Preces e Mentiras

Preces e Mentiras Sherri Wood Emmons

Resenhas - Preces e Mentiras

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Paulo.Felipe 22/05/2020

Emocionante, envolvente e dramático.
Bethany e sua família passa seus verões em Coast River com os seus outros familiares e tem uma relação única e diferente com sua prima, Reana Mae. O livro se passa na década de 60 e acompanha o crescimento dessas duas meninas a dualidade de suas respectivas criações, Bethany com 7 anos e Reana com 6 anos de idade se desenvolvem completamente diferentes devido as formas que são criadas por seus pais. Bethany tem uma familia mais estruturada, centrada e religiosa, com muito amor e carinho de seus pais (principalmente de sua mãe,Helen, um dos personagens mais doce do livro); Reana tem uma mãe desleixada que mais se importa com sigo própria do que com a própria filha e com o passar dos anos e conflitos entre seus pais ela acaba se tornando responsável por sua casa com apenas 11 anos devido ao abandono do pai e da desistência da vida de sua mãe.

Fora as férias as primas continuam conversando por cartas, a mãe de Reana engravida do pai e perde o bebê e culpa o seu cunhado do acidente que a fez perder. O desenrolar dessa história resulta no abandono do pai e do alcoolismo de sua mãe e do amadurecimento precoce da garota. O cunhado que mora com Reana acaba abusando da menina (o que parece um relacionamento no livro pois ela deixa no livro como consensual, porém a menina tinha apenas 11 anos e ele 18).

Após isso, a família manda a garota morar com Bethany, no entando a prima já não é mais a mesma ela estava diferente não só fisicamente mas também sua personalidade era outra, era mais sensual uma pessoal que tinha certeza de suas atitudes, mas ela tinha apenas 11 anos, como era possível? Bethany questiona a mudança e sente falta se sua antiga prima, porém, nada mais estava como era antes.

Reana esperava seu principe encantado voltar (seu tio na verdade) e durante esse tempo sua relação com sua prima Tracy, irma de Bethany ficava cada vez mais tensa. A história desenrola e acontece várias mortes, acidentes, e vemos como a história dessa famílias é realmente complexa e conturbada.

A cada capítulo você tem mais vontade de ler o próximo e saber o que vai acontecer com as meninas, no entanto, muitas coisas são apenas jogadas e não tem um fechamento no livro e a autora segue direto. O final é um pouco forçado e aberto demais porém não tira o encantamento de todo o livro e da história envolvente que é acompanhar o crescimento das meninas.

Samantha @degraudeletras 12/04/2013

Word in My Bag - http://wordinmybag.blogspot.com.br/
Primeiro romance de ficção da autora Sherri Wood Emmons, Preces e Mentiras traz uma história reflexiva sobre as diferentes relações familiares e de amizade sob o olhar religioso e interiorano, de West Virginia, da década de 70.

“A Bíblia diz que os pecados dos pais são carregados pelos filhos até a décima sétima geração. Mas eu acredito que são as filhas que suportam o peso dos pecados da maioria das famílias.”
Pág.: 9

Título: Preces e Mentiras
Autor: Sherri Wood Emmons
Editora: Novo Conceito
N° de páginas: 360
Nota: 3/5

Um livro que te conduz de maneira ímpar, a narrativa simples e envolvente de Bethany, uma menina de 7 ~15 anos, contando a história de sua prima Reana Mae, que mora no interior de onde a mãe de Bethy veio.

“Minha vida inteira, tive três irmãs – três estranhas com as quais convivi, mas que nunca realmente conheci. Sentada na lama, naquele dia quente e úmido, encontrei minha irmã verdadeira. Eu tinha 7 anos, e Reana Mae 6, e eu jamais poderia saber como nossas vidas ficariam entrelaçadas no futuro. Mas, daquele dia em diante, Reana e eu ficamos ligadas de uma maneira única. A história dela e a minha se trançaram juntas de tal forma que, às vezes, eu me sentia como se estivesse assistindo a tudo de fora, como se ela é que estivesse vivendo a minha. Às vezes, eu a odiava por isso. Mas, na maior parte do tempo, eu a amava.”
Pág.: 17

