O Terceiro Reich em Guerra

O Terceiro Reich em Guerra Richard J. Evans

Resenhas - O Terceiro Reich em Guerra

Mussi 09/02/2013

Para resumir o livro O TERCEIRO REICH EM GUERRA de Richard J.Evans,nada melhor que as palavras do autor no final da pág.874 :
"...O legado do Terceiro Reich é muito maior.Ele se estende muito além da Alemanha e da Europa.O Terceiro Reich suscita da forma mais drástica as possibilidades e as consequências do ódio humano e da destruição que existem, ainda que em pequena escala, dentro de cada um de nós.Ele demonstra, com uma clareza terrível, as cruciais possíveis consequências do racismo, do militarismo e do autoritarismo.Mostra o que pode acontecer se algumas pessoas forem tratadas como menos humanas do que outras.Expõe da forma mais drástica possível os dilemas morais que todos nós deparamos em um momento ou outro de nossa vida, conformidade ou resistência, ação ou inação em situações específicas com as quais somos confrontados."

Um grande livro, que somados aos dois outros livros do autor sobre o tema,torna-se indispensável como leitura para reflexão aos mais jovens para quem o assunto parece longíquo, e desta forma termos a certeza que atrocidades de tal monta jamais voltem a ocorrer.

João 13/12/2023

Brutal, Chocante, Impactante...
"A maior parte das pessoas que viveram durante o Terceiro Reich e lutaram em suas guerras não está mais entre nós. Dentro de poucas décadas, não haverá mais ninguém que se lembre desses fatos em primeira mão. Contudo, seu legado ainda está vivo de muitos modos. A História não se repete: não haverá um Quarto Reich. O neonazismo ainda tem seus defensores, mas em nenhum lugar ele deu sinais de sequer ter alcançado um poder político significativo. O legado do Terceiro Reich é muito maior. Ele se estende muito além da Alemanha e da Europa. O Terceiro Reich suscita da forma mais drástica as possibilidades e as consequências do ódio humano e da destruição que existem, ainda que em pequena escala, dentro de cada um de nós. Ele demonstra, com uma clareza terrível, as cruciais possíveis consequências do racismo, do militarismo e do autoritarismo. Mostra o que pode acontecer se algumas pessoas forem tratadas como menos humanas do que outras. Expõe da forma mais drástica possível os dilemas morais com que todos nós deparamos em um momento ou outro de nossa vida, conformidade ou resistência, ação ou inação em situações específicas com as quais somos confrontados. É por isso que o Terceiro Reich não vai desaparecer, mas continuará a chamar a atenção de pessoas conscientes em todo o mundo muito tempo depois de ele ter passado para a História."

Com esse final impactante, se encerra a obra definitiva sobre o tema. Uma trilogia que ao todo se soma quase três mil páginas de puro relato histórico.

O final da trilogia me deixou sem palavras, talvez, o livro mais difícil emocionalmente que eu já li na vida. Campos de concentração, extermínios em massa de judeus, mortes de deficientes físicos e mentais, experimentos médicos absolutamente cruéis.

Mesmo sabendo dos acontecimentos contidos, fica difícil não se chocar com tanta brutalidade, tanta barbárie, aqui a maldade humana atingiu o seu ápice! O que aconteceu entre 1 de setembro de 1939 ? 2 de setembro de 1945 será uma mancha que a Alemanha, e a humanidade carregará para todo o sempre...

Luiz Camargo 29/04/2023

Incomodamente detalhista e necessário
Em vários momentos a angústia de ler relatos tão detalhados de um momento tão sombrio da história ocidental não se compara a angústia de ter passado por isso. É inacreditável saber que é real e não ficção?

