Preces e Mentiras

Resenhas - Preces e Mentiras

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Ká Guimaraes 27/09/2013

Resenha feita pela Carolina Durães
Primeiramente, tenho que confessar que não esperava um livro tão tenso e com tantas cenas de violência. Quando eu digo violência, não estou falando só da parte física, mas também da parte psicológica.

Vamos ao livro: A trama vai contar a história de duas primas que tem quase a mesma idade: Bethany e Rae Mae, duas crianças que além dos laços familiares não tem muito em comum – Bethany é inocente, na verdade durante todo o livro traz com ela um lado puro da vida, e Rae Mae, devido as circunstâncias da vida, teve que crescer muito cedo. Bethany tem a típica família americana: bons pais, três irmãs, uma boa condição econômica, uma família bem estruturada, pelo menos na superfície. Rae Mae por outro lado, têm pais que não deveriam ser pais, condições financeiras não muito boas e para algumas pessoas da cidade onde mora, uma garota de dar pena.

O livro vai mostrar a vida das duas garotas em paralelo, intercalando com situações não diretamente relacionadas a elas. Enquanto que Bethany cresce confortavelmente, Rae Mae sofre para sobreviver, mas isso não impede que as duas troquem cartas, se comuniquem e passem juntas os verões.

Um personagem que me marcou bastante foi uma das irmãs de Bethany, a Tracy, que desde o primeiro instante implica com Rae Mae e com o passar dos anos, suas atitudes se tornam insuportáveis. E mesmo assim, seus pais, principalmente o seu pai, finge não ver os problemas. O desfecho para a história de Tracy foi triste e ao mesmo tempo emocionante. Apesar de amar a pureza e inocência de Bethany, foi Rae Mae quem se destacou na história durante a leitura. Os percalços colocados em seu caminho, o modo com que ela foi precocemente amadurecendo, foi totalmente chocante. Eu chorei pela personagem, pela pureza que foi roubada dela. Ao ler sobre a Rae Mae mulher, eu sofri pela criança.

O livro é tenso, chocante, emocionante. Os temas abordados: violência, tanto física quanto psicológica, a dor, o perdão, o amor e a fé foram muito bem delineados pela autora. Ao terminar a leitura, precisei parar por um momento para absorver a intensidade da história. É o primeiro livro da autora que eu leio, e mesmo apesar da forte temática, me convenceu que eu devo ler os próximos.
Espero que tenham gostado da resenha.
Beijos
Carol

site: http://www.acordeicomvontadedeler.com/2013/06/resenha-preces-e-mentiras-sherri-wood.html

Ju 24/07/2013

Um turbilhão de emoções
Confesso que escrevi e apaguei várias vezes as seguintes frases: "O livro conta a história de Reanna Mae...", "O livro conta a história de Bethany...", "O livro conta a história de uma família..."

Acredito que o real objetivo do livro não é ser uma simples narrativa sobre uma, duas ou um grupo de pessoas.
Sherri Wood faz uma análise psicológica - mesmo que essa não seja sua intenção - de cada personagem, para explicar os mais distintos relacionamentos - entre irmãos, amigos, pais e filhos... - e a forma como pessoas de diferentes personalidades podem se comportar diante deles. "Preces e Mentiras" mostra a unicidade de cada relacionamento e de cada ser, a forma como o meio e as pessoas com quem nos relacionamos exercem influência em nosso amadurecimento.
A história em si, abrange muitos anos e é contada sob o ponto de vista de Bethany, uma criança de 7 anos no começo do livro e mãe de uma garotinha de alguns meses nas últimas páginas.

Uma história que envolve o leitor do começo ao fim com fatos que nos deixam emocionados, felizes ou intrigados. Mesmo a história sendo simples e aparentemente longa, o livro não é monótono e faz com que vários personagens nos envolvam com suas particularidades. Confesso que fiquei muito surpresa com desfecho final e bastante emocionada, apesar de ter achado a explicação que a autora - na voz da mãe de Bethany - deu, ter sido simplesmente desnecessária.

Vale muito a pena a leitura!

