Desonra J. M. Coetzee

Resenhas - Desonra

Erich 13/04/2024

Um livro desesperançoso. O personagem que acompanhamos, o professor, não é bom nem mau. É somente um homem perdido em si mesmo. Falta nele atitude, mas isso é ainda pior na sua filha. Na busca por ser boa ela aceita uma degeneração da vida.
Essa é a tragédia de um homem comum, envolto em desesperança. Num país perdido e contraditório.

Ao longo do livro algumas reflexões aparecem

A origem da fala está no canto, e as origens do canto na necessidade de preencher com som o vazio grande demais da alma humana.

É um bom livro, mas não um livro que te fará se sentir bem.

[POSSIVEL "SPOILER" NO QUE VEM ABAIXO]

Tem um tom kafkaniano, como o processo. Em alguns momentos gera a expectativa de que talvez algo melhore. Talvez o livro seja escrito. Talvez ela consiga tomar alguma atitude. Talvez a vida melhore. Talvez.

Ele consegue representar o incômodo no livro, tal como Kafka faz. Não cheguei a ficar num estado de profundo incômodo como quando li Metamorfose ou O Processo. Mas terminei o livro com a estranha sensação do que li.

Delma 30/03/2024

Desonra
?A gente se acostuma com as coisas ficando mais difíceis; a gente acaba não se assustando mais quando o que era o mais difícil do difícil fica ainda mais difícil.?

Baby 25/03/2024

é um livro muito incômodo de se ler!! no decorrer da história, senti raiva, indignação, quis entrar no livro e dar um sacode nos ombros de Lucy e de David, fiquei triste e me incomodou o machismo que rodeia o enredo, principalmente o do personagem principal, porém entendo que a gente deve ter em mente em qual contexto/época se passa a história.

mesmo assim, tive a expectativa de que David evoluísse como pessoa no final, mas não percebi isso. se a intenção do autor era a de deixar o leitor com ÓDIO pois meus parabéns conseguiu!!!!!!

bellabuffon 18/03/2024

Muitas emoções num livro só
Esse livro foi uma supresa, não esperava nada dele. Ao longo da leitura fui acometida por inúmeras emoções como alegria, choque, tristeza, horror, pena, etc. Achei a escrita do autor IMPECÁVEL de forma que ele consegue fazer a construção do personagem de forma impressionante. O autor também faz algo louvável que é representar a masculinidade de uma forma íntima, com todos os seus altos e baixo, inseguranças e certezas. A filha dele também foi representada de forma bem interessante, pois numa visão geral como mulher na África, você entende os motivos dela, já na visão do pai você também a condena. Livrinho muito mas muito curioso mesmo. Recomendo a leitura. Impressionante

illime 13/02/2024

Comecei essa leitura porque fazia parte de uma lista de leituras obrigatórias para uma disciplina da minha faculdade e quase desisti pelo caminho. Pesado, tenso, cheio de falas, situações e pensamentos absurdos. Achei difícil de ler por causa do conteúdo, que me causou um tremendo incômodo em grande parte do livro. Apesar de tudo, é interessante e foi uma boa leitura.

Marcianeysa 06/02/2024

Intenso
O autor escreve maravilhosamente bem, me levou a diversos sentimentos ao longo da leitura: raiva, tristeza, revolta, impaciência...
A mudança do protagonista é incrível, apesar de ele afirmar que é muito tarde para mudar.
O final é tristissimo, mas, apesar disso, adorei o livro.

Flavia.Machado 03/02/2024

Belo e árido
Desonra conduz o(a) leitor(a) por uma história bastante dura, narrada do ponto de vista do (desonrado) professor Lurie. Um (bom) autor não escreve suas personagens a partir do moralmente correto: sao pessoas contraditórias, que agem em busca do que lhes parece o correto, sem se dar conta das próprias contradições. O embrulho no estômago que Coeetze provoca tenho, pra mim, ser proposital

danihhduarte 31/01/2024

Um choque cultural
Achei forte, tenso, sem final feliz (ao meu ver). Algumas cenas difíceis de engolir, algumas falas inaceitáveis e incompreensíveis. Um choque de cultura, com falta de empatia, machismo e muitas questões antiquadas envolvidas.

