Forrest Gump Winston Groom
Winston Groom

Resenhas - Forrest Gump

Clio0 06/01/2013

Simples e ingênuo.

A história é mais uma lição de moral do que de vida, e pode te fazer repensar muitas coisas sobre a sua própria, pois a crítica de Forrest é bem melhor sobre as escolhas e status das pessoas a sua volta do que propriamente a reação delas à ele.

Ainda assim, todo o texto é carregado de subtexto, clichês e alegorias que povoam o universo comum estadunidense. Coisas como o homem "simples" que faz amizade com um macaco ou a feminista que termina fugindo com um "negro selvagem" são apenas parte de piadas que para nós soam estranhas, mas são lugar-comum nos EUA.

É interessante, mas não é grande literatura, eu poderia citar meia dúzia de obras brazucas sobre o mesmo tema que dão um banho nessa aqui. Duvido, por exemplo, que qualquer editora teria se dado ao trabalho de publicá-lo no Brasil se não fosse o sucesso arrebatador do filme.

A propósito, apesar do livro não ser ruim, eu prefiro deixar minha recomendação para o filme que merece todas as indicações possíveis como desculpa para o gasto de duas horas da sua vida.
caiosantos 05/12/2022minha estante
O filme é beeem melhor que o livro.

Pedro1554 18/04/2023minha estante
Ótimo livro, difícil fugir da tendência de comparação com o filme, no livro o personagem é apresentado como um ser mais bruto e pouco lapidado, enquanto no livro ele é bastante suavizado, com a intenção de ser melhor aceito pelo público.

Marlonbsan 28/06/2022

Forrest Gump
Forrest Gump conta sua história. Ele tem baixa inteligência, mas é inocente e sincero. Em sua vida, ou ele entra ou o colocam em situações complicadas e cabe a ele buscar uma saída.

O livro é escrito em primeira pessoa por Forrest, por isso, a linguagem é extremamente simples e característica do personagem que possui QI em torno de 70. E foi um dos livros mais fluidos que li nos últimos anos.

É impossível comentar sobre o livro sem falar sobre o filme, já que assisti a adaptação muitos anos atrás. O filme é excelente e a experiência com a leitura trouxe uma nova visão, até porque, os dois são bem distintos, apresentando ideias centrais parecidas.

A escrita, a história, o passo a passo que o personagem traz, todas as suas peculiaridades e situações inacreditáveis, fazem com que fosse difícil parar de ler. Os personagens centrais, além de Forrest, possuem uma importância imensa e até os menos frequentes, são muito bem-criados e característicos, o que faz se lembrar deles.

Outro ponto a ser citado, é a diversão que a leitura proporciona, as situações em que Forrest se mete ou que outras pessoas o colocam, a forma como ele enxerga o mundo e os diálogos, possuem uma ironia e um humor muito simples e divertido.

Se você assistiu ao filme e gostou, a leitura é uma experiência bem diferente, não só pelas mudanças no ?roteiro?, mas também pela forma que o livro conduz os acontecimentos e a imersão por estar acompanhando Forrest através de sua visão.

Não poderia deixar de comentar sobre a edição que é incrível, as páginas com desenhos e toda a diagramação com letras em azul, trabalho impecável da editora para essa edição comemorativa.

Ig @Marlonbsan

Michela Wakami 09/09/2022

Decepcionante
Peguei esse livro Iara ler, pensando no filme que amei.
És que a história representada no filme, não tem nada a ver com a história contada no livro.
Aqui temos uma história sem pé e sem cabeça, que me fez pensar em desistir de concluí-la por várias vezes.
Ouvi dizer que o livro é engraçado, eu particularmente não dei nenhuma risada durante a leitura.

O livro é narrado na primeira pessoa, como Fovest, têm dificuldade na fala e na escrita, o livro contém muitos erros gramaticais.
Ana Brolio 09/09/2022minha estante
Hahahah ficou dificil de defender esse Forrest.
Amiga vc me deu o empurrãozinho que faltava pra eu abandonar ele. Kkkk

Michela Wakami 09/09/2022minha estante
Kkkkkk. Sofrer para quê ?

