Esposa 22

Esposa 22 Melanie Gideon
M. R. Carey

Resenhas - Esposa 22

Andy Santana 06/04/2021

Leve e divertido como um romance da sessão da tarde
Um casamento em crise, uma esposa na crise da meia idade e some a isso, uma paixão irresistível virtual. O enredo de “Esposa 22” de Melanie Gideon tem elementos reais e muitos próximos que autenticam os personagens Alice e William Buckle.

Alice está acomodada em seu emprego de professora de teatro e carrega um fracasso como autora. Seus filhos estão prestes a deixar o lar para se aventurarem na vida adulta e nos estudos da faculdade. Mas o drama não para por aí, seu marido enfrenta problemas no trabalho.

Para tentar salvar seu casamento de 20 anos, a esposa aceita participar de um estudo on-line, onde consiste responder um questionário que é enviado por um pesquisador anônimo. Diante do desconhecido, a matriarca se abre e revela detalhes de sua vida conjugal e seu dia a dia, com ricos detalhes.

Como um bate papo (lembra-se a forma de escrita de Helen Fielding de “O Diário de Bridget Jones”), Alice vai conduzindo o experimento e encontrando respostas para suas dúvidas e junto com elas, acontece o que é esperado, apaixona-se pelo pesquisador. William que por sua vez, alheio ao que está acontecendo ao seu redor, se dedica a nova oportunidade de trabalho e também pensa em como retomar o casamento que está claramente desgastado.

Uma comédia leve e divertida, cheia de altos e baixos clichês, típico de romance de sessão da tarde. Com uma linguagem de redes sociais, Melanie te pega pela despretensão do texto e garante um prazer secreto em desvendar os mistérios de uma vida a dois com tantos anos de relacionamento. E a dúvida é: será que Alice se aventura na nova paixão?

site: http://www.sodapop.com.br/resenha-esposa-22/

Duda 13/03/2021

Dei muitas risadas lendo, a história me cativou e me fez pensar muito sobre quem eu sou dentro de um relacionamento. Confesso que previ o desfecho, mas para mim não diminuiu a qualidade da história.

M i 25/02/2021

Divertido, porém reflexivo.
Comecei a ler Esposa 22 sem muitas expectativas, uma das coisas que sabia era que tratava-se de um livro engraçado; o que, de certa forma, é verdade.

É um livro que retrata o cotidiano de Alice que é esposa, mãe, amiga e professora de teatro. Vemos suas dificuldades e inseguranças que uma mulher na casa de seus 44 anos tem de enfrentar; e uma delas é a infelicidade em seu casamento. A princípio, me passou a impressão de que somente ela, ou em certo ponto nenhum dos dois, luta realmente para salvar o relacionamento. O que foi um dos motivos de eu não ter simpatizado com William, marido de Alice; um homem extremamente frio e reservado, até mesmo arrogante. Entretanto, conforme ela ia respondendo as perguntas do Pesquisador 101 vamos conhecendo o passado deles; como se conheceram, o flerte, o primeiro beijo, como tudo começou... Foi algo bem legal de acompanhar. Confesso que às vezes era difícil imaginar Alice e William como um jovem casal apaixonado, e não como os pais com problemas pessoais e familiar.

Sobre a pesquisa de casamento do século XXI que ela participa, também é interessante de acompanhar. Chega a ser um pouco reflexiva. O livro em si nos traz um quê de reflexão. O que eu não vou me aprofundar para não acabar dando spoilers. E em relação ao Pesquisador 10... nada a declarar senão que eu sempre soube quem era! Tudo está nos detalhes.

Além da trama principal, vemos os desafios que o casal enfrenta em relação aos filhos, problemas financeiros, no trabalho; o que nos possibilita conhecer mais a personalidade de cada um e aprofundarmos um pouco mais em suas vidas.

Às vezes, infelizmente, o livro chega a ser um pouco parado. Tem momentos bem interessante e alguns capítulos seguintes bem entediantes. Fora isso, é um bom livro. Eu gostei bastante da forma com que a autora trouxe as redes sociais para a história, a simulação de e-mails, Facebook, SMS e Twitter tornou a narrativa mais fluída.

