosas são descobertas. Só mesmo com muitas preces para não ir ao final do livro pra ver o que está acontecendo.

Eu resisti!

E você?

Vai resistir? ;)

Recomendo para todos os que gostam de ser surpreendidos por uma boa trama, repleta de suspresas nas descobertas.

.........*.............*........*.............*.......*.............*

Ano: 2012
Edição: 1
Número de páginas: 368
Silvia 24/11/2012minha estante
Uauuuuuuuu! ótima resenha, eu já tenho Preces e Mentiras, ainda bem senão eu ia sair correndo para a livraria.

Vinicio9 24/11/2012minha estante
Vou ter que comprar o livro pra descobrir seus segredos, porque quem não gosta de uma boa trama durante o livro? A sinopse me deixou com uma tremenda vontade de saber como Bethany é, suas características e sua história.

Telma 24/11/2012minha estante
Silvinha,
Acho que você vai gostar!
Depois você me diz, tá?
beijocas

Telma 24/11/2012minha estante
Vinicios,
Tenho a impressão de que você que gosta de um bom suspense, e teia intrincada que levam a solução de algo, vai amar.
abração

Camy 25/11/2012minha estante
Nunca li livros deste gênero, mas parece interessante!!!
Quem sabe eu leia um dia!!!

Telma 25/11/2012minha estante
Sem dúvida, sai do clichê, Camy.
beijocas em você!

Angela Cunha 25/11/2012minha estante
Nos ultimos tempos, a NC tem caprichado demais nos seus lançamentos. Desde que Preces e Mentiras foi lançado, tenho namorado ele, mas essa é a primeira resenha q leio.
Tanto capa, título e sinopse do livro são incriveis né? Claro que a história não poderia ficar atras.
E como eu gosto de ser surpreendida, com certeza vou ler essa obra..rs

Beijo

Flavinha 25/11/2012minha estante
Me deixou curiosa pra ler!

Júlia 25/11/2012minha estante
Quero leeeeer! Fiquei curiosa!

Alessandra 25/11/2012minha estante
Gostei muito! Está na minha lista para 2013.

Elidiane 25/11/2012minha estante
Esse livro ja tinha chamado minha atenção,depois dessa resenha então,so fez aumentar ainda mais minha vontade de lê-lo.
Preciso ler urgentemente.

Gabi 25/11/2012minha estante
Adorei a resenha do livro e estou com muita vontade de le-lo.

Ray Dias 25/11/2012minha estante
ADORO esse tipo de história surpreendente que nos deixa cair o queixo! É tão fascinante, pois não dá para adivinhar o que vem depois, e o melhor: se adivinhamos consequentemente nos surpreendemos !

Julia 25/11/2012minha estante
Adorei a resenha, quero ler o livro agora haha :)

Juliana 25/11/2012minha estante
Legal! = )

Thainara 25/11/2012minha estante
amei

Tavinho 25/11/2012minha estante
Bom ponto de vista o teu!
Deu até vontade de ler.

Carol 25/11/2012minha estante
adorei a resenha... o livro vai entrar pra minha lista de desejados com certeza

Maristela 25/11/2012minha estante
Esse é um dos livros que estou querendo ler já faz algum tempo. Gostei muito da sua resenha e agora desejo ler o livro mais rápido ainda, pois sua resenha está muito boa. Bjs.

Caique Apolinário | Cappuccino Cast 25/11/2012minha estante
Aaaaai sim !

Isa 26/11/2012minha estante
Quando segredos são revelados é assustador (do meu ponto d vista) Fiquei curiosa para ler tbm, gosto de leituras nesse estilo.E a resenha esta ótima,é impossível não sentir aquela curiosidade e vontade de querer mais.

Mateus 26/11/2012minha estante
Muito boa resenha...Não conhecia o autor mas parece muito bom...Vou procurar depois...

AMORROBSTEN 26/11/2012minha estante
Ja conhecia ,mais adorei a resenha! Parabéns!

Fernanda @condutaliteraria 26/11/2012minha estante
Telma
sua resenha ficou ótima!
Fiquei com mais vontade de ler esse livro, acho que além de tudo deve emocionar e muito!
bjs

Yasmin 26/11/2012minha estante
Ótima resenha (:

Yasmin 26/11/2012minha estante
Ótima resenha (:

Vanessa Vieira 26/11/2012minha estante
Parabéns pela resenha Telma! Estou ansiosa para ler Preces e Mentiras!

