Da República

Da República Cícero

Resenhas - Da república

Tiba 05/02/2023

Tem uma leitura um pouco confusa no começo, mas depois você vai acostumando. Livro essencial para compreender a República Romana, servindo também como aprendizado para diversas áreas da vida.

Gabriel 01/02/2023

Uma leitura recomendada
"A República", de Cícero, é uma obra documental de amplo caráter valorativo em relação às formas pelas quais funcionava a República romana. Quanto às fontes do Direito Romano, é uma obra essencial, uma vez que apresente fontes que não as leis, costume, constituições imperiais e iurispridentia.

felipe.cesar 16/06/2020

A política por Cícero
Leitura para aqueles interessados na constituição do Estado e dos sistemas de governo! Aos interessados na síntese da política!

TalesVR 21/07/2019

Clássicos das Repúblicas
Assim como Platão tem a sua República, o grande orador romano Cícero também a tem, e os estilos de oratória são muito parecidos: o diálogo. Platão e Cícero escolhem a forma do diálogo para expor suas ideias, tamanha a importância do ''homem social'' na filosofia dos dois.

A República Romana de Cícero tinha algo de virtuoso, de prudente, de justo. A Res Publica é maior que o indivíduo, e a glória humana reside em servir bem o seu Estado. Interessante para quem quer conhecer um pouco mais do espírito político romano, que rendeu tantas e tantas histórias.

Parte curiosa é o Livro Sexto, que trata da alma. Cícero é conhecido também pela sua teoria da ''reta razão'', esse Ser que seria Deus; e aqui ele reafirma a existência da alma e da sua importância contra o corpo físico. Estamos presos no físico porém devemos cultivar os valores da alma. É uma sabedoria que remonta muito aos gregos, claramente. Um clássico da Ciência Política e do pensamento romano em geral.

Jeferson.Maia 03/05/2018

Um livro fantástico que expõe em forma de debate uma série de pontuações, tanto positivas quanto negativas, sobre algumas formas de governo conhecidas durante o final do período da Roma republicana. Um livro muito importante para quem busca se aprofundar não somente na história política, mas também na história romana, deve-se salientar também que infelizmente a versão que nos chegou até os dias atuais não está completa, em alguns momentos a leitura pode não ser tão simples, mas com um pouco de atenção é possível analisar bem a obra.

Lucas 26/04/2017

Um clássico
Uma leitura tranquila, ponderada, lembrando os clássicos de Platão. Tem como foco debater temas referentes à constituição do Estado e sistema de governo. Sob o olhar romano, bem como das sociedades que os circundavam, há um debate muito interassante com riqueza de referências aos personagens de diversos povos, tribos e impérios.
Uma análise de seu tempo, porém, imprescindível para o leitor que tenha interesse pelos temas da ciência política, teoria do estado e direito.

Tiago675 04/09/2013

Leitura Obrigatória
Uma pena que os grandes clássicos de nossa civilização têm sido esquecidos e deixados de lado, mas, nada neste mundo é por acaso... Esconder de nós, os cidadãos, os clássicos que nos dão sabedoria é uma maneira muito fácil de nos alienar.