A vez da minha vida

A vez da minha vida Cecelia Ahern

Resenhas - A Vez da Minha Vida

Danny 14/06/2013

Ótima para refletir !
Este é um livro divertido de se ler e ao mesmo tempo confuso (algumas vezes). Imagine voce interagir com sua "vida" como sendo uma pessoa. Confuso, estranho? Voce se acostuma com a leitura. rsrsrsrs

A estória é baseada em torno de Lucy Silchester, uma jovem beirando os seus 30 anos, desiludida com um término de namora há quase 3 anos, que mora sozinha em um minúsculo "apartamento-estúdio" com um gato hermafrodita que se chama Sr. Pan (mas que também tem outros nomes carinhosos, já que nem ela e nem o gato consegue decidir ser macho ou femea) rsrsrs.
Ela detesta o trabalho que tem, não se relaciona bem com sua família e vive se isolando de seus amigos e sua vida é baseada e conduzida por mentiras ... sim, muitas delas.

Certo dia, Lucy recebe um envelope dourado e `a partir daí, sua vida começa a mudar, pois esse envelope é um convite para se encontrar com sua vida.
Vida na verdade é "ele", a quem é apelidado de Cosmo Brown. Ele veio pra ficar e transformar a vida de Lucy em algo que valha a pena viver. A missão dele é que ela conserte as coisas e se redima com as pessoas, dando um jeito nas burradas que fez.
Sua vida passa a exigir que ela não conte mais meias verdades (mentiras) e isso é bem complicado para Lucy, já que ela está acostumada a mascará-las.

Lucy tenta fugir das coisas impostas por sua vida, mas quando ela percebe que não existe um meio de fugir do que se é, não há outro jeito a não ser encarar as verdades que Cosmo joga na cara dela e de qualquer pessoa que esteja perto, a cada mentira que ela resolve contar. Dessa maneira ela consegue ver que sua vida já foi e pode ainda ser muito mais interessante do que é hoje. Ela começa a perceber que suas péssimas escolhas teve péssimas consequencias em sua vida.

Este é um livro gostoso de se ler e também divertido, ao mesmo tempo em que ele aborda temas sérios ... como as coisas que vamos deixando de lado em nossa vida.
Percebemos nesse livro que o problema não são só as mentiras e sim TUDO que acabamos não dando importancia quando na verdade, todos os detalhes por menores que sejam, são sim importantes e não devem passar desapercebidos por nós.
É um livro que nos faz pensar realmente em nossa vida e como estando conduzindo-a. Posso até arriscar dizer que é um livro meio que de "auto ajuda", pois farão muitos pensarem o que realmente estão fazendo para sua vida e se ela é boa ou ruim.

Depende unicamente de nós fazer com que nossa vida valha `a pena, e voces verão nesta leitura que não é com mentiras que faremos nossa vida dar certo.

Refletindo?
Isso é ótimo, pois foi exatamente isso que eu fiz quando terminei de ler o livro.

Espero que tenham curtindo a resenha
;)

AnandaBelo 26/04/2017

Tédio.
Demorei 3 messes para terminar de ler esse livro, li até o final para ver se em algum momento ele justificava tantas resenhas positivas e elogios. Na MINHA OPINIÃO ele é chato e cansativo e sem ritmo.
Helô 20/07/2017minha estante
concordo plenamente. Não entendi porque tem tanta gente que gosta. haha

JuhVogel 22/05/2019minha estante
Estou tendo a mesma opinião

MárciaDesirée 03/01/2013

“Tentei pensar em meus sonhos, aonde queria chegar, o que realmente queria, mas acho que, para saber o que você quer, tem que saber o que não quer e tudo o que realmente desejei foi que Vida não tivesse me contatado, para que eu pudesse ter continuado no caminho que estava seguindo.” (Pág.197)

