Diálogos impossíveis

Diálogos impossíveis Luis Fernando Verissimo

Resenhas - Diálogos Impossíveis

Renata CCS 26/11/2013

Diálogos impossíveis, inteligentes, criativos, divertidos e inesquecíveis!

Veríssimo sabe como ser sagaz, irônico, engraçado e objetivo. Sempre fico maravilhada com a sua capacidade de obter o máximo das poucas palavras que usa para nos presentear com suas crônicas. Em DIÁLOGOS IMPOSSÍVEIS novamente o autor usa de assuntos corriqueiros para nos fazer rir, transformando a rotina em pura diversão. Mesmo sem usar de narrativas extensas e descritivas, podemos imaginar os personagens e situações criados por LFV.

Vencedor do prêmio Jabuti de 2013, na categoria ficção, as crônicas reunidas nesta obra foram publicadas nos jornais Zero Hora e O Estado de São Paulo entre os anos de 2009 a 2011.

Quando resenho algum livro de crônicas não costumo citar títulos, porque sempre acho que todas merecem citações pela qualidade dos textos deste autor, mas desta vez vou fazer diferente. Algumas crônicas me divertiram tanto que recomendo que sejam lidas de imediato! A DIFERENÇA, uma das mais hilárias, onde os morcegos Batman e Drácula conversam sobre seu passado na clínica geriátrica que estão internados, O CONSELHEIRO, que fala de uma mulher que diz ouvir conselhos de seu ursinho de pelúcia, PAULA, onde o marido descobre que a esposa é, na verdade, uma espiã. E imagine ser convidado para a Santa Ceia! É o que acontece na engraçadíssima crônica RSVP. Muito divertida também é PADRE ALFREDO, um padre bem velhinho que faz muita confusão em missas e casamentos. DON JUAN E A MORTE tem um título que fala por si: Don Juan, já idoso, tenta seduzir a morte antes que ela o leve. ROSPIERRE E SEU EXECUTOR é o diálogo entre o líder da revolução francesa e seu carrasco, minutos antes de ir para a guilhotina. E não poderia deixar de citar ESTÁTUAS, um texto maravilhoso sobre um diálogo entre as estátuas de Carlos Drummond de Andrade, Mário Quintana e Fernando Pessoa, onde lamentam estar eternamente paralisados em bronze e não poder mais criar. Também são surpreendentes e nos fazem rir muito as crônicas: DIA DAS MÃES, A SOPA, ANTIGAS NAMORADAS, PACÓVIO, ENTREVISTA, O TAPA NO OLHO, GEOFFREY... enfim, são tantas as experiências que passamos com Verissimo que só posso dizer é que todos que gostam do gênero devem correr para ler. O livro é imperdível!
Arsenio Meira 26/11/2013minha estante

Após ler sua resenha, fui deste site para o site da estante virtual e fiz a compra deste livro sem pestanejar!
Já tô na espera! Abraços

Renata CCS 28/11/2013minha estante
Arsenio, vc vai adorar o livro!

Nilsonln 19/03/2023

O bom e velho Luis Fernando
Fazia um tempão que eu não lia nada do Luis Fernando Veríssimo e o reencontrei mais afiado do que nunca nas crônicas deste livro. Veríssimo trata dos mais variados assuntos com seu típico humor ácido e perspicaz. Gostei muito e recomendo!

Bruna | @livrosdebruna 14/06/2020

A arte do cotidiano
Sou viciada em crônicas, acho mágico as pessoas falarem de situações comuns com tanta arte. Dos estilos de leitura, esse de longe é o meu preferido e sendo assim, sou fã do Verissimo. Esse livro vale muito a pena!!!

Felipe.Camargo 23/04/2023

Gosto muito do autor, mas
Apesar de ser um livro ganhador do Jabuti, já li livros com crônicas que me afetaram mais... Enfim, é isso!

Star Blue 11/01/2023

Compilado de reflexões alusivas do Nandinho
Pai de Nandinho (Érico Veríssimo) sempre me deixou sem fôlego pela profundidade que alcançava em suas opiniões e reflexões a respeito de tudo.

