A Jornada do Escritor

A Jornada do Escritor Christopher Vogler

Resenhas - A Jornada do Escritor

Wlange Keindé 24/07/2014

Um livro sensacional, muito inspirador e proveitoso!
Christopher Vogler sempre trabalhou com análises de histórias. Com o passar do tempo, percebeu que havia um padrão na maioria delas, um tipo de estrutura que vinha se repetindo. Ao entrar em contato com o livro "O Herói de Mil Faces", de Joseph Campbell, descobriu que esse padrão se chamava Jornada do Herói. Vogler, querendo adaptar os ensinamentos da Jornada do Herói para o cinema, escreveu um Guia de sete páginas que acabou popularizando o livro de Campbell e seus estudos. "A Jornada do Escritor" é como um desenvolvimento desse Guia, é o olhar enriquecedor de Christopher Vogler sobre a Jornada do Herói e a relação dela com nossas vidas e com nossa necessidade tão antiga de contar histórias.

O livro é incrivelmente útil e inspirador principalmente para os aspirantes a escritores ou os iniciantes, mas também é excelente para qualquer um que goste de ver um bom filme ou ler um bom livro entender por que isso é tão interessante e como os padrões de acontecimentos e personagens podem se desenvolver. Entendemos de que maneira as histórias nos tornam mais completos psicologicamente, mesmo as mais simples, como O Mágico de Oz ou Guerra nas Estrelas, e de que maneira nós podemos completar alguém por meio das histórias que contamos.

Entendemos o porquê de nos identificarmos com personagens de modo a rir e chorar com eles e como podemos fazer a mesma coisa nas nossas histórias; entendemos os simbolismos e os tipos de personagens presentes em filmes e livros; entendemos por que algumas obras, como Titanic, ficaram tão famosas; entendemos muita coisa, que, para mim, mudaram definitivamente o jeito como eu via a ficção (e, de algum modo, também a vida real). Conhecer a Jornada do Herói é uma experiência muito legal, que eu certamente recomendo.