Um Menino e Um Urso em Um Barco

Um Menino e Um Urso em Um Barco Dave Shelton

Resenhas - Um Menino e Um Urso em Um Barco

Regiane 18/02/2013

Singelo e divertido!

“ — Oh, eu não tinha um plano — disse o urso. — Eu nunca tenho um plano. Não faz sentido ter um plano quando se é capitão de um barco. Quando se está lidando com o mar, você precisa ser capaz de se adaptar de um momento para outro. Você precisa lidar com cada situação à medida que ela surge. Não faz sentido ficar remoendo a respeito; você apenas diz: “Aqui estamos. O que fazemos agora? ”

Um Menino e um Urso em um Barco trata-se de um infanto-juvenil capaz de agradar desde os pequenos até os adultos. É uma história divertida, mas que ao mesmo tempo traz uma bela e comovente mensagem.

Em um belo dia, um menino e um urso resolvem embarcar em um barco - intitulado como Harriet - em destino ao mar. Como a viagem foi programada para ser curta, eles decidem não levar mais do que acham necessário. Para falar a verdade, a bagagem é mínima e no caso dá para contar nos dedos: Uma mala, um uquelele e uma revistinha sem pé e sem cabeça.

Decidido que estavam prontos para partir, eles seguem como o plano, mas como nem tudo é um mar de rosas, infelizmente as coisas mudam de rumo, e eles acabam encontrando obstáculos no meio do caminho, conhecidos como: "anomalias imprevisíveis".

A partir disso, tudo parece dar errado e ir contra os dois. O mar fica bravo, a comida é escassa e muitos perigos aparentam espreitá-los nessa jornada. Será que juntos, conseguirão encontrar uma solução para reverter essa situação desastrosa?

Eu peguei esse livro em mãos para ler na hora do meu almoço, e por ele ser curtinho e conter uma história, que apesar de simples, é envolvente, eu consegui terminá-lo rapidamente. Foi uma leitura gostosa e que me rendeu boas risadas.

De início eu imaginei que a história poderia ser bobinha, mas conforme fui avançando, percebi o quanto ela ofereceu, revelando que é muito mais que um livro infanto-juvenil. Essa obra retrata as dificuldades em que um Urso e um Menino são obrigados a enfrentar - e mesmo diante de suas diferenças - os levando a aprender que a união faz a força.

A escrita do autor é simples, porém encantadora e repleta de peculiaridades, acrescentada de humor. Sem contar que as ilustrações que compõem o livro - que também são da autoria de Shelton - são de encher os olhos. Eu ficava indo e voltando as páginas para admirar as imagens. Elas deram um toque especial, além de complementar perfeitamente a história. A capa também é um show à parte, além de linda, possui uma textura aveludada que adorei.

Quanto aos personagens, basicamente se resume aos dois: o menino e o urso. E não se atrevam a me perguntar seus nomes, pois isso é um mistério. E sinceramente gostei do autor ter mantido dessa forma. O Urso é todo orgulhoso por ser o capitão e sempre se mostra confiante diante das diversas situações - sejam elas quais forem. Já o Menino - como qualquer criança - é curioso e ansioso, e por conta disso, muitas vezes acaba derramando diversas perguntas em seu companheiro de viagem e colocando em teste, a sua paciência. Apesar disso, juntos eles formam uma dupla e tanto.

Eu adoro selecionar os quotes que eu julgo mais interessantes em um livro, e aqui não foi diferente. Na minha opinião, o trecho seguinte, é um dos meus preferidos.

“ — Observar a lua? - perguntou o menino. - Por quê? Ela não vai fazer nada, vai? Quero dizer, a lua é só a lua. - Mas, ao dizer isso, ele próprio levantou os olhos para ela e, como não havia nada melhor a fazer, ficou olhando durante um bom tempo. Ele tinha razão, a lua não estava fazendo nada demais. Mas também não precisava. Ela era simplesmente bonita. Simples assim. O menino olhou a lua durante mais tempo e com mais atenção do que jamais fizera e se sentiu, por um momento, calmo, confiante e seguro. ”

Dave Shelton, numa narrativa simples e singela, traz uma lição sobre determinação e superação, revelando que uma amizade pode nascer nas piores situações. Um livro que recomendo a todos, independente da idade.

Robsonnn_ 26/06/2023

Li esse emprestado da biblioteca da escola
Li quando era criança ainda, e se tornou fácil fácil um dos meus preferidos, tanto que quando terminei de ler fiquei tipo: ?Pera, acaba assim??