Jolene, mãe de Reana Mae, é uma mulher muito bonita e que chama a atenção de todos. Audaciosa, sempre buscava encurtar mais 3 dedos a barra da sua saia (o que era visto como coisa de mulher da vida, já que estamos num interior muito religioso em plena década de 70). Nunca gostou muito da filha, pois queria ter tido um menino para agradar ao marido, Bobby Lee, ele, por sua vez, mal parava em casa, trabalhava viajando e não tinha muito tempo para a filha, trazia presentes quando voltava de viagem, mas nunca foi capaz de protegê-la das agressões físicas que Jolene infligia na garota. Bethany e sua mãe eram um escape para Reana Mae.

"- Escute aqui, Bobby, porque só vou falar uma vez. Eu nunca mais vou fazer isso de novo. Eu te dei uma filha, e ela vai ter que servir.
Pág.: 23

O livro tem uma narrativa um pouco arrastada, mas creio que isso serviu como ferramenta para levar o leitor ainda mais para dentro da história, uma vez que se trata de uma cultura um pouco diferente da nossa, onde uma criança de outra época nos traz uma história triste e envolvente. É na metade do livro, mais ou menos, que surge o grande plote da história, após várias páginas de descrição de rotina e pequenos acontecimentos, enfim, Preces e Mentiras mostra para que foi escrito... Romper barreiras sociais em meio a uma sociedade de influência religiosa muito forte.

Apesar de ter uma ótima proposta e uma boa escrita, Sherri pecou um pouco ao dar comentários tão auspiciosos e maduros a uma menina que tem entre sete e doze anos de idade. Ao notar que sua tia estava com o queixo rígido por estar começando a ficar com raiva, ou analisar um móvel e dizer que ele é de mogno ou ter consciência da gravidade de certos problemas é algo bastante incomum para uma criança.

RUDY 03/04/2013

RESUMO SINÓPTICO:
Bethany tinha 7 anos, vivia com uma família estruturada e evangélica, uma boa família. Tinha tres irmãs e sofria demais com a implicância e com as maldades de Tracy, irmã com cara de anjo e atitudes de demônio.

Reana Mae tinha 6 anos, uma família totalmente desestruturada onde o pai era ausente e a mãe negligente e violenta (absurdo, né?).

Ambas tornam-se amigas inseparáveis e tentam superar a solidão que vivem, mesmo rodeadas de tantas pessoas, através de uma amizade fortificada na infância. A inocência infantil fica para trás e passam para a vida adulta. Após 30 anos se reencontram e começam a reviver o passado através da narrativa de Bethany, que descobre segredos não revelados anteriormente, mentiras encobertas e acobertadas por palavras de fé, mas acima de tudo, uma amizade leal e amor verdadeiro.

ANALISE COMPLETA, VISITE O BLOG:

Michelle 03/12/2022minha estante
que imteressante

Endara 18/12/2022

Segredos de família !
A história fala sobre segredos de família e como muitas vezes é mais "fácil" esconder, ignorar e deixar passar do que bater de frente.
Achei a escrita boa, tranquila, sem dificuldades.
Os personagens muito bons,bem escritos e todos com uma complexidade bem construída.
Achei que pela época que passava a história muitas coisas faziam sentido para está família, bem como o hábito de "passar pano" e deixar o segredo de família, dentro da família.
Me encomendou um pouco que o abuso sofrido por uma das personagens soou como um "relacionamento" e não o que de fato era, mas entendi se tratar de algo "comum" para a época tratada no livro.
Gostei bastante, vale a pena a leitura!

Anna.Gomes 20/07/2023

Não é uma leitura difícil, mas ao longo da história é preciso ter estômago, há muitos gatilhos. É impressionante, revoltante e real, infelizmente real.

Rosana 04/06/2013

Preces e mentiras
Olá, a resenha de hoje é de uma história envolvente, emocionante e cheia de fatos inusitados.

