Preces e Mentiras Sherri Wood Emmons

Resenhas - Preces e Mentiras

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Camila1856 07/02/2017

Drama na medida certa!
"Preces e Mentiras" tem uma capa forte e um enredo pesado em sua essência, fluído em narrativa. Acho que a autora conseguiu falar sobre uma temática difícil de uma forma muito convincente através da visão de uma pré-adolescente. O livro poderia ter sido monótono, mas os acontecimentos se desdobram a medida que algo inesperado acontece, e me surpreendi por duas vezes com os eventos na vida de Bethany e sua família. O que me incomodou um pouco foi o final e as explicações. Penso que faltou um pouco mais de ousadia e apropriação das razões que culminaram em comportamentos expressos pelas personagens, mas como a própria autora disse, não quis aprofundar-se em uma temática que não poderia mergulhar sem propriedade. A proposta aqui era outra. Senti no final também um pouco de dificuldade de entender a presença de algumas personagens e sua relação, com nomes que se assemelham e papéis também semelhantes, fiquei um pouco confusa, mas não que prejudique a leitura. Preces e Mentiras. Aqui, lembramos que toda família tem suas histórias, sejam elas conhecidas ou não, sejam elas alegres ou tristes, omitidas ou reveladas, preces, razões, mentiras, medo, força, fé, desistência, negação e amor. Em algum momento da leitura, me vi refletindo sobre o que lia e sei que esse livro me acrescentou positivamente na medida que estar na pele das personagens é um exercício fácil de por em prática. Indico!

Vivendo a Vida 14/09/2016

Uma história surpreendente
Acredito que, lendo esse livro, o leitor nunca poderá imaginar o que vem a seguir. Além disso, a história vai acontecendo de acordo com o que você vai lendo ou descobrindo. Surpreendente.

Gabi Luchetta 11/09/2016

chocada
Por quê algumas famílias escondem tantos segredos?
E se a descoberta destes segredos fosse libertadora para salvar pelo menos uma vida?
Uma história comovente, sobre família, união e fé.

Gabriel Aleksander 27/07/2015

Indispensável para os adoradores dos livros de drama!
O Enredo

Inseridas em contextos completamente diferentes, duas garotas irão se conhecer durante o período de férias e desenvolverão uma amizade capaz de superar qualquer situação adversa. As duas começam a sua inabalável relação durante uma das viagens da família de Bethany para West Virginia’s Coal River Valley, onde seus familiares moram, incluindo sua prima e futura melhor amiga, Reana Mae.

Reana é uma criança que vive em um lar conturbado, e possui uma vida difícil, que fará com que a mesma passe por situações severas que a modificarão permanentemente. Entretanto, ela encontra em Bethany seu ponto de segurança e a amizade das duas será a única coisa que impedirá que essas garotas entrem em um caminho tenebroso e sem volta.

Cheio de temáticas complexas, “Preces e Mentiras” aborda discussões indispensáveis em meio a uma trama envolvente e instigante que fará com que o leitor devore esse livro como se fosse o último que pudesse ler na vida.

Personagens

A construção dos personagens e sua evolução ao longo das páginas é incrivelmente construída, o que fica nítido para o leitor, já que acompanhamos a vida das personagens principais ao longo dos anos e podemos perceber tais mudanças acontecendo de forma clara.

A narrativa ter sido dada a Bethany foi ao mesmo tempo inteligente e arriscada, já que através da visão da garota não tínhamos uma noção ampla acerca de diversos acontecimentos, o que possibilitou a inserção de reviravoltas e revelações ao longo da narrativa que tornaram tudo muito mais dinâmico e interessante. Entretanto, o fato da narradora nem sempre ter um posicionamento claro em relação às coisas que aconteciam ao seu redor podem irritar o leitor em alguns momentos, além de deixar algumas lacunas de tempo entre os acontecimentos importantes para história, sendo preenchidos por alguns momentos desinteressantes.

Temas abordados

Abordar temas como crenças, fé, importância da família no desenvolvimento do individuo, problemas psicológicos e até mesmo abuso sexual e pedofilia, tornaram esse livro uma obra indispensável para os adoradores de um bom drama.

Observar como os elementos exteriores podem afetar o desenvolvimento de cada ser humano é imprescindível para repensarmos diversas questões sociais e até mesmo pessoais, o que acaba sendo acentuado pela conexão que o leitor cria com os personagens componentes da história.

Opinião final

Apesar de ser um livro composto por uma história construída de maneira inteligente e cheia de potencial, a finalização do mesmo deixou a desejar, principalmente quando um grande segredo nos é revelado de uma maneira apressada e desajeitada. Entretanto, isso não impossibilita o leitor de entender a narrativa, podendo até mesmo ser um ponto relevado, já que o mesmo é um instrumento justificável para a tentativa da autora de dar um final inesperado para a história.