Rafa 26/11/2012minha estante
Hum... História bem interessante, parece prender ao leitor...
Irei adicionaras lista dos meus próximos livros.

Daiani.Cris 26/11/2012minha estante
kkkkkkkkkkk, que chatoo :p queria saber mais sobre o livro, mas sei que a Telma não pode contar pq vai estragar a surpresa de quem não leu, mas pelo que esta escrito eu acho que eu não resistiria e leria o ultimo paragrafo do livro, kkkkkkkkkkkkkkk
é a minha cara fazer isso :p
me deixou instigada!
ABRAÇOS!

Mayra Dias 27/11/2012minha estante
Fiquei com MUITA vontade de ler! :)

Ana 27/11/2012minha estante
Nossa, sua resenha me fez ter vontade de ler o livro o mais rápido possivel.Parece ser muito bom.Adoro historias que me surpreendem

Jessica 27/11/2012minha estante
Amei sua resenha! Assumo que ja conhecia o livro mas nunca me chamou a atenção, agora estou realmente com vontade de ler. Parabéns!

Emerson Alexand 27/11/2012minha estante
Ótima resenha!!!!me incentivou a querer ler esse livro!

Rose Borba 28/11/2012minha estante
Já tinha visto esse livro em outros blogs. A sua resenha está nota 10!
Parabéns

Rose Borba 28/11/2012minha estante
Já tinha visto esse livro em outros blogs. A sua resenha está nota 10!
Parabéns

Juliana 28/11/2012minha estante
Adorei a resenha Telma! Como sempre você me surpreende... me deixou super curiosa pra ler este livro!

BelaBelli 29/11/2012minha estante
Boa resenha!

Emily 30/11/2012minha estante
Quero muuuito ler, sei que é bom !

Marina Fortes 01/12/2012minha estante
Ótima resenha!

Thais de Moraes 01/12/2012minha estante
Essa menininha da capa tem uma cara de assustada que chega a dar uma dó enorme.
Poxa, eu fiquei muito curiosa para saber o que aconteceu na infância da Bethany e da Reana. E adoro quando há um perfil psicológico bem traçado dos personagens.

Cris Aragão 01/12/2012minha estante
Parece ser muito bom, o tipo de livro que mexe com o leitor. Quero ler!

Pabline 02/12/2012minha estante
Primeira resenha que li sobre o livro, não tava levando muita fé, mas fiquei super curiosa agora XD

Gabrielle 03/12/2012minha estante
Muito legal a resenha e o livro parece ser muuuito bom, to mais ansiosa pra ler ele agora

Amalyn 03/12/2012minha estante
Ando querendo muito ler esse livro, estou curiosa pois parece ter drama :)

Jéss 03/12/2012minha estante
Muito legal a resenha , parece ser muito bom. *-*

Jéss 03/12/2012minha estante
Adorei a resenha, fiquei com muita vontade de ler

Patricia 03/12/2012minha estante
Quero ler!! Ótima resenha

Ju 04/12/2012minha estante
Nossa, parece ser muito bom. Amei a resenha, estou louca para ler, vou tentar não ler o final antes da hora!

Cacau Scorpioni 04/12/2012minha estante
Este livro parece ser muito bom, a capa é interessante, sem dúvidas quero ler sim.....

Thais Novaes 05/12/2012minha estante
Fiquei curiosa!

Samira Chasez 05/12/2012minha estante
Oi..

Fiquei doida para ler..

Leticia S. 05/12/2012minha estante
Parabéns pela a Resenha..
Me deixasse com água na boca..

Larissa 06/12/2012minha estante
Deve ser muito difícil fazer resenha de livro de mistério, pq temos que passar dados para que as pessoas tbm fiquem curiosas para ler, claro, sem estragar as surpresas!
Parabéns pela resenha!
*Estou participando do sorteio!

Larissa 07/12/2012minha estante
Fiquei ansiosa para ler, ótima resenha!

Kamila 14/02/2013minha estante
Otima resenha, Parabens.

Comecei a ler o livfo hoje, vamos ver como vai ser.

Claudia Cordeiro 16/04/2013minha estante
Adoro suas resenhas, Telma, solicitei o livro agorinha por sua causa... abs!