Guile 05/12/2022minha estante
Kkkkk achava que era só eu! Muita gente falando bem dele e só eu não gostando jkkk agora tô pensando duas vezes antes de voltar a ler kk

Michela Wakami 06/12/2022minha estante
Guile, estamos juntos.?

Yza Ferreira 13/01/2010

Uma lição de vida
Há quem não goste do livro porque acha que ele apresenta muitas situações absurdas, esquisitas e impossíveis, mas como já tinham avisado para o próprio Forrest "ninguém ia acreditar em nada daquilo".

São fatos inesperados, de fato, mas eles estam genialmente conectados, fazendo um enredo sequencialmente lógico, interessante e muito criativo. O impressionante é notar como Forrest, o idiota, se comporta e encara todos esses fatos com coragem, paciência e equilíbrio onde pessoas normais como nós estariam pirando, exaustas. Nos faz pensar que derepente os idiotas somos nós, quando subestimamos os outros e não vivemos a vida ao máximo.

O livro possui situações divertidas e é muito dinâmico, já que a vida de Gump passa longe de ser entediante e monótona. Você vai provavelmente se apaixonar pela personagem e com certeza a visão de mundo de Forrest com certeza vai mudar a sua filosofia de vida.
NathyBean 03/07/2020minha estante
É um dos meus filmes prediletos...

Craotchky 09/02/2024

A outra maneira de vencer
(Contém informações que podem ser interpretadas como spoiler, embora eu duvide que alguma delas possa impactar a leitura de alguém)

Deixa eu te dizer uma coisa: Forrest cativa desde o princípio; é quase impossível não simpatizar com seu carisma, seja em virtude de sua inocência e ingenuidade, seja pelo humor destituído de maldade (dei umas risadas aqui e acolá), seja pelo tom informal de sua narração, se dirigindo diretamente ao leitor(a) de maneira informal. Na tentativa de mimetizar oralidade, o texto contém erros gramaticais e desvios nos tempos verbais. Longe de atrapalhar, tudo isso ajuda a caracterizar o personagem, lembrando a quem lê que todas as histórias (muitas delas mirabolantes) do livro partem de uma individualidade especial.

Qual era realmente a deficiência intelectual de Forrest? Bem, no capítulo 4 um professor descreve Gump como um "Idiot Savant". Sim, esta é realmente uma condição que existe. Um indivíduo que tenha essa síndrome basicamente possui deficiência intelectual aliada a grandes habilidades em determinadas atividades. Ao que parece, o Savantismo pode ou não estar associado ao autismo. (Não vou me estender no tema por temor de me equivocar e dizer bobagens.)

Neste contexto, ao contrário do filme, aqui Forrest não é exageradamente ingênuo quanto no filme (chega a fumar maconha e não transa somente uma vez). Desde o princípio está bem ciente de que possui uma deficiência intelectual. Já na primeira página ele afirma: "Sou idiota de nascença. Meu QI é de quase 70, então eu encaixo na definição, pelo que falam. Se bobiar devo estar mais perto de ser um débil mental ou até mesmo um retardado, e pessoalmente prefiro achar que sou um pateta, ou auguma coisa do tipo[...]"
(Para meu espanto, em certo momento sua própria mãe lhe diz: "Oh, Forrest, eu tô tão orgulhosa de você... Se saíno tão bem, apesar de ser retardado.")

Muito se fala das diferenças entre o livro e o filme. De fato elas existem. Entretanto, penso eu que o valor do livro reside justamente nos elementos que o diferenciam; os elementos que ele traz e que não constam na adaptação. Aqui Forrest conta mais histórias de sua vida do que no filme. Entre os principais episódios que ficaram de fora das telas: Forrest salva a vida de Mao Tsé-Tung; começa e termina uma carreira de ator em Hollywood; torna-se candidato ao senado; vive 4 anos em uma tribo aborígene canibal em Nova Guiné; e isso depois de ter ido ao espaço junto com um orangotango (esse macaco, Sue, é bem presente no livro), após a NASA descobrir sua habilidades extremas em resolver equações matemáticas complicadas.

