Um útero é do tamanho de um punho

Um útero é do tamanho de um punho Angélica Freitas
Angélica Freitas

Resenhas - Um Útero É do Tamanho de um Punho

qudakness 18/03/2024

A autora faz críticas de forma superficial a sociedade machista, em como o corpo feminino é abusado e visto como objeto, enquanto precisamos manter a integridade limpa do nosso ser e? pronto. Não tem um pingo além da borda rasa do copo do feminismo, as críticas em forma de poema não atinge onde supostamente deveria tocar, não vão mais além. Você sente sim que a autora tá retratando as mulheres em uma sociedade patriarcal, mas é tudo muito vazio e do mesmo.

Isso sem contar como alguns poemas parecem apenas uma grande festa de palavras sem o menor sentido ou significado.

Esses poemas provavelmente devem ser mais apreciados por quem não sabe nada de nada, aí se depara com isso, acha que encontrou um novo mundo. Porém, ao ler outras coisas após esta e se aprofundar mais, vai entender o qual ?ok? ele é.

cipriano 17/03/2024

Confuso e superficial
Cheguei até ?um útero é do tamanho de um punho? pela lista de leituras obrigatórias da UFRGS. Achei o título interessante, mas infelizmente é o único elogio que consigo dar para o livro. Os poemas que não são confusos (muito poucos) fazem críticas que toda menina de 10 anos já fez quando viu seu primeiro vídeo sobre feminismo no canal do youtube de uma mulher com a franja no meio da testa.

mariana 13/03/2024

Esperava mais
O livro é leitura obrigatória da Ufrgs e tem um título bem impactante, então eu criei muita expectativa, mas acabei me decepcionando bastante. O livro tem alguns trechos que eu gostei e me identifiquei, mas na maior parte do tempo os poemas não são muito coesos e não teve um impacto tão grande quanto achei que teria, talvez por não estar acostumada a ler livros de poesia algumas partes pareciam pura bobagem. Acho que ele tem uma certa importância, mas passou do limite da licença poética

Isaabelatt 12/03/2024

Nao sei muito o que comentar sobre o livro, pois na minha opinião é mais um livro feito com a finalidade de expor uma critica social sobre enfrentamentos que nós mulheres passamos. A leitura foi bem rápida e razoavelmente boa, mas, é mais um livro parecido com outros de mesmo propósito.
Não irei comentar muito pois nao vejo necessidade, até porque li o livro pelo fato de ser uma leitura obrigatória do vestibular.

biby1 09/03/2024

Superficial
Vamos lá. Eu já sou uma pessoa que tem muita dificuldade de gostar de poesia e eu já sabia que com esse livro não ia ser diferente. Eu peguei ele para ler, por conta da escola, e o que era para me inspirar diante da escrita poética só me desmotivou ainda mais. Eu não gostei da escrita da autora, eu achei os textos em geral todos muito confusos, e as temáticas bem superficiais, visto que é um livro que se propõe discutir questões femininas e de gênero na sociedade. Então, basicamente é isso, eu não estava com altas expectativas mas não esperava odiar a leitura da forma que ocorreu.

maria 05/03/2024

Tive que ler esse pra escola, leitura foi rápida, no dia que comecei li 75 páginas depois fiquei sem ler nada até ontem quando terminei. Não gosto desse tipo de livro e to esperando minha aula de literatura sobre ele pra ver se formo uma opinião mais concreta sobre.

Naluzvv 02/03/2024

"Nada vai mudar - Nada nunca vai mudar - A mulher é uma construção."

Leitura obrigatória. Merecidamente o melhor livro de poesia de 2012 pela APCA.

Fabiene.Barbosa 16/02/2024

Uma coletânea de poemas que aborda de maneira ácida e sarcástica questões de gênero e as várias formas de como a mulher é vista em nossa sociedade.

Lara 13/02/2024

Não é o melhor livro de poesia que ja li, gostei das reflexões e do tema explorado pela autora mas em algumas partes pareceu que foi feita uma confusão sem motivo ao menos do meu ponto de vista.

Elizabeth 10/02/2024

Mulher...
Sem escolha...
Sem nome...
Usada...
Desprezada...
Irritante...
Necessária...
Para ser tudo isso que os homens querem que nós sejamos, suas propriedades.

Caroline457 07/02/2024

Uma mulher boa é...
Uma série de poemas repletos de ironia e acidez que evidenciam a dura realidade passada pelas mulheres. O texto utilizado pela autora pelotense é livre e até mesmo engraçado, apesar de se tratar de temas delicados e que normalmente são evitados pela sociedade.

Não gostei muito dessa leitura, sinceramente, mas creio que a proposta seja válida. Talvez eu deva ler novamente para ter uma experiência mais positiva com a obra.

Robson 16/01/2024

Apesar de não ter entendido muita coisa eu pude sentir o sentimento envolvido na escrita da autora, é um ótimo livro pra quem gosta do gênero, mas pra quem é como eu que possuí pouco contato com a poesia pode sentir um pouco de dificuldade. Um excelente livro pra passar o tempo é possível ler em poucas horas, recomendável pra quem tem pressa e ama poesia.

nilah0 13/01/2024

"pois agora eu virei mulher
me operei e virei mulher
não precisa me aceitar
não precisa nem me olhar
mas agora eu sou mulher"

??

Eveliner 04/01/2024

Muitooo bom
Amooo os livros dessa mulher, é incrível, como eles tocam e mds, como simplesmente se encaixam facilmente

duda 03/01/2024

Ufrgs vc me paga
Me senti tão desconfortável lendo algumas partes... mas mesmo assim, achei legal a mensagem que passou. eu posso ter interpretado completamente errado ne mas eh igual uma parte do livro:

?não queria fazer uma leitura
equivocada
mas todas as leituras de poesia
são equivocadas?