Esposa 22

M. R. Carey

Resenhas - Esposa 22

marypaixao 17/05/2013

Resenha postada no www.muitopoucocritica.com - @blogMPC
Alice Buckle tem 44 anos, é casada, mãe de dois filhos e está tentando descobrir o porquê de sua vida ter mudado tanto depois de quase vinte anos de casamento. Por que as coisas com seu marido William não são como antes? E será que seus filhos têm algum problema sério? Um dia, Alice recebe uma proposta para participar de uma pesquisa sobre casamento, e o questionário pode ajudá-la a descobrir essas respostas.

Alice é a anônima Esposa 22 no questionário que o Pesquisador 101 faz para ela. A cada pergunta Alice volta ao passado, responde suas maiores angústias, seus maiores medos, suas maiores alegrias. Também reflete seu presente, indagando-se sobre si mesma e sua família, ao contar um pouco de sua rotina e compartilhar suas mensagens de celular, e-mail, twitter e facebook.

O que mais me surpreendeu nesse livro foi por ser tão atual. A comunicação digital é algo extremamente comum nas nossas vidas, mas não é tão utilizada em seus formatos normais nos livros. Durante toda a história a Alice se comunica e tenta entender as mensagens deixadas nas redes sociais. Foi isso também que me chamou a atenção para o livro em si.

Quando li a sinopse, fiquei com um pé atrás pela Alice ser tão mais velha que eu e já ser casada e com filhos. Fiquei com medo de não conseguir me identificar com ela. Mas apesar de nossas situações de vida serem bem diferentes, consegui sim me identificar com vários anseios e angústias dela. Achei isso muito legal. Também me diverti com os pensamentos e as teorias nonsense dela, principalmente em relação aos filhos.

Gostei bastante da leitura. Um livro sem muitas pretensões, uma história fluida, uma personagem cativante, uma experiência de vida interessante. Recomendo pra quem gosta de histórias que nos fazem pensar sobre nossas próprias escolhas.

Priscillaa 26/11/2013

Minha opinião: Amei esposa 22.
É engraçado, leve, super envolvente e fácil de ler.
Gostei muito da forma como é impressa o livro fazendo você ver fotos , conversas e status como se estivesse mesmo junto com a Alice verificando o facebook.
O que gostei também foi saber que tem as perguntas que o Pesquisador 101 mandava para a Alice responder no final do livro. Quando eu lia só as respostas dela ficava meio perdida e super curiosa pra saber ao que ela respondia. Depois que vi as perguntas no final reli tudo de novo. rsrs
E o final... nossa, amei! Super recomendo.

site: http://girlslbooks.blogspot.com.br/2013/11/resenha-esposa-22-melanie-gideon.html

Ana Taffy 17/04/2020

Se a paixão esfriou, o amor acabou?
Alice está super entediada com a rotina. Seu casamento não é mais apaixonante como era no começo. Ela recebe por e-mail um convite para participar de uma pesquisa sobre casamento, anônima e incrivelmente pessoal, que a faz relembrar como seu casamento começou e como a paixão foi esfriando. Alice, como Esposa22, acaba se interessando pelo charmoso pesquisador e seu casamento pode estar em perigo.

Achei a temática do livro muito interessante, parece ser uma história simples, mas tem uma reviravolta que eu jamais esperava! Não é exatamente um livro de romance, mas foi uma leitura bem gostosinha.

site: https://www.passeandoemlivros.com.br/2020/04/esposa-22-resenha-do-livro.html

Mari | Triplo Books 21/02/2014

Eu sabia logo ao ler sinopse qual era o final e ainda assim eu quis comprar
Vemos por tudo quanto é lugar que boa parte dos relacionamentos começa a se desgastar quando um parceiro perde a capacidade de ouvir o que o outro tem a dizer. Ou quando há filhos e os momentos a sós acabam e as vezes, quando a intimidade é tão grande que chega tudo fica previsível. Acaba o mistério, acaba a magia e sobra só a conformidade.

Esse foi um caso atípico para mim. Eu sabia logo ao ler sinopse qual era o final e ainda assim eu quis comprar. E percebi que as vezes os meios são mais interessantes que o fim. O livro aborda um assunto sério mas possui uma narrativa muito cômica. A Alice é engraçada, seus filhos, seus amigos (todos são deliciosos personagens, aliás), o pesquisador tem um ótimo humor, e William também é muito interessante. O uso da internet entre pessoas na faixa dos 50 foi algo engraçado de se ver (isso soou meio preconceituoso? kkk).

