Preces e Mentiras

Resenhas - Preces e Mentiras

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Gabi Luchetta 11/09/2016

chocada
Por quê algumas famílias escondem tantos segredos?
E se a descoberta destes segredos fosse libertadora para salvar pelo menos uma vida?
Uma história comovente, sobre família, união e fé.

Jeniffer 27/09/2013

Eu não sei que maré maravilhosa de sorte é essa que estou vivendo em relação aos livros que escolho para compor minhas leituras diárias e estante, mas eu sinceramente espero que ela nunca acabe. Honestamente, nunca fui do tipo de pessoa sortuda que sempre pega certeiramente os livros mais maravilhosos do mundo para ler. A verdade é que já quebrei bem bonito a cara umas trinta vezes por pegar um livro só por esse ter a capa bonitinha e um nome simétrico e melódico; já gastei mais de trezentos reais com escolhas mal feitas e julgadoras de livros, excluindo alguns pela capa sem nem ao menos ler a sinopse e escolhendo outros por terem lindos desenhos e letras numa fonte chique e chamativa. Foi só depois de um tempo que comecei a parar em frente as prateleiras das livrarias e ler atentamente às sinopses; e, a partir daí, comecei a me identificar lindamente com todas as leituras que escolhi (tendo uma ou outra decepção aconteceram, é claro – mas, enfim, ossos do ofício).

A escolha por Preces e Mentiras, no entanto, foi uma quebra total desse paradigma. Eu olhei para a capa do livro e me encantei de cara: a expressão tristonha, machucada e carente da criança, com aquele fundo esverdeado (sacanagem: eu amo verde) e aquele título no mais fino estilo Jane Austen. Abrindo o livro e olhando de relance, uma diagramação perfeita e, é claro, uma das coisas que pra mim realmente contam para a escolha de um livro: um cheiro estonteantemente delicioso exalando das páginas.

Com Preces e Mentiras, foi amor à primeira vista. Eu nem li a sinopse direito; simplesmente peguei o livro pra ler.

E, com toda a sinceridade do mundo: foi a melhor escolha “irresponsável” da minha vida de bibliófilo.

Este brilhante livro fala sobre a amizade, as descobertas e caminhos de duas garotas: a singela Bethany e a destemida Reana Mae. Narrando o passar dos anos das vidas destas duas garotas, as consequências de suas escolhas e as várias faces da inocência de ambas perante assombrosos pontos da vida, Sherri Wood Emmons nos desafia, com uma escrita poderosa, intensa e translúcida, a entender e conhecer as realidades que podem existir nas vidas familiares e a importância e força da amizade e do amor em cada dia de nossas vidas.

A escrita dessa obra é muito gostosa. Há nela bastante descrição (nada que chegue ao ponto do monótono), e preza pelo caráter simples – ou seja: tem um caráter simplório, mas é riquíssimo em sua simplicidade. Ainda falando sobre isso, eu li Preces e Mentiras sempre achando estar tendo uma conversa regada a goles de chá e biscoitos com uma honesta e graciosa contadora de histórias. É tão, tão cativante que parece um papo jogado pro alto – e isso é muito legal, pois faz a leitura fluir muito mais rápido e divertidamente.

Além disso, é um livro que desafia. Familiar, com personagens lindamente construídas e que recebem seus respectivos espaços para um desenrolar coerente e rico de um enredo brilhantemente bem costurado e inteligente – você desenvolve uma empatia e intimidade tão profundas com as personagens que às vezes se surpreende com as sensações que se vê sentindo perante seus atos e participações –, é, sendo totalmente sincero, um dos livros mais fortes que já li na vida. Não forte no sentido pernicioso da palavra, mas emocional e psicologicamente desafiador. Preces e Mentiras treina e desafia seu estado de serenidade. Ele mexe com todos os âmbitos emocionais do seu eu sentimental, e é por isso que tenho total segurança ao afirmar que é um livro completo. Juro, cara, juro que senti vontade de aplaudir ao acabar de lê-lo e abraçar fortemente a escritora e agradecê-la por ter escrito tão brilhante obra.

A qual, aliás, é a sua primeira.

Elucido: é o primeiro livro de Sherri Wood Emmons.

Preces e Mentiras é um livro que todo mundo deveria ler. É, mais do que muitos outros, um livro que merece virar um clássico pós-moderno e ser adorado por gerações e gerações, já que é um livro extremamente atemporal. Vale MUITO a pena lê-lo. Se você não gosta do gênero, por favor, dê um espacinho no seu tempo para devorá-lo. Eu aposto (só de brincadeirinha, porque dinheiro que é bom eu não tenho) que você não vai se arrepender.

