Sua Resposta Vale um Bilhão

Sua Resposta Vale um Bilhão Vikas Swarup

Resenhas - Sua Resposta Vale um Bilhão

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Teresa 30/01/2010

Primeiro romance deste autor indiano, que é diplomata de carreira.

Este livro conta a história de Ram Mohammad Thomas, um garçom de 18 anos, que, apesar de não ter tido chance de estudar, participa de um programa de perguntas e respostas e ganha um bilhão de rúpias, por ter acertado todas as 12 perguntas que lhe foram feitas. Acontece que a emissora não estava preparada para pagar este prêmio, então os diretores inventaram que Ram fraudou e que tinha cúmplices na platéia, pois alegavam que um rapaz, inculto como ele, não teria condições de acertar todas as perguntas.
Assim, ele foi mandado para a prisão para confessar sob tortura, mas foi salvo por uma advogada de direitos humanos que quer saber a verdade. Ram então conta-lhe sua história mostrando que, embora não tenha freqüentado a escola, aprendeu muita coisa pela vida e disse que foi ajudado pelo destino e também pela sorte, pois alguma coisa ele chutou. Cada capítulo é a explicação de uma resposta e traz muita informação sobre a história e os costumes da Índia. O fecho do romance é coerente e surpreendente.

Thais 06/02/2023

Sua resposta vale um milhão
Nunca julgue um livro pela capa, eu tinha esse livro aqui em casa a muito tempo, mas uma tarde, enquanto estava totalmente entediada, eu dei uma chance para o livro.

E não me arrependo, a escrita é bem fluída, e quando você menos percebe já está na metade do livro.

Os personagens são carismáticos e envolventes.

O livro mostra com a realidade de um menino que vive nas ruas e tem que aprender as coisas por conta própria.

O enredo conta com inúmeras lições, que levarei para toda a vida.

Sinceramente, um livro que eu adorei e recomendo demais.

"Não preciso mais dela. Porque a sorte vem de dentro."

Silvana 10/07/2015

A história começa com Ram Mohammad Thomas na cadeia. E o motivo dele estar lá, é que ele acabou de ganhar um bilhão de rupias em um programa de perguntas e respostas na televisão. Só que ele é um garçom de dezoito anos que não fez nem o curso primário, então como ele saberia as respostas das doze perguntas que o levaram a faturar o maior premio já pago em um programa de televisão? É claro que os responsáveis pelo programa acreditam que houve fraude, só que eles ainda não conseguiram descobrir como foi que ele fraudou o programa, por isso levam Ram para a delegacia, para que a policia descubra como foi que ele fez isso.

E enquanto ele está sendo interrogado, ele descobre o verdadeiro motivo de estar preso. Como eles acreditam que ele não sabe falar inglês, eles conversam na sua frente e ele acaba descobrindo que o problema é que o dono do programa não tem todo esse dinheiro para pagar a Ram. Então ele tem que provar de qualquer maneira que houve fraude da parte de Ram. Eles até subornam o chefe de policia para que ele faça Ram confessar. E só tem uma maneira de fazer ele assinar uma confissão admitindo ter roubado no jogo: com muita tortura. E quando ele está prestes a assinar, a tortura é interrompida por uma mulher que diz ser sua advogada. E além de exigir que Ram seja solto imediatamente, ela ameaça processar a polícia pelo o que eles estão fazendo. Ram não vê mais nada depois disso, ele desmaia de dor, fome e muita felicidade.

Quando ele acorda, ele está na casa de Smita, a advogada. Ela pede que Ram conte toda a verdade, como sua advogada ela tem que saber de tudo para poder defendê-lo. Mas ela não acredita quando Ram diz que teve sorte, que eles fizeram exatamente as perguntas que ele sabia as respostas. Quando ela pergunta como ele sabia todas as respostas se nem mesmo ela sabia metade delas, Ram diz que para saber ela teria que ter vivido a sua vida. Então ela pede que Ram conte como foi a sua vida e como as respostas das perguntas estão relacionadas a ela. Acompanhe a história de Ram, Salim e de Nita. Uma história de dor e perdas, mas que lhe ensinaram coisas que fizeram com que ele se tornasse um milionário.

"Então preciso saber como foi toda a sua vida para entender a origem das suas respostas?"

O livro é narrado em três tempos. Primeiro vemos Ram no presente contando sua história de vida para Smita. Depois temos Ram no passado mais recente respondendo as perguntas no programa e por último acompanhamos sua vida desde quando ele era uma criança, que foi quando ele foi aprendendo as respostas para às perguntas que ele acertou. O que dizer desse livro? É simplesmente perfeito! O filme é muito bom, mas o livro é ótimo. Apesar de abordar vários assuntos tristes, ele é escrito de uma forma tão leve que mesmo sentindo a dor de Ram, a leitura é divertida e prazerosa. Sem falar que é uma viagem pela Índia.

