Sua Resposta Vale um Bilhão

Sua Resposta Vale um Bilhão Vikas Swarup

Resenhas - Sua Resposta Vale um Bilhão

messala 08/11/2009

meu favorito
Um livro instigante que lhe faz rir, chorar muito e ficar tenso. Quase tudo ao mesmo tempo.

De leitura extremamente agradável, conta com os personagens mais carismáticos que já li. Brinda-nos com lições para a vida.

O enredo trata de uma realidade (desconhecida pela maioria) por um aspecto único: os olhos de um jovem que vive nas ruas e que tem de aprender (e aprende) as coisas da vida por conta própria, passando pelas maiores provações que um ser humano seria capaz de suportar (e o mais importante), sem perder, em momento algum, a pureza de (eterna) criança.

Leva-nos a pensar o quanto complicamos nossas vidas com problemas aninhados a coisas fugazes. O quanto se pode ser feliz a partir da simplicidade de pensamento.

Li o livro e depois assisti ao filme. O filme é excelente, mereceu cada oscar. No entanto, ele 'desconstrói' os personagens completamente. O livro é anos-luz melhor. Se você gostou do filme, vai se apaixonar pela história no livro.

Existem pessoas más, pessoas indiferentes, pessoas boas e pessoas essencialmente boas. Não sei quanto às demais, mas tenho pra mim que para as pessoas boas em essência, está guardado somente coisas igualmente boas (senão pro presente) pro futuro próximo. Como diria Kurt Halsey, "o passado é apenas um treino".

Nana 09/01/2010

Um livro pra ficar na lembrança!
Uma estória envolvente que retrata a dura realidade da pobreza na Índia, com algumas passagens engraçadas e outras tristes.
A cada capítulo o autor nos apresenta uma aventura diferente e ao longo da leitura as estórias vão se relacionando e criam uma grande expectativa no leitor de saber o que acontecerá. O final é surpreendente e ótimo!
O livro nos mostra que também podemos adquirir conhecimento sem necessariamente estar buscando através de estudos e cursos. Que precisamos estar atentos ao que acontece ao nosso redor, pois pode ser útil em algum momento de nossas vidas. Muitas vezes deixamos passar coisas que no futuro podem nos ser valiosas.
Com certeza este foi um livro delicioso de ler, com uma estória criativa, rica em informações sobre a cultura indiana e inesquecível! Recomendadíssimo!!!!!

Edgard 09/08/2010

Que história louca. Adorei esse livro.

angeldario 24/05/2009

melhor que o filme, com situações mais cinematógraficas que as do filme.

Laís 05/09/2010

ótimo
Hoje em dia são poucos os livros que me fascinam, este é um ótimo livro para fugir um pouco do cotidiano.
Porém me decepcionei ao ver o filme, pois fugiu um pouco da história em si.
Eu recomendo a leitura dele, vele a pena.

@OLucasConrado 10/07/2010

Apesar da linguagem simples e envolvente, é um livro denso, tenso, fantástico e altamente recomendável. E quem viu o filme NÃO conhece a história do livro. Filme e livro se esbarram em alguns pontos, mas as histórias são muito diferentes. Quem puder, leia!

Teresa 30/01/2010

Primeiro romance deste autor indiano, que é diplomata de carreira.

Este livro conta a história de Ram Mohammad Thomas, um garçom de 18 anos, que, apesar de não ter tido chance de estudar, participa de um programa de perguntas e respostas e ganha um bilhão de rúpias, por ter acertado todas as 12 perguntas que lhe foram feitas. Acontece que a emissora não estava preparada para pagar este prêmio, então os diretores inventaram que Ram fraudou e que tinha cúmplices na platéia, pois alegavam que um rapaz, inculto como ele, não teria condições de acertar todas as perguntas.
Assim, ele foi mandado para a prisão para confessar sob tortura, mas foi salvo por uma advogada de direitos humanos que quer saber a verdade. Ram então conta-lhe sua história mostrando que, embora não tenha freqüentado a escola, aprendeu muita coisa pela vida e disse que foi ajudado pelo destino e também pela sorte, pois alguma coisa ele chutou. Cada capítulo é a explicação de uma resposta e traz muita informação sobre a história e os costumes da Índia. O fecho do romance é coerente e surpreendente.