P.S.: Quase ia me esquecendo!: aqueles que curtem estudar sobre Psicologia iam gostar de analisar o viés comportamental das personagens desse livro. Super indico.

Escrito por Breno Torres.

site: http://mon-autre.blogspot.com.br/2013/08/resenha-preces-e-mentiras.html

Rosiane 04/05/2015

Preces e Mentiras
O livro conta a história de uma grande família e seus encontros e desencontros. A narradora da história é Bethany, e durante o livro vamos conhecendo sua família, amigos, vizinhos e lugares. A maior parte da história se passa em uma vila a beira do rio, onde Bethany e sua família passa as ferias de verão. O que a menina não sabe é quais são as verdadeiras histórias que tem os moradores daquela vila, enquanto ela vai crescendo junto com sua prima, ela começa a ver que nada é como ela realmente esperava.

- Acho que você é a menina mais malvada que já existiu.
Tracy parou de rir de repente e atirou com violência e conteúdo de seu baldinho em nós duas, deixando-nos cobertas de areia molhada e lama.
Vocês duas são iguaizinhas- disse ela por entre os dentes enquanto se levantava. - Vocês são as gêmeas da lata de lixo.

Com o tempo Bethany percebe que sua prima não é mais a mesmo, apesar de ser mais velha que ela, elas não tem mais as mesmas vontades e objetivos. Depois de vários acontecimentos que deixa toda a família devastada e chocada, Reana Mae prima de Bethany vai morar com ela na cidade. É a partir desse momento que essas duas primas vivem grandes momentos e descobertas. Claro que também tem muito briga e discussão com a irmão de Bethany, que não gosta nem um pouco de sua prima ir morar com elas.

Achei o livro surpreendente e dentro da história ele trata de assuntos polêmicos como abuso infantil, apesar de não ser o tema principal e não ter muito destaque. Mas no final o que fica mais claro é um romance cheio de contratempos, apesar do livro ser um romance ele não é focado apenas nisso, as histórias das pessoas vão se cruzando com as de Bethany, as mentiras vão sendo descobertas e no fim, quando achamos que não vai acontecer mais nada ele nos surpreende.

site: http://entresonhosefiltros.blogspot.com.br/

Bru 13/01/2014

O livro conta a história de Bethany, uma garota tímida e quieta.

Bethany tem pais evangélicos, e três irmãs, bem diferentes dela, sua melhor amiga é sua prima
Reane Mae, com quem se identifica muito.

Reane Mae, é uma garota desprezada pelos pais, e Bethany e sua mãe Helen fazem de tudo para ajudar e mudar a tristeza
dessa menina.

Tracy sua irmã que se faz de anjo e não tem nada disso, Tracy gosta de atormentar a pobre Reane Mae, e assim
faz com que Bethany se aproxxime mais de sua prima, elas começam a cresce e se identificar mais ainda.

Quanto mais os anos passam elas começam a descobrir que as pessoas não são apenas boas ou ruins, e que pode existir esses
dois sentimentos em uma mesma pessoa.

Nos deparemos dentro de uma família cheia de segredos e mentiras.

Não posso mais falar sobre o livro, porque vou acabar revelando as partes mais legais. Espero que muitos possam ter a oportunidade de ler, eu adorei e com certeza recomendo.

site: www.viagem-imaginaria.blogspot.com

Juan.Silva 29/01/2013

Resenha de Livro: Preces e Mentiras - Sherri Wood Emmons
Sabe aquele livro que você começa a ler e não consegue parar? O tipo de livro que você se apega aos personagens envolvidos na narrativa e a todo o ambiente em volta? Preces e Mentiras foi um desses livros e ainda não sei porque não li um capítulo por dia para que o livro durasse por muito mais tempo.

Não sei o que faz um livro ser tão bom, mas na minha opinião, essa obra conseguiu ser uma por toda a sensibilidade que está em volta de toda a trama, cheia de suspense, mistério, e amor, dos mais variados tipos.

Grande parte da trama acontece em West Virgina, numa comunidade pequena com pessoas extremamente simples e unidas, ao menos aparentemente. A história é narrada por Bethany, uma menina de 7 anos que vai para West Virginia todos os verões com toda a sua família. Sua mãe e seu pai viveram grande parte de suas vidas nesse vilarejo no interior e se mudaram depois que se casaram. Em um certo verão, Bethany acaba conhecendo Reana Mae, sua prima apenas um ano mais nova, e esse é o início de uma longa amizade.