Por fim, vejo que mudei meu ponto de vista sobre o marido dela. Ambos, ainda que ao seu modo, se esforçaram para manter a chama do amor acesa, para fazer o seu parceiro feliz e não deixar que se perca a essência do casal. E a forma como se dedicavam a família e um ao outro, ainda que as coisas não estivessem tão bem. No mais, posso dizer que gostei de como foi trabalhada a relação da Alice com seus filhos e até mesmo suas amizades.

João Vitor 06/02/2021

Meh
Alice e William não vão bem no casamento. Alice, com seus 45 anos, parece enfrentar uma crise em todas as esferas da sua vida, com o marido, com os filhos e até com o emprego - em menor escala. Mas ela ainda sente esperança de reverter a situação com relação ao marido.

Quando recebe um convite por email para participar de uma pesquisa online sobre casamentos, ela aceita imediatamente, então passa a responder semanalmente diversas perguntas sobre amor, casamento, filhos, vida, etc.

Porém, o que acaba acontecendo é que Alice e o "Pesquisador 101" acabam desenvolvendo uma relação de amizade que vai muito além da pesquisa e os dois passam a conversar diariamente (ainda que anonimamente) pelo Facebook. E é exatamente esse relacionamento dos dois que vai ser o ponto central da história, por causa disso Alice começa a duvidar de vários pontos com relação ao seu casamento, com a criação dos filhos e com a vida em geral.

O livro todo é repleto de trocas de mensagens, atualização de status no Facebook e o questionário de perguntas que Alice responde e, por isso, é muito rápido e fácil de ler. O que não significa, porém, que é gostoso de ler. Achei a história muito qualquer coisa, não criei conexão com nenhum dos personagens. A Alice e todas suas questões eram absolutamente entediantes para mim.

Um dos poucos pontos que eu fiquei interessado foi na ânsia de querer descobrir a identidade do tal Pesquisador 101. Porém, no final, quando é revelado, eu senti que foi bem previsível.

Enfim, é um livro com alguns toques engraçados e, como já falei, bem fácil de ler. Acredito que mulheres na casa dos 40 anos vão sentir uma conexão maior com a personagens e todos os seus dramas do que eu senti.

Dani 06/07/2020

Refletindo o casamento com bom humor
A história traz algumas reflexões sobre a vivência do casamento e em família. Mesmo a história sendo meio confusa em alguns momentos, a escrita da autora é fluída, a leitura engrena bem. Chegou um momento em que não queria largar o livro porque ansiava por confirmar se minhas suspeitas estavam corretas ou não. Achei que algumas coisas não bateram, ou ficaram sem atenção no final, mas gostei do fim mesmo assim. Pra quem gosta de histórias do cotidiano, com muito bom humor, esse livro é recomendado.

gio ;) 17/06/2020

misto de emoções
não sei dizer se gostei ou não do livro. em minha visão, ele teve altos e baixos, mas todos eles envolveram as escolhas dos personagens e não a escrita da autora em si.
foi um livro muito fluído, divertido e gostoso de ler, mesmo que em algumas partes eu tenha passado um pouco de raiva por discordar veemente de alguns assuntos tratados.
mesmo assim, recomendo este livro para todos. como gosto de dizer, cada um tem uma opinião, não custa nada você ler e ter a sua.

Lays.Ordani 20/04/2020

Divertido
"Esposa 22" vem com uma proposta bem moderna de narrativa, incluindo e-mails, troca de mensagens de texto e status de Facebook pra compor a trama. Temos aqui um relacionamento maduro passando por uma crise e todo um desenvolvimento divertido até que se chegue à solução das situações-problema familiares. Como a grande parte dos livros do gênero ?????-???, o final é bem previsível, mas bem elaborado, divertido e doce ao mesmo tempo.?
Não chega a ser um livro favorito, as passagens da entrevista com apenas respostas me deixaram um pouco confusa e encontrar o apêndice com as perguntas no final do livro me deixou um pouco frustrada, pois seria mais coerente as perguntas e respostas no mesmo lugar, e voltar nas respostas depois de finalizada a leitura foi bem chato. No entanto, o livro cumpre o que promete, com capítulos curtos, uma narrativa bem dinâmica e fácil de ser lida, bem ao estilo filme comédia romântica.?
O livro estava parado faz um tempinho aqui na minha estante e como não vejo muita publicação dele, fui com expectativa baixa, talvez por isso minha leitura foi bastante agradável, e claro, por ?????-???? fazerem parte da minha zona de conforto. Fica aqui minha indicação, de um livro não tão conhecido, mas que vale muito a pena ser lido!