Silvana - Blog Prefácio 10/07/2015

A história começa com Ram Mohammad Thomas na cadeia. E o motivo dele estar lá, é que ele acabou de ganhar um bilhão de rupias em um programa de perguntas e respostas na televisão. Só que ele é um garçom de dezoito anos que não fez nem o curso primário, então como ele saberia as respostas das doze perguntas que o levaram a faturar o maior premio já pago em um programa de televisão? É claro que os responsáveis pelo programa acreditam que houve fraude, só que eles ainda não conseguiram descobrir como foi que ele fraudou o programa, por isso levam Ram para a delegacia, para que a policia descubra como foi que ele fez isso.

E enquanto ele está sendo interrogado, ele descobre o verdadeiro motivo de estar preso. Como eles acreditam que ele não sabe falar inglês, eles conversam na sua frente e ele acaba descobrindo que o problema é que o dono do programa não tem todo esse dinheiro para pagar a Ram. Então ele tem que provar de qualquer maneira que houve fraude da parte de Ram. Eles até subornam o chefe de policia para que ele faça Ram confessar. E só tem uma maneira de fazer ele assinar uma confissão admitindo ter roubado no jogo: com muita tortura. E quando ele está prestes a assinar, a tortura é interrompida por uma mulher que diz ser sua advogada. E além de exigir que Ram seja solto imediatamente, ela ameaça processar a polícia pelo o que eles estão fazendo. Ram não vê mais nada depois disso, ele desmaia de dor, fome e muita felicidade.

Quando ele acorda, ele está na casa de Smita, a advogada. Ela pede que Ram conte toda a verdade, como sua advogada ela tem que saber de tudo para poder defendê-lo. Mas ela não acredita quando Ram diz que teve sorte, que eles fizeram exatamente as perguntas que ele sabia as respostas. Quando ela pergunta como ele sabia todas as respostas se nem mesmo ela sabia metade delas, Ram diz que para saber ela teria que ter vivido a sua vida. Então ela pede que Ram conte como foi a sua vida e como as respostas das perguntas estão relacionadas a ela. Acompanhe a história de Ram, Salim e de Nita. Uma história de dor e perdas, mas que lhe ensinaram coisas que fizeram com que ele se tornasse um milionário.

"Então preciso saber como foi toda a sua vida para entender a origem das suas respostas?"

O livro é narrado em três tempos. Primeiro vemos Ram no presente contando sua história de vida para Smita. Depois temos Ram no passado mais recente respondendo as perguntas no programa e por último acompanhamos sua vida desde quando ele era uma criança, que foi quando ele foi aprendendo as respostas para às perguntas que ele acertou. O que dizer desse livro? É simplesmente perfeito! O filme é muito bom, mas o livro é ótimo. Apesar de abordar vários assuntos tristes, ele é escrito de uma forma tão leve que mesmo sentindo a dor de Ram, a leitura é divertida e prazerosa. Sem falar que é uma viagem pela Índia.

O autor aborda temas como abuso infantil, estupro e abuso de menores, inclusive entre familiares. Assassinatos e roubos como justificativas para a sobrevivência. É uma cultura tão diferente da que estou acostumada que por varias vezes me sinto impotente ante a situação. Já tinha me sentido assim lendo O caçador de pipas e A cidade do Sol. E creio que são coisas que está na própria cultura do povo e fica difícil de mudar. Ram, é um personagem ricamente construído pelo autor e já amo ele, fiquei até triste quando o livro terminou, com aquela sensação de perder um amigo hehe. E por fim, é claro que indico o livro, foi um dos melhores que li ultimamente.

Livro x Filme

Assim que terminei de assistir o filme Quem quer ser um milionário?, lembrei que ainda não tinha lido o livro e corri ler ele. Logo de cara já tem diferenças enormes entre um e outro. A primeira diferença que chama muito a atenção, é que trocaram os nomes de vários personagens. Em segundo lugar a diferença é que no filme o programa é ao vivo, e aqui no livro é gravado, tanto que ele vai preso depois de ter ganhado o dinheiro e o programa ainda não foi ao ar. Outra coisa é que Salim não é irmão de Ram, inclusive ele é mais novo que Ram. E o mais surpreendente foi o final, quando é revelado o motivo dele estar no programa. Se você amou o filme, vai gostar ainda mais do livro e ainda vai se surpreender.

site: http://blogprefacio.blogspot.com.br/2015/06/resenha-sua-resposta-vale-um-bilhao.html

Flavinha 19/07/2011

Sua Resposta Vale Um Bilhão - www.chatadoslivros.blogspot.com
ALERTA SPOILERS!!!

