A Jornada do Escritor

A Jornada do Escritor Christopher Vogler

Resenhas - A Jornada do Escritor

Wlange 24/07/2014

Um livro sensacional, muito inspirador e proveitoso!
Christopher Vogler sempre trabalhou com análises de histórias. Com o passar do tempo, percebeu que havia um padrão na maioria delas, um tipo de estrutura que vinha se repetindo. Ao entrar em contato com o livro "O Herói de Mil Faces", de Joseph Campbell, descobriu que esse padrão se chamava Jornada do Herói. Vogler, querendo adaptar os ensinamentos da Jornada do Herói para o cinema, escreveu um Guia de sete páginas que acabou popularizando o livro de Campbell e seus estudos. "A Jornada do Escritor" é como um desenvolvimento desse Guia, é o olhar enriquecedor de Christopher Vogler sobre a Jornada do Herói e a relação dela com nossas vidas e com nossa necessidade tão antiga de contar histórias.

O livro é incrivelmente útil e inspirador principalmente para os aspirantes a escritores ou os iniciantes, mas também é excelente para qualquer um que goste de ver um bom filme ou ler um bom livro entender por que isso é tão interessante e como os padrões de acontecimentos e personagens podem se desenvolver. Entendemos de que maneira as histórias nos tornam mais completos psicologicamente, mesmo as mais simples, como O Mágico de Oz ou Guerra nas Estrelas, e de que maneira nós podemos completar alguém por meio das histórias que contamos.

Entendemos o porquê de nos identificarmos com personagens de modo a rir e chorar com eles e como podemos fazer a mesma coisa nas nossas histórias; entendemos os simbolismos e os tipos de personagens presentes em filmes e livros; entendemos por que algumas obras, como Titanic, ficaram tão famosas; entendemos muita coisa, que, para mim, mudaram definitivamente o jeito como eu via a ficção (e, de algum modo, também a vida real). Conhecer a Jornada do Herói é uma experiência muito legal, que eu certamente recomendo.

Bruno Henrique 26/04/2020

Ótimo!
Um manual para escritores, um roteiro da jornada de criação de uma história como o título já diz. Não escrevo histórias, mas como leitor acredito que esse livro ajuda a compreender mais e melhor a respeito das leituras que fazemos, ou das histórias que consumimos em outros formatos de mídia. Durante a leitura me peguei em vários momentos querendo ler diversos livros. Nada melhor do que um livro que nos instiga a querer ler muitos outros. Joseph Campbell é citado diversas vezes ao longo do livro, o autor tem diversos títulos que aprofundam os assuntos apresentados nesse livro escrito por Christopher Vogler.
Leitura recomendadíssima, e com certeza pretendo reler ao longo da vida.

PS: Por dar exemplos práticos o autor entrega spoilers de algumas histórias como: Silêncio dos Inocentes, Mágico de Oz entre outros filmes e livros.

Wagner Fernandes 28/01/2022

Uma jornada pelo mundo das histórias
Fascinante. Um manual para quem quer entender como funcionam as histórias. Qualquer história!
É notável como os elementos estão lá de uma forma ou outra. Vogler dissecou a estrutura da construção de narrativas e entregou um presente nas mãos dos amantes da leitura e da escrita. Útil para escritores, roteiristas, cineastas, leitores e qualquer que deseje entender como contar uma história.
Vogler analisou os escritos de Joseph Campbell e seus estudos sobre o mito e o herói e escreveu esse esplêndido manual. Não se trata de maneira alguma de uma "fórmula" para escrever narrativas memoráveis, mas a análise dos ingredientes para isso. É como fazer um bolo: temos farinha, açúcar, ovos, óleo, fermento, mas em mãos talentosas pode sair os mais variados resultados.
Assim com os elementos expostos por Vogler nessa obra incrível.
Indispensável para escritores e estudantes de literatura e da arte de narrar histórias.