.Katrizx 15/12/2022

Gostei
Peguei na biblioteca da minha escola, achei meio depressivo mais amei muitooo, o menino é meio babaca no começo mais com o tempo começamos a gostar dele.

Mandix 03/01/2022

Simples e emocionante
Fiquei encantada com a forma de como o autor conseguiu escrever a história inteira de forma tão simples e emocionante.
Faz tempo que li mas continua vivo em minha memória e coração

Bruh 19/08/2022

Muitos anos
Eu li esse livro em 2017/2018. Não lembro muito bem dele.

Lembro que me diverti muito com a leitura e no final gostei do livro. Bons anos. Vejoi ele na biblioteca a tempos mas hoje eu vi ele de novo e meu cérebro deu um estalo e lembrei que ja tinha lido. Nostálgico.

caltanne 05/05/2023

Um menino, um urso, um barco e só
"O urso cantarolava enquanto vasculhava, e seu traseiro dançava, só um pouquinho, acompanhando a melodia"

Eu tinha esse livro a muitos anos guardado na estante e esse ano que vim dar uma chance a ele, em partes eu me arrependo porque acho que teria gostado mais se tivesse lido quando nova, até porque já não sou mais o público alvo. O título é literalmente a história dele, um menino e um urso em um barco e só, não se sabe os nomes dos personagens (a não ser do barco) e nem de onde vem ou para onde vão, acontecem eventos que a gente já espera que vá acontecer, mas o final me deixaria decepcionada caso eu tivesse lido ele com grandes expectativas (o que, felizmente, não foi o caso). É um livro divertido e rápido. As ilustrações são a melhor parte dele, são lindas e bem feitas, realmente queria gravá-las na cabeça hihi :)

Felipe.Rocha 11/05/2022

O livro termina exatamente como começou, a história é boa, rápida de ler, não é aquela história que você fica preso em uma parte e parece que não anda, comigo ele não funcionou, a gente não consegue se conectar com os personagens, entender o porque da viajem, pra onde vão, tem partes que são engraçadas, mais é isso, não tem um mensagem tão grande assim, mas um leitura válida pra passar o tempo ??

Francisco152 28/09/2022

Enfim, fim
Um livro que não promete muito e entrega o que promete, boa leitura para o dia a dia. Não criei grandes espectativas então fui suprido

bella 29/08/2021

O melhor
Eles dois são uma dupla perfeita!
O urso ajudando o menino e o menino cuidando do urso, as imagens do livro 100% fascinantes, tudo é perfeito. A história me deixa presa, nem desvio o olhar, já li umas cinco vezes e pretendo ler outras. Confiem, vão amar.

Léo 23/05/2022

Realmente esse livro desde a sinopse entrega sua verdade. Uma história sobre um menino e um urso em um barco, e nada mais. Bonito, pode se dizer que sim. Interessante, bom para passar o tempo. Emocionante, com certeza não.

Izabel 21/06/2022

Um menino e um urso em um barco.
Amei!!
Achei esse história muito linda, os personagens são muito fofos e a história não para, está sempre em andamento de uma forma tão boa que a leitura flui muito bem.

Tine 16/08/2022

Fofo
O livro é muito bom e muito bonito, os desenhos são muito legais e a história é divertida. A interação do urso e do menino é fofo. É um ótimo livro pra ler e ficar felizinho.

Anaaa 16/02/2023

Nostalgia!
O menino olhou a lua durante mais tempo e com mais atenção do que jamais fizera (pois quem podia gastar tempo olhando para a lua quando havia uma tevê para ser assistida e videogames para serem jogados e revistas em quadrinhos para serem lidas?) e se sentiu, por um momento, calmo, confiante e seguro.

Saliras 02/07/2020

Uma jornada turbulenta
Escrevo essa resenha meses depois de terminar a minha leitura do livro. Lembro que enquanto lia me impressionava com a simplicidade que o autor transmitia a jornada pessoal do menino. Recheado até o topo com simbolismos e analogias, a história é um deleite. Emocionante e gostoso de ler.

Gaby 13/08/2021

saudades viu
eu li esse livro a muito tempo, quando eu era bem criancinha e foi aí que começou a minha vida de "leitora", queria muito reler ele mas ainda não tive a chance, é um livro infantil mas é muito, muito bom! eu não li milhares de livros mas esse com certeza é um dos melhores que já li, e faz parte do meu coraçãozinho porque ele me trouxe para esse mundo! ?