Rose 19/07/2013

Bethany e Reana são primas e se conheceram aos 7 e 6 anos. Criadas de formas e em mundos diferentes, as duas construiram uma amizade fraternal, daquelas para vida toda, o atual "BFF".
Enquanto Bethany crescia na cidade grande, Reana crescia à beira do rio, em um vilarejo simples.
A família de Bethany era estruturada, e os pais presentes tentavam preservar as filhas das maldades do mundo.
Já Reana era uma destas milhares de crianças que crescem no seio de uma família praticamente inexistente.
Conforme o tempo foi passando e elas crescendo, são jogadas para extremos. Reana amadurece muito mais cedo. Ela aprende a duras penas que a vida não é um conto de fadas. De criança à mulher em um piscar de olhos, ela passa a ser responsável por si mesma, e o pior, não tinha ninguém que lhe indicasse o caminho correto a seguir.
Bethy e sua mãe Helen, amam e se preocupam de verdade com Reana, e fazem todo o possível para salvá-la.
O conhecimento que nem tudo é simples e que as pessoas que amam guardam segredos, podem destruir a fé de Bethany para sempre. Ela não entende como as pessoas podem ser más ou fazer o que fazem por puro prazer ou sabe-se lá o quê.
Mas, é justamente esta fé que pode fazer as coisas voltarem aos eixos, pena que seja a um custo muito, mas muito grande. Será que uma vida pela outra porá fim aos incontáveis segredos destas pessoas que vivem ou viveram neste vilarejo ribeirinho?
Em uma estória que me prendeu desde o início, confesso que não esperava pelo desfecho final. O livro é narrado sobre o ponto de vista de Bethany, uma garota ingênua e muito religiosa, que sonha em ser feliz e não compreende as maldades do mundo. Acreditem, vale a leitura.
Dani Vilela 25/07/2013minha estante
Olá, Rose!! Estou curiosa com esse livro faz tempo!! Só a capa já me atraiu! Achei linda!!!! E sua resenha só aumentou minhas expectativas! Achei a história muito linda, mas espero ler em breve e tirar a minha própria conclusão. Parabéns pela resenha super objetiva. Abraços, Dani.

Caroline 04/07/2013

Esse livro é muito bom, e simples de ler , muito bem feito. Pra falar serio comprei o livro pela capa porque a menina parece comigo, bem, depois que li nem tanto, porque altamente sofredora. Mas a autora descreve todos fatos na pele da Britany o que foi fantástico porque escondeu perfeitamente os segredos dele e para com ela, a pessoa sente tudo na pele dela, cara muito emocionante, é muito espontâneo, quando me via ja tava em altas gargalhadas, depois me acabando em lagrimas. Perfeito, amei esse livro, e super indico.

Jaqueline 17/06/2013

Preces e Mentiras é a primeira obra de ficção da Sherri Wood Emmons, e eu me vi presa em sua narrativa.

Sherri neste livro conta a história de Bethany e Reana, primas que se conhecem e a partir de então se veem longe da solidão. Pois Bethany é a filha mais nova de quatro irmãs, e já Reana é a filha única de Jolene, e esta não gosta nadinha da filha, pois preferia ter tido um filho ao invés dela.

A mãe de Bethany, Helen, não gostava de retornar ao vale onde passou parte de sua infância, pois lhe trazia lembranças ruins, mas seus familiares continuavam lá, e tinha também a amizade de Bethany e Reana, então era quase que impossível sair de vez do vale.

Conforme Bethany vai crescendo ela vê que a vida no vale não é tão simples quanto parece, nas cabanas perto do rio que guardam muito da história de sua família, também gera muitas fofocas escandalosas, e as pessoas mais próximas guardam segredos inimagináveis.

De início a gente acha que o problema maior do livro será com a Tracy, a irmã malvada de Bethany, mas aos poucos você vai chegar a se perguntar; será mesmo que a vilã nessa história é a Tracy?

Preces e mentiras é um romance cativante, e ao mesmo tempo assombroso, pois os eventos que acontecem muitas vezes são tão chocantes que você tem que parar pra respirar um pouco, ou segue vorazmente pra tentar entender o porquê daquele acontecimento.

