A vez da minha vida

A vez da minha vida Cecelia Ahern

Resenhas - A Vez da Minha Vida

Lets_abueno 28/12/2021

Há como mudar sua vida?
Lucy está realmente no fundo do poço. Perdeu o namorado e a vida perfeita que tinha, o emprego, o apartamento, o carro, suas relações familiares e com amigos é deplorável e ainda está completamente afundada numa rede de mentiras.

Ela não via saída para si mesma, mas, aparentemente sua Vida não pensava o mesmo. Personificado em um homem com aparência que reflete o estado de Lucy, Vida aparece para resgatá-la (mesmo contra a sua vontade). A partir daí, ela tem que encarar de frente o desafio de se reerguer e lidar com os problemas que criou, mesmo que doa.

A vez da minha vida me fez pensar em momentos da minha própria vida, quando eu mesma não tinha certeza se era boa o suficiente, se tudo o que eu fazia era apropriado. O que Lucy aprendeu tendo a Vida como guia, tive que aprender sozinha, como a maioria das pessoas. Como eu queria ter conhecido minha vida antes!

Moral da história: nunca desista da sua vida. Porque ela não vai desistir de você.

xoxo 19/09/2021

Um pouco confuso
Havia visto algumas indicações deste livro, mas confesso que achei bastante confuso e com uma mensagem filosófica um tanto quanto rasa.

Kellen 06/09/2021

Lucy Silchester viu sua vida mudar radicalmente nos últimos três anos. Seu relacionamento perfeito de 5 anos acabou do dia para a noite, seu bom emprego foi pelo ralo, precisou se despedir de seu ótimo apartamento e passou a desfilar no hall da decepção de seu pai. Estar com a família era um martírio, já que seus irmãos eram motivo de orgulho para todos, com suas profissões de sucesso. Ela não aguentava o ar de desaprovação de seu pai e as diretas de sua mãe em contar todos os recentes casamentos e descobertas de gravidez de famílias conhecidas.

Com os amigos não era muito diferente. Eles não conheciam sua casa, não sabiam de sua vida e não a tinham mais em sua vida com tanta frequência. Apenas nos aniversários e por pouco tempo, ela sempre saía cedo. Mesmo com tanta coisa diferente, ela não achava que vivia mal. Até resgatara um gato de rua, que vivia clandestinamente com ela. Seu trabalho não era dos melhores, mas pagava as contas. Seu apartamento não era grande, mas quem precisava de tanto espaço? Ela estava bem.

Bem, não era assim que sua Vida encarava as coisas. Lucy estava com problemas e precisava resolver. Após muita relutância, tentativas de fuga e de ignorar inúmeros contatos por carta, Lucy precisou encarar a realidade e ficar frente a frente com sua Vida. Imagine encontrar sua vida. Agora, imagine qual seria a aparência dela? Estaria ela bem vestida, cheirosa, limpa ou com trapos, dentes sujos e exalando algum odor nada satisfatório? É difícil visualizar. Será que você está cuidando bem da sua vida?

Em A VEZ DA MINHA VIDA, de Cecelia Ahern, nossas decisões e escolhas são postas em prova. Reflexão e avaliação permeiam todo o livro, com um belo toque cômico. É divertido acompanhar Vida tentando mostrar para Lucy como sua vida não está bem, como há escondido vários problemas e que ela pode ser muito mais feliz se lidar com eles, encarar e vencer! A decisão é dela.

O livro é ótimo e não posso negar que quis bater em Lucy várias vezes. Mas ao se colocar no lugar dela, será que não teríamos as mesmas decisões? Não é fácil escolher mudar o que parece bom, ainda mais quando o caminho é cheio de obstáculos. Vale muito a leitura.

Celinha 05/09/2021

Lucy está no meio de uma bagunça em sua vida e está vivendo em negação. Ela vai passar por uma intervenção que vai forçá-la a encarar a realidade de como tem negligenciado a si mesma e iniciar um processo de perceber o que tem (ou não tem) feito da sua vida nos últimos quase 3 anos.

Eu acho que demorei umas 70 páginas pra me envolver com esse enredo, mas depois ele flui bem. Esse é o segundo livro que leio da Cecelia então acho que é do estilo da autora ir mostrando aos poucos qual a intenção da história.

