Esposa 22

Esposa 22 Melanie Gideon
M. R. Carey

Resenhas - Esposa 22

kleris aqui, @amocadotexto no ig 24/04/2017

(Esta resenha teve corte de quotes e imagens do livro; visite o link para conferir)

Alice Buckle é uma mulher bem casada com William e tem dois filhos. A vida parece ir muito bem, muito cotidiana, até que uma e outra crise querem fisgar a família. Nessa rotina de preocupações usuais surge uma pesquisa aleatória, um spam, no e-mail dela, uma pesquisa sobre casamento e ela decide ser uma correspondente. É assim que conhecemos verdadeiramente a vida de Alice (com perfil anônimo de Esposa 22), nas respostas que ela cede ao Pesquisador 101.

O engraçado é que não temos acesso às perguntas, só às respostas, então você entra na história tentando adivinhar do que ela tá falando, ao mesmo tempo em que acompanha as altas descrições de Alice. Ela é professora de artes cênicas em uma escola e já esteve por trás da escrita de outras peças, então escrever cenas é com ela, mesmo que seja para um completo estranho. Assim como captura o Pesquisador 101, Alice nos prende em sua história de vida, seus hábitos e dramas pessoais e familiares.

Mas o livro não coloca só conversações diretas entre e-mails. Nessa comédia de costumes, Melanie une rotina e hábitos das redes sociais de um modo muito natural que fica impossível de largar o livro, pois ela consegue se equilibrar bem na narrativa. É, assim, multimídia, como diz a capa com citação de The Washington Post.

Há muitos rolos e desenroladas nessa trama e achei bem impressionante como Melanie consegue concatenar e conciliar tudo em deliciosas e misteriosas 400 páginas. Isso porque Alice pode ser um pouco transloucada, ela tenta resolver os problemas antes que fiquem bem maiores, mas sua família e amigos têm outra ideia sobre o que são reais problemas.

Às vezes pode ser muito para uma matriarca, às vezes muita coisa pode passar por debaixo de seus narizes e aí que mora o perigo. Melanie mostra que até o mais perfeito-imperfeito-perfeito casal pode ter suas dúvidas e crises e às suas maneiras tentam dar um jeito nisso. Mistérios então, não faltam para embaralhar a cabeça dessa Esposa 22, que, por vez, pode estar se envolvendo demais com um tal Pesquisador 101.

Gostei bastante como a autora partiu de um momento tão crucial da história e trouxe mais quinhentos nesses entrelaces de cotidiano real e cotidiano virtual. Essa ideia de como ambas as esferas podem coexistir, e às vezes prejudicar nossa convivência e comunicação, é uma boa jogada nesse romance. Com uma escrita bem leve, clean e simples, a autora mostra que nem sempre é preciso absurdos ou tramas extraordinárias para apresentar uma boa história interessante e engraçada. Bateu até feelings de Martha Medeiros.

Entre mistérios, loucuras e costumes, Esposa 22 mostra ser uma verdadeira pegadinha para os leitores. Mais que mera comédia e mais que mera história de família, há ganchos e há grandes reviravoltas à espreita para surpreender. Quando você acha que vai ser clichê, a Melanie vai lá e te arrasa, simples assim. Já quero conhecer outros trabalhos dessa moça!

Adorei a capa, guarda bem os mistérios que envolvem a trama. Quanto à edição e os momentos virtuais, ficaram todos bem apresentados dentre os curtos capítulos. Tem surpresinha também ao final, uma que vai fazer você praticamente voltar ao início e começar tudo de novo.