Gostei muito desse livro, pois a autora consegue prender o leitor sem muito esforço, e eu me vi sem querer ir dormir a noite, querendo saber como aquilo ia se resolver. Sentir muita raiva da Reana, mais até do que da Tracy, mas depois a gente para e vê que ela é o reflexo da criação que teve, então não devemos culpa-la por seus atos. Não queria que a Reana se transformasse daquele jeito, com 11 anos já se comportando como adulta, mas a vida tem dessas coisas mesmo, infelizmente.

Marcos 07/06/2013

Confia a resenha em vídeo que fiz para este livro: http://capaetitulo.blogspot.com.br/2013/06/resenha-falada-preces-e-mentiras-de.html

Rosana 04/06/2013

Preces e mentiras
Olá, a resenha de hoje é de uma história envolvente, emocionante e cheia de fatos inusitados.

Preces e mentiras é uma história emocionante, que descreve ,em detalhes, o desenrolar dos acontecimentos em torno de uma amizade entre duas crianças ( Reana Mae e Bethany) que é o foco principal da trama. Os personagens, ricamente, construídos pela autora , fazem a singularidade da obra, tornando-a emocionante e envolvente.

A família de Bethany, de Indianápolis, passa os verões no Vale de Coal River em West Virginia.

Em um desses verões, Bethany, de 7 anos, conhece a priminha Reana Mae, de seis, moradora do Vale.

Reana Mae, filha única, mora com a mãe que a rejeita. É uma criança insegura e instável; tem uma vida solitária. Ao conhecer a prima, encontra nela a segurança de que precisa, fazendo dela amiga inseparável e confidente.

Bethany é ingênua, de boa fé e bem educada. Acredita na amiguinha e a defende sempre que Tracy, a irmã ( portadora de distúrbio de personalidade), lhe faz alguma maldade.

Para a mãe de Bethany, as viagens para o Vale lhe trazem indesejadas lembranças de sua infância pobre e infeliz . Ela consegue se superar, tornando-se mãe sensata e amorosa.

Quando as primas se encontram, brincam com boneca, caminham pela trilha aberta na floresta até o rio, nadam, trocam segredinhos e dormem juntas. Quando se afastam, após o verão, trocam correspondência. Bethany fica sabendo que o tio de Reana Mae, Caleb, que havia desaparecido por conflitos familiares estava de volta. Foi bom,tornou-se amigo e protetor e companheiro dedicado, porém, a seduziu.

De volta ao Vale, Bethany percebe que Reana Mae está muito feliz, mas esquiva e tentando evitá-la. Descobre, por acaso, na mata, o segredo de Reana Mae, lendo o diário deixado no esconderijo secreto. A vida naquela pequena comunidade não era simples como ela imaginava. Com o tempo, outros segredos no histórico familiar seriam revelados.

Bethany, até então, muito ingênua, cheia de fé por acreditar muito em Deus, descobre que coisas ruins acontecem, inesperadamente, e que não consegue entender. A fé fica abalada, bem como sua ligação com a prima que ela pensava que era para sempre.

E as maldades de Tracy? O tempo se encarregou de desvendar os segredos, que às vezes por omissão, acaba em tragédia.

Preces e mentiras nos ensina, enfim, que o amor e o perdão são caminhos que conduzem à superação de conflitos e permitem que a vida siga em frente.

A capa é muito coerente com a história , a diagramação e o papel agradáveis a leitura e o texto muito bem revisado.

Resenha publicad no Livrólogos . Visitem o blog :)

* 02/06/2013

“Preces e Mentiras” me agradou logo de cara pela capa. Sim eu sou uma daquelas leitoras que ainda julgam a obra pela capa (e quase nunca me arrependo). Enfim, tinha algo se sombrio e misterioso no rosto da menininha, algo que me deixou curiosa para ler essa história que prometia tantos segredos! Primeiramente vinha visão sobre o titulo: Ele foi inteligente da parte da autora. Estamos lidando com personagens muito religiosos (sem serem maçantes), pessoa que realmente acreditam na fé e no poder de uma oração e por outro lado pessoas que mentem, muito bem por sinal. Ou seja, o titulo não poderia ter sido escolhido com menos cuidado e dedicação.

