Eugénie Grandet Honoré de Balzac

Resenhas - Eugénie Grandet

kkb 05/10/2022

Eugénie Grandet
Gostei muito da edição facile deste livro. Foi um alívio saber que ainda sei ler em francês (estou lendo L'avare do Molière e parece que não sei francês básico). O problema é que provavelmente terei que ler a edição original dps, visto que essa, aparentemente, é beeem recortada.
Recomendo a leitura desta edição do livro pra quem está no nível A2/B1 do francês -e pra quem, assim como eu, não aguenta mais ler textos complexos como os de Molière.

julia 09/03/2024

Resumo do livro: o dinheiro corrompe
É um romance um pouco trágico, que brinca com as nossas expectativas e nos revela um desfecho que é o mais coerente considerando não somente a sociedade da época mas também a nossa própria sociedade, já que encontrei nesse livro uma história muito atemporal.

Felipe 21/04/2020

Eugénie Grandet
A história de Eugénie Grandet pode ser lida como o de uma moça inocente em meio a vários aproveitadores que rondam sua casa por conta da fortuna de seu pai. Há de se ressaltar que a avareza do pai Grandet de certa forma, vai pavimentando o destino de Eugénie, que não se importa com o dinheiro como os "cachorros" ao seu redor. A chegada de Charles Grandet (primo de Eugénie), desperta nela, não só uma paixão, mas também o despertar de uma mulher forte, que apesar dos percalços no relacionamento familiar, se impõe e se mantém como a única alheia ao poder que o dinheiro tem na vida de praticamente todos os personagens do livro. Ótima leitura!

leosilva 25/01/2014

Um amor atemporal
Eugénie Grandet é um dos poucos livros (se não o único)que li mais de duas vezes. Foi, também,o primeiro livro que ganhei da minha mãe. E tenho de confessar que é uma das melhores leituras que já tive o prazer de ter. Com um texto envolvente, por vezes encantador, e um dos maiores sovinas da literatura, Honoré de Balzac tem o poder de encantar seus leitores. Você torce pela doce e subserviente Eugénie até o fim, e se o final não for agradável, bem, a vida nem sempre o é.
O texto de Balzac é cheio de detalhes, o que ajuda o leitor a imergir na história. Seus diálogos são muito bem escritos, e o romance entre Eugénie e o primo Charles nos faz querer terminar o livro logo. Eles ficarão juntos? O pai de Eugénie deixará de ser sovina? Recomendo a leitura. Você não se arrependerá.