Vania 30/08/2021

[RESENHA] A VEZ DA MINHA VIDA – CECELIA AHERN
[RESENHA] A VEZ DA MINHA VIDA – CECELIA AHERN

Certo dia, quando Lucy Silchester volta do trabalho, há um envelope de ouro no tapete. E um convite dentro dele para se encontrar com a Vida. Sua vida. Pode soar peculiar, mas Lucy leu sobre isso em uma revista. De qualquer forma, ela não pode ir ao encontro: está muito ocupada desprezando seu emprego, fugindo de seus amigos e evitando sua família. Mas a vida de Lucy não é o que parece. Algumas das escolhas que fez — e histórias que contou — também não são o que parecem. Desde o momento em que ela conhece o homem que se apresenta como sua vida, suas meias-verdades são reveladas totalmente — a não ser que ela aprenda a dizer a verdade sobre o que realmente importa. Lucy Silchester tem um compromisso com sua vida — e ela terá de cumpri-lo.

Por alguns anos, Lucy manteve seus amigos e familiares o mais longe possível. Inventando mentiras, saindo de eventos apressadamente, evitando perguntas íntimas; a jovem se afastou de tudo e de todos e manteve uma rotina confortável: acordar, trabalhar, chegar em casa, e assistir ao programa televisivo de seu ex (isso só aos domingos). Mas tudo muda quando ela passa a receber envelopes de ouro com um convite para encontrar com sua Vida. Lucy os ignora o quanto pôde até que chega o momento em que todos recebem o convite para entregar a ela (todos mesmos, desde seus pais até a sua chefe!). até aqui pensei estou lendo um livro de autoajuda”. Mas estava felizmente enganada.
Quando ocorre o encontra com sua Vida, Lucy toma um susto. Sua Vida não é nada do que ela esperava. Primeiro, é um homem (uma pessoa) chamado Vida. Ele é rabugento, tem pele úmida e está visivelmente doente. A conversa entre eles é tensa e Lucy prefere esquecer tudo até que, depois de uma quase tragédia, ela decide se encontrar novamente com Vida e sua “vida” sofre uma grande reviravolta.

“Enquanto você está por aí, sua vida também está. Assim como você derrama amor, carinho e atenção sobre seu marido, sua esposa, seus pais, filhos e amigos que o cercam, tem que fazê-lo igualmente com sua vida, porque ela é sua, é você, e está sempre lá dando força para você, torcendo por você, mesmo quando você se sente fraco.”

As primeiras páginas da leitura foram difíceis, já havia abandonado por um longo tempo o livro por causa disso, porque achei maçante, prolixa a narrativa, entendi que a ideia era fazer o leitor sentir o quanto a vida dela estava um caos, no fundo do poço, tudo por causa de uma decisão, uma escolha: Tornar uma mentira a verdade absoluta, única, e inquestionável sobre sua vida. Isso tudo por medo, por vergonha, por depressão e acima de tudo por comodidade, e conforto

Superado a etapa do primeiro capitulo, e do tema ser claramente clichê, o livro é leve, cheio de momentos engraçados, e pecados com as ilusões, ou momentos que ela sonhava ter com o pai, por exemplo, já os ouros personagens alguns são complexos e comuns, como eu e você. A Lucy, vive uma obsessão por seu ex, já que um assunto inacabado de seu passado amoroso a forçou a mudar sua própria personalidade. Blake, o ex é aquele idiota por quem “a gente” já foi apaixonada, Já Vida é outro nível. É ele quem sofre as consequências das atitudes de Lucy. Você já pensou que, cada vez que você toma uma atitude, certa ou errada, desde uma mentirinha boba, outra pessoa sofre as consequências? Então, esse é Vida.

“Como você acha que a vida acontece? Uma série de coincidências e ocorrências tem que acontecer de alguma forma. Todas as nossas vidas se chocam e se batem de frente e você acha que não nenhuma razão e rima para isso?”

E um livro divertido e reflexivo ao mesmo tempo, que nos faz dar boas risadas e refletir como estamos tratando a nossa vida., amei a construção dos flertes com o personagem Don, que acreditei ser o próprio Vida, mas não...Descobri a Banca Aslan, a música Down on Me, que não paro de ouvir, amei a batida deles, e como combinou com o livro, a leitura ficou uma delícia depois disso.
Após a leitura pode claramente afirmar que o livro é uma descoberta e tanto, ficou a pergunta:

Como anda a minha vida? Como ela pode melhorar? Será que ela precisa mais de mim?