A trama embora não seja muito clara na sinopse é fácil de levar o leitor, me deixei entrar no mundo de Bethany, a personagem que narra o livro facilmente. Toda a obra se baseia em uma amizade de “salvação”, O pai de Bethany é obrigado a viajar muito a trabalho, e enquanto faz essas viagens ele se sente mais seguro deixando sua família, a Mulher (Helen) e as filhas (Melissa, Nancy, Tracy e Bethany) com sua família no lago (interior onde ele foi criado, assim como Helen). Na primeira viagem da família Bethany aos sete anos de idade, sempre muito tímida e muito maltratada pela irmã Tracy conhece Reana Mae, sua prima um ano mais nova e o novo alvo da maldosa Tracy. Reana não tem uma vida muito feliz em seu lar, seu pai Booby Lee viaja muito a trabalho com seu caminhão, e sua mãe Jolene não é conhecida como sendo a melhor mãe do mundo, tirando o fato da pobreza e precariedade com que vivem, essa amizade será o ponto de partida para o amadurecimento das duas meninas, que com o tempo vão ser obrigadas a aprender o valor da família, e o que ela pode custar quando não é sincera, sempre sendo a balança na vida uma da outra.

Um fato determinante para minha classificação deste livro é a narração. Mesmo sendo um livro um tanto “grande” com 364 páginas eu o li em apenas dois dias, no começo fiquei avida por detalhes, eu queria conhecer a vida dessa garotas em separado e parar para refletir o que uma traria de bom para a outra no decorrer da história, depois da metade eu já estava morta de curiosidade sobre as muitas ligações que tem entre os personagens e onde tudo isso ia dar. “Preces e Mentiras” não é absolutamente nada do que eu pensei que seria! Eu imaginei Reana roubando a vida, o afeto ou até mesmo o carisma de Bethany, pensei que a autora ia tentar inserir Reana de uma forma negativa, mas eu estava completamente equivocada. Bethany é só um ponto de partida para que o leitor conheça a própria Reana Mae.

Outro ponto positivo da narrativa esta no tempo da história. Tenho certo receio com livros que tudo acontece muito rápido, quando uma historia tem a duração de, por exemplo, duas semanas, eu sou completamente a favor das pessoas escreverem livros completos. E neste caso fiquei muito feliz em ver que nos poderíamos acompanhar a vida INTEIRA dos personagens. A história começa com Bethany aos sete anos e Reana Mae aos seis e a partir daí vamos vivendo com elas, descobrindo o mundo, perdendo a inocência, encontrando o primeiro amor, tendo o primeiro coração partido, sem jamais estar longe das intrigas familiares, outro ponto positivo é o fato de Bethaney morar na “cidade grande” enquanto Reana mora do lago, as coisas demoram a chegar até nossa narradora, mas quando elas chegam os acontecimentos e surpresas para nos leitores são arrebatadores.

Os personagens são muitos para que eu classifique todos, mas vou tentar resumir minha opinião sobre os mais importantes. Bethany com certeza é minha personagem preferida, embora muitas vezes eu tenha achado que ela mesmo sendo a narradora, estava em segundo plano e Reana em primeiro, mas depois que eu fui pesquisar obre a obra, essa sempre foi à intenção da autora. Bethany é doce, inocente, delicada, uma filha excelente, uma amiga exemplar. Ela é a criança que todos queriam ter em casa, sempre pensando primeiro nos outros antes dela, sempre se esforçando para ser uma boa pessoa, e quando ela cresce não deixa de ser a “menina” do leitor. Ela se torna uma adolescente consciente e responsável e posteriormente uma adulta de caráter, não tenho absolutamente nada para falar contra ela. Reana Mae na infância tem o mesmo perfil de Bethany, também é doce, tímida, introvertida, mas uma criança maravilhosa, só que infelizmente ela teve que crescer muito rápido. Com o pai fora de casa e mãe fora de controle ela conheceu o mundo muito cedo, virou mulher em pele de criança e isso não fez bem a garota, mas fez maravilhas pela personagem. Na adolescência ela se torna o oposto de Bethany (ainda continua uma boa pessoa, que respeita e ama a família), mas seu caráter embora seja bom é deturpado pelos acontecimentos da vida. Ela realmente é uma personagem muito bem construída e trabalhada, complexa e apaixonante. Helen a mãe de Bethany tem uma fé fervorosa e um coração de ouro, mais uma grande personagem que faz muita diferença na história. Tracy não é apenas uma criança malvada ela é na verdade uma pessoa cruel que também tem muito a contribuir. E por ultimo Brian, não posso explicar como ele entra na história, mas pra mim foi maravilhoso vê-lo lá. Foi o personagem que participou na cena em que mais me emocionou. E posso garantir que esse livro emociona, choca, parte o coração e acalenta seu leitor.