Preces e mentiras é uma história emocionante, que descreve ,em detalhes, o desenrolar dos acontecimentos em torno de uma amizade entre duas crianças ( Reana Mae e Bethany) que é o foco principal da trama. Os personagens, ricamente, construídos pela autora , fazem a singularidade da obra, tornando-a emocionante e envolvente.

A família de Bethany, de Indianápolis, passa os verões no Vale de Coal River em West Virginia.

Em um desses verões, Bethany, de 7 anos, conhece a priminha Reana Mae, de seis, moradora do Vale.

Reana Mae, filha única, mora com a mãe que a rejeita. É uma criança insegura e instável; tem uma vida solitária. Ao conhecer a prima, encontra nela a segurança de que precisa, fazendo dela amiga inseparável e confidente.

Bethany é ingênua, de boa fé e bem educada. Acredita na amiguinha e a defende sempre que Tracy, a irmã ( portadora de distúrbio de personalidade), lhe faz alguma maldade.

Para a mãe de Bethany, as viagens para o Vale lhe trazem indesejadas lembranças de sua infância pobre e infeliz . Ela consegue se superar, tornando-se mãe sensata e amorosa.

Quando as primas se encontram, brincam com boneca, caminham pela trilha aberta na floresta até o rio, nadam, trocam segredinhos e dormem juntas. Quando se afastam, após o verão, trocam correspondência. Bethany fica sabendo que o tio de Reana Mae, Caleb, que havia desaparecido por conflitos familiares estava de volta. Foi bom,tornou-se amigo e protetor e companheiro dedicado, porém, a seduziu.

De volta ao Vale, Bethany percebe que Reana Mae está muito feliz, mas esquiva e tentando evitá-la. Descobre, por acaso, na mata, o segredo de Reana Mae, lendo o diário deixado no esconderijo secreto. A vida naquela pequena comunidade não era simples como ela imaginava. Com o tempo, outros segredos no histórico familiar seriam revelados.

Bethany, até então, muito ingênua, cheia de fé por acreditar muito em Deus, descobre que coisas ruins acontecem, inesperadamente, e que não consegue entender. A fé fica abalada, bem como sua ligação com a prima que ela pensava que era para sempre.

E as maldades de Tracy? O tempo se encarregou de desvendar os segredos, que às vezes por omissão, acaba em tragédia.

Preces e mentiras nos ensina, enfim, que o amor e o perdão são caminhos que conduzem à superação de conflitos e permitem que a vida siga em frente.

A capa é muito coerente com a história , a diagramação e o papel agradáveis a leitura e o texto muito bem revisado.

Resenha publicad no Livrólogos . Visitem o blog :)

Tami 29/05/2013

Segredos e segredos
Resenha publicada em: http://gavetaabandonada.blogspot.com.br/2013/05/resenha-preces-e-mentiras.html
Proibida reprodução total ou parcial sem autorização.

Adoro livros que me façam refletir e que tenham como fundo a mente das pessoas, seus sentimentos mais escondidos e histórias que as vezes ficamos sabendo por aí mas que sempre torcemos para que estejam bem longe da gente. Preces e mentiras foi um livro que comecei sem grandes expectativas e que se mostrou uma leitura muito interessante.

Bethany tem 7 anos e é a mais nova entre quatro irmãs. Ela sempre foi infernizada por Tracy, e nunca entendeu o porque a irmã é tão má com ela. Mas nada se compara ao quanto Tracy incomoda Reana Mae, sua prima de 6 anos. Reana mora no pequeno vilarejo de Coal River, um local pacato onde todo mundo se conhece e, como toda cidade pequena, todos sabem sobre a vida de todos. Bethany e Reana logo se tornam boas amigas e começam a compartilhar suas vidas e experiências. A medida que vão crescendo, as meninas percebem que a vida que parecia tranquila nessa pequena comunidade esconde muitos segredos e revelações que podem acabar com reputações - e vidas.