Logo no início da trama vemos que variados tipos de gente vivem no vilarejo de West Virgínia e o que parece ser um local de extrema união entre as pessoas aos poucos vai se mostrando um lugar recheado de segredos e mentiras ocultas na história dos moradores. E é apatir disso que a narrativa da obra começa a se tornar extremamente interessante.

Quando o verão termina, Bethany volta para casa com um peso enorme no coração. A garota tem três irmãs, mas nenhuma tem um relacionamento muito próximo com ela, e no caso de Tracy, a terceira filha do casal o caso é ainda pior já que a garota parece extremamente problemática e aje com muito ódio quando não fazem exatamente o que ela quer. Bethany viu em Reana Mae uma irmã, então logo encontra um jeito de voltar a se comunicar com a garota, e a solução foi enviar cartas.

As garotas logo encontram uma oportunidade de se verem novamente quando um acontecimento grave acontece na comunidade de West Virginia e Bethany e sua mãe vão para lá para tentar ajudar. É aí que Bethany começa a perceber que o universo a sua volta não é tão inocente quanto pensa, assim como as pessoas que a cercam. Depois de ter aparentemente resolvido o problema, Bethany volta para casa com sua mãe. Algum tempo depois a família acaba voltado ao vilarejo para uma festividade e é lá que a relação entre Bethany e Annabeth mudam para sempre, assim como as suas vidas.

Me apaixonei por essa obra pela complexidade e ao mesmo tempo simplicidade. O livro narra coisas do nosso dia a dia, nada que seja difícil de se encontrar. Um dos pontos positivos a se citar são as grandes viradas de jogo, quando você pensa que a narrativa está começando a ficar morna algo aparece para esquentar ao máximo e nesse ritmo segue até o fim.

Durante vários momentos refleti sobre quem eram os vilões e mocinhos dessa história e não consegui resposta até agora. Até aqueles que mais machucaram possuem uma razão para isso que até certo ponto justifica os seus atos. Até dos personagens mais maldosos, se assim posso dizer, me apeguei exatamente por essa bipolaridade que existe em cada um.

Terminei de ler Preces e Mentiras com um sentimento de satisfação imensa e uma vontade maior ainda de indica-lo, além é claro da certeza de que vou precisar de uma releitura muito em breve.

Resenha na Íntegra: http://asasliteraria.blogspot.com.br/2013/01/resenha-de-livro-preces-e-mentiras.html

Ique 15/01/2013

Resenha Preces e Mentiras | Blog EPL
''Uma análise tocante de todos os tipos de amor: entre amigos, entre irmãs e entre todos de uma família''
- T. Greenwood, autora de Um Mundo Brilhante

Preces e Mentiras de Sherri Woods Emmons | Novo Conceito 2012 | Ficção / Drama | 368 Páginas | ISBN: 9788581630458 | Skoob