Lucy foi convocada! E esta convocação não pode ser ignorada, pois ela foi convocada por sua vida. Ela foi convocada a rever suas atitudes, a repensar suas ideias.
Lucy é uma mulher que está perto de completar 30 anos, vive sozinha com o Senhor Pan, um gato clandestino, em um apartamento pequeno, total e absurdamente desorganizado. No trabalho ela também não é dedicada, chega tarde, enrola, faz um horário de almoço mais extenso do que deveria, enrola novamente pra retornar do almoço, e quando dá 18hs vai logo embora. Coloca apelidos pejorativos em todos os colegas de trabalho, e não faz nenhum esforço para ser simpática com ninguém. Ela é seca no tratamento com os colegas de trabalho, os vizinhos do prédio, com a família. A mãe está sempre tentando atraí-la, mas seus desentendimentos com o pai a tiram do sério, pois ele é um juiz que não aceita menos do que a perfeição de seus filhos, o que deixa Lucy muito irritada.
Tudo na sua vida começou a desandar quando seu relacionamento com Blake um apresentador de TV bem sucedido, que ela considerava ser mais do que perfeito, terminou.
Os únicos amigos que conservou, foram os amigos do tempo em que se relacionava com Blake, e estes acreditavam que tinha sido ela que tinha dado o fora em Blake. Uma mentira contada por conveniência, mas que arrastou inúmeras outras mentiras.
Envolvida com tantas mentiras e em atitudes ranzinzas, sua Vida a convoca para que ela corrija seus erros. Mas Lucy é resistente a estas mudanças e passa então a ignorar os apelos de sua Vida. Esta é uma queda de braços mais inusitada em que ela já passou, pois sua oponente é sua própria Vida, que a busca para mudanças importantes e ela não vai poder fugir por muito mais tempo.
No início achei o livro um tanto chatinho devido à compulsão de Lucy por mentir, criar fantasias que nada tinham a ver com sua realidade. Mas quando sua Vida aparece, o livro fica tão engraçado, por conta das peripécias que sua Vida apronta com ela, deixando em situações de “saia justa” cada uma mais cômica do que a outra. Valeu a pena ler, e aconselho a todos, pois nos faz refletir sobre o que nós fazemos com nossa própria vida. Então ele tem uma linda mensagem para todos nós. A minha nota foi quatro e recomendo para todos que amam sua Vida.

Veronica 21/01/2013

Agora é a vez da minha!!
Livro simplesmente incrível! Devorei!

O livro foi o começo da minha terapia e recomendo a todas (os) que querem mudar as vidas, gera pensamentos do que você pode fazer pra mudar e por onde começar.

Lucy Silchester é uma garota bem perdida e receber cartas da sua vida é um marco e bem curioso, confesso que quando li a sinopse achei estranho, mas acho que todos deveriam receber sua vida de volta para poder mudá-
la.

Um choque de realidade com uma bela pitada de ficção! Quero uma Vida pra mim!!

LissBella 29/10/2014

Lembre-se que a felicidade é uma forma de viajar e não um destino.
Confesso que achei um tanto estranho no começo... como poderia uma pessoa se encontrar com ela mesma, sendo ela mesma uma pessoa muito diferente dela? Confuso?

Não...

Logo nas primeiras páginas tomei gosto pela leitura e entendi perfeitamente a analogia do autor... Lucy Silchester havia se deixado de lado, perdido o amor próprio e a vontade de viver plenamente. Até que as cartas e os encontros com sua vida começam a lhe mostrar que tipo de pessoa ela aos poucos foi se tornando sem ao menos se dar conta... e que, algumas escolhas na verdade não são escolhas e sim falta de opção.

Engraçado, envolvente e profundo...

Frases que se destacaram:

Você nunca esquece das coisas que fez e que sabe que não deveria ter feito. Elas ficam vagueando por sua mente, como um ladrão... sempre escondido em cada pensamento, em sua consciência... o que você faz de ruim sempre está lá, para que você não esqueça.

Lembre-se que a felicidade é uma forma de viajar e não um destino.

O problema das mentiras é que elas são construídas em cima de outras mentiras, não são? Você diz uma, daí tem que dizer outra.