Este brilhante livro conta a história de um indiano chamado Ram Mohammad Thomas que se encontra atrás das grades por ter ganho o maior prêmio já distribuído num programa televisivo, um bilhão de rúpias.

Porque ele está preso? Oras, porque não haveria a menor possibilidade de um garoto indiano pobre, que nem completou o primeiro grau, saber a resposta de perguntas tão difíceis. Ou será que teria?
Baseando-se nas perguntas que foram feitas no programa e nas respostas dadas por Ram, o autor começa a explicar exemplificando com fatos da vida do garoto como esse acontecimento tão impressionante foi possível.

Ram é um garoto muito humilde que se envolveu em várias situações inusitadas em sua vida. Foi guia turístico do Taj Mahal, foi empregado na casa de uma grande estrela de cinema, trabalhou também para um espião, salvou uma garota de um pai abusivo, se apaixonou, e isso tudo, foi apenas o começo, dessa tão impressionante história.

Eu lia dentro do ônibus, no metrô, no banheiro, em filas e em todo lugar. A história de Ram me prendeu totalmente. Acho que nunca torci tanto pra que as coisas dessem certo pra um personagem como torci por Ram. Talvez pela sua simplicidade e ingenuidade diante dos fatos e situações que a vida impôs pra ele, talvez pela sua honestidade ou pela sua amizade e dedicação pra com as pessoas que amava, não sei bem o motivo, mas Ram me cativou totalmente. Ri demais, chorei demais, enfim foi emocionante.

Este livro foi simplesmente devorado por mim e me surpreendi com o seu final. Eu ainda não assisti ao filme, mas já ouvi e li boas críticas sobre ele. Costumo ler o livro primeiro porque geralmente me decepciono com as adaptações.

Um dos melhores livros que já li, portanto recomendo sempre que posso.

www.chatadoslivros.blogspot.com

Fábio 05/11/2009

5 Estrelas é pouco!!!!
Sua Resposta Vale um Bilhão é na minha opinião uma obra prima da literatura contemporânea.

O livro consegue unir o belo e o cruel ao narrar a triste e dura realidade dos menos favorecidos na India, a narrativa não deixa você parar de ler até o final.

E que final, um dos melhores que eu já li.

O filme é otimo mas o livro é muito e bota muito nisso melhor, fora que são bem diferentes, o que traz um atrativo a mais para que leu e não viu o filme e vice-verça.

Guadá 09/04/2009

Uma boa história!
Esse livro é leve e gostoso de ler. Não deve oferecer grandes dificuldades para ninguém.
A história é também muito agrável, devo dizer que completamente diferente do filme e muito melhor que este.
Vale ler pois conseguiu abordar em uma mesma obra a miséria, o abandono, as injustiças e os conlitos religiosos, sem perder a leveza, a criatividade e o tom engraçado.

Edu Trindade 22/06/2010

O livro e o filme
"Q&A" (no original) virou "Sua resposta vale um bilhão", no cinema virou "Slumdog millionaire", que virou "Quem quer ser um milionário"...
A babel de títulos não deveria surpreender: afinal, a própria história permite múltiplas abordagens. Aviso logo que o filme não tem preocupação de ser fiel ao livro. Mas ambos têm o seu mérito: o filme, por se aproveitar de um dos pontos fortes da história, que é o aspecto visual; e o livro, por permitir um mergulho mais profundo na epopeia do bicho-homem, do ponto de vista de um indiano tão igual e tão diferente de tantos outros homens. E que bicho complicado, esse homem!

Rodrigo 15/09/2014

Uma grata surpresa
Pra quem viu o filme e vai ler, sinta-se a vontade. A história é sensacional, surpreendente e muito melhor que o filme. Vale a pena navegar pela forma leve que a história se desenvolve é radiante.

Aline Moreira 23/06/2009

Maravilhoso!
Meu livro favorito. Achava que era difícil superar o filme, mas a história do livro é ainda melhor!

Nanase 18/07/2009

Lindíssimo. É duro, real e direto - sem poupar mentes sensíveis, ele retrata a realidade daquelas pessoas. Muito diferente do filme, e muito melhor também - e olha que o filme já não é ruim.