Um útero é do tamanho de um punho

Um útero é do tamanho de um punho Angélica Freitas
Angélica Freitas

Resenhas - Um Útero É do Tamanho de um Punho

Naluzvv 02/03/2024

"Nada vai mudar - Nada nunca vai mudar - A mulher é uma construção."

Leitura obrigatória. Merecidamente o melhor livro de poesia de 2012 pela APCA.

Fabiene.Barbosa 16/02/2024

Uma coletânea de poemas que aborda de maneira ácida e sarcástica questões de gênero e as várias formas de como a mulher é vista em nossa sociedade.

Lara 13/02/2024

Não é o melhor livro de poesia que ja li, gostei das reflexões e do tema explorado pela autora mas em algumas partes pareceu que foi feita uma confusão sem motivo ao menos do meu ponto de vista.

Elizabeth 10/02/2024

Mulher...
Sem escolha...
Sem nome...
Usada...
Desprezada...
Irritante...
Necessária...
Para ser tudo isso que os homens querem que nós sejamos, suas propriedades.

Caroline457 07/02/2024

Uma mulher boa é...
Uma série de poemas repletos de ironia e acidez que evidenciam a dura realidade passada pelas mulheres. O texto utilizado pela autora pelotense é livre e até mesmo engraçado, apesar de se tratar de temas delicados e que normalmente são evitados pela sociedade.

Não gostei muito dessa leitura, sinceramente, mas creio que a proposta seja válida. Talvez eu deva ler novamente para ter uma experiência mais positiva com a obra.

Robson 16/01/2024

Apesar de não ter entendido muita coisa eu pude sentir o sentimento envolvido na escrita da autora, é um ótimo livro pra quem gosta do gênero, mas pra quem é como eu que possuí pouco contato com a poesia pode sentir um pouco de dificuldade. Um excelente livro pra passar o tempo é possível ler em poucas horas, recomendável pra quem tem pressa e ama poesia.

nilah0 13/01/2024

"pois agora eu virei mulher
me operei e virei mulher
não precisa me aceitar
não precisa nem me olhar
mas agora eu sou mulher"

??

Eveliner 04/01/2024

Muitooo bom
Amooo os livros dessa mulher, é incrível, como eles tocam e mds, como simplesmente se encaixam facilmente

duda 03/01/2024

Ufrgs vc me paga
Me senti tão desconfortável lendo algumas partes... mas mesmo assim, achei legal a mensagem que passou. eu posso ter interpretado completamente errado ne mas eh igual uma parte do livro:

?não queria fazer uma leitura
equivocada
mas todas as leituras de poesia
são equivocadas?

Nana_tsur 03/01/2024

"a mulher é uma construção
deve ser
a mulher basicamente é pra ser
um conjunto habitacional
tudo igual
tudo rebocado
só muda a cor"

Pra falar foi uma leitura bem mais ou menos, principalmente no começo que acabei ficando bem perdida e tentando entender como tudo se conectava.

Carolina1866 30/12/2023

O útero é do tamanho de um punho
Esse livro usa como a sociedade e os homens tratam a mulher pra mostrar como isso tá errado, além de ser escrito em formato de poesia traz uma leitura cativante que te faz entrar naquele misto de sentimentos, e até lembrar coisas que tu já sofreu na sociedade.

Isadora1412 30/12/2023

Interessante!
Li esse livro por ser uma das leituras obrigatórias da UFRGS, e achei que iria me surpreender e amar (principalmente porque isso aconteceu com "Coral e outros poemas"), mas não foi bem assim. É muito bem escrito e traz ótimas reflexões. Mas muitas vezes me deixou incomodada.

No início, eu pesquisava artigos para entender cada poema ao máximo, mas depois perdi a vontade de fazer isso e fui interpretando sozinha (o que me fez gostar mais do livro). Talvez isso tenha afetado meu ponto de vista, talvez eu tenha interpretado erroneamente certos poemas. Mas é impossível que eu entenda tudo da mesma forma que a autora.

giovanna1824 30/12/2023

útero
Minha opinião sobre o livro, com base num trecho do próprio:

"não queria fazer uma leitura
equivocada
mas todas as leituras de poesia
são equivocadas"

Caroline 24/12/2023

É interessante
Talvez por eu ser uma leitora de primeira viagem na poesia, provavelmente eu não entendi direito o que autora queria dizer, li todo o livro por um poema e foi só ele que eu gostei. Mas reitero, sou novata nessa área da poesia.

ca ;) 22/12/2023

Muitas reflexões, belas palavras e muitas
situações corriqueiras em nossas vidas. curti bastante :))