Ju Zanotti 05/09/2013

[O que é identificável torna-se especial]
A vez da Minha Vida nos apresenta Lucy, um mulher que está beirando os trinta anos e fez de sua vida uma grande Teia de mentiras. Depois de ser deixada por Blake, o grande amor de sua vida, ela se vê em um embate, onde não sabe se dizer a verdade sobre quem terminou o relacionamento seria a melhor coisa a se fazer. Os Silchester se importam com a opinião dos outros, e ela não pode deixar que saibam que ela foi abandonada. Dois anos, onze meses e alguns dias depois da grande virada em sua vida Lucy começa a receber cartas de sua própria vida, e isso não lhe parece estranho, já havia lido uma matéria onde uma mulher dizia sobre sua própria experiência. Apesar de relutante Lucy não consegue fugir e acaba aceitando se encontrar com sua Vida. Mas esse encontro não vai ser nada fácil, pois apesar de algum tempo ter passado Lucy ainda não aprendeu a lidar com a verdade.

Antes de mais nada tenho que dizer que me identifiquei assustadoramente com Lucy, e isso pode soar estranho, mas na verdade acho que todos nós passamos por um momento de negação e na maioria das vezes tudo o que queremos é agradar as pessoas. Não que eu seja uma grande mentirosa, é só que as vezes fugir parece ser tão certo.
Confesso que julguei Lucy egoísta em alguns momentos, mas no fim das contas ela é apenas isso, alguém que quer agradar e tem medo de perder o que realmente importa. Apesar de não estar feliz com seu trabalho, não ter uma relação adorável com sua família e ter se afastado dos amigos ela acredita ser feliz e leva a vida do seu jeito, e envolta pela redoma que criou para si, onde apenas ela sabe das terríveis verdades que ocultou.

Lucy também passa boa parte de seus dias obcecada com seu ex-namorado, imaginando as aventuras que ele vem tendo, já que tem um programa de viagens o qual Lucy não perde um episódio, apesar de dizer aos amigos que nunca o assistiu. Ou até mesmo o caso amoroso que ela acredita que ele deva ter com sua assistente de produção Jenna, a Vaca Australiana, que Lucy não gosta desde o dia que a conheceu por que seu sexto sentido ter lhe dito que tudo que a outra queria era Blake para si. Além de ainda não conseguir lidar com o fato de ter sido deixada, enquanto Blake ia atrás de novas emoções e aventuras.

Quando Lucy conhece Vida, já é de se imaginar que ele não seria lá alguém muito agradável, já que Lucy não vem fazendo muito esforço para cuidar de sua própria vida, mas com o decorrer da narrativa vamos percebendo que tudo que ele quer é ajudar Lucy, e consequentemente ficar bem com isso. No início essa é uma tarefa quase impossível, já que a mesma está tão acostumada com suas mentiras e esquivas que não consegue simplesmente fazer algo para mudar. É quando o lindo e perfeito limpador de carpetes Donal entra na vida de ambos, tornando-se o melhor amigo da Vida de Lucy, que atende pelo nome de Cosmo Brown, e um pretenso caso de uma noite para a nossa querida mentirosa.

Tudo se desenrola de uma forma gostosa e fluente, cheguei a soltar gargalhadas enquanto lia e andava pela rua da cidade sem conseguir tirar os olhos do livro. Confesso que em algumas partes senti tanta raiva de Lucy que cheguei a xingá-la de todos os palavrões que eu tenho em minha extensa lista, mas a verdade é que nem isso me fez parar de ler. Acho que deveria dizer que a personagem me pareceu um pouco covarde e muitas vezes alienada em seu mundinho fechado, e também que o final acabou sendo um tanto quanto previsível. Mas eu sinceramente adorei o livro, tirando a parte de que me descobri um pouquinho nestas páginas, o que me deixou um tanto quanto receosa do que venho fazendo com minha vida.

