Um útero é do tamanho de um punho

Um útero é do tamanho de um punho Angélica Freitas
Angélica Freitas

Resenhas - Um Útero É do Tamanho de um Punho

Taiane60 06/06/2020

Adorei ter um livro de poesias que abordem a experiência lésbica.
manu 06/06/2020minha estante
você já leu Amora, da Natália Borges Polesso? se não, recomendo!

Taiane60 07/06/2020minha estante
Não conhecia. Já vou pesquisar!! Obrigada pela dica!!!

Carla 31/05/2023

Leitura obrigatório vestibular da Ufrgs
Caroço um pouco de referência de poesias no estilo da autora.

Ela fala de mulheres e sociedade e traz poemas bem cortantes e críticos.

Quase amargos. Na verdade, uns são amargos.

Gostei de alguns, mas meu estilo de poesia tende mais ao romântico ou cômico.

De qq forma, vale a leitura para quem curte o tema.
Emily.Zoldan 01/06/2023minha estante
tem no kindle ?

Carla 02/06/2023minha estante
Tem para o Kindle, sim! Mas comprei físico.

Marco 14/08/2022

Pra ler numa sentada
Pelo título imaginei que iria ler textos trágicos, mas me surpreendi com a leitura divertida e bem humorada. Muito bom!
Ana Luiza 24/01/2024minha estante
Vc ainda tem esse? Me empresta?

Marco 24/01/2024minha estante
Peguei esse na biblioteca!

tavaresclr 12/01/2020

Que?
Gostaria de ter entendido, mas...
Alguns poemas me cativaram, mas a maioria não me fez o menor sentido. Perda de tempo.
Mavis 13/01/2020minha estante
tive a mesma sensação kk a maioria foi muito sem sentido pra mim, tive que ler alguns poemas várias vezes até desistir por não ter entendido mesmo

tavaresclr 13/01/2020minha estante
Sim! Eu não tinha visto os comentários, e simplesmente achava que o problema era eu. Tinha tudo para ser bom, o título é mega convidativo, mas não cativa. Parece que ela foi clicando nas palavras sugeridas do corretor.

Laura Cazarini 06/07/2021

Já acho difícil ler poesia e este livro foi, em certos momentos, desconcertante de um jeito que não era "incômodo", mas as vezes tão bobo que ficava sem entender o sentido. Não é o meu estilo de leitura, ainda sim certos poemas me tocaram.
Digo 06/07/2021minha estante
Ah, que pena. Eu curti. A Angélica vai estar hoje às 21h no Sarau Elétrico. :)

Jessica858 27/10/2022

Eu tento ler poesias mas não me agrada. Não gostei muito do livro, acho que o gênero não me desce mesmo.
Klaus 06/11/2022minha estante
Acho que não, Jess. A poesia é muito diversa, até porque cada autor tem seu estilo próprio. Aposto que, se você procurar, vai achar algum poeta que lhe agrade. Deste livro você não gostou porque ele é ruim mesmo, simples assim. Inclusive, é um péssimo exemplo de poesia para quem não tem familiaridade com esse gênero textual.

Lais.Lagreca 13/08/2021

Falou em poesia feminista, quero ler.
Falou em poesia feminista, quero ler.

Bom, eu chamo de "feminista", ainda que não seja dito isso de forma direta nos livros que leio, mas, grosso modo, eles tratam sobre ser mulher numa sociedade machista, sexista, violenta e opressora. Acho que posso chamar assim, né?

Nesse sentido, o título deste livro chamou minha atenção logo de cara.
Ao ler os comentários sobre ele, percebi que muitos diziam respeito sobre os poemas serem difíceis, acho que li algo até como sobre serem "sem sentido". Acho que isso me instigou ainda mais a ler.
De fato, talvez não seja o melhor livro para uma primeira leitura. Talvez por abordar temas com os quais eu tenho tido bastante contato, seja pelos livros de poesia, de prosa, por debates, eu curti a leitura.