Ana Taffy 17/04/2020

Se a paixão esfriou, o amor acabou?
Alice está super entediada com a rotina. Seu casamento não é mais apaixonante como era no começo. Ela recebe por e-mail um convite para participar de uma pesquisa sobre casamento, anônima e incrivelmente pessoal, que a faz relembrar como seu casamento começou e como a paixão foi esfriando. Alice, como Esposa22, acaba se interessando pelo charmoso pesquisador e seu casamento pode estar em perigo.

Achei a temática do livro muito interessante, parece ser uma história simples, mas tem uma reviravolta que eu jamais esperava! Não é exatamente um livro de romance, mas foi uma leitura bem gostosinha.

site: https://www.passeandoemlivros.com.br/2020/04/esposa-22-resenha-do-livro.html

pilarmmello 10/08/2019

Surpreendente
Esposa 22 fala sobre um casamento em crise onde ambos se perderam e querem se encontrar. Amei que quando comecei a ler já criei expectativas para o final e quando o mesmo, de fato, chegou me surpreendi e fiquei em choque pelo quanto estava errada. Talvez não seja tão difícil, se encontrar de novo. Escrita gostosa e capítulos intrigantes.

Ana Ira! 22/07/2019

Esposa 22, da autora americana Melanie Gideon é chick-lit muito engraçado!

Eu gostei bastante, apesar de que da metade pro final tenha me decepcionado um bom tanto!

Alice e William se casaram apaixonados e agora tantos anos depois, com um casal de filhos adolescentes, eles estão cada dia mais distantes.

Alice o ama e quer voltar a ter aquela chama do início que tiveram, mas não sabe como.

Após se inscrever para responder pesquisas sobre casamento num site que do nada ela recebeu um e-mail com a "propaganda", Alice passa a responder semanalmente questionários, com o pseudônimo de "Esposa 22", e ao ser sincera sobre amor, casamento, vida, etc., o "Pesquisador 101", o anônimo pesquisador que recebe seus questionários, começam a conversar e a desenvolver uma amizade forte, íntima e provocadora.

A Alice, o William e seus amigos, filhos, todos os personagens são cativantes! Tanto é que o livro tem 400 páginas e li em duas sentadas. Ri muito, muito mesmo! Que livro engraçado e muito fofo!

Os dramas da Alice são muito reais, palpáveis. Seus problemas na criação dos filhos e em como saber se eles estão bem, saudáveis. E seus problemas com ela mesma por ter perdido a mãe na adolescência foram muito emocionantes. Mas, o que me deixou decepcionada foi o fato de no final não ter tido mudanças em seus relacionamento com William.

Eles ainda se amavam e queriam continuar com sua família, entretanto, muita coisa mesmo precisava ser mudada entre eles, e isso não aconteceu da maneira que, a meu ver, seria correta.

O envolvimento da Alice com o Pesquisador 101 + a descoberta sobre a identidade dele também não alterou o que eu achei que aconteceria, já que ela começa a se apaixonar por esse homem misterioso, o que por si só já é um rolo grande em suas mãos.

Com relação a identidade dele, olha, gente, eu já sabia desde o começo! A primeira resenha que li desse livro tinha spoiler e sabe que foi o que mais me impulsionou a lê-lo?! kkkk Gostei de quem ele é, afinal!

Enfim, é um livro divertidíssimo, fofo e com boas doses de emoção, mas faltou algo que adoro: mais romance!

site: https://elvisgatao.blogspot.com/2019/07/resenha-esposa-22-melanie-gideon.html

kathrein.oliveira 26/06/2019

Um livro legal para se passar o tempo
Um livro bom para lee quando não estiver com muitas expectativas, é um livro que narra a vida cotidiana e de leitura super fluída por ter partes que são só diálogos e postagens no facebook e Twitter. Mas é bem previsível e bem ao estilo comédia romântica.

Julia1457 30/01/2019

Peculiar
Um livro diferente. Um romance maduro. A primeira vez que tentei ler o livro não consegui. Abondonei. Na segunda vez, além de ler tudo, gostei da história. Tem um plot twistzinho no final bem legal. Nada tipo:Nooossa que incrível. Mas é bem divertido, bem Sessão da Tarde.

