Cartas Entre Amigos

Pe Fábio de Melo

Resenhas - Cartas Entre Amigos

maria 12/01/2024

Me surpreendi
Comecei a ler mais no final do ano passado. minha avó, observadora que é, percebeu esse meu interesse por livros e resolveu me emprestar um. ela é muito religiosa e adora os livros do padre fábio. de início, admito, fiquei meio confusa sobre o assunto do livro, mas dei uma chance e me surpreendi.

a obra literária ja traz em seu título sobre o que tratará: medos contemporâneos. pensei: ?o que seriam medos contemporâneos?? e ao longo da leitura eu fui obtendo a resposta para a minha pergunta. e realmente são medos interessantes para debater. o medo de ficar sozinho; da morte; da decepção; da falta de afeto; da ausência. medos que às vezes nem sabemos que temos, pois os ignoramos. é uma leitura profunda, muito boa. têm muitas referências à ícones da literatura e isso a deixa mais rica. demorei para terminá-la, mas é porquê eu sempre lia uma carta e refletia sobre ela. ainda acho que não refleti o suficiente e irei ler de novo, em uma outra oportunidade. recomendo muito para quem gosta de profundas reflexões sobre a vida.

Paula 17/07/2023

Interessante
Apesar de um pouco piegas em alguns trechos o livro me pareceu interessante e sincero. Aborda dores da vida que afetam a todos nós

Antonio Maluco 16/07/2021

Amizade
O livro conta a troca de cartas entre dois amigos em um momento da vida de ambos e as cartas deles são lindas

Carolina.Rodrigues 21/07/2020

É um livro que nos ensina a importância da verdadeira amizade. A partir desse livro os autores procuram nos mostrar através de cartas entre si , como é bom confiar e escutar alguém. Ele é composto por 18 cartas. Ótimo para presentear a alguém.

Diego Lopes 23/04/2018

O primeiro livro que leio com um formato diferente do que eu estou acostumado a ler e dos que eu já li - um livro formado por cartas. Mas pense em um livro que:
. . .
1) te prende do início ao fim;
2) aprende muitas lições sábias;
3) dentro dessas lições nessas cartas, é recheado de literatura, filosofia e poesia - com um pouco de teologia; e
4) é escrito por figuras que você admira tanto e que quer tirar foto em algum lugar por aí hehehehe
. . .
Por mais que seja antigo esse livro, não percam por nada a oportunidade para ler. Você não será mais o mesmo ao lê-lo. Se prepare para sair da caverna, conhecer a verdade e ver a vida com outros olhos. Recomendadíssimo!