Com personagens incríveis, situações envolventes e angustiantes, “Preces e Mentiras” conseguiu tirar meu fôlego e me surpreender ao longo de suas páginas, fazendo com que alguns deslizes não atrapalhassem na compreensão daquilo que nos era passado, tornando-se assim, uma ótima recomendação para aqueles que estão a procura de uma leitura densa e completamente fascinante.

site: fatalityliterario.wordpress.com

Rosiane 04/05/2015

Preces e Mentiras
O livro conta a história de uma grande família e seus encontros e desencontros. A narradora da história é Bethany, e durante o livro vamos conhecendo sua família, amigos, vizinhos e lugares. A maior parte da história se passa em uma vila a beira do rio, onde Bethany e sua família passa as ferias de verão. O que a menina não sabe é quais são as verdadeiras histórias que tem os moradores daquela vila, enquanto ela vai crescendo junto com sua prima, ela começa a ver que nada é como ela realmente esperava.

- Acho que você é a menina mais malvada que já existiu.
Tracy parou de rir de repente e atirou com violência e conteúdo de seu baldinho em nós duas, deixando-nos cobertas de areia molhada e lama.
Vocês duas são iguaizinhas- disse ela por entre os dentes enquanto se levantava. - Vocês são as gêmeas da lata de lixo.

Com o tempo Bethany percebe que sua prima não é mais a mesmo, apesar de ser mais velha que ela, elas não tem mais as mesmas vontades e objetivos. Depois de vários acontecimentos que deixa toda a família devastada e chocada, Reana Mae prima de Bethany vai morar com ela na cidade. É a partir desse momento que essas duas primas vivem grandes momentos e descobertas. Claro que também tem muito briga e discussão com a irmão de Bethany, que não gosta nem um pouco de sua prima ir morar com elas.

Achei o livro surpreendente e dentro da história ele trata de assuntos polêmicos como abuso infantil, apesar de não ser o tema principal e não ter muito destaque. Mas no final o que fica mais claro é um romance cheio de contratempos, apesar do livro ser um romance ele não é focado apenas nisso, as histórias das pessoas vão se cruzando com as de Bethany, as mentiras vão sendo descobertas e no fim, quando achamos que não vai acontecer mais nada ele nos surpreende.

site: http://entresonhosefiltros.blogspot.com.br/

Ani Rovere 13/04/2015

O que não falamos...
Quando comecei a ler Preces e Mentiras acreditei ser apenas mais uma daquelas histórias problemáticas sobre relacionamentos familiares. Só parecia. No 1º capítulo e nos demais que li avidamente, tomei socos no estômago e na mente. O livro é sobre mentiras e omissões, negligência e falta de escolha, ou melhor, o que não falamos, não percebemos, deixamos para lá. Acompanhando a narração pelos olhos da menina Bethany, de apenas 6 anos, e as férias de verão com seus parentes, é fácil se colocar nas situações e decisões que desencadeiam a história, porque apesar dos fatos serem ficcionais, sabemos que nada ali é inverossímil ( principalmente para quem lida com crianças como eu). Difícil voltar a ter o mesmo olhar de antes. Impossível deixar de se preocupar.
Recomendo muito a leitura a pais e professores.

Lariss 03/03/2015

Fantástico.
"Às vezes eu a odiava, mas a maior parte do tempo eu a amava."
Essa história, contada de uma maneira simples cativa e desperta o interesse de qualquer leitor. Posso dizer que chorei na maior parte do livro, pois coloca uma visão muito realista de acontecimentos comuns na vida de muitas pessoas.

Aninha 27/06/2014

Preces e Mentiras
É o livro muito bom e eu recomendo para aqueles que sabem ter paciência e lidar com alguns assuntos muito detalhados.O livro compõem de todos os nossos "medos" da adolescência porém a protagonista não teme e de inocente criança vira uma garota vulgar.Fiquei muito agarrada a historia pois em toda pagina se descobria algo interessante e triste.Preces e Mentiras nem de longe é um livro para crianças/adolescentes, eu comprei-o achando q se tratava de duas garotinhas que apenas tinham segredos não tinha ideia que se transformaria numa historia muito mais real, impressionante e triste.Porém a historia também mostra que o amor de nossos amigos podem nos salvar e que a família é extremamente importante.

Bru 13/01/2014

O livro conta a história de Bethany, uma garota tímida e quieta.