A Esposa 22 despertou em Alice a capacidade do flerte que ela havia achado que perdeu depois dos 40 e apesar do desfecho ser previsível como falei antes, gostei muito caminho que o livro percorreu até o seu final e acho que pode ser uma forma engraçada das pessoas de qualquer idade refletirem sobre os rumos de seu relacionamento.

site: http://triplobooks.blogspot.com.br/2014/02/esposa-22-de-melanie-gideon.html

Camila Alexandrino 16/02/2013

Amei s2
Eu só posso dizer que amei o livro ! *-*
Alice é uma mulher com uma vida estável, podemos dizer. Uma boa casa, um bom marido e bons filhos (mesmo que a filha esteja um pouco distante nos últimos anos). De repente, Alice se depara com um e-mail de uma empresa que está fazendo uma pesquisa sobre casamentos. Diante das perguntas que ela vai respondendo (com o nick de Esposa 22), ela percebendo que o casamento está ruim, que o marido está distante. Aos poucos ela vai se aproximando muito do Pesquisador 101, chegando ao ponto de ele se apaixonar por ela. Mas o final é realmente surpreendente. Recomendo, porque é maravilhoso! *-*

Taisa 26/01/2014

Esposa 22 - Melanie Gideon
Sempre me perguntei se o que vivemos, o que estamos vivendo no momento ou nossas experiências de um modo geral, interferem na nossa avaliação sobre um livro, com esse livro eu tive certeza que sim. É logico que assuntos novos são sempre bem vindos e podemos absorver de um modo muito positivo, mas nesse livro eu pude me ver na protagonista e foi uma delicia.

Alice esta nos seus 40 e poucos anos, vivendo em um momento morno do seu casamento de 20 anos, com um emprego mediano de meio período em uma escola publica. Seus filhos estão iniciando a adolescência, a filha mais velha ela praticamente já "perdeu", e o mais novo é o único companheiro dentro de casa.

Ela sente que sua vida esta um tédio, até que um dia ela abre sua caixa de e-mail. Na pasta de Spam tem um e-mail do Centro Netherfield dizendo que ela foi selecionada para participar de uma pesquisa sobre o casamento do século XXI. Na hora esse e-mil passa para caixa de entrada e ela aceita o desafio.

Então ela se torna e Esposa 22 (para manter a privacidade e os dados pessoais de quem participa da pesquisa) e começa a se comunicar com o Pesquisador 101. No decorrer do livro ele vai enviando as perguntas, para nós leitores só aparecem as respostas, mas a maioria da para matar logo de cara quais são as questões. E lá pela metade do livro eu percebi que as perguntas estavam la nas ultimas páginas, mas abafa....Eu adorava tentar adivinhar quais eram as peguntas para aquelas respostas na maioria das vezes muito divertidas.

Com o tempo agente vai entendo o que aconteceu com essa família, como ela e seu marido Willian se conheceram e se apaixonaram, e vamos descobrindo junto com Alice como o tempo e o cotidiano podem deixar um relacionamento tão quente em um tipico "piloto automático".

Apesar da protagonista ser praticamente 20 anos mais velha que eu, pude me identificar bastante com ela. Os flashbacks da gravides, dos filhos pequenos e inicio de casamento que é bem o momento em que estou passando.

Outro ponto bem legal é que o livro é cheio de troca de e-mails divertidos entre ela e o Pesquisador 101, tem muitas entradas no Facebook, algumas no Twitter. O que por um lado deixa o livro bem dinâmico pode talvez ficar meio ultrapassado daqui a alguns anos. Mas penso também que fosse ICQ, bate-papos do Uol ou Messenger ficaria igualmente divertido só ia mudar a plataforma.

Não sei dizer se esse livro é para todas as idades e gêneros, posso estar errada, é logico que o mais variado tipo de pessoa pode se divertir com a leitura, mas não sei se realmente vão "enxergar" esse ponto de vista da Alice.

site: http://leiturasdataisa.blogspot.com.br/

Nathi 04/02/2013

Resenha - Esposa 22
Alice Buckle já passou dos 40 anos, e está vivenciando uma crise de meia-idade, aquela fase na qual as mulheres se preocupam com rugas, dietas, o futuro de seus filhos e casamento. Seu emprego – não muito promissor – de professora de teatro em uma escola infantil é algo que ela adora fazer, mas sempre sonhou em ser dramaturga, e escrever peças que sejam um sucesso de crítica e público.