Fernanda 30/01/2013

Resenha: Preces e Mentiras - Sherri Wood Emmons
Resenha publicada originalmente em:

Resenha: Sabe aquele lugar que todos se conhecem e a maioria são parentes ou algo mais? Esse é caso de West Virginia, local onde a trama de Preces e Mentiras é apresentada. Narrada por Bethany, uma garota que encontrou uma verdadeira amizade aos 7 anos, Reana Mae é, além de amiga, também sua prima. No começo da história conhecemos vários personagens que vivem neste lugar, que parece ser bem tranqüilo, porém no decorrer das circunstancias, percebemos que há bem mais por trás de cada rosto amigável e famílias unidas.

“Sorri de volta para ela. Minha vida inteira, tive três irmãs – três estranhas com as quais convivi, mas que nunca realmente conheci. Sentada na lama, naquele dia quente e úmido, encontrei minha irmã verdadeira. Eu tinha 7 anos, e Reana Mae 6, e eu jamais poderia saber como nossas vidas ficariam entrelaçadas no futuro. Mas daquele dia em diante, Reana e eu ficamos ligadas de uma maneira única.” Pg. 17-18

A relação entre Bethany e Reane é muito bonita, pois as duas tem uma ligação muito forte uma com a outra. Juntas, encontraram o fim da solidão e a cada dia que passavam ficavam mais unidas e fortes, quase como se fossem irmãs. Mesmo que se distanciem, elas mantém contato através de cartas, que nos mostram as mudanças que ambas vem passando através do tempo. E o mais interessante é que pelo fato da narradora ser justamente a Bethany, faz com que a trama fique mais envolvente e emocionante. Faz com que o leitor possa entender perfeitamente todos os fatos que ocorrem com detalhes e maior intensidade. E um dos tantos problemas é que a família de Bethany e Reane são o oposto uma da outra. Enquanto os pais de Reane são falados pela comunidade, os de Bethany são de costume religioso, conservadores e altamente tradicionais. Bethany tinha três irmãs, sendo que Melinda e Nancy eram mais distantes, porém a mais problemática era Tracy, uma menina sem escrúpulos, maldosa e dissimulada. Tracy apresenta ser um grande problema e logo se interligará a outros fatos, que na minha opinião foram umas das cenas mais intensas e comoventes.

“Amanhã, eu iria para West Virginia com minha mãe...só nós duas, e no meio do ano letivo. Quando é que aquelas surpresas acabariam?” Pg. 83

Reane, sendo a personagem principal, é uma menina sem ambições e grandes sonhos. Sei pai é ausente e sua mãe, vista como uma pessoa extremamente vulgar está se perdendo a cada dia que passa na bebida. Quando Caleb, irmão de Bobby Lee – pai de Reane – vai morar com eles as coisas começam a mudar drasticamente. Ninguém gostava dele, a não ser Reane, que sempre ficava ao lado do tio, independente do que acontecesse.
Reane começa a ter vários problemas, e Bethany não compreende como essa situação pôde chegar a este ponto. Então, algo vem a tona surpreendendo a todos e causando muitas reviravoltas na vida de todos ao redor.

“-Você é uma boa menina, Bethy. Você pode ajudar a Reana Mae mais do que qualquer outra pessoa. E vai ajudá-la, não vai, querida? Você vai ajudá-la como se ela fosse sua irmã.
Fiz que sim com a cabeça, orgulhosa. É calro que eu ajudaria Reana. Ela era minha irmã, afinal. A única irmã de verdade que tinha.” Pg. 224

Preces e Mentiras nos mostra uma trama emocionante e muito surpreendente em vários aspectos. Não imaginava que a história fosse tão carregada de dramas familiares, surpresas e casos polêmicos. No começo fiquei um pouco confusa diante de tantos personagens que nos foram apresentados, porém ao longo da narrativa todos vão se encaixando. No final, fiquei com aquela sensação de que nem sempre as coisas acontecem como planejado, e Preces e Mentiras é um exemplo do quanto a vida pode nos pregar peças reveladoras. É um livro que nos faz refletir sobre mentiras, segredos e sentimentos seja entre amigos, amores e família.

Resenha publicada originalmente em:

Leitora Viciada 23/01/2013

Um livro que não recebeu destaque entre os outros lançados pela Novo Conceito no mesmo mês. Não ganhou um kit nem reconhecimento entre os leitores nas redes sociais. Então ressalto: Este livro é um dos melhores livros que já li da Novo Conceito e eu dou cinco estrelas a ele.
Embora seja o primeiro romance da autora, ela possui duas graduações na área editorial, portanto já tinha conhecimento técnico para poder escrever um bom romance. Ela conseguiu mais que isso, escreveu um livro forte, provocante e causador de diversas reflexões.