Diana.Contarini 03/05/2023

Fechando a Trilogia do III REICH, Importante obra para Compreender o Nazismo
A Trilogia Terceiro Reich (Richard J. Evans)
1. A Chegada do Terceiro Reich
2. Terceiro Reich no Poder
3. O Terceiro Reich em Guerra

É uma das mais completas obras sobre o III REICH (Alemanha Nazista)

juntamente com as obras de
Ascensão e Queda do Terceiro Reich (William L. Shirer) - 2 Volumes
1. Triunfo e Consolidação (1933-1939)
2. O Começo do Fim (1939-1945)

Darlan12 04/09/2023

É realmente incrível como esse livro desmembra os acontecimentos no terceiro Reich e mostra como era o cotidiano entre outras coisas na época. Gostei muito e recomendo demais.

JPN 13/01/2021

Em o Terceiro Reich em guerra, Richard Evans apresenta um retrato da sociedade alemã no decorrer da segunda guerra mundial. Transmitindo, através de relatos oficiais e pessoais, o ânimo da população desde a invasão da Polônia, passando pela vitória aterradora sobre os franceses, até a desilusão causada pela Batalha de stalingratado e os frequentes bombardeios aliados.
O livro mostra como a apatia em relação ao ódio e a intolerância pode levar ao horror. Refletir acerca da destruição e das atrocidades causadas pelos Nazistas é um processo importante para a compreensão da nossa realidade e para evitar que tais eventos se voltem a ocorrer.

Rafael 23/08/2022

Excelente
Esse terceiro volume trás detalhes da política do terceiro Reich durante os anos de guerra, também revela alguns detalhes dos campos de concentração. Um prato cheio para quem quer pesquisar sobre esse período da história.

Edu 14/10/2018

Arrastaram o mundo com eles
Obra monumental, de perder o fôlego. Completei hoje a esplêndida trilogia de Sir Richard John Evans com a leitura de Terceiro Reich em Guerra. A linguagem é simples e rica em depoimentos, de uma erudição agradabilíssima, que nunca cansa. Evans não trata aqui da História da Segunda Guerra Mundial, mas sim do recorte da história do breve Terceiro Reich em sua fase mais sombria, a guerra de 1939-1945. A riqueza de detalhes ao mostrar o antissemitismo e o Holocausto é comovente, conseguindo transmitir ao leitor profunda tristeza em trechos que permeiam não só este volume, mas toda a trilogia. Obra definitiva sobre o assunto é para mim, até o momento, o melhor livro de História que li. Obrigatório.

"O neonazismo ainda tem seus defensores, mas em nenhum lugar ele deu sinais de sequer ter alcançado um poder político significativo. O legado do Terceiro Reich suscita da forma mais drástica as possibilidades e as consequências do ódio humano e da destruição que existem, ainda que em pequena escala, dentro de cada um de nós. Ele demonstra, com uma clareza terrível, as cruciais possíveis consequências do racismo, do militarismo e do autoritarismo. Mostra o que pode acontecer se algumas pessoas forem tratadas como menos humanas do que outras. Expõe da forma mais drástica possível os dilemas morais com que todos nós deparamos em um momento ou outro de nossa vida, conformidade ou resistência, ação ou inação em situações específicas com as quais somos confrontados. É por isso que o Terceiro Reich não vai desaparecer, mas continuará a chamar a atenção de pessoas conscientes em todo o mundo muito tempo depois de ele ter passado para a História". p. 874-5.

Drigo.Cardoso 20/08/2021

Obra essencial e poderosíssima
Richard J. Evans se debruça sobre todas as nuances e esferas de ações do nazismo sobre a Alemanha do século XIX, não deixando nada para trás, cultural, economia, social. Através de 3 livros, o autor narra como o NASDP controlou o país em 3 momentos diferentes: a chegada ao poder (e todo o cenário que tornou isso possível), o partido no poder, e a guerra (e a derrocada do nazismo). De escrita ágil e de fácil compreensão, evitando todo e qualquer academicismo, Evans se faz valer de uma colossal documentação da época disposta entre cartas e diários de pessoas que viveram os fatos.

O livros (assim como os outros 2 volumes) se torna essencial na medida que entender o passado é uma poderosa ferramenta para evitar repeti-lo.

