O espelho JeosaFá...

Resenhas - O espelho de Machado de Assis em HQ

alinasjornadas 25/10/2023

Indicação Semanal = “O Espelho de Machado de Assis - HQ" (publicação de Machado de Assis)
Indicação Semanal = “O Espelho de Machado de Assis - HQ"
PUBLICAÇÃO DE = Machado de Assis
PÁGINAS = 61
Avaliação: 5.0;

A Graphic Novel inicia com descrições que elencam fidelidade no processo de adequação da obra para o modelo, sob informes de que a publicação dispõe de duas “versões”: uma lúdica com exibição de quadrinhos, com uma exposição do original de Machado de Assis. Cabe o reforço de que esse objetivo de fidelização ao conto é concluído com sucesso, já que a ilustração do livro, mesmo que excluindo ou minimizando parágrafos, não exibe o propósito reflexivo idealizado originalmente, designando uma perspetiva visual, simbólica.

#literaturainternacional #literaturanacional #resenhaliterária #análiseliterária #biblioteca #livraria #história #leitura #livros #books #livroseleituras #indicaçãodeautores #bookstan #perfilliterário #booklovers #leitores #nerd #geek #orgulhonerd #culturanerd #geekpride #geekculture #O Espelho #MachadodeAssis #JeosaFá #JoãoPinheiro

priscila1016 30/12/2022

O espelho
Um dos meus constos preferidos de Machado de Assis.
Com uma ilustração impecável que traz um aspecto diferente e que eu achei que adicionou muito a história.

Clara3322 15/05/2022

Jacobina diz sobre a existência de duas almas e justifica essa teoria contando uma situação que aconteceu quando era mais jovem.

Depois de ser nomeado alferes o chamavam apenas assim, esbanjando orgulho e admiração. Até que quando precisou ficar sozinho perdeu o sentido, e apenas dormindo achava-se vivo. Os dias tornaram-se pesarosos e solitários. Jacobina estava cansado da realidade, mostrando que sua alma exterior, a figura que construíram dele, tinha apagado a alma interior, quem ele realmente era.
.Ju 15/05/2022minha estante
"hmmmm"

Clara3322 15/05/2022minha estante

Clara 30/03/2022

O espelho
O espelho de Machado de Assis é um conto brasileiro para quem gosta de críticas ligada ao social.
No primeiro momento, quem não está acostumado com uma leitura com padrão gramatical mais antigo, terá problemas com a compreensão e formulação da imagem na mente, porém para aqueles que já consegue ler uma linguagem mais antiga, irá se deliciar com este conto.
A crítica social é sobre a existência de duas almas: a interna e a externa.
A alma externa está ligada as patentes ligada a época da escrita do próprio autor, onde o status social ditava quem você era e qual seu valor na sociedade.
Vale muito a pena a leitura.
Se vocês ler e quiser conversar sobre essa leitura, me manda mensagem. Será um prazer.
Att Clara Castro

Gabriela. 31/05/2021

?Cada criatura humana traz duas almas consigo: uma que olha de dentro para fora, outra que olha de fora para dentro? ?

julia3518 28/12/2020

rapidinho e muito reflexivo, machado ne tinha que ser bom. amei

Elias 05/03/2018

Ótimo
O conto "O espelho" retrata a alma com a nossa vida pessoal, dizendo que a imagem que as pessoas fazem de nós é muito mais importantes do que a nossa alma ou da nossa personalidade realista.
Ana Paula Paim 08/04/2018minha estante
Recomendo uma releitura do texto para compreender melhor o estilo machadiano: sutilezas, ironia e pessimismo.

Mina.Rocha 02/03/2018

Gostei muito do conto "O espelho",pois faz uma crítica a importância que damos ao que as pessoas pensam em relação a nossa "alma exterior",que é ligada ao status de vida e a imagem que os outros fazem de nós.E assim deixamos de lado a nossa "alma interior",que é a nossa essência,o verdadeiro eu,a nossa personalidade.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Muito bom! Excelente análise.