Prestes a completar 20 anos de casada, Alice sente que está cada vez mais distante de William, seu marido, e que a relação deles encontra-se completamente desgastada. Depois de fazer uma busca por “casamento feliz” no Google, Alice recebe em sua caixa de entrada, um e-mail do Instituto Netherfield Center, a convidando para participar de um estudo sobre o matrimônio.

Devido a sua crise, Alice não pensa duas vezes e assume seu anonimato através do pseudônimo, Esposa 22. Em um jogo de perguntas e respostas, ela se envolve cada vez mais com o Pesquisador 101, o carismático responsável por seu questionário, e à medida que ela se permite descobrir mais sobre ela mesma e seu casamento, percebe que esse estudo é extremamente excitante.

Para ler a resenha completa, acesse: http://www.booksinwonderland.com/2012/12/resenha-esposa-22.html

Dana Silva 28/01/2013

Adorei!
Esposa 22 foi um livro adorável do começo ao fim. A história gira em torno de Alice Buckle, que é uma mulher casada há 20 anos, está na meia idade, prestes a completar a idade com que sua mãe faleceu e está em crise no casamento. Alice é viciada no mundo online. Ao abrir seu email se depara com uma mensagem de uma instituição que faz pesquisas sobre casamento. Alice fica em dúvida se deve ou não participar da pesquisa escondida de seu marido, mas aceita participar.

Alice então é designada ao Pesquisador 101 e é ele quem vai conduzir a pesquisa. À medida que eles vão se conhecendo a linha do anonimato vai ficando cada vez mais estreita e começa um gostoso flerte. Eu não gosto de traição, isso me incomodou um pouco mas quando você conhece a história de vida de Alice vai vendo que tudo vai se encaixando, e tudo não passa mesmo de um flerte.

Alice é uma mulher muito interessante, atual e super divertida. Ela é quem narra a história e através das perguntas do Pesquisador 101, mensagens no facebook, twitter, sms, emails e tudo o mais de redes sociais e ambientes online, vamos conhecendo a sua história.

Como já disse, o livro é narrado por Alice e através dela vamos conhecendo outros personagens igualmente interessantes e adoráveis, como Nedra e Kate, casal de amigas lésbicas, Peter e Zoe, seus filhos e as amigas Abelhas Abelhudas.

A história foi surpreendente pra mim até quase o final, sou muito lerda para adivinhar finais mas mesmo quando consegui desvendar ainda assim não perdeu a graça pois o final é lindo e eu adorei! Achei a história super atual porque isso acontece o tempo todo, estamos em pleno século XXI, onde todos estão conectados o tempo todo através de inúmeras redes sociais e fica praticamente impossível se manter offline ou incomunicável. Eu mesma já vivenciei a experiência de me apaixonar por uma pessoa que nunca encontrei pessoalmente, e gostei muito de como a Esposa 22 e o Pesquisador 101 levaram isso, só na fantasia.

Super recomendo Esposa 22, mulheres casadas ou que já tenham vivido a experiência do casamento deverão gostar ainda mais do que as solteiras.

Kétrin 27/12/2013

Adooooorei

Esse livro é ótimo pra descontrair e passar o tempo, ele é super divertido e eu ri muito com ele. Tem uma leitura fácil, além de não ser um texto corrente, ele tem muitos diálogos, postagens e mensagens de facebook, e mensagens de celular.
Aqui conhecemos a protagonista Alice Buckle, professora de teatro, casada e mãe de dois filhos.
Fazia tempo que Alice estava desanimada com o casamento, ela e o marido não conversavam mais tanto e estavam muito afastados... até que um dia ela recebe um e-mail para participar de uma pesquisa anônima sobre o casamento no século XXI! Como o casamento dela estava se desgastando, ela logo aceita o convite. E tem um anônimo que passa a lhe passar perguntas sobre o casamento e a vida dela, e com o decorrer do tempo ela vai se tornando mais íntima desse pesquisador, eles passam a conversar mais além das perguntas e isso tudo acaba só confundindo a cabeça de Alice.

“... Que mal podia fazer responder algumas perguntas? Mas agora que me aceitaram formalmente. E me designaram um pesquisador, estou de fato repensando se devo participar de um estudo anônimo. Um estudo sobre o qual provavelmente não devo comentar com ninguém (nem com meu marido).”