O final foi mais um baque, pelo qual eu não esperava. Passei a historia inteira tentando entender onde a autora iria chegar e posso garantir que até ler eu não tinha ideia. Foi estarrecedor, não tenho mais palavras para descrever a maestria da Autora Sherri ao finalizar sua história.

Tami 29/05/2013

Segredos e segredos
Resenha publicada em: http://gavetaabandonada.blogspot.com.br/2013/05/resenha-preces-e-mentiras.html
Proibida reprodução total ou parcial sem autorização.

Adoro livros que me façam refletir e que tenham como fundo a mente das pessoas, seus sentimentos mais escondidos e histórias que as vezes ficamos sabendo por aí mas que sempre torcemos para que estejam bem longe da gente. Preces e mentiras foi um livro que comecei sem grandes expectativas e que se mostrou uma leitura muito interessante.

Bethany tem 7 anos e é a mais nova entre quatro irmãs. Ela sempre foi infernizada por Tracy, e nunca entendeu o porque a irmã é tão má com ela. Mas nada se compara ao quanto Tracy incomoda Reana Mae, sua prima de 6 anos. Reana mora no pequeno vilarejo de Coal River, um local pacato onde todo mundo se conhece e, como toda cidade pequena, todos sabem sobre a vida de todos. Bethany e Reana logo se tornam boas amigas e começam a compartilhar suas vidas e experiências. A medida que vão crescendo, as meninas percebem que a vida que parecia tranquila nessa pequena comunidade esconde muitos segredos e revelações que podem acabar com reputações - e vidas.

"Todo mundo sabia quando o Bobby Lee estava chegando em casa. Gente por todo o Vale de Coal River ouvia o ronco de sua motocicleta na estrada de cascalho antes de ele traçar a última curva, fazendo uma manobra tão fechada que a lateral do seu corpo quase tocava o chão. Às vezes, ele desaparecia por semanas. Outras, por apenas alguns dias. Mas seu ritual da volta para casa não mudava nunca." (pág. 12, primeiro parágrafo)

A história é contada por Bethany, que hoje já é adulta. Ela conta sobre a sua vida e a de seus conhecidos durante sua infância e adolescência. São histórias simples e complexas, algumas um pouco previsíveis, mas todas bem possíveis de acontecer. Não são todos os autores que conseguem nos ambientar tão bem dentro de um local "familiar" como essa comunidade e nos fazer sentir parte deles.

O livro traz muitas reflexões sobre quem é bom ou mau na história, até que ponto os segredos que prometemos guardar podem influenciar no futuro do outro e várias outras coisas importantes. Bethany e Reana são crianças mas não são infantis como alguns personagens adolescentes (e adultos) de outros livros. Em todos os momentos consegui entender a reação delas em relação aos fatos que estavam acontecendo e a dificuldade entre saber quando ser criança ou adulto. Ambas foram muito verossímeis para mim, e trazem lições sobre amizade que só quem tem uma amiga nesse nível de intimidade e compreensão pode entender.