Preparem as etiquetas adesivas e o coração, porque esse, ah, esse é pra se encher de amor.

site: http://www.dear-book.net/2016/02/resenha-esposa-22-melanie-gideon.html

Kelly 06/07/2017

Quem nunca passou por uma fase difícil no relacionamento?
Alice Buckle, 44 anos {com o pé nos 45}, professora de teatro, mãe de dois filhos {Zoe e Peter}, casada com William há quase 20 anos, vem passando pela sombra dos 45: a idade que sua mãe tinha quando faleceu. Alice está entrando em crise, com seus filhos, seu emprego e seu casamento.
Resolve então se inscrever para uma pesquisa anônima sobre casamento e recebe o apelido de esposa22, e passa a trocar mensagens com o seu pesquisador 101.
Nessa troca de mensagens vai ficando muito claro que Alice está usando esta forma de questionário para fazer sessões de terapia, já que quase todos os dias ela conversa com o pesquisador via perfil do facebook criado por ambos para trocarem mensagens somente entre si sobre as dificuldades e o processo em que Alice está passando nessa fase da vida.
Achei muito legal a forma de como as lembranças de momentos que Alice passava com a sua mãe, o autor conseguiu passar a importância de dar valor à essa pessoa tão especial em nossas vidas.
Os questionários aos quais Alice responde para ajudar na pesquisa anônima sobre casamento ajuda o leitor a entender um pouco de seu passado, seja como autora de peças que já foram premiadas e também como deu início ao seu relacionamento com William, seu marido, onde ela expõe aquele fueeeeego no início da relação que agora está apagado.
Não achei estranho Alice estar meio perdida em seu casamento e passando por uma fase difícil, já que o personagem do seu marido, William, passa a sensação de um cara frio e fechado, que quer resolver todos os problemas sozinho calado sem ajuda de sua companheira #nãocurtiessecara
Ao longo do tempo, a troca de mensagens entre a personagem principal e seu pesquisador ficam mais íntimas {leia-se bem íntimas} e isso deu a sensação de quero-ler-tudo pra saber onde isso vai parar.

site: www.instagram.com/livronaminhaestante

Jessie / @livrosmeusmimos 22/09/2017

Eis um livro de comédia romântica.

A história gira em torno de Alice Burcle uma professora de teatro que está casada há quase 20 anos com William Burcle, e juntos ambos possuem dois filhos, Zoe de 15 anos e Peter de 12 anos.

O casamento de Alice não é empolgante como era a 15 anos atrás, sendo assim, o casal apenas conversam sobre o essencial, problemas com a casa e/ou com os filhos.

Em um determinado momento da história Alice é convidada a participar de uma pesquisa cientifica sobre casamentos por email realizada por uma universidade.

A partir daí Alice se abre totalmente ao pesquisador 101, e ambos constroem uma amizade virtual.

O livro é muito divertido, com uma linguagem bem atual, já que os personagens trocam mensagens via email e facebook.

Temos uma personagem que divide seu tempo sendo mãe, esposa, amiga e Esposa 22 (no mundo virtual).

Confesso que gostei muito dos personagens, todos bem estruturados (com exceção da Zoe, a única personagem que eu não gostei desde o inicio), a narrativa leve e descontraída, mas achei o final previsível.

A pesar de não ter aquela surpresa no final do livro, isso não estraga a história, ainda assim é cômico o desenrolar dos fatos.

site: https://livrosmeusmimos.blogspot.com.br/2017/09/esposa-22-de-melaine-gideon.html

Cris 08/10/2017

Esposa 22
Atual é a palavra que me vem na cabeça quando penso neste livro.
É a história de uma esposa que ao começar a responder uma pesquisa sobre casamento, também começa a questionar sua vida e sua carreira.
Um livro leve e divertido.
Adorei a forma como foi escrito, adorei os diálogos entre pesquisada e pesquisador e adorei a forma como ela questiona a conectividade em que vivemos
Super recomendo.

QueenCarolina 14/01/2018

Uma surpresa boa.
Não sei se é porque não esperava grandes emoções nesse livro ou porque ele foi escrito de forma leve e descontraída, mas foi uma surpresa ótima esse final. Me surpreendeu!