O autor aborda temas como abuso infantil, estupro e abuso de menores, inclusive entre familiares. Assassinatos e roubos como justificativas para a sobrevivência. É uma cultura tão diferente da que estou acostumada que por varias vezes me sinto impotente ante a situação. Já tinha me sentido assim lendo O caçador de pipas e A cidade do Sol. E creio que são coisas que está na própria cultura do povo e fica difícil de mudar. Ram, é um personagem ricamente construído pelo autor e já amo ele, fiquei até triste quando o livro terminou, com aquela sensação de perder um amigo hehe. E por fim, é claro que indico o livro, foi um dos melhores que li ultimamente.

Livro x Filme

Assim que terminei de assistir o filme Quem quer ser um milionário?, lembrei que ainda não tinha lido o livro e corri ler ele. Logo de cara já tem diferenças enormes entre um e outro. A primeira diferença que chama muito a atenção, é que trocaram os nomes de vários personagens. Em segundo lugar a diferença é que no filme o programa é ao vivo, e aqui no livro é gravado, tanto que ele vai preso depois de ter ganhado o dinheiro e o programa ainda não foi ao ar. Outra coisa é que Salim não é irmão de Ram, inclusive ele é mais novo que Ram. E o mais surpreendente foi o final, quando é revelado o motivo dele estar no programa. Se você amou o filme, vai gostar ainda mais do livro e ainda vai se surpreender.

site: http://blogprefacio.blogspot.com.br/2015/06/resenha-sua-resposta-vale-um-bilhao.html

Miguel.Moreira 16/06/2021

Sua resposta vale um bilhão
É um livro muito bom, a leitura é bem corrida, apesar dos capítulos serem longos. A narrativa é parecida com 'O silêncio das montanhas' de Khaled Hosseini, onde cada capítulo é um momento específico da vida do protagonista, não necessariamente em ordem cronológica.

Ram Mohammad Thomas é um garoto probre que está preso por ter vencido um programa de perguntas e respostas, acusado de ter trapaceado durante o programa de televisão. Ele precisa provar sua inocência através de sua história e explicar como sabia as respostas, que mesmo sendo semi-analfabeto, respondeu de letra todas as perguntas.

Flavinha 19/07/2011

Sua Resposta Vale Um Bilhão - www.chatadoslivros.blogspot.com
ALERTA SPOILERS!!!

Este brilhante livro conta a história de um indiano chamado Ram Mohammad Thomas que se encontra atrás das grades por ter ganho o maior prêmio já distribuído num programa televisivo, um bilhão de rúpias.

Porque ele está preso? Oras, porque não haveria a menor possibilidade de um garoto indiano pobre, que nem completou o primeiro grau, saber a resposta de perguntas tão difíceis. Ou será que teria?
Baseando-se nas perguntas que foram feitas no programa e nas respostas dadas por Ram, o autor começa a explicar exemplificando com fatos da vida do garoto como esse acontecimento tão impressionante foi possível.

Ram é um garoto muito humilde que se envolveu em várias situações inusitadas em sua vida. Foi guia turístico do Taj Mahal, foi empregado na casa de uma grande estrela de cinema, trabalhou também para um espião, salvou uma garota de um pai abusivo, se apaixonou, e isso tudo, foi apenas o começo, dessa tão impressionante história.

Eu lia dentro do ônibus, no metrô, no banheiro, em filas e em todo lugar. A história de Ram me prendeu totalmente. Acho que nunca torci tanto pra que as coisas dessem certo pra um personagem como torci por Ram. Talvez pela sua simplicidade e ingenuidade diante dos fatos e situações que a vida impôs pra ele, talvez pela sua honestidade ou pela sua amizade e dedicação pra com as pessoas que amava, não sei bem o motivo, mas Ram me cativou totalmente. Ri demais, chorei demais, enfim foi emocionante.

Este livro foi simplesmente devorado por mim e me surpreendi com o seu final. Eu ainda não assisti ao filme, mas já ouvi e li boas críticas sobre ele. Costumo ler o livro primeiro porque geralmente me decepciono com as adaptações.

Um dos melhores livros que já li, portanto recomendo sempre que posso.

www.chatadoslivros.blogspot.com

Leiliane R. Falcão 10/04/2021

Maravilhoso
Um livro para tirar qualquer ser humano da inércia! Uma leitura que te diverte ao mesmo tempo que te dá um soco no estômago após o outro. Sem dúvida a melhor leitura do ano!