A história não possui grandes suspenses, investigações e coisas do tipo, mas simplesmente não conseguia largar a leitura. É uma narrativa contada com uma linguagem boa e com descrições na quantidade certa, sem muita enrolação e sem ir tão direto ao ponto. Trata de alguns assuntos mais pesados e delicados que podem afastar leitores mais jovens ou sensíveis, como os excessos de álcool, abuso infantil, pais abusivos, entre outros.

Nas páginas finais o livro traz duas coisas interessantes: uma entrevista com a autora e perguntas para discussão. Esse último item me lembrou algumas edições de livros que são feitos especialmente para professores, e que gostava muito de ter em casa. A entrevista ajuda a entender um pouco mais sobre como o livro foi feito e em que foi baseado (itens que sempre gosto de saber) e as perguntas nos ajudam a refletir sobre alguns dos assuntos abordados.

Resumindo, recomendo demais a leitura. Se você gosta de uma história densa, com assuntos polêmicos e dessa ideia de tentar entender as motivações de cada pessoa, esse livro é para você.

"Mas, daquele dia em diante, Reana e eu ficamos ligadas de uma maneira única. A história dela e a minha se trançaram juntas de tal forma que, às vezes, eu me sentia como se estivesse assistindo a tudo de fora, como se ela é que estivesse vivendo minha vida. Às vezes, eu a odiava por isso. Mas, na maior parte do tempo, eu a amava." (pág. 18)

ricardo_22 20/05/2013

Resenha para o blog Over Shock
Preces e Mentiras, Sherri Wood Emmons, tradução de Ana Paula Corradini, 1ª edição, Ribeirão Preto-SP: Novo Conceito, 2012, 360 páginas.

A instituição família tem papel fundamental na educação moral e psicológica de uma criança e adolescente, mas todos sabem que cada família possui suas determinadas características; suas determinadas histórias. São as histórias marcantes de uma família que constroem, direta ou indiretamente, o futuro de uma pessoa, e isso acaba sendo o fio condutor de Preces e Mentiras, obra de estreia da escritora Sherri Wood Emmons.
Narrado sob o ponto de vista de Bethany, uma garota de sete anos que com o passar dos anos vai amadurecendo e conhecendo a vida como ela realmente é, Preces e Mentiras conta como Bethany, ao conhecer sua prima Reana Mae, encontra a libertação de uma solidão que a acompanhava – ao mesmo tempo em que conhece verdadeiramente as pessoas que sempre estiveram a sua volta.
As férias da família de Bethany tinha sempre um destino certo: a cidade de Reana e dos demais familiares. Isso era motivo de felicidade para as garotas, que podiam estar juntas e compartilhar suas alegrias e angústias, porém aos poucos a protagonista percebe que sua família possui segredos inimagináveis e situações constrangedoras. E a única chance disso não destruir vidas é se a fé e os segredos se mantiverem intactos.

“Minha pele sentia o ar frio e úmido, e parei por um instante para aproveitar a estranha sensação de estar sozinha à noite. Todo mundo que eu conhecia, todo mundo que sabia quem eu era estava dormindo. Eu me senti como se fosse a única pessoa acordada no mundo todo” (pág. 40).

A velha mania de julgar um livro pela capa fez uma nova vítima, que aguardou ansiosamente pela oportunidade de leitura e no fim se decepcionou com uma história previsível, ainda que bem escrita. Wood Emmons soube escolher um tema que tivesse uma infinidade de situações para explorar, e as explorou, porém pecou com o desenvolvimento, que pouco agrada. Por sorte a escrita tem a capacidade de envolver e não ficamos presos em uma leitura totalmente arrastada.
Ainda assim, o início possui poucos acontecimentos marcantes, já que tem a intenção de apresentar os personagens que conduzirão a história até o seu desfecho. Isso, obviamente, é natural que aconteça, mas com a apresentação de tais personagens percebemos que eles não passam de estereótipos batidos, como, por exemplo, a garota má; a mulher esquentada e que não deve servir de exemplo; a mulher bondosa; a garota rebelde e/ou solitária; entre outros. A personalidade de tais personagens, que existem em qualquer pequena comunidade e principalmente em uma família, mostra outro ponto negativo: as já citadas situações previsíveis.
Conforme conhecemos as personagens que fazem parte da vida de Bethany, podemos apostar em suas futuras ações e isso, na maioria das vezes, de fato acontece. Para não dizer que não houve surpresas, em apenas um momento Tracy, a irmã insuportável de Bethany, causa surpresas com suas atitudes e sua revolta, mas acaba sendo insuficiente.

