O rapto do menino de ouro

O rapto do menino de ouro Marcos Rey
Marcos Rey
Marcos Rey

Resenhas - O rapto do garoto de ouro

bela 06/04/2024

Só quatro estrelas
Gostei bastante da história. Nos reencontramos com Gino, Leo e Ângela em mais uma investigação. Não dou cinco estrelas porque, no fim, me pareceu meio em vão algumas coisas.
Mas gosto muito da representatividade do livro.

Annie de Jesus 25/02/2024

O Rapto do Garoto de Ouro
Gostei da história ela faz com que você participe das investigações, querendo fazer mais perguntas aos suspeitos criando teorias. Gosto bastante de livros nessa área de investigação/detetive.

Ana Bia 24/02/2024

O Gino é o cara mais foda que existe
Não sei se é porque os plots que eu vi são ruins ou é porque eu sempre pego algum spoiler, mas sempre consigo prevê-los antes de terminar o filme/série. Com exceção, é claro, desse livro que é simplesmente genial, cara.

camilly 12/02/2024

??
Simplesmente perfeito!! Acho que um livro pouco conhecido, mas com toda a certeza foi uns dos melhores que eu já li !! A história te envolve de uma maneira surpreendente.

Sofia136 06/01/2024

DETESTOO ESSE LIVRO!!
Eu realmente nn gostei desse livro!!! O final é ok, mas o livro é muuuito ruim! Até o plot é bemmmm ruim!!

ana bia 05/01/2024

Ah sla
Legalzinho, meio chato, eu já esperava por esse final, então não tive plot, sla, meio indiferente ?

Luane.Torres 03/12/2023

Amei, super indinco!
A história é mt gostosinga de ler, um mistério mt envolvente, cada pista, cada "suspeito" só te faz querer mais ainda ler cada página, o final deste livro é surpreendente, eu amo cada plot twist.
posso assegurar que foi um dos melhores livros q já li

emmanuel_arankar 01/11/2023

"O Rapto do Garoto de Ouro" de Marcos Rey

"O Rapto do Garoto de Ouro", escrito por Marcos Rey, é uma obra que cativou meu coração desde a adolescência. Quando vi a ilustração da capa, com um jovem de olhar apreensivo segurando uma guitarra e uma sombra ameaçadora ao fundo, senti imediatamente o desejo de explorar os mistérios que essa narrativa tinha a oferecer.

Essas memórias me inspiraram a reler este livro e compartilhar uma resenha sobre essa história que faz parte de uma coleção que se tornou icônica entre os adolescentes e jovens da década de 80. O livro está sendo relançado em 2015 pela editora Ática, mantendo sua capacidade de conquistar leitores de diferentes gerações.

A narrativa gira em torno de Alfredo, um adolescente que vive na região central de São Paulo. Sua vida muda radicalmente quando ele é sequestrado após vencer um programa de televisão e conquistar um contrato com uma gravadora. O rapaz, que era conhecido apenas por sua família e amigos, logo se torna um fenômeno musical, sendo aclamado como o "Garoto de Ouro" da música nacional.

A trama tem início quando Alfredo se prepara para sua festa de dezesseis anos, planejada para acontecer em uma cantina italiana no bairro do Bexiga, em São Paulo. Ele se torna o centro das atenções e está prestes a revelar seu talento musical a todos os familiares e amigos que o acompanham ao longo de sua vida. No entanto, antes de chegar à festa, Alfredo é surpreendido por um sequestrador, que o ataca em sua própria casa. O jovem reage em um ato desesperado, usando sua guitarra para se defender, mas é superado e desmaia. No chão, ficam uma pequena agenda e um botão prateado.

Enquanto a festa aguarda ansiosamente o retorno de Alfredo, seus primos, Leo e Ângela, são enviados para verificar o que aconteceu com ele. Ao chegarem à casa do rapaz, encontram a guitarra quebrada e a misteriosa agenda telefônica caída no chão. Essa descoberta desencadeia uma série de eventos e uma investigação para descobrir o paradeiro do jovem.

No centro das investigações estão Leo, Ângela e Jaime, um amigo da família de Alfredo. Eles decidem não entregar a agenda à polícia, optando por realizar sua própria investigação. Juntos, começam a seguir as pistas encontradas na agenda, que contém nomes e números de telefone. Essa jornada leva-os a pessoas que podem ter algum envolvimento com o desaparecimento de Alfredo.

O trio de investigadores amadores visita uma série de personagens, em uma busca incansável por respostas. O livro explora o bairro do Bexiga, em São Paulo, de maneira envolvente, despertando a curiosidade dos leitores sobre esse local pitoresco.

O enredo mantém os leitores em suspense, com reviravoltas surpreendentes e pistas que levam a diferentes suspeitos ao longo da história. As ilustrações presentes na obra, com traços marcantes, proporcionam um elemento visual interessante e atraente para o público jovem.