Bethany tem pais evangélicos, e três irmãs, bem diferentes dela, sua melhor amiga é sua prima
Reane Mae, com quem se identifica muito.

Reane Mae, é uma garota desprezada pelos pais, e Bethany e sua mãe Helen fazem de tudo para ajudar e mudar a tristeza
dessa menina.

Tracy sua irmã que se faz de anjo e não tem nada disso, Tracy gosta de atormentar a pobre Reane Mae, e assim
faz com que Bethany se aproxxime mais de sua prima, elas começam a cresce e se identificar mais ainda.

Quanto mais os anos passam elas começam a descobrir que as pessoas não são apenas boas ou ruins, e que pode existir esses
dois sentimentos em uma mesma pessoa.

Nos deparemos dentro de uma família cheia de segredos e mentiras.

Não posso mais falar sobre o livro, porque vou acabar revelando as partes mais legais. Espero que muitos possam ter a oportunidade de ler, eu adorei e com certeza recomendo.

site: www.viagem-imaginaria.blogspot.com

Gaby 19/10/2013

Tenso e bonito.
Apesar de sua irmã malvada Tracy adorar infernizá-las Bethany amava passar os verões com os parentes do sul, onde tinha a companhia de sua amada prima Reana. As irmãs mais velhas de Bethany Nancy e Melinda são bem mais agradáveis. A mãe delas, Helen, é uma mulher doce e sensata, de voz calma e bom temperamento. Jimmy é um bom pai, porém releva demais as atitudes inadequadas de Tracy. Reana Mae é filha de Bobby Lee, um motoqueiro/caminhoneiro, e Jolene, que é vista pela sociedade com olhares de reprovação devido ao seu modo de se vestir não muito discreto. Os problemas do casamento de seus pais faz com que Reana precise cada vez mais assumir responsabilidades e se virar sozinha, mesmo com seu tio Caleb indo morar na casa da família. Enquanto Bethany em Indianápolis segue com a vida normal em família, indo a escola, vendo as irmãs com os namorados e aguentando os chiliques de Tracy. As primas se comunicam por carta, mas Reana passa a responder com menos frequência. Quando voltam para as férias no sul as coisas por lá mudaram bastante, Beythany se surpreende com o aparente abismo que surgiu entre ela e a prima, que adquiriu uma estranha devoção por seu tio Caleb e já não passa mais tempo com os amigos de infância Harley Boy e Ruthan. O clima no suposto lar de Reana se torna intolerável, e ela se muda para a casa de seus tios Jimmy e Helen, Bethany e ela novamente unidas lidma com os problemas familiares e escolares. Tracy com sua grave intolerância a prima usa tudo que sabe para atingí-la fazendo brotar na mudada Reana um desejo de vingança. Passando por várias fases da vida - infância juventude e vida adulta-, acompanhamos a narrativa pelo ponto de vista de Bethany. Os conflitos familiares e a irmandade entre as primas são os temas principais. Quase todos os personagens são legais, mas há também uns detestáveis - que não são indecifráveis -. Gostei bastante do livro, RECOMENDO!

site: http://umarcoirisdeletras.blogspot.com.br/

Ana Carla 12/10/2013

Preces e Mentiras escrito por Sherri Wood Emmons, é uma história que tocará todos os corações. Impossível não trazer alguns dos detalhes narrados para o cotidiano, para o mundo o real. O enredo apresenta alguns detalhes tensos, fortes, que incomoda. Mesmo com todo o drama, eu não fiquei emocionada com a história e nem cheguei a derramar algumas lágrimas. Mas fiquei com o enredo na cabeça.

Somos apresentados a uma família desestruturada, pais que não sabiam criar uma criança, que a deixam sozinha para enfrentar o mundo. Quem poderia condenar as atitudes da criança se ela não tinha alguém para lhe guiar? Como não errar ou se deixar iludir quando ninguém está ao lado para ajudar?

Não encontrei um culpado na história, nem condenei ou julguei qualquer um dos personagens pelas suas atitudes. O que me impressionou foi o toque de realismo na trama, aquele sentimento de que aquilo acontece todo dia, na sua rua, e você é indiferente.

O começo do livro é um pouco confuso, pois a autora nos apresenta diversos personagens e nomes, e não conseguimos acompanhar tudo o que ela quer passar. Mas isso é apenas no começo e a história se torna linear.

Alguns temas como a descoberta do sexo, o alcoolismo, o descaso e despreparo dos pais para se criar uma criança, pedofilia, entre outros são tratados de forma primorosa pela autora. Cada tema ela aborda no momento certo, e o leitor não fica perdido com os acontecimentos. Difícil não se comover com tudo o que essas duas garotas passam.