Rangel 30/01/2018

Reflexões entre Amigos
O livro "Carta entre Amigos:sobre medos contemporâneos" de Fábio de Melo e Gabriel Chalita é uma obra ímpar de dois intelectuais ligados a Igreja Católica e TV Canção Nova, que traz inquietações pertinentes sobre espiritualidade, teologia, psicologia e relação humanas.
Gabriel Chalita nas suas cartas ao Padre Fábio de Melo menciona sobre o amor que almeja a conquista e que os amantes precisam se conquistar nas artimanhas da sedução, senão não se fortalecem junto. Ele aborda sobre o poder de dar significado às pessoas amadas, principalmente, de modo fraterno. E a essência do amor é olhar o outro além do que se expressa no rosto e na postura corporal, ou seja, de perceber o coração do outro pelo olhar.e intuição. O paradoxo do êxodo e do êxtase é saboreável na pequenez e imensidão da existência. No amor, não se espera a recompensa, mas se exerce pelo altruísmo, ou seja, de vencer questões de validade no decorrer da idade, que da conquista se chega a temperança (equilíbrio, a fim de conquistar a essência da relação humana. O sofrimento é uma intransigência das emoções precárias no decorrer da jornada da vida, mas que se atinge maturidade de reconhecer que existe, aceitar o que não se pode mudar e superar sentimentos que remoem o ser humano em si. As dúvidas que se têm na vida são tão normais, quanto algumas certezas, quando nos olhamos a nós mesmos, o que dá graça ao espetáculo chamado vida. E a simplicidade que proporciona a devida contemplação das coisas e das pessoas, da natureza e da própria vivência.
Padre Fábio de Melo retoma que o amor socorre do esquecimento e retira o poder definitivo da tristeza e angústia, ao sobreviver na continuidade da própria vida. A sacramentalidade da vida coloca esta como altar da sacralidade da salvação (tornar sentido). O amor é maior artesanato que todo ser humano é desafiado a construir, pois amor requer construção, empenho e escolhas. O fracasso de algum amor na vida não é definitivo e ponto final da obra vida, mas uma oportunidade de retomar a própria história, o que possibilita Deus preencher ausências na própria vida. Daí, a importância de não ter medo de amar e resgatar possibilidades de realização. A dor é uma janela para se enxergar o instante da capacidade de diferenciação a fim de buscar verdades e a própria felicidade. A morte tem um grande poder de alimentar o medo, por causa do sentimento do absurdo e vacuidade, mas o medo da morte traz um experiência de saber como lhe dar com as próprias sombras da vida, A perda faz o ser humano aprender e adquirir novas experiências para levar a vida a novas esperanças. Contudo, alem de saber crer e ter certezas, é aprender duvidar no decorrer da vida, a fim de construir uma autêntica da fé no decorrer da vida, É uma experiência da maturidade da própria fé, que saía da esfera da ingenuidade e senso comum para um modo mais consciente e plena. E para não cair nos medos que paralisam a vida, é não deixar os sonhos e anseios serem pequenos, ou seja, ser ousado pela verdade no fundo da alma, como se a vida fosse uma ressurreição diária, é dom de adentar no significado da comunhão. O cultivo das pequenas coragens sacramenta o destino no tempo,a fim de sempre considerar a vida como passagem profundamente reveladora, ou seja, ter a coragem profética do êxodo para a eterna felicidade (Terra Prometida). O amor sobrevive de buscas e o ser é interligado com as circunstâncias diante das oportunidades para escolhas mais gratificantes. Deve o ser humano edificar esperanças e desejar Pasárgada da felicidade plena.
O livro é muito bonito e reflexivo, poético em vários momentos e suscita esperanças e otimismo diante de variados medos que o ser humano é assombrado na sua existência. Recomendo para todos que buscam reflexões para entender a questão da contemporaneidade do medo.

Fabiana Oliveira (Bia Oliveira) 03/01/2016

Para quem gosta de filosofia e reflexões

Olá leitores! Trago pra vocês, algumas frases de um livro, que é meu queridinho, sabe aquele livro, que te aconselha como se fosse um melhor amigo ? "Cartas entre Amigos" (sobre medos contemporâneos). É um deles pra mim.Vocês que visitam o blog por varias vezes, veem artigos do Gabriel Chalita aqui postados, como também frases dos livros do padre Fábio de Melo. E os acessos as publicações desses dois escritores é incrível. Bom falando um pouco sobre este livro, é uma livro escrito como já diz o titulo, através de trocas de correspondências, sobre vários, assuntos, tendo como tema o medo: o medo da morte, da solidão, do fracasso, da inveja, do envelhecimento...

Uma das coisa que mais me toca deste livro, é que algumas vezes os autores recorrem a relatos da própria história, para refletir sobre o assunto, correspondente a carta. Isso mostra que não são apenas palavras bonitas e filosóficas, claro que cada um deles têm suas formações acadêmicas, que fazem deles grandes escritores, mas acima da formação, prevalece, a sensibilidade, do ser humano, dois homens que enxergam a dor do outro, como território sagrado. Longe de ser um livro de auto ajuda, esse é um livro escrito entre amigos que batem um papo, reflexivo sobre suas dores, e aprendizados. Como também relatam histórias de anônimos, de uma forma respeitosa e profunda. Este livro antes de ser impresso no papel foi vivido da carne e gestado no coração de seus autores. Outro aspecto que gosto muito deste livro, são as citações por eles feita a escritores, e filósofos. Muitas vezes ao ler algumas paginas do livro ia logo da net pesquisar sobre alguns, escritores e filósofos que no livro tinham sidos citados e que me chamou atenção. Isso alarga muito o nosso conhecimento.