O personagem Gino, que é paraplégico, assume o papel de orientador do grupo, utilizando suas habilidades excepcionais no xadrez para desvendar os mistérios que surgem nas entrevistas com os suspeitos. A dinâmica entre os personagens e as diferentes habilidades que cada um traz para a investigação contribuem para a resolução do caso.

À medida que o sequestro de Alfredo se desenrola, o sequestrador faz contato com a família, exigindo um resgate de dez milhões de reais. A pressão aumenta, e o tempo se torna um fator crítico. Enquanto o pai de Alfredo tenta desesperadamente reunir o dinheiro, os jovens não desistem de buscar o paradeiro do rapaz.

"O Rapto do Garoto de Ouro" é uma leitura cativante que mantém os leitores de todas as idades envolvidos em uma trama emocionante. As reviravoltas na história, a busca por pistas e a resolução do mistério mantêm a tensão do início ao fim. O livro, originalmente lançado na década de 80, continua atraindo leitores de diferentes gerações, demonstrando a atemporalidade de sua narrativa.

A obra é uma excelente opção para leitores mais jovens, a partir dos dez anos de idade. Sua linguagem acessível e enredo envolvente o tornam uma introdução atraente ao mundo da literatura de mistério e suspense. Além disso, a história também pode ser apreciada por leitores mais experientes, que encontrarão na trama elementos nostálgicos da época em que a série "O Rapto do Garoto de Ouro" se tornou um fenômeno literário.

Em minha releitura deste livro, assim como na leitura inicial, fui surpreendido pelas reviravoltas e pela capacidade do autor de manter o mistério até o desfecho. É uma história que não apenas entretém, mas também estimula a imaginação e a dedução, criando uma experiência de leitura cativante e emocionante.

Ao revisitarmos essa obra, somos levados de volta a uma época em que as aventuras literárias despertavam nossa imaginação e curiosidade. É uma viagem ao passado que também nos permite apreciar o poder duradouro de histórias bem contadas e personagens cativantes. "O Rapto do Garoto de Ouro" é um livro que permanece relevante, independente do tempo que passe, e continua a conquistar leitores com sua trama empolgante e surpreendente.

Em suma, essa é uma obra que tem o poder de emocionar e envolver os leitores, independentemente de sua idade. Ela nos lembra por que a literatura é uma forma tão especial de entretenimento, capaz de nos transportar para mundos desconhecidos e nos desafiar a desvendar mistérios. É um livro que permanecerá no coração de seus leitores, deixando uma impressão duradoura e um desejo contínuo de explorar as páginas de novas histórias.

Manu 20/10/2023

O rapto de Alfredo, o Garoto de Ouro, um promissor jovem artista acontece na noite de um show no bairro em que reside.

Seus vizinhos Léo, Ângela e Gino iniciam uma investigação por conta própria, auxiliados por outro morador do bairro, Jaime.

Um mistério voltado para o públicos infanto juvenil, com um mistério levinho se olhado pelo olhar de um adulto.

Li esse livro aos 11 anos e lembro que gostei demais da história.

Marcos Rey era um dos meus autores preferidos da Coleção Vagalume.

Um ótimo livros para jovens leitores.

Rosana.Montenegro 09/10/2023

O Rapto do Garoto de Ouro
Primeiro livro que eu li da coleção Vaga-Lume!!! Me apaixonei!!!! E a partir deste, descobri meu estilo preferido: mistério, suspense detetives... Memória afetiva maravilhosa!!!!
Era dia de comemoração no Bixiga! Todos se reuniram na cantina Il Cacciatore para comemorar o sucesso do astro de rock Alfredo, conhecido por todos como o Garoto de Ouro. Tudo corria bem, até que o astro foi raptado!!! Fãs e amigos do Garoto de Ouro começam então uma corrida contra o tempo para ajudar a polícia a desvendar o caso

Karlla29 12/09/2023

Eu li esse livro por indicação da minha professora de português, eu gostei muito, a escrita é fluída e você só não descobre o raptor (assim como eu) por falta de atenção, fiquei muito focada na agenda e nem raciocinei e no fim era quem eu menos esperava.

Laís 05/09/2023

Juro, esse livro é super legal, me prendeu bastante e me enganou também. Como eu gosto muito de mistério, sou suspeita pra falar, mas recomendo pra caramba!

Marcio Garcia 04/09/2023

Talvez o melhor mistério para os jovens começarem nesse estilo
Livrinho muito bom para o início dos jovens no estilo mistério policial.

Nunca havia lido. Deixei passar durante minha juventude e, confesso, foi muito fácil de descobrir o mistério, mas isso é fruto de muitas leituras do gênero ao longo de muitos anos.

Acredito que para os mais novos, é um mistério muito empolgante. Bacana ver que os personagens do livro anterior "O Mistério do Cinco Estrelas" continuam afiados.

Ótima diversão!