Taina 31/01/2024

Eu gostei??
Enquanto li o livro passei muita raiva com as atitudes de David e de Lucy, mas ao final pude entender que eles agiam conforme a cultura que eles estavam inseridos ou tentando se inserir.
Lucy tem um posicionamento que, para mim, é absurdo. Mas David é igualmente complexo e questionável: ambos frutos do meio social e das questões que envolvem gênero e poder.

Inclusive, a questão de gênero e poder é muito marcada no livro todo: o homem se sobrepõe à mulher pela truculência e pela posição social e as mulheres sucumbem por resignação. Eventualmente, alguns homens aparecem para defender as mulheres que lhes convém.

O que achei extremamente tocante no texto foi a aproximação de David com os cachorros. Como se ele estivesse se redimindo, aceitando uma posição menos poderosa, vestindo uma capa mais humana e mais humilde? aprendendo a dedicar seu tempo para algo ?inútil? mas com o sentimento de amor. ?Amor?, inclusive, aparece somente no último capítulo. Esse último capítulo, o mais simbólico nessa redenção, tem um detalhe muito curioso: o cachorro do qual David se identifica tem um problema numa perna, assim como Byron, o ídolo de David.

O texto todo me deu muita raiva, mas o final compensou muito a leitura. Texto muito profundo, mas fácil de ler.

Miriam 14/01/2024

Miriam Olivia impressões de Desonra de J.M Coetzee
No feriado de 07/09 de 2023 comecei e terminei o livro 'Desonra' de J.M Coetzee, um escritor sul-africano que recebeu o Nobel de literatura em 2003.

A indicação foi da minha amiga Elisa Blasi.

O livro é com toda a certeza envolvente, você quer saber a cada página o que vai acontecer. Mas não sei... eu esperava maiores descrições culturais e de paisagens sobre a diferença entre capital e interior na África do Sul.

A temática do livro é a história de David Lurie, professor de poesia, que se envolve em um caso com uma aluna... e avança para posteriormente um refúgio no campo: uma relação entre pai e filha e a conciliação com a natureza.

Para mim é um livro sobre envelhecer.

Um livro interessante, quanto mais leio sobre ele (críticas, resenhas etc) mais entendo e desvendo as temáticas do livro!

" mais uma vez, ele pensa se as mulheres não seriam mais felizes se vivessem em comunidades de mulheres"

Leitorconvicto 12/01/2024

Homem quebrado
Interessante a forma como a vida do protagonista caminha para uma grande reflexão. Livro incrível e muito interessante a contrução das personagens

Regina 11/12/2023

Desonra
Comecei a ler para um LC mas à época não consegui terminar. Passado muito tempo retomei e fluiu melhor. É um livro forte, tenso, com pontos difíceis com afuso, falta de empatia, etc. Acho que deve ser ludo mas com bastante calma para digerir

Erica.Barone 09/12/2023

Desonra é um livro melancólico e muito reflexivo. Difícil explicar com palavras o efeito que a história de David provoca na psique do leitor. Os questionamentos inevitáveis que vem a cabeça sobre o certo e o errado, moral, honra. Um livro surpreendente.

Karine.Maco 04/12/2023

Escolhas e consequências
A história se passa em dois locais: sendo um urbanizado e outro, uma área rural de África. O David é um homem de 52 anos, um professor universitário culto, divorciado duas vezes e com um fraco por garotas mais jovens, do tipo mais jovens que a sua própria filha inclusive. Ele se envolve em um escândalo com uma aluna, perde o emprego e vai morar com filha que reside na área rural. Lá, ele precisa se adaptar aos costumes, a moralidade e as normas de convivência local. O livro mostra todos os personagem muito bem construídos com qualidades e defeitos, e em vários momentos achei o David um velho tarado. Aprendi com a história que devemos parar de tentar ter o controle de tudo e deixar que a vida siga seu curso. O David teve que aprender a respeitar as escolhas da filha mesmo diante de um situação de grande injustiça (eu também fiquei revoltada). No final, o homem arrogante e prepotente, aprendeu sobre impotencia diante das circunstâncias envolvendo a vida e a morte. Foi muito bom acompanhar o amadurecimento do David, mostrando que uma pessoa de meia idade ainda pode aprender lições de vida. Não espere um conto de fadas onde o vilão se arrepende e termina no felizes para sempre. Esse livro tem um realismo impecável com um final coerente seguindo essa proposta.