Eis aí, aliás, outro elemento: no livro Forrest tem mais habilidades acima da média do que no filme. No livro, além de correr e jogar pingue-pongue, é também um prodígio matemático, um exímio musicista (chega a integram uma banda), um enxadrista de não cheia (participa de competições) e um lutador tão competente de WWE, ao ponto de fazer dinheiro com isso.

Entre outras diferenças, a Jenny do livro tem um arco menos dramático daquela do filme. No livro ela não sofre abusos do pai e não morre no final. A mãe de Forrest é ambígua no livro. Certo dia Forrest fica sabendo que ela fugiu com um homem protestante. Talvez essa ambiguidade se justifique pelo esforço do livro em ser cômico. No livro, as histórias de Forrest têm um forte teor crítico, satirizando e ridicularizando algumas esferas sociais e eventos norte-americanos.

Gostei do desfecho. Não é um final exatamente feliz, mas bem menos dramático que o do filme. Na minha opinião tanto o livro quanto o filme são gostáveis na mesma medida. Acho que gostei de ambos na mesma proporção. Bem, e isso é tudo o que tenho para falar sobre o assunto.

CURIOSIDADES:
• Existe mesmo uma rede de restaurante chamada Bubba Gump Shrimp Co.
• A famosa frase "Run, Forrest, run!" não existe no livro. (O fato é que no livro Forrest nunca teve problemas de coluna. Além disso, com 16 anos ele já tinha 2 metros de altura e 110 quilos; portanto não apanha de ninguém, ao contrário, quando entra em uma briga, ele desce o sarrafo no rival.)
• Outra frase importante do filme é "A vida é uma caixa de chocolates." No livro a frase que aparece tem um sentido bem diferente "Ser idiota não é nenhuma caixa de chocolates".
• Winston Groom lançou uma continuação chamada "Gump & Co.". No primeiro parágrafo deste livro Forrest diz: "nunca deixe ninguém fazer um filme da história da sua vida." Pois é, Winston Groom não gostou da adaptação...
Fabio.Nunes 09/02/2024minha estante
Parabéns pela resenha meu caro! Só com ela eu já lembrei de coisas que acontecem no filme e ri; fico imaginando o quão interessantes devem ser as partes que não foram para a telona. Entrou para a fila.

Craotchky 09/02/2024minha estante
Sim! eu arriscaria a dizer que várias cenas que acontecem aqui são mais absurdas que aquelas do filme. O episódio da NASA é um belo exemplo. Penso que essas situações inusitadas têm um provável propósito de comicidade.

Flávia Menezes 09/02/2024minha estante
Nunca vi o filme, por isso, sua resenha me deixou curiosa pra ler esse livro.
Bela resenha, Filipe! ??

Craotchky 09/02/2024minha estante
Capaz, Flávia! Bah. Melhor ainda talvez. Explore os dois. Você poderá opinar sobre o livro sem influência do filme!

Yasmin V. 09/02/2024minha estante
Filipe, amei a resenha! Foi a primeira vez que fiquei animada pra ler o livro. Obviamente, como sabemos, os filmes tendem a ser bem diferentes dos livros; isso nunca foi um grande problema pra mim. Mas, neste caso específico, ouvia tantas opiniões ruins sobre o livro que, confesso, fiquei receosa de que isso influenciasse negativamente a experiência que tive com o filme, que é um dos meus favoritos.
Darei uma chance agora! Aumentar o leque de histórias malucas do Forrest!! hahaha

Aliás, tem uma série na Netflix chamada "Filmes que marcaram época", e um dos episódios é sobre Forrest Gump. É bem interessante, inclusive.