"Todo mundo sabia quando o Bobby Lee estava chegando em casa. Gente por todo o Vale de Coal River ouvia o ronco de sua motocicleta na estrada de cascalho antes de ele traçar a última curva, fazendo uma manobra tão fechada que a lateral do seu corpo quase tocava o chão. Às vezes, ele desaparecia por semanas. Outras, por apenas alguns dias. Mas seu ritual da volta para casa não mudava nunca." (pág. 12, primeiro parágrafo)

A história é contada por Bethany, que hoje já é adulta. Ela conta sobre a sua vida e a de seus conhecidos durante sua infância e adolescência. São histórias simples e complexas, algumas um pouco previsíveis, mas todas bem possíveis de acontecer. Não são todos os autores que conseguem nos ambientar tão bem dentro de um local "familiar" como essa comunidade e nos fazer sentir parte deles.

O livro traz muitas reflexões sobre quem é bom ou mau na história, até que ponto os segredos que prometemos guardar podem influenciar no futuro do outro e várias outras coisas importantes. Bethany e Reana são crianças mas não são infantis como alguns personagens adolescentes (e adultos) de outros livros. Em todos os momentos consegui entender a reação delas em relação aos fatos que estavam acontecendo e a dificuldade entre saber quando ser criança ou adulto. Ambas foram muito verossímeis para mim, e trazem lições sobre amizade que só quem tem uma amiga nesse nível de intimidade e compreensão pode entender.

A história não possui grandes suspenses, investigações e coisas do tipo, mas simplesmente não conseguia largar a leitura. É uma narrativa contada com uma linguagem boa e com descrições na quantidade certa, sem muita enrolação e sem ir tão direto ao ponto. Trata de alguns assuntos mais pesados e delicados que podem afastar leitores mais jovens ou sensíveis, como os excessos de álcool, abuso infantil, pais abusivos, entre outros.

Nas páginas finais o livro traz duas coisas interessantes: uma entrevista com a autora e perguntas para discussão. Esse último item me lembrou algumas edições de livros que são feitos especialmente para professores, e que gostava muito de ter em casa. A entrevista ajuda a entender um pouco mais sobre como o livro foi feito e em que foi baseado (itens que sempre gosto de saber) e as perguntas nos ajudam a refletir sobre alguns dos assuntos abordados.

Resumindo, recomendo demais a leitura. Se você gosta de uma história densa, com assuntos polêmicos e dessa ideia de tentar entender as motivações de cada pessoa, esse livro é para você.

"Mas, daquele dia em diante, Reana e eu ficamos ligadas de uma maneira única. A história dela e a minha se trançaram juntas de tal forma que, às vezes, eu me sentia como se estivesse assistindo a tudo de fora, como se ela é que estivesse vivendo minha vida. Às vezes, eu a odiava por isso. Mas, na maior parte do tempo, eu a amava." (pág. 18)

ricardo_22 20/05/2013

Resenha para o blog Over Shock
Preces e Mentiras, Sherri Wood Emmons, tradução de Ana Paula Corradini, 1ª edição, Ribeirão Preto-SP: Novo Conceito, 2012, 360 páginas.

A instituição família tem papel fundamental na educação moral e psicológica de uma criança e adolescente, mas todos sabem que cada família possui suas determinadas características; suas determinadas histórias. São as histórias marcantes de uma família que constroem, direta ou indiretamente, o futuro de uma pessoa, e isso acaba sendo o fio condutor de Preces e Mentiras, obra de estreia da escritora Sherri Wood Emmons.
Narrado sob o ponto de vista de Bethany, uma garota de sete anos que com o passar dos anos vai amadurecendo e conhecendo a vida como ela realmente é, Preces e Mentiras conta como Bethany, ao conhecer sua prima Reana Mae, encontra a libertação de uma solidão que a acompanhava – ao mesmo tempo em que conhece verdadeiramente as pessoas que sempre estiveram a sua volta.
As férias da família de Bethany tinha sempre um destino certo: a cidade de Reana e dos demais familiares. Isso era motivo de felicidade para as garotas, que podiam estar juntas e compartilhar suas alegrias e angústias, porém aos poucos a protagonista percebe que sua família possui segredos inimagináveis e situações constrangedoras. E a única chance disso não destruir vidas é se a fé e os segredos se mantiverem intactos.