Gosto muito de escritores que em seus livros citam os escritores, que são referencia para eles. Isso serve meio como uma bola de neve meus escritor favorito, que hoje é referencia para mim, tinhaM como referencia tal escritor. Claro que logo vou eu sabe mais sobre ele. Me encanto também e viro fã de tal escrito. (Logico se eu me identificar). Na verdade nós hoje estamos precisando disso de referencias. No mundo contemporâneo, temos que ter um currículo cheio de referencias profissionais, quanto mais melhor. Porém na vida afetiva e família talvez isso esteja em falta. Talvez seja esse o o maior fracasso de um homem não ter, e não ser uma referencia para alguém. Quando estava lendo o segundo livro: Cartas Entre Amigos (Sobre Ganhar e Perder) Tomei conhecimento de que Graciliano Ramos autor de Vidas Secas. é meu conterrâneo. Alagoano como eu. Tive vergonha de mim. E agradeci mentalmente ao Padre Fábio pela descoberta, que me proporcionou. E alguns meses depois comprei meu exemplar de vidas secas. Livro maravilhoso, que me fez de algum modo conhecer uma vida semelhante ao que meus avós viveram. Como: Ter camas feitas de vara dormir em colchão de camim, entre tantas outras realidades, que me lembro ter ouvido nos meu avôs quando criança, e meus pais muitas vezes cita, esses tempos idos para valorizarmos o que temos hoje. Aqui está o valor do referencial. Fica a dica ai Leia "Vidas Secas".

Muitos, muitos de nós que lemos os dois livros, temos muita esperança de ser lançado quem sabe um terceiro livro:" Carta Entre Amigos". Mas enquanto aguardamos quem sabem um terceiro livro. Vale muito apena ler os livros desses dois escritores, que escrevem com a alma. Cheia de sabedoria diante das causas humanas. Bia Oliveira

site: http://entrepaginasemuitashistorias.blogspot.com.br/2015/11/resenha-carta-entre-amigos-sobre-medos.html

Adriana 19/06/2014

''Respondo que ele aprisiona e eu liberto. Que ele adormece as paixoes e eu desperto. E o tempo se rói com inveja de mim. Me vigia querendo aprender, como eu morro de amor para tentar reviver.''
'' Ha poema mais bonito que um gesto de amor? Ate os iletrados sao capazes dessa literatura.''
''Agimos por impulso para que a acao nao seja filha da reflexao ate porque a reflexao nos impede de muitos mimos de que nao queremos abrir mao.''
''Tao importante quanto crer é saber duvidar. A construção da fé passa o tempo todo pelo caminho da duvida.''
''Sonhar um sonho impossivel, Lutar quando é facil perder, Vencer o inimigo invencivel, Negar quando a regra é ceder.''
''O arquiteto do mundo é criativo demais para repetir a obra. Não há duas pessoas iguais no mundo.''
''Nao houve tempo para perguntas porque o amor é atitudes que dispensa explicacoes.''
''O fracasso so sera definitivo para aqueles que o compreenderam como ponto final da obra. É melhor ancara-lo com reticencias.''
''A paixao sobrevive de pressas, o amor de demoras. A paixao é um fogo alimentado pelo alcool. Queima rapido. O amor parece fogo a lenha. Tem ritmo diferenciado.''
''Ha um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas. Que ja tem a forma de nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia e se nao usarmos fazê-lo, teremos ficado para sempre á margem de nós mesmos.''
''Eu insisto em ver a margem, quando vês o coração.''
''Sou humano demais para compreender. Humano demais para entender que aqueles que escoheste e tomaste pela mao geralmente nao os quero do meu lado.''