Fábio 05/11/2009

5 Estrelas é pouco!!!!
Sua Resposta Vale um Bilhão é na minha opinião uma obra prima da literatura contemporânea.

O livro consegue unir o belo e o cruel ao narrar a triste e dura realidade dos menos favorecidos na India, a narrativa não deixa você parar de ler até o final.

E que final, um dos melhores que eu já li.

O filme é otimo mas o livro é muito e bota muito nisso melhor, fora que são bem diferentes, o que traz um atrativo a mais para que leu e não viu o filme e vice-verça.

Adrielle 30/12/2022

Muito bom!!!
Por que esse livro não tem mais visibilidade???
Nada a declarar, só agradecer ao autor por essa leitura alcançada.

Thauany 15/08/2014

Melhor romance que já li
Esse com certeza é um ótimo livro e recomendo. A história é cativante, te prende desde o início e o final é surpreendente. É, sem dúvida alguma, um dos livros que você tem que ler antes de morrer.
Nyh *-* 18/01/2015minha estante
Na verdade, eu diria que todo ele é surpreendente. Eu li primeiro a versão em inglês para nível intermediário e me encantei com a história. Lendo agora o texto integral, resolvi mandar um trecho para o meu amigo, porém as páginas seguintes me surpreenderam tanto que mandei o final do capítulo também. Tenho certeza que ele vai querer emprestado assim que eu acabar.

Luissc 25/06/2021

Incrível!
Gostei bastante do filme quando assisti, então já imaginava que gostaria também do livro, mas o achei bem mais envolvente que a adaptação. A vontade que tive foi de ler tudo de uma vez, mas achei a obra um pouco cansativa, talvez por ter muitos termos referentes à cultura indiana. É uma pena que não seja um livro tão conhecido por aqui.

Tony 15/02/2015

Resenha: Sua Resposta Vale Um Bilhão - Vikas Swarup
Sua Resposta Vale Um Bilhão foi o penúltimo livro que li no Desafio Literário de Férias e o segundo livro favoritado por mim em 2015. Os motivos por eu o ter favoritado são vários e os abordarei nesta resenha.

Apesar desse livro ser de ficção, o tom escolhido pelo autor (Vikas Swarup, um diplomata indiano) ao narrar a história é bem realístico. Swarup nos apresenta a dura e até então desconhecida (para mim, pelo menos!) realidade da Índia. Vou confessar que fiquei meio chocado com os tantos temas polêmicos abordados no livro. Para vocês terem noção do que estou falando, saibam de alguns temas abordados no livro: Abuso sexual infantil, Exploração do Trabalho Infantil, Prostituição infantojuvenil e etc. Apesar desses temas terem me chocado um pouco, classifico isso tudo como um dos pontos positivos do livro. Achei legal o autor abordar esses temas mais polêmicos, pois são assuntos dificilmente abordados em livros e servem como uma espécie de protesto, um tapa de realidade em quem está lendo e muitas vezes se esquece de que isso acontece frequentemente em nossa sociedade.

"Pela primeira vez na vida, eu possuía algo mais tangível do que um sonho para provar uma afirmação. E, pela primeira vez na vida, vi uma coisa nova refletida nos olhos que me viam. Respeito. Isso me ensinou uma lição muito valiosa: que os sonhos só têm poder sobre a mente de quem sonha, mas com dinheiro você pode ter poder sobre os sonhos dos outros. E, mais uma vez, os cinquenta mil dentro de minha cueca me pareceram ser cinquenta milhões." - página 168

Além do lado escuro da Índia é mostrado o lado que já estamos acostumados a ver: As belezas do país (há inclusive a história do Taj Mahal que é bem interessante), a sua cultura e as deliciosas comidas (são tantas, que me deixaram faminto! hahaha).

A narrativa do livro é bem gostosa de ser lida. A cada capítulo é contado uma história da conturbada vida do Ram que de alguma forma o ajudou a responder corretamente as 12 perguntas do show de perguntas homônimo "Sua Resposta Vale Um Bilhão". Essas histórias são o ponto alto do livro! Vikas soube muito bem passar uma gama de sentimentos nas narrações de Ram. Me vi rindo em algumas histórias, ficando triste e assustado em outras e ficando de coração partido e com os olhos marejados numa história em particular.