A capa é simplesmente maravilhosa e a Novo Conceito acertou de novo nos trazendo mais um livro dessa excelente autora. Para quem leu P.S Eu te Amo talvez seja impossível não comparar certas características de Lucy com Holly, mas isso não é tão pronunciado e eu diria que é mais o lado negativo de ambas que se sobressai nessa comparação.
Não encontrei qualquer erro de ortografia no livro, mas também não sou uma grande especialista em letras. Enfim, recomendo é uma leitura gostosa e fluente.

Kate 29/12/2014

Acho que historia seria interessante se o livro não fosse tão grande.Achei que tinham muitas paginas desnecessárias ''Encher linguiça'' como dizem.

FabyTedrus 29/07/2018

A Vez da Minha Vida - Cecelia Ahern
Terminar o ano literário lendo esse livro foi uma delícia! Mais uma vez a Cecelia Ahern me ganhou com um livro divertido, emocionante, uma mistura de fantasia e problemas bem reais. Os personagens são ótimos. Os diálogos entre Lucy e Vida/Cosmo me renderam mtas risadas e momentos de reflexão, achei super criativo, cheio de duplo sentido. A ideia do livro, a sua vida te mandar uma carta e querer se encontrar com você para colocar as coisas em ordem, soa como algo meio bizarro, meio autoajuda mas, na minha opinião, deu MUITO certo. Adorei, recomendadíssimo! (Dez/16)

RUDY 12/01/2013

RESUMO SINÓPTICO:
Lucy Silchester é uma jovem de cerca de 30 anos, mora só em um apartamento minúsculo, tem um gato hermafrodita a quem denomina de Peter (mas também outros nomes femininos...). Trabalha em uma empresa de aparelhos eletrodomésticos (como tradutora, fala várias línguas) o dia inteiro e não cuida bem da casa, do gato, da alimentação e de si mesma. É de uma família abastada, que procura evitar sempre que pode.
Recebe um envelope dourado. É um convite para encontrar-se com sua vida. Reluta, porém ao final, acaba por encontrá-la. Na verdade sua vida é 'ele', a quem apelida de 'Cosmo'. No primeiro encontro se assusta com a aparência de sua vida e faz tudo para escapar dos encontros com 'ele'. Sua vida passa a exigir que não conte mais meias verdades (mentiras) e isso é bem complicado para Lucy, já está acostumada a mascarar a verdade.
Blake seu ex-namorado é o maior responsável pelo descaso de Lucy consigo mesma e com sua vida. Claro que seu pai também uma grande participação em todo desgosto que ela sente. A mãe de Lucy é uma figura e a ama de verdade, além do irmão Riley que é advogado (uma das melhores personagens do livro) e do irmão Philip que é cirurgião plástico.
Conforme vai mudando sua atitude no decorrer do livro, com a ajuda de sua vida e do limpador de tapetes, podemos notar como tudo vai se encaixando, ela passa a mudar de humor e a tentar resolver todos os assuntos pendentes, mesmo com algum drama e sofrimento.

Para ler a avaliação completa, visite os blogs:

BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2013/01/resenha-02-vez-da-minha-vida-cecilia.html

BLOG CRL: http://comunidaderesenhasliterarias.blogspot.com.br/2013/01/resenha-vez-da-minha-vida-cecilia-ahern.html
Michelle 16/12/2022minha estante
amo essa autora

@apilhadathay 12/10/2014

...
Você nunca se esquece das coisas que fez e que sabe que não deveria ter feito. Elas ficam vagueando por sua mente... Você as vê ali, nas proximidades, espreitando de preto e branco listrado, saltando para trás das caixas de correio logo que sua cabeça vira para encará-las. Ou então é um rosto familiar, em meio a uma multidão que você vislumbra, mas então perde de vista. Um irritante Onde está Wally? sempre escondido em cada pensamento, em sua consciência. O que você fez de ruim sempre está lá, para que você não se esqueça. (p. 6)