Suelen 17/01/2018

Sabe aquele livro que você pega pela capa, acha que vai ser uma coisa e acaba sendo outra? Então, esse foi o meu caso com “Esposa 22“. Peguei para lê-lo sem nenhuma expectativa de ser o melhor chick-lit do mundo. E realmente não é. Então, se você está procurando um livro muito engraçado, com personagens bobos e histórias “mamão com açúcar”, eu sugiro que você leia outra coisa.
Agora se você quiser um livro mais maduro e com situações que realmente acontecem na vida de praticamente todo casal que está casado há muito tempo, você encontrou o livro certo.
Alice e William Buckle se casaram apaixonados. Mas, dois filhos e quase vinte anos depois, Alice está entediada. Por isso, quando recebe um convite por e-mail para participar de uma pesquisa on-line sobre casamentos, ela aceita num impulso. Respondendo às perguntas enviadas por um pesquisador anônimo e carismático (Pesquisador 101), Alice (Esposa 22) tem a oportunidade de reexaminar a história do próprio relacionamento.
Alice é a personagem mais madura que li de uns tempos pra cá. Tentando conciliar o papel de mãe, esposa e professora de teatro, fora que ela é viciada em Facebook (o que se encaixa perfeitamente nos dias em que estamos vivendo). Apesar de ser uma história bastante madura, “Esposa 22” é um livro fácil e agradável de ler. Sua maioria é em forma de posts no Facebook, e-mails, pesquisas no google, mensagens de texto e as respostas do questionário, que é por onde nós leitores conhecemos como eles se conheceram, se apaixonaram e se casaram.
Algumas coisas nesse “relacionamento” com o Pesquisador 101 me deixou um pouco incomodada. Não sei dizer o que era, mas sempre torci pelo William, por mais “frio” que ele tenha ficado conforme o tempo do casamento. Alice também não é lá a mulher mais comunicativa do mundo. Eu acredito que para se tem um bom relacionamento (não só amoroso) é preciso de comunicação. Falar o que sente pra outra pessoa, o que gosta e o que não gosta. Notei que algumas vezes eles nem se comunicavam direito e isso acabava criando certos problemas que uma simples conversa resolveria.
Mas em um todo, é bastante legal ver o desenvolvimento da personagem principal e sua interação com sua família e seus amigos.Com um enredo atual e moderno, “Esposa 22” consegue encantar desde leitoras casadas às solteiras.

site: http://up-brasil.net/livros/resenha-de-livros-esposa-22-melanie-gideon/

Junurr silva 21/03/2018

Divertido, recomendo!
Sabe aqueles livros fofos que a pessoa se diverte muito lendo?
Esposa 22 é um deles, a leitura flui e quando percebe já acabou, super indico.

"Tenho a sensação de que chegamos a um ponto em que nossas experiências, nossas lembranças - nossa vida inteira, na verdade - não são reais a menos que publiquemos na internet. Será que vamos sentir falta da época em que éramos inacessíveis? "

"A sensação que eu tenho é de que cada um de nós dois é um item na lista um do outro
e que estamos simplesmente querendo riscar esse item o mais rápido possível".

"Há momentos na vida que você tem que saltar.
E quando você não tem coragem de saltar, bom,
alguém acaba aparecendo e empurra você janela abaixo."

Hellen.Rosy 18/10/2018

Simplesmente amei, porque eu não sei. SIMPLES, bem-humorado adorável e surpreendente