A capa é simples: Uma simples menina com um olhar poderoso carregado de mistérios. O leitor fixa nesse olhar e imagina mil sentimentos e pensamentos diferentes à respeito da criança. Ela é Reana Mae, a protagonista e a peça-chave que liga todos os acontecimentos e personagens do livro.
Pelo menos é sua imagem no começo, uma menina de seis anos de idade. Depois o livro ultrapassa décadas de história e acompanhamos a vida dessa menina marcante. A força dessa personagem é tão grande e cheia de vida que você consegue imaginá-la ao seu lado. Faz o leitor refletir como existem tantas meninas como ela.
O título está escrito sobre uma pincelada negra em cima da imagem, porque certamente existe uma nuvem negra sobre a vida dessa menina e sobre os temas centrais do livro. E o porquê da escolha de preces e mentiras é rapidamente descoberto pelo leitor nos primeiros capítulos. Entre uma forte oração, idas à igreja e exibição de bons costumes e tradições, mentiras precisam ser contadas, fato sombrios precisam ser ocultados, problema precisam ser omitidos.

Os trinta e cinco capítulos e o epílogo são narrados pela prima de Reana Mae, a Bethanny, apenas um ano mais velha.
A história não teria funcionado caso fosse narrada em terceira pessoa, pois um narrador de fora jamais saberia esconder e mostrar fatos sem se perder e sem prender a atenção do leitor. Acho que não mostraria tantas cenas de clímax com tamanha intensidade. É preciso alguém de dentro da história para contá-la com intensidade.
Também não seria correto se a narradora fosse a protagonista, Reana. Porque ela é o mistério central da trama, a personagem enigmática. O leitor não deve saber o que exatamente se passa pela cabeça e coração daela. O interessante é realmente imaginarmos, deduzirmos e interpretarmos conforme a leitura e nossa observação íntima.
É o grande ponto positivo do livro: Nós conhecemos e acompanhamos a vida de Reana sob os olhos, opiniões e perspectivas da Bethanny. Os buracos que ocorrem na cronologia quando as primas estão distantes e trocam apenas algumas cartas são essenciais para trazer mais curiosidade e impactar as mudanças ocorridas em Reana através do choque e preocupação sofridos por Bethanny. Assim como cada reencontro entre elas e o relacionamento em si é admirável.

Reana e Bethanny iniciam a história com grandes semelhanças e a amizade verdadeira nasce entre elas. Por mais que queiram estar sempre próximas e manter esse amor fraternal entre si o destino e fatos da vida são incontroláveis. Elas são de lugares diferentes e embora sejam parentes, seus lares são opostos.
Bethanny possui uma família numerosa, bem estruturada, religiosa, uma boa casa e pais que se importam com as quatro filhas.
O problema de Bethanny é que ela não se sente à vontade com as irmãs. As duas mais velhas não possuem os mesmos interesses que ela, e embora se deem bem, a diferença de idade as afasta. Bethanny é a caçula da família. Tracy, que é a irmã com a idade mais próxima não a trata bem e aparenta ser maldosa quase sempre. Ela também é má com Reana e com outros ao seu redor. É dissimulada e sabe controlar os pais.
Tracy é um problema à parte e uma história secundária que intercepta a principal. Esse embate entre os problemas de Reana e os de Tracy trazem páginas pesadas e comoventes, algumas das melhores.
A autora preferiu não se aprofundar no problema de Tracy e expor apenas o drama e as dificuldades. O lado negativo disso é que alguns leitores não compreenderão muito bem esse problema e poderão confundi-lo com outros. Acaba-se generalizando problemas psicológicos e mentais, coisa que sou contra.
O pai é super protetor, amoroso e deixa grande parte do peso da educação das meninas para sua esposa - fato comum da época. A mãe é calma, educada, compreensiva, muito religiosa e procura manter as meninas seguras dos perigos da vida. Ela vive para a família.
Bethanny tenta ser boa como sua mãe e sempre ora e tenta praticar o bem.
Reana mora no interior para onde a família de Bethanny viaja durante as férias de verão. Seu pai é um caminhoneiro ausente e sua mãe é vista como a mais vulgar do local e a cada dia que passa se afunda na bebida. Tanto o pai quanto a mãe de Reana Mae não cuidam da menina e sempre a deixam abandonada e à margem do lar. Ela é carente, insegura e medrosa. O mais triste de tudo é que ela é sozinha e totalmente sem expectativas de vida, não possui sonhos nem grandes aspirações.
Mesmo assim, ela é uma menina forte e mesmo desejando parecer adulta e responsável por si mesma, ela não consegue ser pai e mãe de si própria. Ela é obrigada a até mesmo cuidar da mãe irresponsável e violenta e da casa sozinha.
Sua inocência é arrancada cedo demais.