Acredito que essa intensidade e modo único de se reverenciar à escrita, tenha refletido em Luís. Pois seu jeito curioso de jogar com as palavras parece sempre dar movimento e vida própria às suas crônicas!

Mas ao contrário do traço romancista do pai, Nandinho às vezes exagera na sensualidade (para meu gosto - tá?) e isso me causa séria sensação de ?repeteco?.

Mas apesar disso, ainda adoro seus compilados e super recomendo a quem quer trazer um pouquinho de humor aos seus dias!

Senna 04/12/2012

Diálogos Impossíveis
Só mesmo uma mente tão fértil quanto a do Luis Fernando Veríssimo seria capaz de criar encontros inimagináveis e diálogos que de tão absurdos parecem até impossíveis. O Batman e o Conde Drácula no asilo discutindo suas semelhanças e diferenças, as estátuas de Carlos Drummond, Mário Quintana e Fernando Pessoa compartilhando a revolta de serem imortalizados de forma tão fria e imóvel, Goya e Picasso, Albert Speer e as flores, Marinei e Juvenal, assim como tantos outros famosos e ilustres desconhecidos.

São conversas de mesa de bar, histórias casuais, cotidianas ou improváveis, todas carregadas de humor e ironia. Em cada diálogo há uma surpresa, o inusitado torna-se uma constante nesse livro que retrata o cotidiano de forma peculiar, às vezes explorando uma releitura de cenas clássicas, outras apenas revelando os encontros e desencontros da vida.

schneider 22/04/2022

só não dou 5 estrelas pro veríssimo não se achar demais
esse livro é genial e eu quero guardar ele no melhor lugar da minha estante.
sou uma pessoa que gosta muito de qualquer livro, 0 critica né? mas eu amei analisar esse e perceber todas as críticas e reflexões por trás de duas, três páginas que em primeira mão são apenas humorísticas
mais uma vez preciso dizer o quanto amo o veríssimo e seus livros

natygs 18/08/2020

Perfeito para aquele momento que você precisa desestressar, num intervalo do trabalho, na sala de espera, no ônibus, etc.

Jothamon 22/11/2023

Risos
Um livro repleto de conversas que fogem do padrão, fora do comum e extremamente gratificantes.
Uma leitura simples que nos mostra como uma conversa pode gerar muito humor.
Pensamento. Além.

EduardoCDias 30/03/2021

Razoável
Muito inferior aos ?Comédias da vida privada?. Contos bons, como LFV normalmente escreve, mas alguns muito ruins, chatos e sem graça.

andrecasanova.jpg 24/02/2024

Uma coletânea boa
Reparei nas últimas páginas do livro que são crônicas originalmente publicadas entre 2009 e 2011 (exceto 'Tea' em 1999).

Algumas são cansativas, mas a maioria possui são engraçadas e reflexivas que acabam agregando certo conhecimento.

Crônicas inteligentes com a assinatura do grande Veríssimo

Lorraynne 15/03/2020

Opinião
Somente a agradecer esse livro maravilhoso, conseguiu me arrancar risadas, me deixar pensativa, e o melhor de tudo, me tirou de uma ressaca que eu tava (não tava conseguindo ler um livro, totalmente desempolgada) vale muito a pena a leitura, rapidinho, leve e brasileiro ?

Kamyla.Maciel 14/02/2023

Diálogos impossíveis?
Veríssimo me leva a infância, as crônicas que li na escola, então sempre que leio algo dele revivo essa nostalgia.
Esse livro em específico é beeeem aleatório, diálogos impossíveis, mas engraçados, sarcásticos e, alguns, cheios de crítica.
Não é o melhor que li dele, mas não tem como negar que Veríssimo fala do cotidiano, das coisas simples, como poucos.
É um livro divertido, é Veríssimo né, mas com uma boa dose de aleatoriedade, o que ja vinha prometido no título ?Diálogos impossíveis?, mas importante perceber também que muitos diálogos poderiam nem ser tão impossíveis assim, e está aí a grande sacada.