Então, eu não gostei do livro. Mas vou explicar por quê. Devo deixar claro que esta é a minha opinião. Outras pessoas podem ler e achar o livro fenomenal, como de fato muitas consideraram. Quando li a sinopse, achei a premissa bem legal: tipo, você ter a chance de se encontrar com a sua Vida? Que tudo! Por um instante, lembrei de "The Kid" (Duas Vidas), que foi chocante e emocionante. Porém a semelhança parou por aí. Consegui encontrar uns trechos e pensamentos bacanas, que enriqueceram a leitura

Você merece o que virá pra você. (p. 25)

Lucy perdeu o rumo.
Sua família abastada não a inspirou a seguir uma vida de sucesso. Mora num apartamento xexelento, com um gato que pode ser gata ou não, tem um emprego medíocre e um carro às vésperas de uma pane total. Sobretudo, suas relações com família e amigos e com o ex-namorado, Blake, são baseadas em tudo, menos Honestidade e presença. Lucy mente o tempo todo, escapa aos encontros com seus amigos, foge assim que chega e um lugar e se depara com um mínimo de pressão... Tudo isso, tentando aliviar a própria barra para parecer menos perdida do que está.

Às vezes, números errados são números certos. (p. 222)

O livro se estendeu mais do que deveria e tentei curti-lo como um todo, porém não foi um dos meus favoritos. Mas como todo livro e filme tem ao menos um personagem ou 5 minutos que fazem tudo valer a pena, eu continuei a leitura e fui premiada com a presença de Don Lockwood, que mudou o tom da história para mim, e foi o que tornou a narrativa um pouco mais interessante, da metade para o final. Porém, não foi a salvação.

Infelizmente, para mim, não foi uma boa experiência: comecei a ler há um tempão (no meio da Copa) e só terminei hoje; intercalei outras leituras e finalizei outros livros antes deste; porém recomendo que tentem. De repente, para mim, foi o momento. Em algum momento do futuro posso reler e gamar na história!

Janaina Edwiges 19/05/2013

Lindo!!

Folheando este livro em uma livraria, me chamou a atenção a epígrafe escolhida pela autora, retirada do filme Alice no país das maravilhas, em que o Chapeleiro Maluco diz para Alice: “Você costumava ser muito mais ... grandiosa. Você perdeu sua grandiosidade”.

Eu fiquei me perguntando como esta frase se identificaria com a obra e durante minha leitura percebi que ela caiu como uma luva para a protagonista: Lucy Silchester.

A estória começa quando ela recebe uma carta, um convite inesperado:

Prezada Lucy Silchester,
Você tem um compromisso na segunda-feira,30 de maio.
Com os melhores cumprimentos,
Vida

Vida? Isso mesmo, a vida de Lucy precisava dela e queria literalmente encontrá-la, cara a cara.

Totalmente perdida após o fim de um relacionamento, se ocupando do trabalho, distanciando-se aos poucos dos amigos e da família, envolta em um mar de pequenas mentiras, chegara o momento de Lucy Silchester parar e prestar atenção em sua VIDA!!

Lanny 26/07/2019

Fora dos padrões
Que história genial. Me apaixonei pela ideia que a história passa, acho uma leitura super recomendado para pessoas que estejam desprezando a própria vida,

Pam 12/12/2020

Se a vida aparecesse personificada na minha frente, provavelmente me daria vários sermões.
Mais uma vez Cecelia Ahern traz reflexões importantes num livro.
Amei a leitura de A vez da minha vida.

Najara 09/11/2020

Leitura leve
Livro bem tranquilo mas bem bem previsível. Esperava um pouco mais da história.

Giselle 16/12/2015

Amor pela vida é tudo!
Amei este livro de coração! Lucy estava deixando sua vida de lado, vivendo em uma teia de mentiras, e chegou a hora dela confrontar sua Vida e aprender que ela estava abandonando-a. Me fez refletir sobre as nossas atitudes e o que estão por trás delas, que devemos cuidar de quem gosta da gente e principalmente se amar em primeiro lugar. Leve, divertido e maravilhoso. Recomendadíssimo!