Janela indiscreta

Janela indiscreta Cornell Woolrich

Resenhas - Janela Indiscreta e Outras Histórias

Caê 13/04/2024

Janela indiscreta!
Resolvi ler esse livro após assistir ao filme de Hitchcock. Sinceramente o livro é bem razoável, não acho que realmente valha a pena a ler, bem mediano e eu realmente esperava mais.
Uma observação é que esse livro tem muitas outras histórias também, então deveria ter falado na capa "janela indiscreta e outras histórias" ou algo parecido. Resumindo, achei o filme bem melhor do que o livro.

Andre.S 05/10/2023

Me interessei por esse livro de contos ?noir? por causa do conto principal ?Janela Indiscreta ? ao qual o filme de Hitchcock foi baseado. Esse é o conto mais fraquinho. Os demais são verdadeiras pérolas da literatura policial, em especial a pequena obra prima ?Tres Horas?. Espetacular!

Patricia.Cunha 27/08/2023

Vale super a pena
São 5 contos muito divertidos, perfeito pra se ler num final de semana de chuva e frio. Alguns causam mais tensão e curiosidade que outros, mas todas são muito bons! Super recomendo!

Verbena 15/08/2023

Ja planejou um crime?
Eu não sabia que eram contos pq esse é um daqueles livros que estavam a tempo na minha estante e já nem sabia mais sobre o que era.
Essa leitura me deixou com frio na barriga em todos os contos para sabe o que iria acontecer, será que vai ser pego? quem vai morrer? O plano vai da certo? Comecei a ler sem grandes espectativas, no início pareceu que não seria nada demais, mas eu logo cai nos encantos da narrativa e tinha dificuldade para largar antes do conto acabar.
Em alguns momentos nas cenas de ação o autor pecou nas descrições, pois não conseguia entender bem o que estava ou havia acontecido, mas no geral gostei bastante da escrita.
Todos dos contos se relacionam com assassinatos, alguns tem final feliz, dignos de filme e outros terminam como se tudo fosse uma grande piada cruel do destino.
Muitas vezes, por mais que o protagonista estivesse colhendo o que plantou, era difícil ver o seu sofrimento sem sentir um pouco de empatia. Não sei dizer qual meu preferido, mas acredito que post-mortem e janela indiscreta são os que não vou esquecer tão cedo.
Indico essa leitura para quem, assim como eu, gosta de suspense e de desvendar como as pessoas planejam ou cometem crimes.

Ricardo 01/12/2022

Um bom livro de suspense
Primeiro contado com o autor. O livro é composto por cinco pequenos contos. Penso que o livro poderia ter outro título como "Alguns contos " por exemplo, pois "janela indiscreta" é apenas um dos cinco contos existentes. Pelo que vi, cada um é independente do outro. Gostei muito da escrita. É muito leve e fluida. A leitura se torna bem rápida e prende muito nossa atenção. Apenas alguns contos que não gostei, pois considerei meio forçado o desfecho. Todavia, a maioria foi muito bem escrito.

Nanda511 02/09/2022

Muito bom! Recomendo para quem gosta de mistério e de crimes bem solucionados. 'Três Horas' é o meu favorito com certeza, não esperava aquele final :)

Edna 06/03/2022

Stalker ou olhar perscrutador?
Em conglomerado de prédios, um homem que está imobilizado com a pwrna quebrada, visualiza os outros apartamentos e até um balançar de cortinas chama sua atenção.

Juntando todos os detalhes Ele julga ver algo muito inquisidor, pelos gestos da pessoa.

Vai vasculhar, ligar, perscrutar essa história.

Um dos melhores suspenses policiais que já li.

Gabi 02/12/2021

Muito bom, mas alguns contos são melhores do que outros...
Janela Indiscreta: 5?
Post-Mortem: 5???
Três horas: 4?
Homicídio Trocado: 4?
Impulso: 4,5?

Victor Albertini 25/11/2021

Mistério, tensão, requinte e humor
Não sou de ler contos/novelas, mas este livro me proporcionou momentos bastante satisfatórios. Uma coletânea de histórias de suspense (5 ao todo) muito bem construídas, com personagens peculiares e cativantes, reviravoltas inesperadas e uma boa dose de bom humor (discutível em alguns momentos).

Publicado originalmente em 1942, o livro é um prato cheio para quem gosta de uma ficção policial raiz, a começar pelo próprio Janela Indiscreta, conto de abertura e que deu origem ao filme homônimo de 1954, dirigido por ninguém mais, ninguém menos que Alfred Hitchcock (um dos meus filmes favoritos e graças ao qual soube da existência do livro).