“... Foram meses muito intensos, e o Pesquisador 101 teve um papel importante no meu dia a dia. Mesmo pronta para dizer adeus e sabendo que é a coisa certa a se fazer, ainda me sinto desconsolada. É a mesma sensação do último dia de colônia de férias. Uma sensação agridoce, mas estou pronta para fazer as malas e ir para casa.”

O interessante é que é um tema atual, hoje em dia existem muitas mulheres que estão insatisfeitas com o casamento, e esse livro aborda o ponto de vista de uma, e claro que todas as consequências que ela terá que enfrentar. E essa leitura vai fluindo de um jeito incrível, porque a curiosidade de saber o que vai acontecer é mais grande do que a vontade de parar de ler haha’.
Eu adorei o livro, apesar dele ter um daqueles finais previsíveis, vale muito a leitura.

site: http://keetring.blogspot.com.br/2013/12/resenha-esposa-22.html#more

Karina 17/11/2013

O enredo da história é interessante, foi uma boa ideia da autora. A leitura não me prendeu tanto, mas eu gostei de ter chegado até o fim. Descobri o mistério lá pela 3ª parte do livro mas não me atrapalhou em nada. O que mais me impressionou no livro é que, tirando o começou por ser uma coisa improvável de acontecer, o restante me pareceu uma história real, que pode ser a que qualquer um de nós.

stsluciano 03/01/2013

Um dos melhores livros do ano
Quando solicitei Esposa 22 não esperava muito dele: achava que seria mais uma comédia romântica com personagens rasos e situações clichés. Bastaram poucas páginas para que percebesse que tinha em mãos um livro único. Talvez, até mesmo, o melhor que li este ano.

Em um livro bem-humorado, sua estreia para o público adulto, Melanie Gideon nos apresenta Alice, que é casada com William, mãe de Zoe e Peter, e está entrando na meia-idade. Em crise. O grande problema da meia-idade são os balanços: o que fizemos, o que deixamos de fazer, o que não se pode mais fazer sobre tudo isso e da inutilidade de se questionar tanto, mas somos humanos, então já viu…

Alice está nesta fase, e, para piorar um pouco, se aproxima do que chama de ponto crítico: a idade que sua mãe tinha quando faleceu. Ultrapassar a idade que sua mãe tinha quando morreu mexe com ela de forma acentuada, pois não sabe como lidar com isso, não sabe ao certo o que significa, apesar de algumas vezes parecer que ultrapassá-la seja algo semelhante a abandonar sua memória, seguir sozinha por um caminho que normalmente deveria ter alguém para guiá-la.

Fechando o pacote, Alice sente seu casamento com William esfriando, e começa a se questionar desde quando isso vem acontecendo, e por que permite que isto aconteça, uma vez que se casaram apaixonados e construíram uma família juntos.

As respostas que ela procura parecem estar em um e-mail que ela recebe de um instituto que está fazendo uma pesquisa sobre casamentos. Uma oportunidade, ela pensa, de organizar suas ideias sobre tudo isso, além do que, fazer isso em segredo faz com que se sinta jovem novamente, e, quando se está passando por uma crise de meia-idade, isso é motivação mais que suficiente.

É acompanhando as respostas que a “Esposa 22” – como Alice é identificada – envia para o “Pesquisador 101” – o responsável por analisar os dados que ela envia – que acompanhamos a história de perto, e seguimos com Alice descobrindo o que pode fazer com sua vida. Mal posso descrever como é genial acompanhar os acontecimentos por meio dos questionários, com Alice contando como conheceu o marido, o que gosta dele, o que não gosta mais, enfim, o tipo típico de questionário sobre relacionamentos que se pode encontrar em qualquer lugar, e que seriam um tanto superficiais se não fossem respondidos por alguém tão disposta a entender o que se passa consigo mesma.

Alice se dedica ao projeto e, mesmo para perguntas que poderiam ser respondidas com um breve “sim”, discorre por diversas linhas, dando ao leitor a oportunidade de entendê-la melhor. É assim que ficamos sabendo de seus problemas como o marido, do temor de que sua filha tenha distúrbios alimentares e de que seu filho tenha dificuldade para se assumir gay – ela acredita que ele seja.

Conversar com o Pesquisador 101 a ajuda a compreender melhor os fatos, ordenando-os, mas tudo sai dos trilhos quando ela se vê flertando com ele, que começa a retribuir o interesse.