Pois esse é ponto central do livro o que estamos fazendo com a nossa vida, vivendo uma mentira, porque ... Para quê... reflita sobre isso, enquanto pode, ou alguém, ou mesmo sua vida, virá lhe dar um banho de realidade para que você acorde, e arrume a bagunça.
Gostaria que autoria tivesse nos dando um pouco mais de romance da Lucy com o Don, como falei acima ficou uma delícia.
A história conseguiu me conquistar, estou feliz de ter dado outra chance a ele.

Alves 16/08/2021

Está no meu TOP 5 de Favoritos
Falar de Cecelia Ahern para mim é falar de uma autora que traduz a vida no seu sentido mais profundo.

Ela surpreende seus personagens em suas rotinas, geralmente circundados por um drama existencial muito interessante de acompanhar.

No livro “A vez da minha vida”, Cecelia nos apresenta a Lucy Silchester, uma mulher que vai tocando a vida como dá, após o término de seu relacionamento com Blake, um escritor de gastronomia e viagens, que certamente abalou suas estruturas.

Lucy não se preocupa muito com o amanhã e nem com o presente, apenas decidi ir existindo, com indiferença suficiente, a medida que reprime seus conflitos internos e os conflitos familiares com o pai.

Até que tudo muda de uma hora para outra quando Lucy recebe um convite para se encontrar com sua Vida. Sim, é isso mesmo que você leu.

Ela tem a chance de se encontrar com a sua Vida personificada na figura de um homem da sua idade e que parece não estar muito confortável com a forma como Lucy tem feito suas escolhas e escondido suas verdades.

“A Vida. Era óbvio. Minha vida precisava de mim”
LUCY

O enredo cativante nos conta a trajetória de Lucy em busca de si mesma, quando sua própria Vida decide mostrar a ela o verdadeiro sentido das coisas e que, não importa onde você esteja ou pelo que tenha passado, há uma chance de recomeço.

No decorrer da leitura vamos entendendo toda a complexidade e os traumas que levaram Lucy a se “esconder” e a se retrair dos amigos e da família. Vamos nos apaixonando pela sua trajetória, sua autocompaixão, assim como ela vai se apaixonando perdidamente pela Vida.

E esse é um tipo de amor que vale a pena desbravar todos os dias.

“Desisti da minha Vida por um tempo, mas o que aprendi é que, mesmo quando isso acontece, e especialmente quando isso acontece, a vida nunca, jamais, desiste de você”
LUCY

kerem 11/08/2021

Amei o wallpaper dela
Um livro maravilhoso, assim como "Simplesmente acontece", que foi o outro livro que li da escritora, uma leitura rápida envolvente e com lições maravilhosas. Li até em pé dentro do ônibus.

Só não dei 5 estrelas pq não sei se eu leria novamente.

Kaah Vicente 22/04/2021

Esse não é um livro surpreendente e mirabolante, mas eu gostei muito, é um livro leve e gostoso se ler, mas que te faz refletir sobre a vida.
Eu ri e me senti aflita por Lucy - a personagem principal - que só faz loucuras e deixa sua vida um caos, e no fim acabei querendo me encontrar com minha vida como ela fez.

Yuka 25/03/2021

A vez da minha vida
Lucy recebe um convite inusitado, um encontro com sua Vida. Ela já tinha lido sobre isso em uma revista, mas nunca lhe passou pela cabeça um encontro com sua própria Vida. Afinal, ela estava indo muito bem. Mentira. Lucy estava sozinha, odiava seu trabalho, evitava falar sobre sua vida pessoal com familiares e amigos e morava em um apartamento que sentia vergonha. Se enrolou em uma teia de mentiras que criou e por isso sua vida estava ali para analisar seu dia a dia e confrontá-la para se livrar das mentiras.
De início achei o livro um pouco confuso e odiei Lucy em vários momentos. Mas nunca tive conhecimento sobre uma história com a Vida. Já li sobre a morte te espreitando ou histórias sobre a morte ao seu lado lhe mostrando os significados de suas escolhas erradas e como afetava sua vida e morte. Mas ler algo assim sobre a vida estar literalmente do seu lado, foi algo inovador. Queria muito chegar ao final e ver como Lucy terminaria sua vida. Foi totalmente satisfatório e uma leitura maravilhosa.

deehsilvaf 21/02/2021

Oi
Sobre esta leitura é cativante a forma de escrita como os personagens são detalhados e a mente da personagem principal. O final é previsível, porém a forma que é tratada a relação humana é espetacular