Finalizo com a conclusão do próprio autor ao final do 3º volume, mas que de forma alguma é um spoiler, pois poderia estar na introdução para encorajamento à leitura:

"O legado do Terceiro Reich é muito maior. Ele se estende muito além da Alemanha e da Europa. O Terceiro Reich suscita da forma mais drástica as possibilidades e as consequências do ódio humano e da destruição que existem, ainda que em pequena escala, dentro de cada um de nós. [...] Expõe da forma mais drástica possível os dilemas morais com que todos nós deparamos e um momento ou outro de nossa vida; conformidade ou resistência, ação ou inação em situações específicas com as quais somos confrontados."

Geovani 15/05/2022

Impactante
Relato detalhado e substancial, com pesquisa muito bem feita, da vida cotidiana da Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial.
Expõe, em conjunto com as duas obras anteriores, toda a crueldade e o ódio que embasaram o regime nazista.
Leitura densa e com muitos detalhes mas importante para conhecermos fatos horrendos que aconteceram e evitarmos que se repitam.

Krisley 04/03/2017

O livro apresenta uma pesquisa gigantesca e muito bem referenciada, abordando inúmeros assuntos do período de 1939-45. Não é um livro voltado para a questão militar ou uma narrativa das etapas da guerra, apesar delas obviamente estarem presentes.

A atenção e o nível de detalhamento dado aos assuntos variam bruscamente. Apesar de ser um livro gigante é ao mesmo tempo bem resumido, onde os únicos assuntos que recebem um maior aprofundamento são os relacionados aos judeus: a perseguição, migrações forçadas, criação e destruição dos campos de concentração e extermínio, experimentos, assassinatos, tortura, além de mostrar individualmente como vários países trataram os judeus (França, Romênia, Hungria, Polônia, Itália, entre outros). Vários assuntos importantes não tiveram destaque ou foram meramente mencionados em alguns parágrafos ou pouco mais de uma página, por exemplo: a conferência de Wannsee, o assassinato de Reinhard Heydrich e o Dia D.

Em alguns momentos o texto se torna repetitivo, como no trecho de menos de 25 páginas onde há 4 transcrições integrais da “profecia” de Hitler sobre o extermínio dos judeus em caso de guerra. Além disso, há várias afirmações que se repetem em um intervalo de uma ou duas páginas.

As estatísticas são essenciais para um melhor entendimento de certos aspectos da história, principalmente em questões econômicas e saldo de batalhas, mas o autor várias vezes as usam para contar a história e não para apoiá-la, jogando uma enxurrada de números no leitor e dando o assunto por encerrado.

Os comentários/análise de fim de capítulo e do fim do livro são muito simplórios, não sendo mais que um resumo superficial que nada acrescentam ao assunto discutido.

Caracterizar Arthur Harris como “um oficial enérgico e determinado” é um eufemismo sem tamanho para descrever alguém que não sem motivos tem o apelido de “açougueiro Harris”.

Um alto número de linhas do texto ao serem justificadas ficaram praticamente sem espaços entre as palavras, dificultando a leitura. Há também vários erros de digitação, apesar de não serem frequentes o suficiente para atrapalhar a leitura (li a versão capa dura, que suponho ser a 1ª edição, 1ª impressão).

Quem já está acostumado a ler sobre o tema não encontrará muita novidade, e ao mesmo tempo não acho que o livro seja recomendado como leitura introdutória, uma vez que o autor não diferencia a importância dos eventos.
Michelle.Danielle 12/04/2017minha estante
Ne parece muito interessante. Sua resenha aumento a vontade de ler

MarioLuiz 28/04/2017minha estante
Eu acredito que o autor, como deixa claro no prefacio, não se aprofunda em vários assuntos por que, como ele explica, propõe em sua trilogia escrever sobre o nazismo e Alemanha no Terceiro Reich e não sobre a II Guerra Mundial.