Sua Resposta Vale um Bilhão

Resenhas - Sua Resposta Vale um Bilhão

1 | 2 | 3 | 4 | 5

messala 08/11/2009

meu favorito
Um livro instigante que lhe faz rir, chorar muito e ficar tenso. Quase tudo ao mesmo tempo.

De leitura extremamente agradável, conta com os personagens mais carismáticos que já li. Brinda-nos com lições para a vida.

O enredo trata de uma realidade (desconhecida pela maioria) por um aspecto único: os olhos de um jovem que vive nas ruas e que tem de aprender (e aprende) as coisas da vida por conta própria, passando pelas maiores provações que um ser humano seria capaz de suportar (e o mais importante), sem perder, em momento algum, a pureza de (eterna) criança.

Leva-nos a pensar o quanto complicamos nossas vidas com problemas aninhados a coisas fugazes. O quanto se pode ser feliz a partir da simplicidade de pensamento.

Li o livro e depois assisti ao filme. O filme é excelente, mereceu cada oscar. No entanto, ele 'desconstrói' os personagens completamente. O livro é anos-luz melhor. Se você gostou do filme, vai se apaixonar pela história no livro.

Existem pessoas más, pessoas indiferentes, pessoas boas e pessoas essencialmente boas. Não sei quanto às demais, mas tenho pra mim que para as pessoas boas em essência, está guardado somente coisas igualmente boas (senão pro presente) pro futuro próximo. Como diria Kurt Halsey, "o passado é apenas um treino".
Maíra 18/08/2022minha estante
Ainda estou nas primeiras páginas e me surpreendi pois não esperava muito do livro. Depois de ler a sua resenha, fiquei ainda mais animada em prosseguir com a leitura.

Nana 09/01/2010

Um livro pra ficar na lembrança!
Uma estória envolvente que retrata a dura realidade da pobreza na Índia, com algumas passagens engraçadas e outras tristes.
A cada capítulo o autor nos apresenta uma aventura diferente e ao longo da leitura as estórias vão se relacionando e criam uma grande expectativa no leitor de saber o que acontecerá. O final é surpreendente e ótimo!
O livro nos mostra que também podemos adquirir conhecimento sem necessariamente estar buscando através de estudos e cursos. Que precisamos estar atentos ao que acontece ao nosso redor, pois pode ser útil em algum momento de nossas vidas. Muitas vezes deixamos passar coisas que no futuro podem nos ser valiosas.
Com certeza este foi um livro delicioso de ler, com uma estória criativa, rica em informações sobre a cultura indiana e inesquecível! Recomendadíssimo!!!!!

Maíra 30/08/2022

Um dos meldhores livros que já li na vida
Bem que dizem que não devemos julgar um livro pela capa. Eu não dava nada por este livro até iniciar sua leitura. Eu não tenho muitas palavras para expressar o quanto este livro é bom, o quanto nos faz refletir e nos leva para uma realidade distante da maioria de nós. Valeu a pena cada linha lida. Recomendo demais a leitura.

Heloísa 30/04/2023

Não é igual Caminho das Índias
Gostei muito de conhecer a Índia de uma forma totalmente diferente do que a novela mostrou, ou os místicos mostram. Nada de ioga, de Buda, de meditação ou de ashram; no máximo há menções à deusa Durga. Aqui temos um relato de uma sociedade de costumes complexos, questionáveis aos nossos olhos ocidentais, como uma criança nascer e a mãe ter de escolher se ela vai ser prostituta ou não por costume local; ou onde crianças são mutiladas para virarem pedintes. O livro conta a história de Ram Mohammad Thomas, que recebeu esse nome (hindu, muçulmano e católico) do padre que o adotou. Ram é um garçon que participa de um programa de perguntas e respostas e ganha um bilhão de rúpias. A produção contesta a honestidade de Ram e ele é preso, acusado de ter fraudado para acertar as perguntas e ganhar o prêmio. Uma advogada se interessa em ajudar Ram a provar que é inocente e ele conta sua história para ela. Cada pergunta do programa tem relação com a própria vida de Ram, cheia de sofrimentos em uma Índia pobre, sem o glamour do que foi mostrado na novela. Acredito que o autor quis mostrar um lado da verdadeira Índia que poucos conhecem, inclusive quem viaja à turismo ou vai para os ashrams praticar ioga ou meditação, ou vai visitar o Taj Mahal, que teve a sua história bem detalhada pelo autor. Não faltou nem contar a lenda de que o imperador pretendia construir outro Taj Mahal, mas foi impedido pelo filho, que o prendeu na torre onde ficava olhando o Taj Mahal. O autor usa de licença poética para transformar Nita na versão em carne e osso do Taj Mahal em mármore negro jamais construído em um sonho de Ram. Outra coisa que o autor mostra é o enorme abismo entre as classes sociais, com pessoas morando em palácios, hotéis de luxo e outras morando em cortiços, numa disparidade que pareceu ainda maior do que no Brasil. Outro ponto positivo foi que dá para sentir que estamos andando pelas cidades por onde Ram passa, mesmo sem conhecermos, sem termos visto o filme Quem quer ser um bilionário, baseado no livro.