Mais em: http://www.blogovershock.com.br/2013/05/resenha-153-preces-e-mentiras.html

Endry 03/05/2013

Confesso que quando recebi este livro de parceria, fiquei meio receosa quanto à leitura. Lembro que alguns dias depois, vi um comentário de uma amiga, que também é blogueira, no facebook, elogiando este livro. Ela (desculpe, mas não lembro quem foi) fez uma observação sobre o receio dela ao ler o livro, coisa que também sentia e acabei ficando curiosa com a história.

Sherri escreve muito bem, é uma leitura fluída, às vezes leve e em outras bem intensa. Eu gostei muito da narrativa e da forma como a Sherri narra os fatos, pensamentos e constrói os personagens principais e secundários. Ela revela o tanto importante para compreendermos os personagens e a situação, porém nada que entregue as revelações que inciam aos poucos do meio para o final do livro.

Preciso dizer que me vi muito na Bethany, em seu jeito por vezes ingênuo, mas sempre pronta para ajudar. Quando cresce, Bethany continua tentando ajudar a prima Reana Mae, que tem, desde sempre, uma vida difícil. Porém, no crescimento de ambas, muitos percalços aparecem pelo caminho. Tenho que dizer que adorei o fato de elas trocarem cartas por um tempo e conhecer um pouco da visão da Reana Mae, mesmo que superficial. O foco da história é justamente após este período, quando ocorre um distanciamento pela presença de outro personagem bem intrigante e que dá um certo mistério também à história. Os pais de Reana são negligentes, sua mãe só pensa em sexo e roupas curtas e seu pai em andar de moto por aí. É tocante a dedicação da mãe da Bethany com a Reana e sua mãe, apesar de toda visão religiosa e ética dela. As outras irmãs de Bethany, que são três, tem posturas diversas, porém todas com uma postura de exclusão. As duas irmãs mais velha (Bethany é a caçula) são indiferentes, pois estão numa fase de pensar em namoricos e aparência. Já sua irmã do meio é terrivelmente cruel. Daquelas que fazem maldade mesmo. Bethany sempre tentou protegê-la, porém sem muito sucesso. O livro é repleto de momentos angustiantes do meio para o final e ficamos muito curiosos com o que vai acontecer no final e que explicação a autora dá. Ela se saiu muito bem!

A diagramação, como sempre, da Novo Conceito é muito boa. Os inícios de capítulos são simples, porém suas folhas amareladas com margem, fonte e espaçamentos ideais me ganham! Os capítulos até que são grandes, porém são instigantes e fluem muito bem. Eu li o livro em uma noite nas férias, em menos de 4 horas. O que é ótimo, considerando as 360 páginas.

Samantha @degraudeletras 12/04/2013

Word in My Bag - http://wordinmybag.blogspot.com.br/
Primeiro romance de ficção da autora Sherri Wood Emmons, Preces e Mentiras traz uma história reflexiva sobre as diferentes relações familiares e de amizade sob o olhar religioso e interiorano, de West Virginia, da década de 70.

“A Bíblia diz que os pecados dos pais são carregados pelos filhos até a décima sétima geração. Mas eu acredito que são as filhas que suportam o peso dos pecados da maioria das famílias.”
Pág.: 9

Título: Preces e Mentiras
Autor: Sherri Wood Emmons
Editora: Novo Conceito
N° de páginas: 360
Nota: 3/5

Um livro que te conduz de maneira ímpar, a narrativa simples e envolvente de Bethany, uma menina de 7 ~15 anos, contando a história de sua prima Reana Mae, que mora no interior de onde a mãe de Bethy veio.