Livros da Julie 31/01/2021

Quando a Vida vem ao seu encontro
-----
"Você nunca se esquece das coisas que fez e que sabe que não deveria ter feito."
"Você é responsável pela sua vida e o que acontece nela, tal como o são as outras pessoas."
"Sentir, essa palavra estranha de que você não gosta."
"Como você acha que a vida acontece? Uma série de coincidências e ocorrências tem que acontecer de alguma forma. (...) Há resultado, repercussões e ocorrências para todos que conhece e tudo o que você diz."
"(...) você não deveria levar sua vida consigo. Deveria deixá-la em casa, no banheiro desordenado ao lado do spray de cabelo, do autobronzeador e de todos os outros cosméticos que colaboraram para fazê-la se sentir alguém diferente."
"A vida tem um jeito de conseguir o que quer quando realmente sabe o que quer."
-----
A vez da minha vida é o terceiro livro do Projeto Lendo Cecelia Ahern (#LendoCeceliaAhern), promovido pelas @batidasliterarias e @resenhasdealgodao, e o nono livro da autora.

Lucy Silchester tinha uma vida animada e um namorado perfeito. Mas seu namorado a deixou e, após o baque sofrido, ela jogou sua vida para escanteio: evitava o convívio com sua família e seus amigos, fugia de trabalho na empresa, andava com o carro caindo aos pedaços, deixava tudo para depois (ou nunca) e virou mestre em inventar desculpas e mentiras para esconder seus problemas.

Até que ela recebe uma carta da Vida, da sua Vida, convidando-a para um encontro do qual ela não conseguirá escapar. Sua Vida é insistente e não quer mais ser ignorada. Ela vai cobrar comprometimento e colaboração integral de Lucy e vai exigir a verdade até as últimas consequências.

A história tem uma das premissas mais insólitas que já vi, para retratar um problema comum para muitos de nós: por causa de uma decepção, Lucy passou a levar uma vida ordinária, entediante, desesperançada e difícil de suportar. Ela se sente a ovelha negra da família, a que não se encaixa, a que não seguiu os padrões definidos. Ela fracassou em vários aspectos da sua existência e não consegue admitir.

Em poucos capítulos, eu já estava completamente envolvida com o livro. Com trocadilhos e metáforas geniais do início ao fim e um estilo irônico-triste, a autora conta a história de alguém que, por mil motivos, vai se deixando levar pela vida, sem vivê-la realmente. Toda frustação e mágoa é motivo para mais mentiras, mais fugas e mais isolamento. Lucy inventa tantas realidades alternativas para si própria e também para nós, como narradora, que nos sentimos dentro de sua própria confusão mental. É angustiante perceber como alguém pode se enredar cada vez mais nessa teia de inverdades, da qual dificilmente se sai incólume.

Como em um julgamento no purgatório, seguimos acompanhando a análise cuidadosa de cada um dos erros e pecados de Lucy e suas cômicas e desastradas tentativas de redenção, regadas a muitas confusões, risos e lágrimas. Dona de uma sensibilidade ímpar, Cecelia Ahern vira o mundo de Lucy (e o nosso) de pernas para o ar, até que ele possa entrar nos eixos novamente.

site: https://www.instagram.com/p/CI6M2hZjfJ6/

Andressa.Assis 29/01/2021

Cuide de sua Vida
Lucy é uma mulher que está prestes a completar 30 anos. Ela vive sua vida de uma forma deprimente, pois vive em torno de mentiras. Seu namorado a abandonou, perdeu seu ótimo emprego e sua carteira de motorista. No entanto, todos acreditam que ela deixou seu namorado e largou o emprego, já que ela faz questão de falar isso para as pessoas. Atualmente vive em um apartamento minúsculo e apertado com seu gato Senhor Pan, seu emprego não é o dos sonhos, foge de sua família e de seus amigos. Até que um dia, sua Vida decide aparecer, para ajudá-la. E partir daquele momento ela não pode mais mentir, se não Vida revela suas mentiras anteriores às pessoas.
Recomendo esse livro, pois mostra como necessitamos de vez em quando a visita de nossa Vida, para nos auxiliar a seguir o melhor caminho para nós mesmo e fazer perceber o quanto necessitamos viver nossa vida da melhor forma possível, sem mentiras.

Pam 12/12/2020

Se a vida aparecesse personificada na minha frente, provavelmente me daria vários sermões.
Mais uma vez Cecelia Ahern traz reflexões importantes num livro.
Amei a leitura de A vez da minha vida.

Bete 22/11/2020

Faz realmente a gente pensar do que estamos fazendo com a nossa vida, se pudéssemos vê-la pessoalmente, como seria?