Bom, dê a alguém um relacionamento desgastado – para completar seu marido perde o emprego em uma economia falida e especialmente cruel com quem tem mais 40 anos – preocupações com os filhos, e um completo estranho gentil por trás de um nickname qualquer na internet e claro que a pessoa ficará minimamente interessada, mesmo que por pura curiosidade.

É aí que o livro questiona as relações como elas se dão hoje. Os mais puros vão se perguntar como Alice pode trocar um casamento de vinte anos por um desconhecido sobre o qual ela não sabe nada e com quem apenas conversa por e-mail e em um perfil fake criado no Facebook. Eu acredito que não houve troca, não propriamente dita, mas, como ela mesma afirma, o Pesquisador 101 foi o responsável por ela se sentir digna de desejo de alguém novamente, algo que ela não estava tendo do homem que a prometera amar por toda a sua vida.

É uma situação delicada? Sim, mas a autora tem todo o mérito de saber lidar com elas, de não vulgarizar sentimentos, muito menos menosprezar seus personagens e o leitor. Tudo acaba sendo tratado de uma forma leve, madura, entremeando e-mails com atualizações no Facebook e pesquisas no Google, com uma narrativa em primeira pessoa, extremamente ágil, baseada quase que somente em diálogos, sem, no entanto, deixar o leitor sem saber onde está.

No fim, acho que Alice não se encontra em uma situação tão ruim quanto se imagina. Claro que é simples de se perceber isso olhando de fora, mas ela possui uma família, filhos que se importam minimamente, e amigos que estão ali para o que der e vier. Mas é preciso que ela encare tudo para que se aperceba da real dimensão dos fatos, e mesmo que o final se insinue para o leitor mais imaginativo, ele não deixa de ser perfeito, justo da forma como uma personagem fascinante como ela merecia.

Esposa 22 é um dos melhores livros do ano, com certeza aquele que mais me surpreendeu.

Resenha originalmente publicada aqui: http://www.pontolivro.com/2012/12/esposa-22-resenha-090.html

Beatriz 06/07/2014

Um bom risco
Em uma de minhas muitas buscas nos catálogos de promoção literária online, eis que um livro de capa de tonalidade roxa, aspecto descontraído e título diferenciado faz com que eu o inclua no meu carrinho. Nem li toda a sinopse, vi que era algo envolvendo relacionamento e redes sociais. Arrisquei.
Mas foi um bom risco, um dos melhores na minha pequena vida de leitora. ESPOSA 22 é um daqueles livros de leitura fácil, agradável e "relax", ligados a experiências cotidianas - não é difícil encontrar pessoas que se identificam com os tais títulos.
Tudo começa com a entediada Alice Buckle se aventurando em pesquisas pelo Google; a esposa de William busca por receitas para levantar pálpebras, dietas milagrosas, crise de meia idade, Alice Buckle e por casamento feliz. A partir daí, Alice passa a participar, às escondidas, de um grupo de pesquisas sobre casamentos, respondendo pelo pseudônimo Esposa 22. Surge então o galanteador Pesquisador 101, que se corresponde com a protagonista e a entende de uma forma reconfortante. Como não se envolver?
A história se baseia na vida dessa órfã de mãe (sim, é a Alice! Não, não é spoiler!) tentando conciliar os dilemas da vida real (um casamento de duas décadas se esgotando, dois filhos adolescentes, o ano crítico, o desemprego do marido, uns quilinhos a mais, etc.) com o escape que a conversa com o Pesquisador oferece na vida virtual.
Ao longo da trama vamos nos solidarizando com a professora de teatro ao ler as cenas, escrita por ela mesma, que descrevem a vida com o seu cônjuge.
De maneira divertida, rápida e envolvente, ESPOSA 22 retrata os benefícios e os malefícios que a conectividade virtual oferece aos relacionamentos, um assunto bem contemporâneo, leve e cômico.

JOY 22/10/2013

Moderno e engraçado
Personagens divertidos, história interessante...mas..Não conseguiu me prender e me cativar!
É uma leitura recomendável, se vc tiver tempo livre...me arrependi de ter perdido meu tempo para ler este tendo tantos outros na fila de leitura!

Xxxxxxxx1 17/11/2012

Muito bom!
Gostei muito! Leitura leve, divertida e dinâmica, com uma "surpresa" ao final, que confesso ter descoberto no meio do livro... Mas não que isso tire o brilho e a alegria que tive ao ler Esposa 22. Recomendo ! Excelente livro!