“Minha pele sentia o ar frio e úmido, e parei por um instante para aproveitar a estranha sensação de estar sozinha à noite. Todo mundo que eu conhecia, todo mundo que sabia quem eu era estava dormindo. Eu me senti como se fosse a única pessoa acordada no mundo todo” (pág. 40).

A velha mania de julgar um livro pela capa fez uma nova vítima, que aguardou ansiosamente pela oportunidade de leitura e no fim se decepcionou com uma história previsível, ainda que bem escrita. Wood Emmons soube escolher um tema que tivesse uma infinidade de situações para explorar, e as explorou, porém pecou com o desenvolvimento, que pouco agrada. Por sorte a escrita tem a capacidade de envolver e não ficamos presos em uma leitura totalmente arrastada.
Ainda assim, o início possui poucos acontecimentos marcantes, já que tem a intenção de apresentar os personagens que conduzirão a história até o seu desfecho. Isso, obviamente, é natural que aconteça, mas com a apresentação de tais personagens percebemos que eles não passam de estereótipos batidos, como, por exemplo, a garota má; a mulher esquentada e que não deve servir de exemplo; a mulher bondosa; a garota rebelde e/ou solitária; entre outros. A personalidade de tais personagens, que existem em qualquer pequena comunidade e principalmente em uma família, mostra outro ponto negativo: as já citadas situações previsíveis.
Conforme conhecemos as personagens que fazem parte da vida de Bethany, podemos apostar em suas futuras ações e isso, na maioria das vezes, de fato acontece. Para não dizer que não houve surpresas, em apenas um momento Tracy, a irmã insuportável de Bethany, causa surpresas com suas atitudes e sua revolta, mas acaba sendo insuficiente.

Mais em: http://www.blogovershock.com.br/2013/05/resenha-153-preces-e-mentiras.html

Endry 03/05/2013

Confesso que quando recebi este livro de parceria, fiquei meio receosa quanto à leitura. Lembro que alguns dias depois, vi um comentário de uma amiga, que também é blogueira, no facebook, elogiando este livro. Ela (desculpe, mas não lembro quem foi) fez uma observação sobre o receio dela ao ler o livro, coisa que também sentia e acabei ficando curiosa com a história.

Sherri escreve muito bem, é uma leitura fluída, às vezes leve e em outras bem intensa. Eu gostei muito da narrativa e da forma como a Sherri narra os fatos, pensamentos e constrói os personagens principais e secundários. Ela revela o tanto importante para compreendermos os personagens e a situação, porém nada que entregue as revelações que inciam aos poucos do meio para o final do livro.

Preciso dizer que me vi muito na Bethany, em seu jeito por vezes ingênuo, mas sempre pronta para ajudar. Quando cresce, Bethany continua tentando ajudar a prima Reana Mae, que tem, desde sempre, uma vida difícil. Porém, no crescimento de ambas, muitos percalços aparecem pelo caminho. Tenho que dizer que adorei o fato de elas trocarem cartas por um tempo e conhecer um pouco da visão da Reana Mae, mesmo que superficial. O foco da história é justamente após este período, quando ocorre um distanciamento pela presença de outro personagem bem intrigante e que dá um certo mistério também à história. Os pais de Reana são negligentes, sua mãe só pensa em sexo e roupas curtas e seu pai em andar de moto por aí. É tocante a dedicação da mãe da Bethany com a Reana e sua mãe, apesar de toda visão religiosa e ética dela. As outras irmãs de Bethany, que são três, tem posturas diversas, porém todas com uma postura de exclusão. As duas irmãs mais velha (Bethany é a caçula) são indiferentes, pois estão numa fase de pensar em namoricos e aparência. Já sua irmã do meio é terrivelmente cruel. Daquelas que fazem maldade mesmo. Bethany sempre tentou protegê-la, porém sem muito sucesso. O livro é repleto de momentos angustiantes do meio para o final e ficamos muito curiosos com o que vai acontecer no final e que explicação a autora dá. Ela se saiu muito bem!