Preces e Mentiras é o romance de estreia da autora Sherri Wood Emmons e desde seu lançamento fez muito sucesso e recebeu muitas críticas positivas de diversos autores e pessoas influentes ao redor do mundo. A Editora Novo Conceito trouxe essa história para o Brasil no final do ano passado e desde então tem agradado muitos leitores que adoraram a obra.
Nesse livro conhecemos Bethany quando tinha apenas 7 anos de idade, é ela que narra em primeira pessoa de maneira simples, comovente e pessoal tudo o que acontece em sua vida e de sua família. Família seria um tema que define a história criada por Emmons que aconteceu na década de 60, época um pouco distante, mas o leitor pode entender e compreender tudo que é descrito.
Em todo verão Bethany, seus pais e suas irmãs vão para o West Virginia, um vilarejo um pouco distante habitado apenas pela família por parte de pai da garotinha. Lá Bethany conhece sua prima Raena Mae, a menina da capa do livro, e as duas começam uma amizade, criando um vínculo muito forte e sincero, como se elas fossem realmente irmãs.
Todos os moradores do vilarejo eram muito apegados a religião, a igreja era o ponto de encontro deles e isso também se refletia bem na convivência entre família, já que a crença influenciava muito da maneira de vida daquelas pessoas. Logo, qualquer coisa que alguém fazia que não era certo de acordo com a ''igreja'' era muito comentado pelos moradores.
Raena Mae, por exemplo, tinha uma mãe considerada como puta por usar roupas curtas e atrair os homens, ela tem um caso com Bobby Lee, pai da garota que quase nunca está em casa e, segundo alguns personagens, tem um caso com outra mulher fora de West Virginia. Raena era uma menina sozinha, a mãe não gostava muito dela e o pai era ausente, tinha como melhor amiga sua prima e ficava muito feliz quando a via no verão.
Contudo, a medida que o tempo vai passando a narradora passa a conversar cada vez menos com sua prima que parece estar amadurecendo muito rápido, mesmo que essa tenha 1 ano a menos na idade. Quando ela não estava em Virginia conversava com Raena através de cartas, mas elas estavam chegando com cade vez menos frequência. A medida que isso vai acontecendo, o leitor vai acompanhando essas mudanças junto com os personagens.
Quando Bethany estava com 12 anos ela vai ao vilarejo, como de costume, mas daquela vez foi diferente, ela juntamente com mais dois primos descobriram duros segredos da Raena Mae, coisas que eram difíceis de acreditar a aceitar. No início eles não contam para ninguém, mas quando tudo vem a tona muda a vida de muitas pessoas.
Todos pareciam estar com problemas, Bethany já não estava acreditando mais em suas rezas, pois Deus não estava correspondendo, Raena estava com todos esses problemas e a sua tia, mãe de sua prima, não parava de beber. Além disso, a sua irmã, Tracy que parecia um anjo estava agindo cada vez mais pior, parecia que estava com demônio no corpo, trazendo cada vez mais problemas para a família e mais a diante para todas as pessoas que a titulavam como louca.
A narrativa é um pouco pesada, mas não é difícil de ser digerida. O leitor se apega muito fácil com a história, lendo muitas páginas de uma só vez para descobrir a razão de tudo e os próximos acontecimentos. Preces e Mentiras pode ser comparada a uma novela, além disso tem personagens bem construídos e tudo é revelado de forma inteligente, o melhor é que a autora não enrola ao escrever, é clara e objetiva mas sem deixar de descrever o que é preciso.
Não faltou muita nesse livro, é difícil acreditar que seja o primeiro escrito por Sherri. Os pontos negativos foram que ela esqueceu de falar o destino de alguns personagens, como a mãe e tio de Raena e que no começo ela começa a falar muitos nomes e detalhar um pouco a família, mas logo o leitor se acostuma e devora o livro.
No mais indico esse livro para todos que procuram um bom drama que não seja entediante e te prenda por longas horas até que se chegue ao final, e que te faça a refletir um pouco e analisar os tipos de amor e, uma simples família que pode ser parecida com a sua, ou de seus pais. Enfim, é uma história muito próxima da nossa realidade.

“A Bíblia diz que os pecados dos pais são carregados pelos filhos até a décima sétima geração. Mas eu acredito que são as filhas que suportam o peso dos pecados da maioria das famílias...”

Avaliação
Capa: 5 | Diagramação: 5 | Narração: 5 | Enredo: 4 | Custo/Benefício: 4 | Nota geral: 4

Resenha publicada no blog: http://www.entrepaginasdelivros.com/2013/01/preces-e-mentiras-sherri-emmons-resenha.html#more

Rosana 04/06/2013

Preces e mentiras
Olá, a resenha de hoje é de uma história envolvente, emocionante e cheia de fatos inusitados.

Preces e mentiras é uma história emocionante, que descreve ,em detalhes, o desenrolar dos acontecimentos em torno de uma amizade entre duas crianças ( Reana Mae e Bethany) que é o foco principal da trama. Os personagens, ricamente, construídos pela autora , fazem a singularidade da obra, tornando-a emocionante e envolvente.

A família de Bethany, de Indianápolis, passa os verões no Vale de Coal River em West Virginia.

Em um desses verões, Bethany, de 7 anos, conhece a priminha Reana Mae, de seis, moradora do Vale.

Reana Mae, filha única, mora com a mãe que a rejeita. É uma criança insegura e instável; tem uma vida solitária. Ao conhecer a prima, encontra nela a segurança de que precisa, fazendo dela amiga inseparável e confidente.

Bethany é ingênua, de boa fé e bem educada. Acredita na amiguinha e a defende sempre que Tracy, a irmã ( portadora de distúrbio de personalidade), lhe faz alguma maldade.

Para a mãe de Bethany, as viagens para o Vale lhe trazem indesejadas lembranças de sua infância pobre e infeliz . Ela consegue se superar, tornando-se mãe sensata e amorosa.

Quando as primas se encontram, brincam com boneca, caminham pela trilha aberta na floresta até o rio, nadam, trocam segredinhos e dormem juntas. Quando se afastam, após o verão, trocam correspondência. Bethany fica sabendo que o tio de Reana Mae, Caleb, que havia desaparecido por conflitos familiares estava de volta. Foi bom,tornou-se amigo e protetor e companheiro dedicado, porém, a seduziu.

De volta ao Vale, Bethany percebe que Reana Mae está muito feliz, mas esquiva e tentando evitá-la. Descobre, por acaso, na mata, o segredo de Reana Mae, lendo o diário deixado no esconderijo secreto. A vida naquela pequena comunidade não era simples como ela imaginava. Com o tempo, outros segredos no histórico familiar seriam revelados.