“Minha vida inteira, tive três irmãs – três estranhas com as quais convivi, mas que nunca realmente conheci. Sentada na lama, naquele dia quente e úmido, encontrei minha irmã verdadeira. Eu tinha 7 anos, e Reana Mae 6, e eu jamais poderia saber como nossas vidas ficariam entrelaçadas no futuro. Mas, daquele dia em diante, Reana e eu ficamos ligadas de uma maneira única. A história dela e a minha se trançaram juntas de tal forma que, às vezes, eu me sentia como se estivesse assistindo a tudo de fora, como se ela é que estivesse vivendo a minha. Às vezes, eu a odiava por isso. Mas, na maior parte do tempo, eu a amava.”
Pág.: 17

Jolene, mãe de Reana Mae, é uma mulher muito bonita e que chama a atenção de todos. Audaciosa, sempre buscava encurtar mais 3 dedos a barra da sua saia (o que era visto como coisa de mulher da vida, já que estamos num interior muito religioso em plena década de 70). Nunca gostou muito da filha, pois queria ter tido um menino para agradar ao marido, Bobby Lee, ele, por sua vez, mal parava em casa, trabalhava viajando e não tinha muito tempo para a filha, trazia presentes quando voltava de viagem, mas nunca foi capaz de protegê-la das agressões físicas que Jolene infligia na garota. Bethany e sua mãe eram um escape para Reana Mae.

"- Escute aqui, Bobby, porque só vou falar uma vez. Eu nunca mais vou fazer isso de novo. Eu te dei uma filha, e ela vai ter que servir.
Enquanto isso, Loreen ficou na varanda com a menina pequenina já esquecida por seus pais e gritando para o mundo no qual havia nascido".
Pág.: 23

O livro tem uma narrativa um pouco arrastada, mas creio que isso serviu como ferramenta para levar o leitor ainda mais para dentro da história, uma vez que se trata de uma cultura um pouco diferente da nossa, onde uma criança de outra época nos traz uma história triste e envolvente. É na metade do livro, mais ou menos, que surge o grande plote da história, após várias páginas de descrição de rotina e pequenos acontecimentos, enfim, Preces e Mentiras mostra para que foi escrito... Romper barreiras sociais em meio a uma sociedade de influência religiosa muito forte.

Apesar de ter uma ótima proposta e uma boa escrita, Sherri pecou um pouco ao dar comentários tão auspiciosos e maduros a uma menina que tem entre sete e doze anos de idade. Ao notar que sua tia estava com o queixo rígido por estar começando a ficar com raiva, ou analisar um móvel e dizer que ele é de mogno ou ter consciência da gravidade de certos problemas é algo bastante incomum para uma criança.

RUDY 03/04/2013

RESUMO SINÓPTICO:
Bethany tinha 7 anos, vivia com uma família estruturada e evangélica, uma boa família. Tinha tres irmãs e sofria demais com a implicância e com as maldades de Tracy, irmã com cara de anjo e atitudes de demônio.

Reana Mae tinha 6 anos, uma família totalmente desestruturada onde o pai era ausente e a mãe negligente e violenta (absurdo, né?).

Ambas tornam-se amigas inseparáveis e tentam superar a solidão que vivem, mesmo rodeadas de tantas pessoas, através de uma amizade fortificada na infância. A inocência infantil fica para trás e passam para a vida adulta. Após 30 anos se reencontram e começam a reviver o passado através da narrativa de Bethany, que descobre segredos não revelados anteriormente, mentiras encobertas e acobertadas por palavras de fé, mas acima de tudo, uma amizade leal e amor verdadeiro.

ANALISE COMPLETA, VISITE O BLOG:

Michelle 03/12/2022minha estante
que imteressante

Camila 19/03/2013

Preces e mentiras
Um livro delicioso. Quanto mais eu lia, mais eu tinha vontade de ler e ao mesmo tempo, pena de terminar. Li numa época mais reflexiva, aquela época de "comemorações de fim de ano", onde todo mundo está mais sensível e solidário. Trata de amadurecimentos precoces, transtornos mentais, nostalgia e primeiro amor. Fora que eu sou apaixonada pela capa e sempre tenho vontade de reler.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6