A diagramação, como sempre, da Novo Conceito é muito boa. Os inícios de capítulos são simples, porém suas folhas amareladas com margem, fonte e espaçamentos ideais me ganham! Os capítulos até que são grandes, porém são instigantes e fluem muito bem. Eu li o livro em uma noite nas férias, em menos de 4 horas. O que é ótimo, considerando as 360 páginas.

Camila 19/03/2013

Preces e mentiras
Um livro delicioso. Quanto mais eu lia, mais eu tinha vontade de ler e ao mesmo tempo, pena de terminar. Li numa época mais reflexiva, aquela época de "comemorações de fim de ano", onde todo mundo está mais sensível e solidário. Trata de amadurecimentos precoces, transtornos mentais, nostalgia e primeiro amor. Fora que eu sou apaixonada pela capa e sempre tenho vontade de reler.

Juan.Silva 29/01/2013

Resenha de Livro: Preces e Mentiras - Sherri Wood Emmons
Sabe aquele livro que você começa a ler e não consegue parar? O tipo de livro que você se apega aos personagens envolvidos na narrativa e a todo o ambiente em volta? Preces e Mentiras foi um desses livros e ainda não sei porque não li um capítulo por dia para que o livro durasse por muito mais tempo.

Não sei o que faz um livro ser tão bom, mas na minha opinião, essa obra conseguiu ser uma por toda a sensibilidade que está em volta de toda a trama, cheia de suspense, mistério, e amor, dos mais variados tipos.

Grande parte da trama acontece em West Virgina, numa comunidade pequena com pessoas extremamente simples e unidas, ao menos aparentemente. A história é narrada por Bethany, uma menina de 7 anos que vai para West Virginia todos os verões com toda a sua família. Sua mãe e seu pai viveram grande parte de suas vidas nesse vilarejo no interior e se mudaram depois que se casaram. Em um certo verão, Bethany acaba conhecendo Reana Mae, sua prima apenas um ano mais nova, e esse é o início de uma longa amizade.

Logo no início da trama vemos que variados tipos de gente vivem no vilarejo de West Virgínia e o que parece ser um local de extrema união entre as pessoas aos poucos vai se mostrando um lugar recheado de segredos e mentiras ocultas na história dos moradores. E é apatir disso que a narrativa da obra começa a se tornar extremamente interessante.

Quando o verão termina, Bethany volta para casa com um peso enorme no coração. A garota tem três irmãs, mas nenhuma tem um relacionamento muito próximo com ela, e no caso de Tracy, a terceira filha do casal o caso é ainda pior já que a garota parece extremamente problemática e aje com muito ódio quando não fazem exatamente o que ela quer. Bethany viu em Reana Mae uma irmã, então logo encontra um jeito de voltar a se comunicar com a garota, e a solução foi enviar cartas.

As garotas logo encontram uma oportunidade de se verem novamente quando um acontecimento grave acontece na comunidade de West Virginia e Bethany e sua mãe vão para lá para tentar ajudar. É aí que Bethany começa a perceber que o universo a sua volta não é tão inocente quanto pensa, assim como as pessoas que a cercam. Depois de ter aparentemente resolvido o problema, Bethany volta para casa com sua mãe. Algum tempo depois a família acaba voltado ao vilarejo para uma festividade e é lá que a relação entre Bethany e Annabeth mudam para sempre, assim como as suas vidas.

Me apaixonei por essa obra pela complexidade e ao mesmo tempo simplicidade. O livro narra coisas do nosso dia a dia, nada que seja difícil de se encontrar. Um dos pontos positivos a se citar são as grandes viradas de jogo, quando você pensa que a narrativa está começando a ficar morna algo aparece para esquentar ao máximo e nesse ritmo segue até o fim.

Durante vários momentos refleti sobre quem eram os vilões e mocinhos dessa história e não consegui resposta até agora. Até aqueles que mais machucaram possuem uma razão para isso que até certo ponto justifica os seus atos. Até dos personagens mais maldosos, se assim posso dizer, me apeguei exatamente por essa bipolaridade que existe em cada um.

Terminei de ler Preces e Mentiras com um sentimento de satisfação imensa e uma vontade maior ainda de indica-lo, além é claro da certeza de que vou precisar de uma releitura muito em breve.