Jéssica Libranumo 30/05/2020

'Sua resposta vale um bilhão', é uma narrativa à maneira das Mil e uma noites, com uma história central em que um personagem conta histórias para outro. O contador de histórias aqui é Ram Mohammad Thomas, um garçom de dezoito anos que ganhou um bilhão de rupias num programa televisivo de perguntas e respostas. Os organizadores do concurso, inadimplentes, se recusam a pagar o prêmio. Alegam que um garoto inculto como Ram não poderia conhecer as respostas, e o entregam à polícia para que seja torturado e confesse a fraude. Salvo por uma advogada, Ram terá de contar-lhe a história de sua vida. Cada episódio explica como ele ficou sabendo coisas como o significado da inscrição 'INRI', que aparece nos crucifixos, e qual a maior condecoração por bravura concedida pelas forças armadas indianas. Unificadas pela presença do protagonista, herói picaresco que sempre acaba se saindo bem, as narrativas são ora cômicas, ora trágicas e apresentam um rico panorama da Índia contemporânea, onde passado e presente, miséria e opulência, religiosidade e comercialismo, ternura e violência se misturam.
Felipe 30/05/2020minha estante
Foi o livro que originou "Quem quer ser um milionário" Jéssica?

Dadá 17/05/2023

Nada a ver com o filme, mas ainda assim muito bom
Confesso que sou apaixonada com o filme que se inspirou nesse livro e quando fui ler, esperava identificar passagens nele, mas nem o nome do personagem é o mesmo (hahaha). Mas ainda assim, SRVUB é um ótimo livro. Ram Mohammad Thomas ganhou o maior prêmio da história da TV. Um bilhão de rúpias! Mas como se Tom é um órfão que nunca estudou ou saiu do país? A história dele contém as respostas. O livro mostra a realidade contemporânea da Índia, a luta de um órfão com nome católico, budista e muçulmano para sobreviver e uma série de coincidências (ou sorte?) que o levou até ali. Passagens engraçadas, outras emocionantes... Garanto que você não largará esse livro quando chegar na reta final ;)

Diego Vertu @outro_livro_lido 24/04/2023

SRVB
Ram Mohammad Thomas foi preso. Preso devido a ter ganhado o prêmio máximo da história da televisão, 1 milhão de rupias.
Ram tem 18 anos, é um garçom e não fez sequer o curso primário. Como Ram pode ter ganhado esse programa de perguntas e respostas? Houve fraude? Enquanto esta preso, aparece a advogada Smita, a qual, Ram terá que contar toda a sua vida para que então ganhe o prêmio e prove sua inocência.
Foi uma delicia prestigiar esse livro, um livro forte narrado em 1 pessoa, é uma viagem à Índia mostrando suas desigualdades sociais, fala sobre violência, violência a mulher, abandono, prostituição, dramas familiares entre vários outros assuntos abordados. Linguagem simples, personagens bem construídos e narrativa bem elaborada SRVB é pouco discutido mas recomendo essa leitura.

Alanna.Kristyna 15/02/2023

Que livro incrível!!!!!
Leitura maravilhosa que me marcou demais. Ram Mohammad Thomas, Salim, Gudiya e Shankar personagens inesquecíveis!

angeldario 24/05/2009

melhor que o filme, com situações mais cinematógraficas que as do filme.

@OLucasConrado 10/07/2010

Apesar da linguagem simples e envolvente, é um livro denso, tenso, fantástico e altamente recomendável. E quem viu o filme NÃO conhece a história do livro. Filme e livro se esbarram em alguns pontos, mas as histórias são muito diferentes. Quem puder, leia!

Seven 16/08/2020

Não consegui parar de ler!
A leitura me surpreendeu bastante. Comprei o livro em uma feirinha por cinco reais, julguei pelo valor, e estava com as expectativas baixas por já ter assistido ao filme.
Porém, o filme é quase nada comparado ao livro, e eu ainda amo o filme, e o livro com certeza está em um lugar especial de meu coração. As poucas expectativas se transformaram subitamente com o desenvolver da história de Ram. Em vários momentos eu quis entrar na história para abraçá-lo. Um personagem cativante com uma história incrível e uma sorte imensa (depois que a má sorte o perseguiu por 18 anos, claro). Já digo que se você assistiu ao filme, não se preocupe com spoiler, o livro tem um desfecho diferente e todo o trajeto até ele, quase em nada se parece com o filme.

Edgard 09/08/2010

Que história louca. Adorei esse livro.

Lais544 05/09/2010

ótimo
Hoje em dia são poucos os livros que me fascinam, este é um ótimo livro para fugir um pouco do cotidiano.
Porém me decepcionei ao ver o filme, pois fugiu um pouco da história em si.
Eu recomendo a leitura dele, vele a pena.

1 | 2 | 3 | 4 | 5