A escrita de Angélica Freitas é nua e crua, ao meu ver, sem ser muito didática, digamos assim. Didática no sentido de dizer "olha, ao falar isso, estou me referindo a isso". Característica de que gosto bastante.

A linguagem é permeada por uma ironia, por um ritmo meio acelerado.

Gostei da leitura. Com certeza, quando eu reler, terei compressões que me escaparam à primeira leitura. Mas acho que é assim mesmo!

Que mais mulheres escrevam poemas de luta!

Adrielle63 31/05/2022minha estante
Exatamente assim que me senti ao ler este livro. Amei.

Lara 06/06/2021

Nessa obra, Angélica Freitas busca apresentar a partir da poesia contemporânea as diversas faces da mulher de uma forma bonita e até debochada haha.

Vale muito a leitura, principalmente em companhia de um lápis do lado!
Rafaela.Maria 06/06/2021minha estante
Quero muito ler

babalu 21/07/2023

Um livro extremamente confuso, porém muuuuuito rapidinho de ler até porque tem só umas 90 páginas então li em tipo menos de um dia
Maria.Eduarda 23/07/2023minha estante
me deixou AGONIADA não entender a maioria dos poemas ??

Rafael Moia 02/11/2022

Eu, um cara.
A obra da Angélica foi um divisor de águas, tanto nas minhas questões referente ao gênero poesia quanto a minha visão patriarcal da vida. Se você não possui o costume de ler poesia Um útero é do tamanho de um punho é perfeito para você começar, e se você está na caixinha do homem heteronormativo a Angélica faz você repensar atitudes machista que ainda são reproduzidas. A obra da Angélica vai retratar de forma muito explícita, mazelas do cotidiano feminino: padrões de beleza, estupro, maternidade compulsória e transsexualidade, por exemplo. Leia mais mulheres.
Klaus 06/11/2022minha estante
Nota-se que você não entende absolutamente nada de poesia (para dar 5 estrelas a este livro...). Recomendo que procure os reais poetas que este país já teve, em especial Paulo Leminski, Cecília Meireles, Mário Quintana, Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade, entre tantos outros.

Ruh Dias (Perplexidade e Silêncio) 08/07/2021

Já Li
São 35 poemas, não muito longos, então o livro é curtinho e dá para ler em uma sentada só. A idéia dos poemas é mudar o lugar da mulher na poesia. Historicamente, os poemas eram escritos por homens e as mulheres sempre foram retratadas quase como seres mitológicos - perfeitas, românticas, lindas, submissas, objetos de adoração. Por isso, Angélica escreveu de uma forma que a mulher, não apenas é a protagonista dos poemas, como faz questão de compartilhar seu ponto-de-vista cru, verdadeiro e sincero sobre o que é ser mulher nesse mundão esquecido por Deus.

Mas, mesmo assim, não consegui gostar dessa leitura. Eu me esforcei, juro, e até me senti meio burra. Li tantas resenhas da mulherada apaixonada e fanaticamente falando bem dessa obra que fiquei me perguntando se eu tinha algum problema por ter sentido exatamente o oposto.
A primeira coisa que me vem à mente sobre este livro é "pretensioso". Há uma ambição por trás dos poemas que eu admiro, mas a execução saiu muito rebuscada, meio arrogante, como se você precisasse ser uma pessoa tremendamente intelectual para captar a mensagem. E isso, na minha opinião, segrega, não une, e eu já garro ranço quando isso acontece. (O mundo já segrega o suficiente, pra quê fazer isso com a arte/cultura também?)

Outra coisa que não gostei é que os 35 poemas parecem o mesmo e, consequentemente, nenhum me impressionou. Nem mesmo um pedacinho de um deles, ou uma frase bem construída - nada. Li do começo ao fim sem sentir nenhuma emoção, então foi um livro que passou batido por mim. O que é um baita ponto negativo, afinal, o livro é feito para mulheres como eu, que querem conquistar um lugar diferente, dentro e fora de mim. Não rolou. Só senti sono e o ranço mencionado acima.
Não achei beleza nem inspiração aqui, mas fico feliz - de verdade - que estes poemas tenham tocado tantas mulheres, sinal de que a Angélica conseguiu representar algumas realidades e falar com algumas de nós.