Sabrine Borges 14/04/2014

Vivendo e aprendendo!
O Padre Fábio de Melo como sempre escreve maravilhosamente bem, a novidade pra mim pelo menos foi o Gabriel Chalita que também escreve muito bem. Vou procurar ler mais livros dos dois.

Um livro que me ensinou sobre amor, caminhada com Deus, amizade, Jesus, felicidade e muito mais. Com certeza vou levar esses ensinamentos para a vida toda.
A parte que me tocou muito foi quando a filha soube que seu pai tinha somente 3 meses de vida e nesse pouco tempo ficou trancada no quarto por 2 meses, o padre conversou com ela e disse pra ela aproveitar esse pouco tempo que tinha com seu pai, fazer tudo valer a pena, e não se trancar no quarto esperando a vida passar. Me pergunto o que faria na mesma situação, ficaria trancada no quarto ou aproveitaria esse pouco tempo? É fácil falar, mas seria muito difícil conviver com o peso de saber que seu pai vai morrer a qualquer momento.
Eu gostei muito também quando o GAbriel falou sobre inveja e medo. POis são duas constantes na minha vida.

Enfim, um livro que me marcou muito e vale a pena ser lido!

Carla 06/01/2014

UM LIVRO MARAVILHOSO!!! (Excelente)
Aprendi muito com esse livro, a cada carta uma reflexão diferente e emocionante, um livro maravilhoso. O livro e composto de 18 cartas trocadas entre dois amigos e nelas, Pe Fábio & Gabriel (os autores do livro), fazem lindas reflexões sobre vários temas como: o medo da morte, o medo da solidão, do fracasso, da inveja, do envelhecimento, fala de amizade, de amor, entre outros... e para descreverem seus pensamentos, eles utilizaram a filosofia, a literatura e a poesia, citando em vários momentos alguns filósofos e poetas da literatura. Uma das historias mais lindas que conheci nesse livro foi a de "Cora Coralina" que, apesar dos muitos problemas que teve em sua vida, não se deixou abater e conseguiu transformar o sofrimento, a dor... em amor e poesia. Um livro maravilhoso que vai com toda a certeza engrandecer a sua alma de coisas boas, uma reflexão que você vai levar por toda a sua vida. #Recomendo

Pathy 17/12/2013

Faz voce pensar na vida
Eu gostei muito desse livro, pois ele me fez pensar em certas coisar que havia esquecido . Me identifiquei muito com o livro , as historias contas do no livro me fez pensar bastante na vida, eu recomendo muito esse livro pois ti faz pensar em pequenos momentos da vida e como voce esta vivendo a sua vida .

Douglas 20/02/2013

Lição de vida.
Um livro que pode mudar uma vida. Fábio e Chalita em um discurso filosófico altamente produtivo. Se engana quem pensa se tratar de uma obra sobre religião. Nota 10.

Pérola 28/11/2012

O que o Livro Fala?
'Carta Entre Amigos', de Fábio de Melo e Gabriel Chalita. O livro fala sobre os medos contemporâneos- da morte, solidão, fracasso, inveja, envelhecimento, paixões, da falta de sentido da vida. Fala do amor real... É uma gama de reflexões de singularidade filosófica, em uma linguagem agradável de acompanhar. É aquele tipo de livro, que quando você começa a ler não quer parar mais. Não é livro de autoajuda, por assim dizer. Porém, favorece crescimento, tanto intelectual, quanto espiritual. Trecho da Página 26: "O amor nos socorre do esquecimento. Retira o poder definitivo da lápide, porque sobrevive na continuidade do que plantamos."
#Um dos livros que mais gosto.