Existem tantas personagens no livro que podemos nos perder casa haja distração durante a leitura. Confesso que nas primeiras páginas eu estava achando essa variedade e quantidade de pessoas um fator exagerado e confuso. Porém logo que me acostumei com todos e com tantos parentescos me entreguei à narrativa e ao excelente desenvolvimentos do enredo e evolução das personagens que saber quem é quem tornou-se algo natural e passei a admirar essa característica do livro.
O passar do tempo ocorre de uma forma tão espontânea que mal percebemos os anos correndo. A autora soube mostrar o que realmente é importante.
As modificações que ocorrem nas vidas de todos vão moldando as personalidades de Bethanny e Reana Mae de tal forma que as mudanças nas meninas não são apenas físicas, são psicológicas e elas se tornam cada vez mais diferentes.

Existem temas abordados muito delicados no livro e me surpreendeu o fato da autora saber colocá-los sempre no momento correto da narrativa, sem misturar tudo e se perder em um drama forçado e sem sentido. Pelo contrário, ela consegue trazer tanta naturalidade aos problemas que torna a história tão realística e sincera que não parece ser ficção. Você consegue se imaginar ali, ao lado de Bethanny, ouvindo toda a história por ela contada e tendo reações físicas a respeito dos acontecimentos.
Em alguns capítulos, por mais que eu já imaginasse o que estava acontecendo, não conseguia acreditar, queria uma mostra direta da autora. E me preocupava não apenas com Reana Mae, a menina desprezada pelos pais, mas também com Bethanny, porque ela tenta a todo custo proteger Reana. Quando notei a brusca mudança em Reana, sabia o motivo, mas quando a autora expõe explicitamente o momento da descoberta da ainda ingênua Bethanny, meu estômago se embrulhou de verdade. Eu senti nojo, pena e raiva.
Reana aparentemente está mais crescida, madura e segura. Bethanny se sente para trás por ainda ser tão infantil perto dela. O problema é quando Bethanny descobre a verdade sobre Reana Mae e o mundo da família inteira desmorona!

Esse livro é uma mistura de sentimentos e opiniões. A cada capítulo eu me peguei julgando as personagens e suas ações, condenando ou absolvendo seus pecados e me vi perdida nas preces e mentiras de cada uma delas, principalmente Reana Mae e Bethanny.
Temas como a perda da inocência, a descoberta do sexo, o uso abusivo de bebidas, o descaso dos pais em relação aos filhos (e os maus tratos infantis), a religiosidade, a união da família, pedofilia, estupro, morte, suicídio, doenças mentais, paixões e encontros e desencontros...
É um livro que se inicia com tanta simplicidade, com tantas personagens e histórias paralelas que de repente tudo é misturado de tal forma que prende o leitor ali no meio, entre brigas, lágrimas e risadas.
Há muito tempo eu não me apegava às personagens dessa forma, de um jeito que me fez terminar a leitura e pensar em como Preces e Mentiras é duro, forte e comovente como a vida real. Como a vida é injusta e como nos adaptamos por obrigação. Como a vida pode ser boa e ruim ao mesmo tempo.
Conforme eu avançava na leitura, mais eu queria extrair de suas páginas e realmente terminei o livro com um sentimento inexplicável pesando no peito.

+ resenhas em www.leitoraviciada.com
stehremohi 23/01/2013minha estante
Acho que livros que envolvem família sempre traz grandes revelações. Me interessei muito para conhecer a história dessa personagem. Ele parece ser bem reflexivo, estou ansiosa para lê-lo.

Fernanda @condutaliteraria 23/01/2013minha estante
Estou curiosa para ler esse livro, principalmente por várias pessoas afirmarem que ele é forte.
Sua resenha ficou ótima e deu pra ter uma boa ideia do me espera na leitura.

Cris21 23/01/2013minha estante
Bacana o livro heim? Não vi muitas resenhas dele ainda, mas já deu pra ver que tem muito aí nesse livro. Eu gostei e queria ler. Acho que vale a pena mesmo.

Aerton 23/01/2013minha estante
Gostei da resenha. Drama familiar é um dos meus gêneros favoritos.

Aerton 23/01/2013minha estante
Gostei da resenha. Drama familiar é um dos meus gêneros favoritos.

