The Unbearable Lightness of Being

The Unbearable Lightness of Being Milan Kundera

Resenhas - The Unbearable Lightness of Being

Vica 09/12/2009

Fantástico
Entrou para a minha lista dos melhores que já li na vida. Não desista desse livro, se começar a ler e não gostar dele, guarde-o porque você ainda não está pronto pra ele. Só lendo para saber.

katarinafp 22/06/2021

Uau..Milan Kundera, obrigada por isso. Com certeza irei reler o livro pois acredito que é uma daquelas leituras que a cada vez que você ler percebe algo que deixou passar ou não tinha pensado antes.

Mimi 26/07/2013

Foi de um trecho dele que Jonathan Safran Foer retirou o título pro seu livro, "Everything is Illuminated".

In the sunset of dissolution, everything is illuminated by the aura of nostalgia, even the guillotine.

Usando como pano de fundo uma história de amor que tem início em 1968, o ano da Primavera de Praga, Kundera discute questões filosóficas, mas não de uma maneira maçante.
Alguns dos temas são: compaixão - que ele diz ser o mais importante na hierarquia dos sentimentos, coincidências e acasos, a atração da queda, imigração - os sonhos frustrados e a nostalgia do imigrante.
Quando eu terminei esse livro soube que ele estava destinado a uma releitura. Não dá pra alcancar sua essência em apenas uma lida. Afinal, einmal ist keinmal.

P.S.: Tem um spoiler bem grandão de Anna Karenina!

benmarrttins 28/01/2023

Esse é um livro com uma narrativa um pouco mais lenta, proporcionando uma absorção mais profunda do insconsciente de cada personagem, explorando os traumas e como cada um lida com eles. Os personagens se dividem em duas vertentes, os que enxergam a vida como um peso e os que vivem ela com a leveza do ser. Essa dualidade de vertentes e os choques entre elas trazem uma perspecção filosófica do que realmente significa viver. É um estilo de leitura que eu não estou acostumado, porém me surpreendeu bastante então super recomendo!!!
Lucy.Silva 28/01/2023minha estante
Hmm.. Parece interessante.. compensa mesmo ?

benmarrttins 28/01/2023minha estante
Eu gostei bastante, mas é um livro que tem que ler com calma para absolved tudo

Lucy.Silva 28/01/2023minha estante
Ishe ... são coisas se não sei fazer

manumqsn 16/10/2023

Happiness is the longing for repetition
Ultimamente a ideia de outras vidas tem sido recorrente na que vivo agora. In-yun e a conexão que me chegou através de Past Lives, os desentendimentos entre Franz e Sabina, e as coincidências de Tereza e Tomas me fazem sonhar com as possibilidades. Quem sou em tantas realidades? Algum amor recorre? Que formas tomam os maiores deles?
Queria esmiuçar cada uma e colocar as peças diante de mim; queria esse livro em todas elas. Por enquanto levo pro futuro dessa vida ainda. E que a minha composição musical ainda receba muitas notas.
(Morre a saudade quando tudo se repete?)

jpc16 04/01/2015

A book to be read and reread over and over again
Milan Kundera, in his novel, tells us a story about some relationships (two main) whose participants are very easy to be confused as real people walking in the street. To talk about them, he leads us to think in their philosophical and ethical behaviors, which I believe are very present in our life somehow, and unbearable sometimes. His pages concerning the sexual and psychological behavior of the characters are awesome, intense and one can say that is very real. Please do not procrastinate this reading, it is stuffed with thoughts that will stick in your mind, and to finish my review, he it goes one of the phrases I liked the most " A single metaphor can give birth to love".

Ro 27/03/2020

Mas o quê??
Acho que o título define 100% das minhas reações a cada capítulo lido desse livro. Por não ser uma narrativa linear, você pode demorar um pouco para entender o que está acontecendo e o que já aconteceu antes daquele acontecimento acontecer e virar o acontecido. Entendeu a minha linha de raciocínio? Pois é assim que consigo definir a temporalidade nesse livro.
Kundera nos apresenta relações humanas, cruas, afetuosas e sexuais, movidas à dependência e humilhação, a desejo e abnegação, à recusa e perdão. Não é fácil entender e aceitar as escolhas que as personagens fazem, ao mesmo tempo que também não podemos decidir pela vida delas, e isso, para mim, foi o que me causou mais frustração ao longo da leitura.
Pensar em me colocar no papel de qualquer uma das personagens que acompanhamos aqui me deixa angustiada, pois, é de fato insustentável a leveza do ser. Ser leve e ser humano, com suas escolhas, erros, acertos, experiências e arrependimentos, nos faz complexos no nosso incalculável, e ao mesmo tempo, insustentável peso de existir e ser.

Debora411 18/12/2023

Um dos meus favoritos de 2023, me proporcionou uma leitura envolvente como poucas, devorei o livro em poucos dias.

O autor faz várias pausas para reflexões filosóficas durante a narrativa, e essa foi uma das características que mais me prenderam à leitura.

A forma como os personagens são desenvolvidos e a ambientação da obra, todo o contexto histórico e social da época são expostos de forma a te trazer para dentro da história como um observador dos acontecimentos.

mateusvafr 22/12/2023

Lindíssimo
A complexidade das relações humanas (e entre humanos e não-humanos) tratada de forma sensível por meio de histórias e perspectivas de personagens com muitas singularidades. Sem dúvidas, dos melhores que já li na vida.