Bethany, até então, muito ingênua, cheia de fé por acreditar muito em Deus, descobre que coisas ruins acontecem, inesperadamente, e que não consegue entender. A fé fica abalada, bem como sua ligação com a prima que ela pensava que era para sempre.

E as maldades de Tracy? O tempo se encarregou de desvendar os segredos, que às vezes por omissão, acaba em tragédia.

Preces e mentiras nos ensina, enfim, que o amor e o perdão são caminhos que conduzem à superação de conflitos e permitem que a vida siga em frente.

A capa é muito coerente com a história , a diagramação e o papel agradáveis a leitura e o texto muito bem revisado.

Resenha publicad no Livrólogos . Visitem o blog :)

Tami 29/05/2013

Segredos e segredos
Resenha publicada em: http://gavetaabandonada.blogspot.com.br/2013/05/resenha-preces-e-mentiras.html
Proibida reprodução total ou parcial sem autorização.

Adoro livros que me façam refletir e que tenham como fundo a mente das pessoas, seus sentimentos mais escondidos e histórias que as vezes ficamos sabendo por aí mas que sempre torcemos para que estejam bem longe da gente. Preces e mentiras foi um livro que comecei sem grandes expectativas e que se mostrou uma leitura muito interessante.

Bethany tem 7 anos e é a mais nova entre quatro irmãs. Ela sempre foi infernizada por Tracy, e nunca entendeu o porque a irmã é tão má com ela. Mas nada se compara ao quanto Tracy incomoda Reana Mae, sua prima de 6 anos. Reana mora no pequeno vilarejo de Coal River, um local pacato onde todo mundo se conhece e, como toda cidade pequena, todos sabem sobre a vida de todos. Bethany e Reana logo se tornam boas amigas e começam a compartilhar suas vidas e experiências. A medida que vão crescendo, as meninas percebem que a vida que parecia tranquila nessa pequena comunidade esconde muitos segredos e revelações que podem acabar com reputações - e vidas.

"Todo mundo sabia quando o Bobby Lee estava chegando em casa. Gente por todo o Vale de Coal River ouvia o ronco de sua motocicleta na estrada de cascalho antes de ele traçar a última curva, fazendo uma manobra tão fechada que a lateral do seu corpo quase tocava o chão. Às vezes, ele desaparecia por semanas. Outras, por apenas alguns dias. Mas seu ritual da volta para casa não mudava nunca." (pág. 12, primeiro parágrafo)

A história é contada por Bethany, que hoje já é adulta. Ela conta sobre a sua vida e a de seus conhecidos durante sua infância e adolescência. São histórias simples e complexas, algumas um pouco previsíveis, mas todas bem possíveis de acontecer. Não são todos os autores que conseguem nos ambientar tão bem dentro de um local "familiar" como essa comunidade e nos fazer sentir parte deles.

O livro traz muitas reflexões sobre quem é bom ou mau na história, até que ponto os segredos que prometemos guardar podem influenciar no futuro do outro e várias outras coisas importantes. Bethany e Reana são crianças mas não são infantis como alguns personagens adolescentes (e adultos) de outros livros. Em todos os momentos consegui entender a reação delas em relação aos fatos que estavam acontecendo e a dificuldade entre saber quando ser criança ou adulto. Ambas foram muito verossímeis para mim, e trazem lições sobre amizade que só quem tem uma amiga nesse nível de intimidade e compreensão pode entender.

A história não possui grandes suspenses, investigações e coisas do tipo, mas simplesmente não conseguia largar a leitura. É uma narrativa contada com uma linguagem boa e com descrições na quantidade certa, sem muita enrolação e sem ir tão direto ao ponto. Trata de alguns assuntos mais pesados e delicados que podem afastar leitores mais jovens ou sensíveis, como os excessos de álcool, abuso infantil, pais abusivos, entre outros.

Nas páginas finais o livro traz duas coisas interessantes: uma entrevista com a autora e perguntas para discussão. Esse último item me lembrou algumas edições de livros que são feitos especialmente para professores, e que gostava muito de ter em casa. A entrevista ajuda a entender um pouco mais sobre como o livro foi feito e em que foi baseado (itens que sempre gosto de saber) e as perguntas nos ajudam a refletir sobre alguns dos assuntos abordados.

Resumindo, recomendo demais a leitura. Se você gosta de uma história densa, com assuntos polêmicos e dessa ideia de tentar entender as motivações de cada pessoa, esse livro é para você.

