Ismael

Ismael Daniel Quinn

Resenhas - Ismael

Rafael.Dardes 25/07/2022

Queria poder dar todas as estrelas do céu.
Sinto dificuldade em falar sobre essa obra.
Devorei-a em um único dia.
O diálogo central, entre o gorila e o humano, tem caráter Platão, como se Sócrates estivesse presente, apesar de seu conteúdo nada se relacionar com a Filosofia grega.
O autor magistralmente percorre a construção da condição humana atual e sua atuação no planeta Terra a partir do advento da Revolução Agrícola e cria relações impressionantemente contundentes com mitos bíblicos, com o que entendemos como cultura, com o nosso cotidiano e com a reflexão para com o futuro.
Ismael nos faz repensar a existência. Toda. A minha. A sua. A do outro. A de todos. A do flamingo, da água-viva, da bromélia, da rocha, do rio, do planeta.
Impossível ler essa obra e não sair dela completamente mudado.
Uma das obras que mais me tocaram, inclusive por se relacionar diretamente com meu campo de pesquisa artística e profissional e aparecer providencialmente na minha mão na mesma semana em que escrevia um importante projeto com temática imediatamente próxima.

P.S.: O final é impressionante e me deixou em lágrimas por uns bons 15 minutos incessantes.

Paccelli 12/02/2009

fabuloso
Imagina um anúncio de jornal: "procura-se pessoa interessada em salvar o mundo". Você atende ao anuncio e se vê dentro de uma sala, diante de um GORILA. O peludo se comunica com vc E LHE PROPORCIONA UM CURSO INTENSIVO DE ANTROPOLOGIA E SOCIOLOGIA (... e História, e Filosofia, e Arqueologia, e...). Quer mais? Leia esse livro RÁPIDO...

Viky.Lorenna 25/05/2023

Surpreendente
Outra forma de pensar e ver o mundo.
Inspirou o filme Instinto com o Anthony Hopkins e Cuba Jr.

Fiz um ranking dos 20 mais da vida!
- 25.05.2023:
Esse ficou em 13o lugar.