V de Vingança

V de Vingança Alan Moore

Resenhas - V de Vingança

Zesielson 23/12/2023

Relembre?
David Loyde tem um traço muito marcante, uma hq atemporal e muito necessária. Me prendeu do início ao fim, altamente recomendada!

Queria Estar Lendo 19/12/2023

Resenha: V de Vingança
V de Vingança é um dos mais icônicos e referenciados quadrinhos dos últimos tempos. Alan Moore e David Lloyd criaram um clássico moderno em uma história de vingança e anarquia.

O futuro não é nada promissor para a liberdade. A Inglaterra vive uma ditadura fascista desde que o mundo vivenciou uma guerra nuclear. Reconstruída, ela agora é comandada por divisões governamentais que formam a "cabeça" da liderança.

E uma figura misteriosa começa a caçar os figurões do governo, eliminando corrupção e crime com a promessa de um ato triunfal em razão da anarquia. Esse novo mundo precisa voltar a reconhecer a liberdade, e V está determinado a ser a porta para isso acontecer.

"O barulho é relativo ao silêncio que o precede. Quanto mais absoluta a quietude, mais devastadoras as palmas."

V de Vingança é uma leitura bem impactante. O quadrinho é movido a traços brutos e grandes dilemas sociais e políticos, e apresenta essa distopia aterrorizante que não parece tão distante de muitos governos que vemos se formando hoje em dia.

A construção do universo fascista que dominou a Inglaterra se dá através dos personagens e de comentários do anti-herói (para alguns, vilão; para outros, herói; para ele mesmo, não sei se sei dizer). Na minha concepção, anti-herói. V tem ideais radicais que pendem para o lado humanitário.

Os personagens que enchem a trama são, em sua maioria, figuras do governo. Conhecemos os bastidores dessa tirania opressora através dos títeres que controlam as cordas da liberdade. Pessoas corruptas, violentas, criminosas. Um antro de podridão que V começa a destruir peça por peça.

"Ideias são à prova de balas."

A cegueira e medo e alienação da população são amplamente representados através de uma personagem, que é a Evey. Ela é resgatada pelo V logo no começo da história, de uma situação brutal que nasceu do cenário em que ela era forçada a viver, e passa por grandes transformações no decorrer da trama. De vítima a cúmplice a vítima mais uma vez, e finalmente outra peça importante para a narrativa.

Eu só conhecia V de Vingança através do filme. Ele tem seus méritos de adaptação, mas acho que perde um pouco do peso em algumas mudanças que fez.

O quadrinho é muito mais seco, nu e cru sobre o que está querendo dizer. Em um mundo onde o conservadorismo e o fascismo ainda existem e imperam com força, uma história como essa, que deveria ter ficado como crítica do passado, ainda se faz muito atual.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2023/12/resenha-v-de-vinganca-alan-moore-e.html

Juan.Martins 05/12/2023

O filme não deixa nada a desejar
Vim ler depois de ver o filme, e óbvio que a leitura é melhor, a história dos persongens, e o ?amor? do líder pelo sistema ficam bem mais ?poéticos? na HQ

Mih 04/12/2023

Distópico presente
Uma história distópica real, uma narrativa presente nos dias atuais. Nada muda. O mundo é uma imensa loucura, independente da realidade.

fava!! 04/11/2023

?Nós tivemos uma sucessão de malversadores, larápios e lunáticos tomando um sem-número de decisões catastróficas. Isso é inegável. Mas ???? os elegeu??

Lembrai, lembrai do cinco de novembro. A pólvora, a traição, o ardil. Por isso não vejo como esquecer. Uma traição de pólvora tão vil. -V

JJFelix 15/10/2023

"BOA NOITE, LONDRES.
São 21h00 e esta é A Voz do Destino, transmitindo em ondas médias de 275 e 285 MHZ. Cinco de novembro de 1997...

Alertamos à população que as zonas de quarentena hoje são as áreas de Brixton e Streatham, Sugerimos que o acesso a elas seja evitado por razões de saúde e segurança.

A policia efetuou busca em dezessete casas de Birmingham nesta madrugada, desbaratando o que se supõe ser uma célula terrorista. Vinte pessoas, oito
delas mulheres, foram detidas e aguardam julgamento...

Tempo bom até Oh07, quando terá início uma chuva que se estenderá até a 1h30 da madrugada...

TENHAM UMA BOA NOITE!"

"LEMBREM,
LEMBREM
O CINCO DE
NOVEMBRO..."

julisianthus 07/10/2023

Vou precisar reler!
Quando eu vi o filme fiquei completamente apaixonada e então resolvi colocar essa leitura na minha lista de desejos. Confesso que eu demorei pra ler muito mais do que eu imaginava e que embora tenha entendido as principais partes da história, com toda a certeza perdi muita coisa.