Maristela 24/01/2013minha estante
Eu tinha dispensado esse livro pela sinopse e passei a ler resenhas para entender melhor a história e talvez me sentir atraída. sua resenha está ótima e vou ler o livro.

Sam Puckett 24/01/2013minha estante
Eu querooo!!

Genilda Silva 27/01/2013minha estante
Um livro como este com certeza vou ler.

Bruna 27/01/2013minha estante
Muito boa resenha!!!

Bruna 27/01/2013minha estante
Muito boa resenha!!!

Prim 30/01/2013minha estante
Muito boa a resenha ! Estou louca pra ler esse livro ! Me interessei mais ainda depois de ler a sua resenha ! Add a lista de livros que quero ler em 2013!

DomDom 04/02/2013minha estante
Nossa!! Pelo jeito esse livro é muito pesado mesmo. Confesso que este não é meu tipo de narrativa preferido, pois gosto de algo mais leve e divertido, mas esses temas são tão atuais e reais, que acabam me deixando com muita curiosidade pra ler. E espero ter a oportunidade em breve.

Manuella_3 04/02/2013minha estante
Olha, vou confessar que tenho medo de ler livros que abordam o sofrimento de crianças, os traumas de infância... Como mãe isso me dói na alma! Mesmo assim quero conferir o livro, porque minha curiosidade sobre como a autora conduz a história é bem maior. Se me causar sofrimento demais eu largo o livro.

Andressa 04/02/2013minha estante
Essa capa não me animou mto não, mas ao ler a sinopse, deu vontade de ler.

Aline Cristina 04/02/2013minha estante
Parece ser um livro bem interessante..
vou lê-lo..
Ótima resenha..

Lucas Maciel 06/02/2013minha estante
Muito interessante vou tentar lê-lo

Kelry 07/02/2013minha estante
É veradade, muita gente não ligou muito pro lançamento, mas eu gostei.

Leylianne 07/02/2013minha estante
Muito bom... E muita vontade de ler este livro... :)

Letí­cia 07/02/2013minha estante
muuuita vontade de ler esse livro! capa linda!

Michelle Ladisl 08/02/2013minha estante
Parece ser bem interessante ^^
Vc instigou minha curiosidade
Bjus

Gy 08/02/2013minha estante
Gostei muito da resenha, deixou aquele gostinho de curiosidade e vontade quero muito ler o livro parece ser muito legal e envolvente...

Thicy 08/02/2013minha estante
Bem legal esse livro. Gostei bastante da resenha!!!

Fátima Menezes 09/02/2013minha estante
Parabéns pela resenha, Taty! Salvos alguns desvios ortográficos, está muito boa.

É bom ter alguém ressaltando os aspectos positivos desse livro. Ele recebeu tão pouca atenção por parte da editora - pelo menos em comparação a outros lançamentos -, que achei que fosse ruim. Mas estou convencida de que não é. A trama promete muito.

NESSA 12/02/2013minha estante
Muito boa sua resenha com detalhes importantes sobre a Autora Sherri Wood Emmons, pontos positivos,o livro e sua opinião sincera em achar que o livro não teve a merecida atenção por parte da Editora, e também por mencionar que o livro é "forte, provocante e causador de diversas reflexões".
Acompanhar a história de Bethany é triste,mas trata relações familiares e como elas podem tornar-se complexas, revelando como segredos podem, ao longo do tempo, abalar as estruturas de famílias. A Autora retrata de forma envolvente, com delicadeza, a história de uma família que, apesar de todo amor, corre o risco de desmoronar graças a uma única mentira.

Lua 12/02/2013minha estante
Admito sou uma leitora que muitas vezes vai pela capa e essa capa é tão linda que já me estimulou a ler e a sua resenha provou que não estou errada de querer te-lo em minha estante. ótima Resenha =D

Tarsila 13/02/2013minha estante
Este livro está sendo bem comentado em alguns blogs. Amei a capa do livro, ela realmente chama muita atenção. Estou precisando de livros assim, que me prendam à leitura. E esse livro é bem chocante pelo que você falou na resenha, gostei, quero lê-lo.
Beijos! Ótima resenha!

Deinha 16/04/2013minha estante
Parabéns pela resenha, estou lendo o livro e me emocionando com ele!