Craotchky 09/02/2024minha estante
O que você ouviu de opinião ruim, Jasmin?
O legal do livro é o que ele traz de novo em relação ao filme. Talvez alguns não gostei que Forrest não é taaaaao ingênuo quanto nas telas. Aqui ele, por exemplo, chega a usar drogas. Além disso, aqui ele não transa uma única vez. Ele transa com a Jenny muitas vezes, com direito a sexo em tudo que é lugar da casa.
Aliás, aqui é uma inquilina da mãe dele que tira a virgindade do menino, quando ele ainda era muito jovem. Viu só, pois é, o livro é bem menos Hollywoodiano! Hahahaahaha
Mas gostei na mesma medida.

Babi159 10/02/2024minha estante
Gente... Chocada com as diferenças entre livro e a adaptação fílmica. Já li algumas pessoas falando que Forrest Gump é um caso raro em que o filme conseguiu ser melhor que o livro. Também sabia que o autor da obra original não gostou do filme, mas o motivo era um certo ressentimento pelo filme ter feito mais sucesso que o livro. Enfim, bastante chocada, principalmente com as diferenças da Jenny, minha personagem favorita do filme.

Craotchky 11/02/2024minha estante
Pois é, penso que é possível mesmo alguém achar o filme melhor, a depender do que pessoa está esperando. O fato é que a Jenny aqui não tem um passado horrível, chega a morar com Forrest durante um bom tempo, e não morre no final. Acho que o filme pretendeu colocar uma boa dose de drama para capturar o telespectador a partir da emoção.

Yasmin V. 12/02/2024minha estante
Sim, as críticas que vi eram sobre o fato de que o Forrest do livro é bem diferente em comparação com o do filme... Mas pretendo ler agora, você me animou! :)

Craotchky 12/02/2024minha estante
Um tanto diferente, Jasmin, mas não diria que seja muito diferente. Enfim, leia um dia e confira por si mesma. Vou acompanhar atentamente suas impressões quando esse dia chegar.

AndrAa58 17/02/2024minha estante
Bela resenha, Filipe. Gostei do filme, mas se não fosse você, esse livro não entraria no meu radar!

Craotchky 17/02/2024minha estante
Muita gentileza sua, Andrea. Penso que vale a pena sim a leitura.

Regis 10/03/2024minha estante
Já está na lista, mas sua resenha, certamente, me fez desejar, um pouco mais, conhecer a versão do Forrest que não foi para a telona. Ótima resenha!

Craotchky 10/03/2024minha estante
Regis, obrigado. Como disse, vale a pena sobretudo por isso: conhecer mais façanhas de Forrest que ficaram de fora da adaptação.

Sambook 30/04/2021

O filme não desmerece o romance, e vice-versa.... ??
"É de se esperar que o filme e o romance sejam diferentes. Para começar, eles são mídias distintas; um depende de palavras escritas e o outro, de imagens e sons, e a ideia de que um filme deveria ser "fiel" ao livro em que se baseia foi deixada de lado pela maioria dos críticos. De fato, ??????? ???? é muito diferente de sua versão cinematográfica.
???????? ??????.
Luiz Torres 17/05/2021minha estante
Mais um que eu quero ler em breve.

Sambook 19/05/2021minha estante
Foi uma agradável surpresa a delícia que é essa leitura ?

Luiz Torres 23/05/2021minha estante
Que bom saber disso.... Vai ser um dos próximos que eu vou começar... Se eu gostar tanto dele quanto gostei do filme, está ótimo ;)

Lae | @vivoliteral 03/07/2020

Com certeza o livro é melhor que o filme. Fiquei bastante satisfeita e feliz com a leitura.