Andresa 23/10/2018

Um livro não só para se divertir, mas para refletir
Essa foi uma das raras chick-lits que li com uma personagem madura e um universo ao qual não estou acostumada. Alice, de 44 anos, é casada com William há 20 anos. O início do relacionamento deles foi como todos os outros: cheio de suspiros, corações palpitantes, emoção. No entanto, duas décadas depois, Alice sente que o relacionamento esfriou e que William não é mais o mesmo.
Um dia, ela recebe um e-mail pra participar de uma pesquisa sobre casamentos e, escondida de William, ela aceita a proposta, passando a se corresponder com o Pesquisador101, responsável por avaliá-la.
As perguntas, cada vez mais pessoais, fazem com que Alice se revele pouco a pouco ao Pesquisador101, até que os dois começam a se envolver além da pesquisa, compartilhando sentimentos e inseguranças de suas vidas "reais".
Alice é mãe de dois adolescentes: Zoe, uma menina insuportável de 15 anos (alguém mais a detestou?!), a qual Alice pensa ter um distúrbio alimentar, e Peter, de 13 anos, o qual Alice pensa ser homossexual. Achei Peter super agradável e muito divertido. Adorei as cenas em que ele aparecia e fazia às vezes do melhor amigo de Alice.
O livro é leve, muito fácil e gostoso de ler. Alice, apesar dos 44 anos, se revelou, pra mim, como uma personagem muito mais nova. Espirituosa, espevitada, descontraída, ela me cativou e me divertiu bastante.
Por muitas vezes fiquei chateada com William durante a leitura, por ele não perceber os sentimentos dela nem se importar com o que ela estava passando, ou por não estar perto sempre que preciso - e, principalmente, pela situação constrangedora que acontece no início do livro. Ele parecia um personagem completamente alheio, como um vulto que vai e volta, sem interagir com a família. Não me surpreende que Alice tenha ficado entediada com sua vida conjugal.
Os elementos modernos e tecnológicos da história surgem aqui e ali, quando nos são reveladas as buscas que Alice faz no Google e o compartilhamento de status no Facebook. Aliás, essa é uma das coisas interessantes de se refletir no livro. Como a nossa vida virtual influencia na forma como as outras pessoas nos veem, e como nós deixamos com que isso mine nossa imaginação com bobagens (vide as postagens enigmáticas de William na timeline dele que deixavam Alice neurótica).
Os diálogos de Alice com o Pesquisador101 são muitos lindos e intensos, embora fique no ar aquele quê de culpa por ela se confidenciar com outro homem que não seja seu marido. As respostas dela ao questionário nos permitem vivenciar, também, como ela e William se conheceram, e comparar presente e passado - como as pessoas amadurecem e mudam com o tempo...
Fiquei dividida com a leitura porque achei o final um pouco estranho. Não sei como eu reagiria no lugar de Alice. Decepcionada? Chateada? Enganada? Extasiada? Além disso, acredito que o livro seja muito mais indicado para pessoas com estado civil semelhante ao de Alice, ou relacionamentos muito duradouros. Uma pessoa mais nova, que ainda não tenha passado por isso, não saberá interpretar corretamente os sentimentos e angústias da personagem.
No mais, achei que fosse "só" uma chick-lit gostosa de ler, pra passar o tempo e me divertir. Mas é muito mais do que isso! Existem temáticas muito reflexivas sobre a presença constante da tecnologia na nossa vida, o perdão, a aceitação da homossexualidade, a importância dos pais estarem atentos à vida dos filhos e, principalmente, como os casais têm que tomar cuidado pra não deixarem o relacionamento cair na rotina com o tempo, e como é importante demonstrarmos nossos sentimentos sempre.
Pra encerrar, fica uma dica: no final do livro, há a lista das questões que Alice responde ao longo da pesquisa, e que NÃO aparecem durante a leitura. Assim, não dá pra entender quase nada das respostas dela. Infelizmente eu só soube disso quando terminei de ler, rs! Acredito que, acompanhando a questão com a resposta, fique muito mais interessante e explicativo do que tentar entender do que ela estava falando em determinada questão.
Recomendo!

site: https://umdiamelivro.com/2018/10/23/resenha-esposa-22-de-melanie-gideon/

Julia1457 30/01/2019

Peculiar
Um livro diferente. Um romance maduro. A primeira vez que tentei ler o livro não consegui. Abondonei. Na segunda vez, além de ler tudo, gostei da história. Tem um plot twistzinho no final bem legal. Nada tipo:Nooossa que incrível. Mas é bem divertido, bem Sessão da Tarde.

kathrein.oliveira 26/06/2019

Um livro legal para se passar o tempo
Um livro bom para lee quando não estiver com muitas expectativas, é um livro que narra a vida cotidiana e de leitura super fluída por ter partes que são só diálogos e postagens no facebook e Twitter. Mas é bem previsível e bem ao estilo comédia romântica.