Rosem Ferr 29/09/2012

O espelho de Machado de Assis em HQ
Adaptação fiel ao texto original

Trata-se de um conto de mistério: Num encontro entre cinco amigos, quatro discutem animadamente questões metafísicas, até que o único que se mantivera em silêncio, Jacobina, ao ser inquirido, propõe uma nova teoria da alma humana e, como argumento, passa a relatar-lhes uma curiosa passagem de sua juventude, e o que ele relata é estarrecedor, porque é sobre o que somos, como nos comportamos, e como não queremos ver o que realmente somos. Complexo? Bem, costuma ser:

Espelho, espelho meu.
Ô da barca! Quem vai ai ?
Você ou Eu ?

A adaptação do conto de Machado de Assis “O espelho”, nesta publicação da editora Mercuryo, com o selo “Mercuryo Jovem”, divide-se em quatro partes:

Na apresentação, somos introduzidos ao universo dos espelhos e suas peculiaridades. Neste esboço, o próprio Machado de Assis é equiparado a um espelho, diante da multiplicidade de interpretações de seus escritos.

Na HQ, a fidelidade do traço de João Pinheiro, no que tange às expressões das personagens, ambientação e figurinos, combinada com os imperceptíveis cortes no texto, bem costurado, de JeosaFá, nos envolve desde o primeiro quadro em um clima de suspense e inquietação, a ponto de também nos perguntarmos ao final :
“cadê ele?”
Na terceira parte, a resenha nos reporta à abordagem do espelho na literatura, cinema e mitologia, indica alguns autores, que brilhantemente versaram sobre o tema, e nos guia através do espelho de Machado de Assis e de sua personagem Jacobina, interpõe uma conjectura entre os narradores, e no final nos faz uma indagação.

E o que você acha?
Há algo além da superfície do espelho?

Enfim, na quarta parte, temos na íntegra o conto que deu origem à HQ e:
“Never, forever !
For ever, never!
Tic-tac, tic-tac.”

Bem, Machado de Assis é um daqueles autores amados e/ou odiados, pela difícil compreensão de seus enigmáticos enredos, alguns obrigatórios, seja no ensino médio ou acadêmico; no entanto o (x) da questão é justamente a palavra “compreensão”, quando passamos a entender a genialidade deste autor é impossível não amá-lo, mas, e para entender?

A leitura do original, em foco, requer um mergulho profundo, porque são parágrafos extensos, repletos de descrições e literatura comparada, que às vezes estão distantes da realidade do leitor, frente a erudição invocada.

Na HQ, alguns trechos mais árduos foram omitidos, no entanto, manteve-se intacta a essência da ideia que o autor quis imprimir no leitor.

A partir da HQ, já olhamos com outros olhos o original, os detalhes agora enriquecem a trama.
Tendo em vista que a nova geração é pautada na imagem, “O espelho de Machado de Assis em HQ" abre espaço para a re-significação das obras Clássicas da Literatura.

Em breve o selo Mercuryo Jovem irá nos presentear com outros Clássicos em HQ, de equivalente qualidade.
Recomendadíssimo!
Rosem da Casa de Ferr.

@APassional 27/09/2012

O espelho de Machado de Assis em HQ * Resenha por: Rosem Ferr * Arquivo Passional

Espelho, espelho meu.
Ô da barca! Quem vai ai ?
Você ou Eu ?

Na HQ, a fidelidade do traço de João Pinheiro, no que tange às expressões das personagens, ambientação e figurinos, combinada com os imperceptíveis cortes no texto, bem costurado, de JeosaFá, nos envolve desde o primeiro quadro em um clima de suspense e inquietação, a ponto de também nos perguntarmos ao final: “cadê ele?”

E o que você acha?
Há algo além da superfície do espelho?

Enfim, na quarta parte, temos na íntegra o conto que deu origem à HQ e:

“Never, forever !