"Mas, daquele dia em diante, Reana e eu ficamos ligadas de uma maneira única. A história dela e a minha se trançaram juntas de tal forma que, às vezes, eu me sentia como se estivesse assistindo a tudo de fora, como se ela é que estivesse vivendo minha vida. Às vezes, eu a odiava por isso. Mas, na maior parte do tempo, eu a amava." (pág. 18)

ricardo_22 20/05/2013

Resenha para o blog Over Shock
Preces e Mentiras, Sherri Wood Emmons, tradução de Ana Paula Corradini, 1ª edição, Ribeirão Preto-SP: Novo Conceito, 2012, 360 páginas.

A instituição família tem papel fundamental na educação moral e psicológica de uma criança e adolescente, mas todos sabem que cada família possui suas determinadas características; suas determinadas histórias. São as histórias marcantes de uma família que constroem, direta ou indiretamente, o futuro de uma pessoa, e isso acaba sendo o fio condutor de Preces e Mentiras, obra de estreia da escritora Sherri Wood Emmons.
Narrado sob o ponto de vista de Bethany, uma garota de sete anos que com o passar dos anos vai amadurecendo e conhecendo a vida como ela realmente é, Preces e Mentiras conta como Bethany, ao conhecer sua prima Reana Mae, encontra a libertação de uma solidão que a acompanhava – ao mesmo tempo em que conhece verdadeiramente as pessoas que sempre estiveram a sua volta.
As férias da família de Bethany tinha sempre um destino certo: a cidade de Reana e dos demais familiares. Isso era motivo de felicidade para as garotas, que podiam estar juntas e compartilhar suas alegrias e angústias, porém aos poucos a protagonista percebe que sua família possui segredos inimagináveis e situações constrangedoras. E a única chance disso não destruir vidas é se a fé e os segredos se mantiverem intactos.

“Minha pele sentia o ar frio e úmido, e parei por um instante para aproveitar a estranha sensação de estar sozinha à noite. Todo mundo que eu conhecia, todo mundo que sabia quem eu era estava dormindo. Eu me senti como se fosse a única pessoa acordada no mundo todo” (pág. 40).

A velha mania de julgar um livro pela capa fez uma nova vítima, que aguardou ansiosamente pela oportunidade de leitura e no fim se decepcionou com uma história previsível, ainda que bem escrita. Wood Emmons soube escolher um tema que tivesse uma infinidade de situações para explorar, e as explorou, porém pecou com o desenvolvimento, que pouco agrada. Por sorte a escrita tem a capacidade de envolver e não ficamos presos em uma leitura totalmente arrastada.
Ainda assim, o início possui poucos acontecimentos marcantes, já que tem a intenção de apresentar os personagens que conduzirão a história até o seu desfecho. Isso, obviamente, é natural que aconteça, mas com a apresentação de tais personagens percebemos que eles não passam de estereótipos batidos, como, por exemplo, a garota má; a mulher esquentada e que não deve servir de exemplo; a mulher bondosa; a garota rebelde e/ou solitária; entre outros. A personalidade de tais personagens, que existem em qualquer pequena comunidade e principalmente em uma família, mostra outro ponto negativo: as já citadas situações previsíveis.
Conforme conhecemos as personagens que fazem parte da vida de Bethany, podemos apostar em suas futuras ações e isso, na maioria das vezes, de fato acontece. Para não dizer que não houve surpresas, em apenas um momento Tracy, a irmã insuportável de Bethany, causa surpresas com suas atitudes e sua revolta, mas acaba sendo insuficiente.

Mais em: http://www.blogovershock.com.br/2013/05/resenha-153-preces-e-mentiras.html

Endry 03/05/2013

Confesso que quando recebi este livro de parceria, fiquei meio receosa quanto à leitura. Lembro que alguns dias depois, vi um comentário de uma amiga, que também é blogueira, no facebook, elogiando este livro. Ela (desculpe, mas não lembro quem foi) fez uma observação sobre o receio dela ao ler o livro, coisa que também sentia e acabei ficando curiosa com a história.

Sherri escreve muito bem, é uma leitura fluída, às vezes leve e em outras bem intensa. Eu gostei muito da narrativa e da forma como a Sherri narra os fatos, pensamentos e constrói os personagens principais e secundários. Ela revela o tanto importante para compreendermos os personagens e a situação, porém nada que entregue as revelações que inciam aos poucos do meio para o final do livro.

