Judas Iscariotes  e outras histórias

Judas Iscariotes e outras histórias Leonid Andreiev

Resenhas - Judas Iscariotes

Henrique Fendrich 27/11/2018

É até engraçado, mas o melhor desse livro está nas "Outras histórias". A história de Judas é correta, bem escrita e tudo mais, mas me pareceu até mesmo um tanto insossa, sobretudo diante de outras releituras de Judas que já li (a mais espetacular de todas foi feita pelo japonês Osamu Dazai no conto "A denúncia"). Sem falar que, ao contrário de tudo o mais que o Andreiev parece ter feito, mais endossa a doutrina oficial do que a questiona.

Mas os contos que acompanham o livro sim, esses são quase todos muito bons. Vemos ali o Andreiev existencialista que eu já conhecia de outros contos (curiosamente, coisa que ele não é em “Judas Iscariotes”).

O conto “O nada” é mais um que conta com a “participação especial” do diabo e, embora não tão brilhante quanto “A conversão do diabo” (que não faz parte dessa coletânea), é um conto forte que evidencia uma das principais angústias da alma humana.

“Era uma vez” é um conto igualmente forte sobre certos personagens prestes a morrer em um hospital.

"O grande slam” é mais famoso e, no meio da trama referente a uma partida de pôquer, se percebe sinais da mesma angústia existencial que justificou o conto “O nada”.

Já “Valia” é um conto muito tocante sobre uma criança adotada que é levada de volta para casa pela mãe verdadeira. Só não gostei muito do último conto, “A máscara”.

Em todo caso, já são oito os contos do Andreiev que li e, desses, três eu classifico como ótimos, quatro como bons e apenas um como ruim. É uma média superior à do Tchekhóv
Jairo 06/12/2018minha estante
Estou procurando esta obra de Osamu Dazai e não encontro!

Henrique Fendrich 07/12/2018minha estante
Jairo, receio que seja mesmo difícil de encontrar. Eu a li na obra "Maravilhas do Conto Japonês", editada nos anos 60. Infelizmente, há muitas preciosidades da literatura japonesa que são pouco editadas aqui no Brasil.