Andresa 23/10/2018

Um livro não só para se divertir, mas para refletir
Essa foi uma das raras chick-lits que li com uma personagem madura e um universo ao qual não estou acostumada. Alice, de 44 anos, é casada com William há 20 anos. O início do relacionamento deles foi como todos os outros: cheio de suspiros, corações palpitantes, emoção. No entanto, duas décadas depois, Alice sente que o relacionamento esfriou e que William não é mais o mesmo.
Um dia, ela recebe um e-mail pra participar de uma pesquisa sobre casamentos e, escondida de William, ela aceita a proposta, passando a se corresponder com o Pesquisador101, responsável por avaliá-la.
As perguntas, cada vez mais pessoais, fazem com que Alice se revele pouco a pouco ao Pesquisador101, até que os dois começam a se envolver além da pesquisa, compartilhando sentimentos e inseguranças de suas vidas "reais".
Alice é mãe de dois adolescentes: Zoe, uma menina insuportável de 15 anos (alguém mais a detestou?!), a qual Alice pensa ter um distúrbio alimentar, e Peter, de 13 anos, o qual Alice pensa ser homossexual. Achei Peter super agradável e muito divertido. Adorei as cenas em que ele aparecia e fazia às vezes do melhor amigo de Alice.
O livro é leve, muito fácil e gostoso de ler. Alice, apesar dos 44 anos, se revelou, pra mim, como uma personagem muito mais nova. Espirituosa, espevitada, descontraída, ela me cativou e me divertiu bastante.
Por muitas vezes fiquei chateada com William durante a leitura, por ele não perceber os sentimentos dela nem se importar com o que ela estava passando, ou por não estar perto sempre que preciso - e, principalmente, pela situação constrangedora que acontece no início do livro. Ele parecia um personagem completamente alheio, como um vulto que vai e volta, sem interagir com a família. Não me surpreende que Alice tenha ficado entediada com sua vida conjugal.
Os elementos modernos e tecnológicos da história surgem aqui e ali, quando nos são reveladas as buscas que Alice faz no Google e o compartilhamento de status no Facebook. Aliás, essa é uma das coisas interessantes de se refletir no livro. Como a nossa vida virtual influencia na forma como as outras pessoas nos veem, e como nós deixamos com que isso mine nossa imaginação com bobagens (vide as postagens enigmáticas de William na timeline dele que deixavam Alice neurótica).
Os diálogos de Alice com o Pesquisador101 são muitos lindos e intensos, embora fique no ar aquele quê de culpa por ela se confidenciar com outro homem que não seja seu marido. As respostas dela ao questionário nos permitem vivenciar, também, como ela e William se conheceram, e comparar presente e passado - como as pessoas amadurecem e mudam com o tempo...
Fiquei dividida com a leitura porque achei o final um pouco estranho. Não sei como eu reagiria no lugar de Alice. Decepcionada? Chateada? Enganada? Extasiada? Além disso, acredito que o livro seja muito mais indicado para pessoas com estado civil semelhante ao de Alice, ou relacionamentos muito duradouros. Uma pessoa mais nova, que ainda não tenha passado por isso, não saberá interpretar corretamente os sentimentos e angústias da personagem.
No mais, achei que fosse "só" uma chick-lit gostosa de ler, pra passar o tempo e me divertir. Mas é muito mais do que isso! Existem temáticas muito reflexivas sobre a presença constante da tecnologia na nossa vida, o perdão, a aceitação da homossexualidade, a importância dos pais estarem atentos à vida dos filhos e, principalmente, como os casais têm que tomar cuidado pra não deixarem o relacionamento cair na rotina com o tempo, e como é importante demonstrarmos nossos sentimentos sempre.
Pra encerrar, fica uma dica: no final do livro, há a lista das questões que Alice responde ao longo da pesquisa, e que NÃO aparecem durante a leitura. Assim, não dá pra entender quase nada das respostas dela. Infelizmente eu só soube disso quando terminei de ler, rs! Acredito que, acompanhando a questão com a resposta, fique muito mais interessante e explicativo do que tentar entender do que ela estava falando em determinada questão.
Recomendo!

site: https://umdiamelivro.com/2018/10/23/resenha-esposa-22-de-melanie-gideon/