A ambientação clássica das histórias, o clima noir e a escrita refinada de Cornell Woorich são os elementos que ajudam a tornar a leitura ainda mais agradável e estimulante, além da elegância característica presente nas obras do autor.

Um livro ideal para se ler em dias nublados e chuvosos (e em qualquer outro dia também...rs) e uma pena que não seja muito conhecido.
Patricia.Cunha 27/08/2023minha estante
Acabei de ler o livro em dois dias e justamente frio e chuvoso! Achei perfeito para ler nesse clima.

Victor Albertini 28/08/2023minha estante
Combina né? Gostou do livro? :)

Patricia.Cunha 28/08/2023minha estante
Gostei muito! Acabei de resenhar no meu canal, postei hoje ?

Arlete49 18/10/2021

Gostei muito dos contos. Histórias que prendem a atenção e faz desejar a conclusão para que toda aquela estranheza seja compreensível e o resultado conhecido. Intrigante.

Clara :) 13/08/2021

Eu comecei a ler por causa de Janela Indiscreta (e gostei de ver essa história em formato de livro, amei a escrita) mas acabei lendo as outras histórias. E todas tem algo em comum: todas te prendem num suspense pra no final você ficar com cara de bobo, às vezes chega a ser meio cômico o final, porém a última me deixou triste :/

Danilo César 04/04/2021

Uma surpresa muito agradável! A primeira vista, a trama parece ser esquisita e sem sal, afinal como se cria um mistério apenas com uma janela? Entretanto, o autor discorre, sob a perspectiva do personagem, uma história instigante que através te deixa curioso para saber como se segue a história, prendendo o leitor brilhantemente. Além disso há outras histórias também bem elaboradas e contadas de sofisticadamente, o livro é um prato cheio para curtos e incríveis mistérios.

r.morel 05/07/2017

Elementar, meus caros: culpado!
1.Alto valor no seguro de vida = altas possibilidades de assassinatos. Basicamente, é por este pensamento que alguns contos policiais de Cornell Woolrich seguem. Seus personagens são guiados pelo dinheiro (e qual criminoso não é?) e motivados pelo sexo. A traição não basta. O outro, marido ou esposa, transforma-se em um obstáculo que precisa ser removido a qualquer custo e, geralmente, o tal obstáculo morre.

2.Dois contos (“Janela Indiscreta” e “Post-mortem”) são histórias policiais de suspense, não utilizam a surpresa como principal elemento. Não descobriremos quem é o culpado (humm… talvez o mordomo?) na última frase do conto. A regra em Woolrich é o suspense irônico, não por acaso Alfred Hitchcock adaptou “Janela Indiscreta” e o jogo com o leitor.

3.Migalhas de pistas são postas em nosso caminho: recolhemos os detalhes incriminadores e acreditamos, gênios do crime, que resolvemos o caso do marido morto com uma facada na testa. Rimos do óbvio e reclamamos do autor: “Essa foi fácil demais” e quebramos a cara dura de sabichão. Antes de comemorar a solução de Sherlock recomendo aguardar as devidas explicações que elucidam o mistério.

4.O que move os heróis de Woolrich é uma obstinação, às vezes irritante, de ser mais inteligente e esperto do que todos. São taxativos em suas considerações e se apegam às suas suspeitas com fé irretocável: são heróis intransigentes.

Trecho de “Post-mortem”: “Em outras palavras, aquilo que parecia ser um assassinato, mas não era, antecipava um assassinato que ainda estava em andamento. Não posso incriminá-lo por nenhum dos dois. Mas, quando ponho o peso de ambos em cima do assassinato que você de fato cometeu, só que não sabia disso até agora, o do tal Tim McRae, eu posso mandar você para a cadeia por um tempo tão longo que não vai ter mais nenhum assassinato para você cometer quando sair de lá. Meio doido, não é? Mas é elegante também. Nosso táxi está esperando”.

5.Para uma (boa) história policial basta divertir; reflexões sobre a vida e o além-vida não importam e não são necessárias; porém, se calharem de aparecer, bem, isso não faz mal para ninguém.

site: [Outras Breves Análises Literárias em popcultpulp.com]

LeitorAnonimo 07/05/2017

Janela indiscreta
Procurei esse livro justamente pelo filme, que é um dos meus preferidos do Hitchcock. Qual foi minha surpresa ao perceber que o conto que dá título ao livro foi o que eu menos gostei. O conto me soou mais como um resumo do filme, que é bem mais completo e melhor (uma das poucas vezes que isso acontece).
Mas isso não desmerece o livro de maneira alguma. Todos os contos são ótimos, a narrativa é irônica e "brinca" com os personagens em finais com reviravoltas surpreendentes, e ao mesmo tempo é repleta de tensão e retrata a psicopatia dos protagonistas.