Resenha na Íntegra: http://asasliteraria.blogspot.com.br/2013/01/resenha-de-livro-preces-e-mentiras.html

Paula 25/01/2013

Preces e Mentiras possui uma narrativa pura e ao mesmo tempo crua da realidade que cerca a vida de Bethany, afinal o livro é narrado em primeira pessoa sob a perspectiva de uma criança. Eu não pensei que iria gostar tanto do livro quando li a sinopse, mas no decorrer da leitura a história me prendeu com personagens muito bem construídos e uma história realmente forte.

Bethany sempre passava os verões com sua mãe e suas irmãs mais velhas no Vale de Coal River enquanto seu pai trabalhava. A família morava em Indianápolis e a mãe de Bethany odiava visitar o vale, apesar de ter nascido e crescido em Charleston e visitado o Vale de Coal River desde pequena, e logo quando se casou quis ir para o mais longe possível do vale, da música country de raiz, das minas de carvão e da miséria de sua infância. Seu pai também havia morado perto do rio e por isso possuíam diversos parentes por lá.

A história começa em 1960 e o vale é um lugar onde todos se conhecem, onde os segredos logo se tornam públicos e a fofoca "rola solta". O lugar também é extremamente puritano, não só pela década em que a história se passa, mas por ser também uma comunidade que tenta manter sua integridade.

Bobby Lee e Jolene eram os considerados "escandalosos" do lugar, com atitudes um tanto questionáveis. Não iam à Igreja, Jolene usava roupas que davam o que falar e haviam sempre os beijos escandalosos do casal.

Reane Mae nasceu, para desgosto do pai, que queria um menino.

Enquanto isso, Loreen ficou na varanda com a menina pequenina já esquecida por seus pais e gritando para o mundo no qual havia nascido". (p. 23)

As irmãs mais velhas de Bethany podiam achar que no vale havia apenas caipiras, mas para a garota era diferente.

"Eu adorava a maneira como o vapor saía da água na forma de neblina no final de agosto. Adorava como o rio lamacento de repente sumia de debaixo dos meus pés se eu pisasse no lugar errado. Adorava o som anasalado e a pronúncia sonolenta das vozes a meu redor, o pessoal tocando rabeca, os primos incontáveis, as lamparinas de querosene que faziam a maior fumaça e a mata escura coberta de musgo ao redor das pequenas casas feitas de ripas de madeira". (p. 22)

Bethany tinha o amor de seus pais, enquanto Melinda e Nancy, suas irmãs mais velhas e mais amigas uma da outra, eram distantes, e Tracy, apenas alguns anos mais velha, era extremamente maldosa. Bethany ainda não sabia o quanto sua irmã poderia se tornar má, mas estava feliz em encontrar em sua prima Reana Mae a irmã que tanto desejava. E esta relação ajuda as duas, Bethany com 7 anos e Reana Mae com 6, a enfrentar a solidão.

As duas são inseparáveis e quando Bethany não está no vale as garotas trocam cartas. Com o passar dos anos (o livro abrange quatro décadas), o relacionamento das duas acaba mudando. Enquanto Bethany é uma criança que está vivendo as etapas de sua infância, Reana Mae parece ter pulado da infância para a vida adulta e guarda segredos de sua amiga que, quando revelados, abalam tanto a fé de Bethany como a ligação das duas garotas.

Bethany também percebe que sua irmã Tracy apenas piora, beirando um comportamento sociopata que os parentes denominam como "sangue ruim" e seus pais apenas colocam "panos quentes" e não tocam no assunto.

Bethany irá passar por momentos que deverá ser testada e presenciará coisas que sua mente adolescente e ingênua, devido ao seu crescimento ao lado de uma mãe muito religiosa e que sempre lhe mostrou o lado bom de tudo, não está preparada, mas ela deverá amadurecer, compreender e saber perdoar o comportamento daqueles que estão ao seu lado.

Preces e Mentiras realmente é um romance com acontecimentos inesperados, personagens desestabilizados e a história de uma família repleta de amor, que deve seguir em frente.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6