Os traços me deixaram um pouco confusa, eu tive muita dificuldade em guardar o rosto dos personagens e decorar seus nomes. Acredito que isso também me atrapalhou no entendimento de alguns detalhes da história.

Não estou acostumada a ler HQ e muito menos uma com ideias tão profundas, então com toda a certeza eu vou precisar fazer uma releitura daqui um tempo pra pegar mais detalhes, entender mais partes e fechar essa leitura com chave de ouro.

Ps: Não dei estrelas porque eu realmente preciso reler, ter um entendimento mais completo pra poder dar uma opinião com um embasamento digno.

Euborgesleticia 11/09/2023

Ideias são a prova de balas.
V de Vingança (ou V for Vendetta - nome original) é uma distopia que se passa em Londres na década de 1990. Esse livro foi escrito em meados de 1980, ou seja, é uma história que se passa no futuro (em relação a época em que foi escrito). Tirando Turma da Mônica (rsrs) esse foi meu primeiro contato com História em Quadrinhos e foi extraordinariamente mágico.

A história se passa em um momento marcado pelo fascismo em Londres, onde um governo completamente autoritário possui completo poder sobre o Reino Unido. Não há liberdade para a população, TUDO passa a ser controlado. Um parêntese interessante sobre essa HQ é que a população é controlada por meio de câmeras, algo muito semelhante ao que é relatado por George Orwell, em 1984.
Em meio ao fascismo de Londres, pessoas homossexuais e negras eram removidas da sociedade. Semelhante ao nazismo, também havia campos de concentrações para onde essas minorias eram levadas, torturadas, usadas como cobaias e mortas.
O personagem principal se chama V (o homem da sala 5), e ele foi uma das vítimas desse sistema autoritário da época. V foi submetido a diversos procedimentos científicos como cobaia, e isso alterou sua vida para sempre.

Depois de conseguir sua liberdade (de uma maneira extraordinária), V inicia sua vingança de maneira genial. Baseando-se no anarquismo, sua busca por liberdade se torna, a cada página, um tapa na cara da sociedade (uma verdadeira crítica social foda). Todo o enredo é sensacional, todas as páginas são incríveis. Confesso que não possuo tanta bagagem para compreender tuuudo o que se passa na história, mas nada que tenha tirado a incrível experiência que foi esse livro.

Se você viu o filme NÃO SE PREOCUPE, o filme foi extremamente modificado, ou seja, ler o livro será uma experiência completamente diferente.

Realmente vale muito a pena. Você termina o livro vendo tudo com outros olhos.

"Não há carne ou sangue dentro deste manto pra morrerem. Há apenas uma ideia. Ideias são a prova de balas."
Mariana.Viana 11/09/2023minha estante
Dizem que o filme é muito bom

Lithien 06/08/2023

Tapa na cara
Eu li esse graphic novel com 16/17 anos, há algumas décadas, e foi uma experiência ao mesmo tempo magnífica, pois Allan Moore conta histórias como ninguém, e assustadora, pois uma realidade futurística que fala muito com passado e presente social, tô tipo que você pensa, eu poderia ter vivido isso... Ou alguém que eu conheço.

Jullia.Emily 06/08/2023

Alan moore sempre me deixa sem palavras
E dessa vez não foi diferente. V de vingança é meu favorito do Alan moore agora, e eu estou mto feliz de ter tido essa oportunidade! Do início ao fim essa hq é perfeita, tanto na arte quanto na história, os detalhes, a expertise de ter feito isso, os personagens, os valores e as reviravoltas, tudo isso foi de um bom gosto surpreendente. E pra fechar, o prólogo escrito pelo Alan Moore, foi muito interessante e esclarecedor, meus sinceros parabéns aos dois, alanzinho e david lloyd! ??

Nnanda 29/07/2023

A escrita e o design da HQ são muito boas ,achei brilhante a história apesar de nao ter entendido totalmente algumas partes. Apesar disso gostei muito e recomendo

kid4z 23/07/2023

é brilhante! eu nem tenho certeza que entendi todas as nuances da história (pq minha inteligência é bem mediana), mas oq entendi foi fascinante. fantástico!!!

Ricardo.Silvestre 16/07/2023

V de Vingança
?O povo não devia ter medo do seu governo, o governo devia ter medo do seu povo.?

Este livro é tudo o que esperamos que uma novela gráfica seja, e ainda mais um bocado. Marcante e inspirador, a máscara usada pelo personagem ?V? para combater o regime fascista no qual a Inglaterra mergulhou após uma guerra nuclear, consegue transcender a própria história e tornar-se um símbolo de protesto em todo o mundo real. Quem imaginaria tal coisa?

Por isso, não é de admirar que Alan Moore seja considerado por muitos o melhor argumentista de banda desenhada de todos os tempos.

Altamente recomendado, assim como o filme inspirado na obra.