E, por fim, a repetição das palavras me deixou doida. Que coisa chata, minha nossa senhora. Se a intenção era adicionar profundidade ou significado com isso, para mim não funcionou.

Para não dizer que não estou me esforçando para encontrar aspectos positivos, gostei do tom sarcástico e irônica da Angélica, e do humor ácido que ela coloca em alguns poemas.

Assim, eu acho que recomendo a leitura apenas para que cada um(a) tire suas próprias conclusões e também pelo simbolismo de uma obra como essa em um país como o nosso. E como ele é curtinho, não ocupa muito tempo/energia, o que é bom, mas não posso dizer que gostei dele.

site: https://perplexidadesilencio.blogspot.com/2021/07/ja-li-142-um-utero-e-do-tamanho-de-um.html
() 15/01/2023minha estante
eu acho que as referências acadêmicas surgiram pela bagagem da autora, não por pretensão. amo o livro, é um dos meus favoritos, acho as discussões extremamente necessárias e os poemas muito instigantes. mas gosto é gosto.

Alana 20/04/2016

Sinopse : "Esta obra reúne 35 poemas que têm a mulher como centro temático - procurando definir que figura feminina é essa que é, segundo a autora, desenhada e desconstruída incessantemente, e questionando de um lado o mundo, de outro a própria identidade."

Fui atraída pelo titulo da obra, que por sinal, é o titulo de um dos melhores poemas deste livro. Angélica Freitas trata a questão do "ser" mulher sob a ótica feminista, usando brilhantemente eventos aparentemente banais do cotidiano da mulher para denunciar as pequenas violências inseridas em seu dia a dia e em seus pequenos gestos.

Ela fala de mulher suja, mulher limpa, mulher de respeito,a mulher em construção, a mulher "depois" (nesse, em especial, ela trata da identidade de gênero), a mãe de família...

Sera que o corpo da mulher pertence a ela mesma?

Um Útero é do Tamanho de um Punho é aquele livro que você lê sem pausas, pois os poemas, apesar de individuais, são interligados pelo contexto que ela vai construindo. O conjunto é que da sentido à obra.

Não tenho costume de ler livros de poesias e tenho plena certeza que estive alheia à muitas mensagens nas entrelinhas e nas referencias, o que prejudicou minha impressão final: não achei o livro forte, como muitos que leram, alegaram. Mas é uma obra límpida e de fácil leitura, capaz de gerar reflexões a quem, ainda, desmerece esse debate.
Gustavo 30/01/2017minha estante
Que legal esse tema de empoderamento feminino. Muito bom. Você conhece Chimamanda Ngozi? Meu irmão me apresentou e ela é maravilhosa. O livro dela Sejamos todos feministas é muito legal.

Adriana Scarpin 14/06/2016

Não há palavras ou frases feitas suficientes para descrever o quanto gostei desse livro. Obra prima feminista.
() 23/04/2024minha estante
é um dos meus preferidos também!

Jaqueline 21/08/2022

Achei ruim, confuso!
Não me identifiquei, não me emocionei.
Não sei se falta sensibilidade da minha parte ou se não entendo nada de poesia. Eu li e reli, mas não entendi.
lelaminiii 11/02/2023minha estante
me identifiquei muito

@literatoando 14/04/2020

Talvez eu não seja inteligente o suficiente pra compreender o que essa autora quis dizer! Não entendi nada e, por conseguinte, não gostei!
Alguns poucos poemas me tocaram, mas a maioria me pareceu q ela tacou palavras numa sacolinha e foi sorteando!
Luciano 15/02/2022minha estante
exatamente a sensação!