Preciso dizer que me vi muito na Bethany, em seu jeito por vezes ingênuo, mas sempre pronta para ajudar. Quando cresce, Bethany continua tentando ajudar a prima Reana Mae, que tem, desde sempre, uma vida difícil. Porém, no crescimento de ambas, muitos percalços aparecem pelo caminho. Tenho que dizer que adorei o fato de elas trocarem cartas por um tempo e conhecer um pouco da visão da Reana Mae, mesmo que superficial. O foco da história é justamente após este período, quando ocorre um distanciamento pela presença de outro personagem bem intrigante e que dá um certo mistério também à história. Os pais de Reana são negligentes, sua mãe só pensa em sexo e roupas curtas e seu pai em andar de moto por aí. É tocante a dedicação da mãe da Bethany com a Reana e sua mãe, apesar de toda visão religiosa e ética dela. As outras irmãs de Bethany, que são três, tem posturas diversas, porém todas com uma postura de exclusão. As duas irmãs mais velha (Bethany é a caçula) são indiferentes, pois estão numa fase de pensar em namoricos e aparência. Já sua irmã do meio é terrivelmente cruel. Daquelas que fazem maldade mesmo. Bethany sempre tentou protegê-la, porém sem muito sucesso. O livro é repleto de momentos angustiantes do meio para o final e ficamos muito curiosos com o que vai acontecer no final e que explicação a autora dá. Ela se saiu muito bem!

A diagramação, como sempre, da Novo Conceito é muito boa. Os inícios de capítulos são simples, porém suas folhas amareladas com margem, fonte e espaçamentos ideais me ganham! Os capítulos até que são grandes, porém são instigantes e fluem muito bem. Eu li o livro em uma noite nas férias, em menos de 4 horas. O que é ótimo, considerando as 360 páginas.

Camila 19/03/2013

Preces e mentiras
Um livro delicioso. Quanto mais eu lia, mais eu tinha vontade de ler e ao mesmo tempo, pena de terminar. Li numa época mais reflexiva, aquela época de "comemorações de fim de ano", onde todo mundo está mais sensível e solidário. Trata de amadurecimentos precoces, transtornos mentais, nostalgia e primeiro amor. Fora que eu sou apaixonada pela capa e sempre tenho vontade de reler.

Leandro | @obibliofilo_ 21/02/2013

Após ter lido várias resenhas positivas e ter adorado a sinopse, eu estava convicto de que a leitura de "Preces e Mentiras" seria no mínimo instigante e interessante. Percebe-se que eu havia criado muitas expectativas e esse foi o meu erro. O livro não é ruim, mas não superou todas as minhas expectativas e nem foi uma leitura totalmente instigante.

[SINOPSE] Quando Bethany, de 7 anos, conhece sua prima de 6 anos, Reana Mae, é o começo de uma relação desajeitada que salva ambas de uma solidão profunda. Todo verão, Bethany e sua família vão de Indianapolis para West Virginia’s Coal River Valley. Para a mãe de Bethany, essas viagens até lá a lembram de sua infância pobre e composta por minas de carvão, um lugar do qual ela desejou escapar. Mas seus amados familiares e a amizade de Bethany e Reana Mae continuavam trazendo lembranças. Mas conforme Bethany cresce, ela percebe que a vida nessa comunidade pequena e unida não é tão simples quanto pensava... que as cabanas na beira do rio, que guardam muito da história de sua família, também geram fofocas escandalosas... e aqueles mais próximos a ela guardam segredos inimagináveis. No meio das florestas densas e da beleza silenciosa do vale, esses segredos estão finalmente sendo revelados, com uma força suficientemente devastadora para acabar com vidas, fé, e a conexão que Bethany pensou que duraria para sempre.

A história é narrada do ponto de vista de Bethany. Ela tem sete anos e todo verão viaja para West Virginia's Coal River — uma cidadezinha à beira do rio — para visitar seus familiares. Ela é muito apegada à sua prima de seis anos, Reana Mae. Reana vive com sua mãe e seu pai caminhoneiro, porém sua vida é bem mais complicada do que aparenta.

Bethany, aos poucos, vai expondo ao leitor como é o cotidiano das pessoas que moram na cidadezinha e como elas lidam com fofocas, intrigas e muitos segredos. Uma história um pouco densa, que aborda temas polêmicos e acima de tudo faz uma reflexão sobre como o ser humano é imprevisível.