Deinha 20/04/2013minha estante
Acabei a leitura e fiquei com um sentimento de perda dentro de mim! Perda por sentir o que Bethanny sentia em cada página do livro. Me emocionei com Traccy, e claro com a vida de Reanna Mãe. Acredito que a Editora não deu o devido valor ao livro, ele é simplesmente maravilhoso! Adorei sua resenha!

Ivana 10/09/2015minha estante
Excelente Resenha! =)

Simone de Cássia 08/04/2021

Drama familiar. Daqueles que acontecem na vida de todo mundo, que todo mundo sabe, que ninguém fala, enfim, vida normal. O foco da história é exatamente esse, mostrar o cotidiano, onde todas as famílias sofrem com seus esqueletos no armário e como eles, às vezes, voltam pra assombrar. Não é do tipo de livro que se torna inesquecível e nem que emociona. Se fosse pra chorar eu choraria é de raiva dos pais permissivos (e nem eram da geração atual) que não tomavam atitude com a irritante da Tracy (Owuuu menininha odiosa!!) Faz a gente pensar que a grama do vizinho nem sempre é tão verde e que na casa da família Doriana às vezes falta manteiga também.
Drica 08/04/2021minha estante
Adorei a parte que vc diz que as vezes na casa da família Doriana, falta manteiga! ???????

Limão 15/11/2021

Envolvente
A história é envolvente, e parece que Bethany é uma amiga contando tudo para o leitor. Tem muitas questões boas para debate: doença mental, abuso físico e psicológico, morte e relações familiares. Não gostei de ter tanta gente na família, precisei fazer uma árvores genealógica num papel para não me perder com tantos nomes (bregas e parecidos). No fim também ficaram algumas coisas em aberto, não sei o que aconteceu com 2 personagens, apenas sumiram da história. Acredito que o livro entrega o que propõe, coisas que acontecem na família que empurramos para baixo do tapete e a leitura é muito fluida, mesmo quando eu não estava lendo eu pensava no que poderia acontecer com as meninas.
Ane Bispo 21/04/2022minha estante
Falou tudo moça!

Mãe de Aquiles 26/09/2020

Tocante
O livro é narrado por Bethany, que no início da história tinha apenas 6 anos. É um drama familiar, que se passa principalmente nas férias de verão, quando a família de Bethany vai para o rio, um lugar pequeno em que quase todo mundo é parente.
Logo na infância, durante essas viagens ao rio, Bethany se aproxima da sua prima um ano mais nova, Reana Mae, que se torna sua melhor amiga.

Ao contrário da vida bem estruturada de Bethany, Reana Mae tem pais irresponsáveis, e desde nova é obrigada a agir como adulta.
Durante toda a história, apesar de conviver com sua irmã Tracy, que desde nova age com maldade, Bethany permanece inocente e boa, mas ao longo dos anos vê sua melhor amiga, Reana Mae mudar e fazer coisas que ninguém poderia imaginar.

A maioria dos personagens é bem devota, mas há também muita mentira e loucuras (literalmente) envolvidas nas histórias dessas famílias.

O livro é muito envolvente, um drama que faz você querer saber o que vai acontecer a seguir, daquelas leituras que se você tiver tempo, lê todo de uma vez.

LuzmarinaFG 28/08/2023

"Eu não podia protegê-la de sua dor, de sua solidão, nem de sua raiva. Eu podia apenas amá-la."

Lido em 2016

Ivanice Ribeiro 24/07/2021

Uma história sobre uma família do interior que em meio a devoção religiosa de alguns membros se vê também envolta com mentiras que escondem um passado problemático.
Bethany é a personagem principal, uma menina doce, alegre e que adora ir passar as férias no interior onde mora sua prima Reane Mae, com quem tem mais afinidades do que com as irmãs.

Através de Bethany vamos conhecendo também a história da Reane Mae que tem uma vida completamente diferente da vida da prima. Enquanto Bethany vive em um lar estruturado, Reane Mae não foi desejada por seus pais, é negligenciada e isso acaba levando-a à situações e escolhas erradas.

O apoio de Bethany e sua família a Reane Mae é fundamental para que ela encontre uma direção na vida, mas essa proximidade trará também problemas inesperados e revelações perturbadoras.

Uma história interessante sobre amizade e cumplicidade. A personagem de Bethany mesmo não concordando com as ações da prima, não deixa de apoiá-la e ajudá-la a mudar, à medida que vai vivendo a sua vida, experimentando novas situações e emoções sem perder sua essência.

