O Código Numerati

O Código Numerati Andrea Nunes

Resenhas - O Código Numerati

Ju Ragni 13/07/2023

Boa aventura
Quando li a sinopse desse livro fiquei em dúvida sobre a leitura. Parecia uma proposta muito ousada, misturando arqueologia ovnis e ainda uma proposta de lei tramitando no senado brasileiro, sobre o marco da internet, uso de dados confidenciais, vazamento desses dados, ética no uso... enfim, me deixou bem curiosa, ainda mais sendo uma jovem autora brasileira, que já tem cadeira na academia brasileira de letras, sempre gosto de conhecer e prestigiar.
Achei o livro bom, mas não excelente... Até depois da metade vai muito bem, mas o final achei bem clichê e em certas partes até ingênuo. Adivinhei a identidade do criminoso sem dificuldade. Mas valeu pela menção aos sítios arqueológicos da Pedra do Ingá e Serra Velha, que eu não conhecia (shame on me, por desconhecer lugares tão importantes do nosso país), e por ressaltar sua importância arqueológica para o mundo: as inscrições da Pedra do Ingá tem cerca de 6.000 anos. Isso reforça minha visão de que nossa história anterior ao descobrimento precisa ser contada, sem essa preguiça que foi mostrada até hoje. Com certeza temos fatos importantíssimos para a história da humanidade aqui, escondidos e tratados com desleixo.

Marcos 15/09/2015

Trama cinco estrelas – revisão nem tanto
Em minha busca por obras de novos autores brasileiros, autopublicados ou não, depois de desistir de diversos no primeiro capítulo, ou mesmo no primeiro parágrafo, tive a grata satisfação de ler este rápido romance policial, com pitadas de mistério e aventura. Trama inteligente, história bem escrita e texto ágil quase todo o tempo fazem de Código Numerati – Conspirações em Rede (ASIN B00CEPZV12) uma leitura agradável, que prende do início ao fim, com muitas surpresas. A leitura, no entanto, não corre sem sobressaltos – há erros de português por todo o livro, especialmente erros de concordância verbal, inadmissíveis em uma obra assinada por uma membro da Academia de Letras da Paraíba. Está bastante claro que a revisão foi bastante relapsa, especialmente a partir da segunda metade da obra. Outro detalhe que a autora precisa rever em suas próximas obras – que também espero ler – é o excesso de trechos descritivos e algumas partes em que conta muito e mostra pouco, chegando a me irritar um pouco. Após o fim da trama, alguns parágrafos excessivamente explicativos, como quem quer explicar uma piada, bem ao estilo Dan Brown. Esses detalhes, no entanto, não foram suficientes para tirar sequer uma estrela da minha avaliação, pela competência demonstrada pela autora em contar uma boa história.

Anna Gabby 22/01/2014

O passado enigmático e a conspiração na internet
Xavier é um brilhante hacker e acaba de fazer uma incrível descoberta. Pena não conseguir terminar o relatório que faria dele um homem conhecido e mudaria a história da humanidade. Isso porque, o pobre rapaz foi asfixiado até a morte.
Carolina uma jovem arqueóloga que está trabalhando na sua tese de doutorado quando recebe um e-mail da senadora Juraci Benevides, com um conteúdo enigmático e instigante. Segundos após receber o e-mail um emissário da senadora está na porta do seu apartamento solicitando que ela o acompanhe a até Brasília para prestar assessoria técnica à senadora Juraci.
Rafael um delegado federal durão e um pouco bruto ao tratar as pessoas, tem experiência com homicídios e agora está foca nos crimes cibernéticos, foi designado para trabalhar no assassinato do Xavier e a pedido da Senadora Juraci, irá ter a assessoria da jovem arqueóloga Carolina.
Juntos, Rafael e Carolina vão trabalhar em um caso que envolve a segurança nacional e a privacidade de todos os brasileiros e seus arquivos mais escondidos. Eles serão levados a pedra do Ingá, um importante monumento rupestre brasileiro e lá descobrirão que a morte de Xavier é só a pequena ponta de um grande “ice Berg” de segredos e mistérios que envolvem nossos antepassados.
A narrativa é ágil e envolvente e quando percebi, eu não conseguia largar o PC (a autora me enviou o pdf) até terminar e desvendar os mistérios. Eu não consegui descobrir quem era o culpado até pouquíssimas linhas antes de ele ser realmente desmascarado... E para ser franca o livro acabou com gosto de quero mais.
A trama foi muito bem amarrada, eu conheço um pouco sobre arqueologia (infelizmente pouco sobre a brasileira) e notei que todos os mistérios trabalham com teorias plausíveis para todos os tipos de pesquisadores, dos céticos cientificistas até aqueles mais alternativos e abertos até ao sobrenatural.
A autora soube cuidar do enredo principal e ao mesmo tempo não perdeu o desenvolvimento psicológico e da vida pessoal de cada personagem. Chegando a conseguir desenvolver um romance que não me pareceu forçado em momento algum. Esse cuidado com a vida pessoal de cada personagem (principal) deu maior veracidade a existência deles. Em meio a isso, foram acrescidas algumas críticas a sociedade e ao uso da internet que achei muito interessantes e que valem maior reflexão de nossa parte.
Os personagens como mencionei, são reais de mais para que eu consiga simplesmente defini-los. Gostei muito da construção deles e torci muito pelo delegado e a arqueóloga, pela senadora, e por certo comendador, que tem um quê de lunático e sábio.
Como devem ter percebido o livro me arrebatou. Gosto muito de história, conspirações, buscas por respostas e claro romance... E em O código Numerati tem tudo isso!
Finalizando quero mencionar que o epilogo me deixou aturdida, pois ele nos instiga a querer descobrir os outros mistérios que envolvem a pedra do Ingá.

site: http://anna-gabby.blogspot.com.br/2014/01/o-codigo-numerati-andrea-nunes.html