Jeniffer 27/09/2013

Eu não sei que maré maravilhosa de sorte é essa que estou vivendo em relação aos livros que escolho para compor minhas leituras diárias e estante, mas eu sinceramente espero que ela nunca acabe. Honestamente, nunca fui do tipo de pessoa sortuda que sempre pega certeiramente os livros mais maravilhosos do mundo para ler. A verdade é que já quebrei bem bonito a cara umas trinta vezes por pegar um livro só por esse ter a capa bonitinha e um nome simétrico e melódico; já gastei mais de trezentos reais com escolhas mal feitas e julgadoras de livros, excluindo alguns pela capa sem nem ao menos ler a sinopse e escolhendo outros por terem lindos desenhos e letras numa fonte chique e chamativa. Foi só depois de um tempo que comecei a parar em frente as prateleiras das livrarias e ler atentamente às sinopses; e, a partir daí, comecei a me identificar lindamente com todas as leituras que escolhi (tendo uma ou outra decepção aconteceram, é claro – mas, enfim, ossos do ofício).

A escolha por Preces e Mentiras, no entanto, foi uma quebra total desse paradigma. Eu olhei para a capa do livro e me encantei de cara: a expressão tristonha, machucada e carente da criança, com aquele fundo esverdeado (sacanagem: eu amo verde) e aquele título no mais fino estilo Jane Austen. Abrindo o livro e olhando de relance, uma diagramação perfeita e, é claro, uma das coisas que pra mim realmente contam para a escolha de um livro: um cheiro estonteantemente delicioso exalando das páginas.

Com Preces e Mentiras, foi amor à primeira vista. Eu nem li a sinopse direito; simplesmente peguei o livro pra ler.

E, com toda a sinceridade do mundo: foi a melhor escolha “irresponsável” da minha vida de bibliófilo.

Este brilhante livro fala sobre a amizade, as descobertas e caminhos de duas garotas: a singela Bethany e a destemida Reana Mae. Narrando o passar dos anos das vidas destas duas garotas, as consequências de suas escolhas e as várias faces da inocência de ambas perante assombrosos pontos da vida, Sherri Wood Emmons nos desafia, com uma escrita poderosa, intensa e translúcida, a entender e conhecer as realidades que podem existir nas vidas familiares e a importância e força da amizade e do amor em cada dia de nossas vidas.

A escrita dessa obra é muito gostosa. Há nela bastante descrição (nada que chegue ao ponto do monótono), e preza pelo caráter simples – ou seja: tem um caráter simplório, mas é riquíssimo em sua simplicidade. Ainda falando sobre isso, eu li Preces e Mentiras sempre achando estar tendo uma conversa regada a goles de chá e biscoitos com uma honesta e graciosa contadora de histórias. É tão, tão cativante que parece um papo jogado pro alto – e isso é muito legal, pois faz a leitura fluir muito mais rápido e divertidamente.

Além disso, é um livro que desafia. Familiar, com personagens lindamente construídas e que recebem seus respectivos espaços para um desenrolar coerente e rico de um enredo brilhantemente bem costurado e inteligente – você desenvolve uma empatia e intimidade tão profundas com as personagens que às vezes se surpreende com as sensações que se vê sentindo perante seus atos e participações –, é, sendo totalmente sincero, um dos livros mais fortes que já li na vida. Não forte no sentido pernicioso da palavra, mas emocional e psicologicamente desafiador. Preces e Mentiras treina e desafia seu estado de serenidade. Ele mexe com todos os âmbitos emocionais do seu eu sentimental, e é por isso que tenho total segurança ao afirmar que é um livro completo. Juro, cara, juro que senti vontade de aplaudir ao acabar de lê-lo e abraçar fortemente a escritora e agradecê-la por ter escrito tão brilhante obra.

A qual, aliás, é a sua primeira.

Elucido: é o primeiro livro de Sherri Wood Emmons.

Preces e Mentiras é um livro que todo mundo deveria ler. É, mais do que muitos outros, um livro que merece virar um clássico pós-moderno e ser adorado por gerações e gerações, já que é um livro extremamente atemporal. Vale MUITO a pena lê-lo. Se você não gosta do gênero, por favor, dê um espacinho no seu tempo para devorá-lo. Eu aposto (só de brincadeirinha, porque dinheiro que é bom eu não tenho) que você não vai se arrepender.

P.S.: Quase ia me esquecendo!: aqueles que curtem estudar sobre Psicologia iam gostar de analisar o viés comportamental das personagens desse livro. Super indico.

Escrito por Breno Torres.

site: http://mon-autre.blogspot.com.br/2013/08/resenha-preces-e-mentiras.html

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6