"Porém, sentado do lado de Nita diante do Taj Mahal, ao luar, abro mão do mundo da poesia e do cinema. Olho-a nos olhos e limito-me a perguntar: 'Você me ama?'. E ela responde com uma única palavra: 'Sim'. Essa palavra para mim contém mais significado do que todos os livros de poesia e todos os guias turísticos de Agra. E, quando a ouço, meu coração dá um salto de felicidade. Meu amor poderoso se liberta da terra, bate asas e ascende ao céu, como uma gaivota." - página 292

O protagonista (Ram Mohammad Thomas) é daqueles que ganham nosso coração desde as primeiras páginas e fazem com que torçamos por ele do começo ao fim. Além do protagonista, há vários outros personagens bem legais e interessantíssimos como Salim, melhor amigo de Ram.

O desfecho do livro é o melhor possível, curti muito e fique super feliz com os finais reservados para os personagens dessa fantástica história!

Em suma, Sua Resposta Vale Um Bilhão é um livro surpreendente (seja por sua qualidade ou pelas várias reviravoltas que acontecem na trama), encantador, triste e de certa forma, feliz, sobre um garoto que levou muitas rasteiras no decorrer de sua história e luta por uma vida digna e melhor. Uma história emocionante e marcante que merece ser lida por todo mundo.

site: http://tonylucasblog.blogspot.com.br/2015/02/resenha-sua-resposta-vale-um-bilhao.html

Joice Atique 15/12/2009

O livro é muito bom.

Narrativa criativa, sincera e seca.

E de brinde temos uma aula de cultura indiana.

Mas, para a minha surpresa, o filme é melhor.

Marcos 20/12/2010minha estante
O filme é muito bom, mas não difere enormemente do livro. Prefiro a narrativa escrita...

Marcus 07/05/2015

Um livro que merece ser lido
Não sei se o mesmo acontece com vocês, mas quando compro um livro que originou um filme que já assisti tenho uma certa preguiça em encarar a leitura. Talvez porque já conheça a história. Não sei. O fato é que ele fica um bom tempo parado na estante. Às vezes até bate uma vontade de ler, mas lembro que já sei como tudo vai terminar e aí... não estou disposto!
Foi o que aconteceu com "Sua resposta vale um bilhão", que originou o filme "Quem quer ser um milionário?" . Mas finalmente tomei coragem e comecei a ler. Não tinha nem terminado o prólogo ainda e já estava pensando: por que fiquei tanto tempo sem ler isso???
O livro é narrado por Ram Mohammad Thomas, um garçom de 18 anos que ganhou o maior prêmio de todos os tempos - 1 bilhão de rupias - ao participar de um programa de perguntas e respostas na televisão (tipo o extinto Show do Milhão #ReprisaSilvio). Mas como um garoto como Ram, considerado inculto e que nem terminou os estudos, pôde acertar todas as respostas? Os produtores do programa alegam que ele trapaceou e levam o jovem para a delegacia. Agora, Ram terá que contar a história de sua vida conturbada, onde cada episódio narrado mostra como ele de fato sabia aquelas respostas.
Escrito em primeira pessoa, "Sua resposta vale um bilhão" é uma viagem pela Índia contemporânea repleta de situações cômicas e trágicas. A leitura é como um passeio de montanha russa: ora a gente ri, ora a gente chora e quando chega no final a gente quer repetir tudo.
Vikas Swarup tem uma escrita extremamente ágil e tudo flui num ritmo frenético. As situações vividas por Ram Mohammad Thomas são uma mistura perfeita de sorte e esperteza.
E por falar nele, que personagem incrível! A empatia é imediata. Nunca torci tanto por um personagem quanto torci por Ram. Ele é humilde e ingênuo, mas ao mesmo tempo é sagaz, honesto e extremamente leal. Os outros personagens também são bem desenvolvidos e, conforme ajudem ou atrapalhem o protagonista, a gente vai amá-los ou odiá-los. Vikas Swarup sabe como manipular o leitor.
Em relação à adaptação cinematográfica do livro, o que dá para dizer é que são duas obras que tem a mesma premissa. E só. O filme traz outros personagens, outras situações. Tudo é diferente. Até mesmo o nome do protagonista. Não quero dizer que o filme é ruim. Muito pelo contrário. É excelente! Mas são coisas diferentes. Dica: veja as duas.
"Sua resposta vale um bilhão" se tornou um dos melhores livros que já li. Entrou fácil no meu top 10. Cativante desde o início, a obra prende o leitor até um desfecho surpreendente. Um livro que merece ser lido por todo mundo.

site: http://blogentrelinhas1.blogspot.com.br/2015/05/sua-resposta-vale-um-bilhao.html
Lorenzo 16/04/2017minha estante
Uma resenha que merece ser lida.

davi2h 30/04/2022

Ia precisar duma reforma, mas uma renovada ali
paia. desinteressante. pastelão. pulei não sei quantos capítulos até o fim e não senti falta de nada (além de sentido)

1 | 2 | 3 | 4 | 5