“Minha vida inteira, tive três irmãs – três estranhas com as quais convivi, mas que nunca realmente conheci. Sentada na lama, naquele dia quente e úmido, encontrei minha irmã verdadeira. Eu tinha 7 anos, e Reana Mae 6, e eu jamais poderia saber como nossas vidas ficariam entrelaçadas no futuro. Mas, daquele dia em diante, Reana e eu ficamos ligadas de uma maneira única. A história dela e a minha se trançaram juntas de tal forma que, às vezes, eu me sentia como se estivesse assistindo a tudo de fora, como se ela é que estivesse vivendo a minha. Às vezes, eu a odiava por isso. Mas, na maior parte do tempo, eu a amava.”
Pág.: 17

O que me frustrou de forma geral, foi o fato de eu ter criado muitas expectativas acerca da história e ela não ter me surpreendido da forma como eu pensava que poderia. As personagens foram bem construídas e fundamentadas de forma coerente na história. São todas muito verossímeis e isso foi muito importante para o desenvolvimento da história, porque a mesma exigia isso. Mas se eu não tivesse criado muitas expectativas, teria aproveitado muito mais a leitura.

A narrativa demorou para me fazer impulsionar a leitura. Eu gostei sim da Bethany, mas eu demorei muito para me conectar e me envolver com a história. E geralmente quando isso acontece, eu costumo demorar para concluir a leitura e foi exatamente o que aconteceu. Isso foi uma dos fatores que me frustrou.

O grande ponto alto do livro foi o final. Confesso que até pensei em abandonar o livro em algum momento durante a leitura, mas optei por continuar, até porque eu acreditava que a história pudesse melhorar. Os acontecimentos e os segredos revelados no fim da história são interessantes e até surpreendentes. A autora soube finalizar de forma concisa e isso foi satisfatório para mim.

Portanto, mesmo com alguns pontos negativos, é um bom livro. Possui uma história interessante e poderá deixar alguns leitores fragilizados. No geral eu curti a leitura e acredito que muitas pessoas curtiram também. Caso os temas abordados na história tenham criado algum interesse ou curiosidade em você, leia o livro. Poderá ser uma boa leitura.

Recomendo!

Liachristo 15/02/2013

RESENHA - PRECES E MENTIRAS - NOVO CONCEITO
Como uma ávida leitora, eu adoro encontrar um novo autor, com uma grande história para contar e com uma forma maravilhosa de fazer isso. Essa história é emocionante e vai levá-lo a West Virginia onde a saga desta família se desdobra ao longo de gerações.

Você já se sentiu imediatamente apaixonada por uma personagem, quando ainda está no começo de um livro? Pois, foi assim que me senti pela personagem principal.
Eu me senti todada com cada palavra e as vezes até senti as mesmas emoções que ela estava sentindo. Foi isso que aconteceu entre eu e Bethany.

Eu me senti atraída pelas personagens de Bethany e Reana Mae. Elas são primas, irmãs de alma e inseparáveis, durante os verões, em que Bethany e sua família ficam em sua casa de campo em West Virginia. Você vai se sentir feliz pela inocência deste verão e então o seu coração ficará partido, por tudo o que acontece em suas vidas e como elas são afetadas pelos segredos do passado.

Bethany, seus pais e suas três irmãs passavam todos os verões de sua infância em West Virginia.
Sua mãe nasceu e foi criada lá, e ela não gostava muito do lugar. Lá havia inúmeras tias, tios e primos para visitar.

Ao longo de quatro décadas, as coisas que vão acontecendo entre as duas e suas famílias vão desde poeticamente dolorosa, inimaginável e até inacreditável...

A mãe de Reana Mae é abusiva, uma alcoólatra. Seu pai foi embora, e há rumores de que ele está vivendo com uma amiga em outro lugar.
A vida de Bethany não é perfeita, mas o seu dia-a-dia é muito mais normal e adequado para uma menina de sua idade.
Conforme o tempo passa, Reana Mae e Bethany continuam próximas e embora alguns segredos de família comecem a ser revelados, elas entendem que isto faz parte de suas vidas e de suas raízes.

Pode esta atual geração, superar os pecados daqueles que vieram antes deles? Ou eles, estão destinados a repetir os mesmos erros? Será que as orações finalmente serão respondidas? Poderia uma linda e pura amizade permanecer forte, mesmo diante de tantas adversidades?

A emoção crua, a angústia da adolescência, o desejo de ser desejado, necessário, e amado, o ódio, a mentira, os segredos, a dor, a alegria e os anseios. Uma incrível história de amor, amizade, e da passagem do tempo, que não se pode recuperar...

No final fiquei com algumas perguntas sem resposta, mas que não chegaram a me incomodar. Se você optar por ler este livro, prepare-se para fortes emoções e muito drama!

Preces e mentiras me fez rir, chorar, e desejar entrar nas páginas para estar com Bethany e Reana Mae, e poder abraçá-las e poder dizer a elas que tudo ia ficar bem. Sherri Wood Emmons escreveu um belo romance, e que já ganhou um lugar no meu coração.
Eu gostei deste livro. e recomendo a sua leitura.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6