Jhuldy 20/07/2020

Um drama forte
Fiquei com ressaca desse livro por 1 mês, não conseguia ler nada depois kkkkkk
De leitura fácil, a história carrega muitos dramas que uma hora ou outra, acaba nos envolvendo. Pedofilia, morte, amizade em cheque e muitas quebras de ciclos fazem desse enredo algo pesado de ler. É quase um masoquismo dizer que gostei muito, compraria o livro mesmo que nunca mais o lesse kkkkkk A capa de nada chama atenção, mas sem dúvidas é uma história muito interessante. (Um livro para sofrer junto às personagens)

Dani @sagascronicas 14/12/2020

tentei ler durante 4 anos, não vou tentar de novo.

Maitê Kp 16/05/2020

Um livro que mostra a realidade de muitas famílias onde não se tem estrutura nenhuma e se cresce do jeito que da.

Ani Rovere 13/04/2015

O que não falamos...
Quando comecei a ler Preces e Mentiras acreditei ser apenas mais uma daquelas histórias problemáticas sobre relacionamentos familiares. Só parecia. No 1º capítulo e nos demais que li avidamente, tomei socos no estômago e na mente. O livro é sobre mentiras e omissões, negligência e falta de escolha, ou melhor, o que não falamos, não percebemos, deixamos para lá. Acompanhando a narração pelos olhos da menina Bethany, de apenas 6 anos, e as férias de verão com seus parentes, é fácil se colocar nas situações e decisões que desencadeiam a história, porque apesar dos fatos serem ficcionais, sabemos que nada ali é inverossímil ( principalmente para quem lida com crianças como eu). Difícil voltar a ter o mesmo olhar de antes. Impossível deixar de se preocupar.
Recomendo muito a leitura a pais e professores.

Missdream 10/08/2020

Bom e ruim
O livro é narrado inteiramente por bethany e foca em sua ligação profunda - e futuramente conturbada  - com sua prima reana. O livro retrata o choque entre realidades familiares diferentes, a perda da inocência e o amor e o companheirismo quando se trata de família.

O livro se passa, principalmente, em uma cidadezinha de interior e mostra seus escândalos e seus segredos familiares, desde a coisas relativamente banais como brigas de casais e fofocas do cotidiano até coisas sérias como violência e estupro. Vemos a história pela visão da bethany enquanto tenta processar e entender as bruscas mudanças à sua volta.

Há um choque de "mundos": vemos o contraste entre a vida da bethany, com sua família estruturada e amorosa e a vida da reana, desequilibrada, abandonada pela família, e à mercê de tudo e todos, tendo que se virar sozinha e "crescer" mais rápido que as outras crianças.

O livro traz uma lição importante sobre os laços de família e o significado da fé  - e das preces- como conforto em meio as dificuldades.

Pelo livro ser focado na bethany e na reana, vemos o vai e vem da relação entre as duas. Vemos a bethany crescer, amadurecer e vemos seus conflitos em relação a guardar segredos de família em prol do bem maior. Também assistimos com a bethany a desconstrução de sua prima e o seu desespero e tristeza em não poder fazer nada enquanto vê sua prima radiante, inocente e gentil se transformar em uma "criança adulta", vil e cruel enquanto entra no ciclo vicioso hereditário de destruição da família.

É de partir o coração ver a reana mae amadurecendo bruscamente  e deixando de ser uma criança comum tão rapidamente e se tornar a pessoa que ela se torna.

Porém eu senti falta de um posicionamento concreto da autora em relação a abuso sexual, estupro de vulnerável e aliciação de menores. Em algumas partes, parece que a autora banaliza o tema. Chega a ser frustante esperar um posicionamento na história e não encontrar.

A história também consegue ser emocionante em alguns momentos. Principalmente acompanhar a evolução e os dilemas de bethany e sua família, cada um com sua personalidade, mas sempre unidos. No final até fiquei com pena da tracy

Pra mim, o livro é bom mas também ruim, acerta em alguns pontos mas erra feio em outros e deixa um gosto amargo na língua. Eu achei o final corrido. Poderia ter explanado mais os personagens e suas mudanças depois do último ato.

Construiu muito bem os "mundos" do livro mas deixou muito a desejar em outros quesitos principalmente em aprofundar a discussão sobre os traumas e decisões dos personagens e a banalização do abuso sexual.

O livro traz uma lição importante sobre os laços de família e a ligação que se forma com as pessoas que crescem conosco e o lugar em que vivemos, assim como mostra as influências - boas e más - da família e do ambiente familiar, mas poderia ser bem melhor escrito em alguns pontos pois da a sensação de uma história incompleta.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6