Thaí 18/10/2023

Prefiro o filme
O cara que pegou esse livro e transformou em um filme digno de Oscar tá de parabéns!!!
Não que seja muito ruim, (creio que estava com muita expectativa) mas tem umas partes que sinceramente, viu?! São obsurdas demais, Kkkkkkk

Nat 14/10/2021

Esse livro foi... complicado. Pelo tema e por ele mesmo. Na verdade, foi uma das únicas opções em uma lista curtíssima. A leitura foi agradável e me fez lembrar bastante do filme (que eu vi só uma vez há muito tempo atrás), até me deu vontade de assistir novamente. O livro realmente apresenta situações absurdas, mas o que acaba sendo bacana de ver é como o abobalhado Forrest encara todas elas com paciência, quando pessoas ditas normais teriam agido de forma bem diferente. De qualquer forma, valeu a leitura.

site: https://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com/2021/10/forrest-gump-winston-groom-dllc-2021.html

Thiago Araujo 12/01/2021

Ser o que parece certo...
Taxado de idiota Forrest viveu uma vida intensa, cheia de aventura e, por que não, de amor. Fazer o que é certo pode ser transformador, ensinar que nem tudo vai funcionar, mas mostra que a vida é construída por escolhas. No fim, somos um monte delas.

Graci 25/04/2021

Emocionante
A evolução do Forrest é muito linda, o fato de ele ser subestimado e surpreender a todos aqueles que não acreditaram nele é emocionante, muito diferente do filme, muito mais crítico. Só senti falta do "Corre Forrest, corre!"

Yumii 19/09/2022

Esqueci de dar minha opinião
Forrest Gump literalmente o primórdio dos livros de comédia, você ri, chora, tem gatilho tudo em 392 paginas.
O fato do Gump ser chamado de Idiota pelo fato do preconceito na época contra o autismo é simplesmente sensacional. Pra falar sobre o preconceito de uma forma que todos entendam.
A escrita toda ferrada é o ápice do livro, mostrando essa dificuldade de escrita e tals e sendo muito melhores em outras coisas, como matemática.
A história de romance entre e Jane Curran sendo sincero prefiro o do filme (Ps: no filme é mais triste) como o amor real é cruel. Ela esperou ele por anos e ele o mesmo, porém cansada de esperar ela se vai e casa com outra pessoa.
Gump tem um ótimo desenvolvimento de um idiota a um gênio.
Recomendo que leiam simplesmente maravilhoso.

MirelaFontanelli 13/04/2021

Forrest Gump
Que livro lindo, de uma leveza incrível. De forma leve, divertida e sarcástica, Forrest nos narra sua vida, cheia de acontecimentos loucos e imprevisíveis. É emocionante ver a inocência com que ele narra diversas situações terríveis.

Favoritei!

Paty 07/06/2020

"Eu sou idiota"
Apesar de ter ficado bastante investida na história e ter rido e me emocionado em diversas partes, mas, como uma pessoa com deficiência, me incomodou a constante afirmação "ele é idiota" por parte das personagens a ponto de o próprio dizer coisas como: "É que sou idiota." e se enxergar apenas dessa maneira. Sei que na época em o livro foi escrito as pessoas com algum tipo de deficiência intelectual eram descritas dessa maneira, mas é o tipo de coisa que nos dias atuais não desce, envelheceu mal. A gente tem, sim, que ter consciência da nossa deficiência (ou limitação), mas não deixar que nos reduzam por causa disso.
Jaqueline 07/06/2020minha estante
É uma dessas coisas que a gente não pode mais aceitar, né? Mesmo que a história seja boa, isso precisa MUITO ser dito :)

Paty 08/06/2020minha estante
EXATAMENTE!

Biblioteca.casa 13/01/2021

Forrest gump
A história é muito contagiante, ao mesmo tempo que são muitas informações, parece que tudo se encaixa e tudo é necessário pra ser um bom livro
A personalidade de Forrest é incrível, ele é muito inteligente, gostei dele tanto quanto no filme.
A escrita foi a coisa que mais me chamou a atenção, mas os "erros" na escrita deixaram uma identidade própria pro livro.
Amei demais ler essa história.