Ana Ira! 22/07/2019

Esposa 22, da autora americana Melanie Gideon é chick-lit muito engraçado!

Eu gostei bastante, apesar de que da metade pro final tenha me decepcionado um bom tanto!

Alice e William se casaram apaixonados e agora tantos anos depois, com um casal de filhos adolescentes, eles estão cada dia mais distantes.

Alice o ama e quer voltar a ter aquela chama do início que tiveram, mas não sabe como.

Após se inscrever para responder pesquisas sobre casamento num site que do nada ela recebeu um e-mail com a "propaganda", Alice passa a responder semanalmente questionários, com o pseudônimo de "Esposa 22", e ao ser sincera sobre amor, casamento, vida, etc., o "Pesquisador 101", o anônimo pesquisador que recebe seus questionários, começam a conversar e a desenvolver uma amizade forte, íntima e provocadora.

A Alice, o William e seus amigos, filhos, todos os personagens são cativantes! Tanto é que o livro tem 400 páginas e li em duas sentadas. Ri muito, muito mesmo! Que livro engraçado e muito fofo!

Os dramas da Alice são muito reais, palpáveis. Seus problemas na criação dos filhos e em como saber se eles estão bem, saudáveis. E seus problemas com ela mesma por ter perdido a mãe na adolescência foram muito emocionantes. Mas, o que me deixou decepcionada foi o fato de no final não ter tido mudanças em seus relacionamento com William.

Eles ainda se amavam e queriam continuar com sua família, entretanto, muita coisa mesmo precisava ser mudada entre eles, e isso não aconteceu da maneira que, a meu ver, seria correta.

O envolvimento da Alice com o Pesquisador 101 + a descoberta sobre a identidade dele também não alterou o que eu achei que aconteceria, já que ela começa a se apaixonar por esse homem misterioso, o que por si só já é um rolo grande em suas mãos.

Com relação a identidade dele, olha, gente, eu já sabia desde o começo! A primeira resenha que li desse livro tinha spoiler e sabe que foi o que mais me impulsionou a lê-lo?! kkkk Gostei de quem ele é, afinal!

Enfim, é um livro divertidíssimo, fofo e com boas doses de emoção, mas faltou algo que adoro: mais romance!

site: https://elvisgatao.blogspot.com/2019/07/resenha-esposa-22-melanie-gideon.html

Lays.Ordani 20/04/2020

Divertido
"Esposa 22" vem com uma proposta bem moderna de narrativa, incluindo e-mails, troca de mensagens de texto e status de Facebook pra compor a trama. Temos aqui um relacionamento maduro passando por uma crise e todo um desenvolvimento divertido até que se chegue à solução das situações-problema familiares. Como a grande parte dos livros do gênero ?????-???, o final é bem previsível, mas bem elaborado, divertido e doce ao mesmo tempo.?
Não chega a ser um livro favorito, as passagens da entrevista com apenas respostas me deixaram um pouco confusa e encontrar o apêndice com as perguntas no final do livro me deixou um pouco frustrada, pois seria mais coerente as perguntas e respostas no mesmo lugar, e voltar nas respostas depois de finalizada a leitura foi bem chato. No entanto, o livro cumpre o que promete, com capítulos curtos, uma narrativa bem dinâmica e fácil de ser lida, bem ao estilo filme comédia romântica.?
O livro estava parado faz um tempinho aqui na minha estante e como não vejo muita publicação dele, fui com expectativa baixa, talvez por isso minha leitura foi bastante agradável, e claro, por ?????-???? fazerem parte da minha zona de conforto. Fica aqui minha indicação, de um livro não tão conhecido, mas que vale muito a pena ser lido!